Olá Marizete de Rondonópolis!

Aquilo que não se sabe procuramos uma resposta e explicação. Para a palavra eunuco vamos encontrar a resposta nos próprios evangelhos. Mas antes disto lendo o texto bíblico temos já parte da resposta, embora permaneça a questão o que vem a ser eunuco.

O texto dos Atos dos Apóstolos assim diz

“Ora, um Etíope, eunuco e alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, que era superintendente de todo o seu tesouro, viera a Jerusalém para adorar” (At 8,27)

Pelo texto podemos entender que eunuco não é um povo, mas este eunuco pertencia à Etiópia, e era alto funcionário real. Conforme o texto a Etiópia estava sendo governada por uma rainha, que era designada pelos outros povos como rainha de Candace. Aqui no caso este Eunuco se tornou (ou impuseram) esta condição para poder trabalhar no Palácio da Rainha.

A Etiópia que aparece no texto estava localizada no norte da África além da primeira catarata do Rio Nilo, se pode entender como o Sudão ou Núbia egípcio.

Nota complementar:

Quem foram os Eunucos dos tempos bíblicos? Em poucas palavras podemos resumir que a palavra eunuco parece se referir a homens castrados (normalmente para servir a realeza feminina em "segurança"). Este expediente era muito usado na antiguidade, pode-se entender este eunuco etíope desta maneira.

Jesus no evangelho de Mateus fala de três tipos de eunucos (conforme Mt, 19,12). Comentando a passagem podemos dizer:

- aqueles que nasceram eunucos, e são eunucos desde o seio materno

- Pode se entender eunucos "que pelos homens foram feitos tais" são aqueles que foram castrados. O eunuco etíope, em Atos 8, é batizado pelo Apóstolo Filipe. O eunuco estava lendo Isaías 53, a passagem profética do Messias que descreve o destino sofredor daquele que foi tirado da terra dos viventes. O Eunuco recebeu a mensagem de que aqueles que afirmarem que Jesus é o filho de Deus seriam incluídos em seu Reino. Daí, então a sua pergunta: "O que impede que eu seja batizado?”.

- Mais uma explicação para a palavra eunuco encontramos no convite que Jesus faz a aqueles que querem consagrar-se exclusivamente ao Reino de Deus. O texto do evangelho de Mateus é muito claro não precisa de maiores explicações:

“Com efeito, há eunucos que nasceram assim, desde o ventre materno. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade par compreender, compreenda”. (Mt 19,12)