Olá  Jediael. A sua pergunta nos traz algumas boas reflexões. Nenhuma pessoa quer viver com doença e por esse motivo ser discriminada. Para responder podemos iniciar com o Sl 109,26 : “Socorre-me, Senhor, meu Deus: salva-me segundo tua misericórdia”.  E Deus é misericordioso. Vamos nos colocar no lugar desta mulher que há 12 anos procurava cura-se de algo que, pela lei da sociedade da época em que vivia, fazia dela uma pessoa discriminada como impura e impedida de tocar em seus filhos e até de lhes dar carinho, isso por doze anos. Na  segunda carta de Paulo aos Coríntios, 2 Cor 3,6 ele afirma que: “a letra mata, o Espírito é que dá a vida”.  Isso fica claro na atividade de Jesus, que plenificado pelo Espírito de Deus vem socorrer e curar os doentes, quando muitos deles eram discriminados por uma lei (letra) que impedia a sua convivência normal com seus entes mais queridos (cf. Mc 1,34; Mt 4,23; Lc 4,40; Jo 9,1-7).

 

Na bíblia a respeito de sangue menstrual, para a época, temos em Lv 15,19-30 a legislação que torna uma pessoa intocável para aqueles com quem convive ou possa encontrar e quando a mulher dá a luz encontramos em Lv 12,1-8 as considerações para a purificação dela.

 

No caso desta mulher podemos perceber uma doença que mina todas suas forças, até seus recursos financeiros e que a relega a uma situação de exclusão da convivência normal, principalmente com seus familiares. O texto de Lv 15,19 deixa especificado que quem tocar em uma mulher nessas condições ficará imundo até a tarde e depois de realizar as abluções necessárias ao final do dia poderá voltar a sua vida normal. Pode ter sido assim o que ocorreu com algum médico que a tenha atendido, e talvez por isso o alto custo para seu tratamento.

 

O mais importante do texto de Mc 5,24-30 é que Jesus vem mostrar que esse tipo de doença considerada como impureza não contamina ninguém. Não traz nenhum prejuízo a quem conviver com uma mulher nessa situação ou dela receber qualquer objeto ou mesmo nela tocar. Por esse motivo é que Jesus faz questão de saber quem lhe tocou. Perceba a coragem dessa mulher que confia que de Jesus virá a cura e muito mais a libertação de toda discriminação que ela sofria. Jesus ao revelar que a mulher estava curada a liberta de toda discriminação da lei.

 

A descrição da cura dessa mulher com fluxo de sangue é emoldurada pela busca de Jairo por Jesus para curar sua filha de apenas doze anos. E a respeito poderíamos ainda tecer muitos outros comentários. Comparando o ato dessa mulher que deve ter sido inspirada no Sl 109,26; Sl 146, 5-9; Lv 26,11-13 em que Deus quer que seu povo seja livre de qualquer opressão. Ela percebeu em Jesus a oportunidade de sua cura definitiva e de libertação da opressão do jugo de ser condenada por uma lei que a impedia de conviver normalmente com seus familiares.

 

Que Deus nos ajude para que possamos ter coragem para lutar contra toda discriminação e opressão que qualquer lei possa nos trazer.