Onde e como está escrito na Bíblia que não há reencarnação?

Pergunta de Rita Moreno, Rio de Janeiro
Resposta de Luiz da Rosa, em 08/12/2007


Leia mais sobre Vida depois da morte

A reencarnação é uma teoria que não tem compatibilidade com o cristianismo. Quem é cristão não deve crer na reencarnação.
A questão, contudo, não pode ser liquidada com tais afirmações. Precisamos fundamentar os motivos que nos levam a dizer isso, sobretudo por que hoje muitos cristãos acreditam na reencarnação. De fato, o Instituto GALUP, há dez anos, fez uma pesquisa na Europa e América do Norte e constatou que 23% dos cristãos acreditam na reencarnação. Pode até ser que essa média aumentaria, se fosse incluída a América Latina.

Talvez a razão imediata desse fenômeno se encontra na difusão das religiões orientais (sobretudo budismo e hinduísmo) e das seitas derivadas delas. De fato a origem da fé na reencarnação está sobretudo no oriente. Os livros sagrados das Upanisad desenvolvem o conceito de ciclos de nascimentos, chamados samsâra: existe a convincção que não se vive apenas uma vez, mas várias, e cada existência é determinada pelos efeitos das ações (karma) realizadas na vida prescedente. O ser humano, segundo essa fé, deve passar por uma série indefinida de existências, revestindo-se de vários corpos que podem pertencer ao reino mineral, vegetal, animal ou humano, até que seja completamente abandonado o vínculo do karma. Se a pessoa realiza boas obras, renascerá numa situação melhor, até que, livre da cadeia dos renascimentos, será libertado do corpo físico e irá ao Brahman, a alma do mundo.
Na história, há vários personagens que acreditam na reencarnação, desde os filósfos gregos como Platão e Plotino até aqueles latinos, como Cicerone e Virgilio. Na história da Igreja alguns falam da posição vacilante de Origenes (185-254 depois de Cristo), mas os concílios rapidamente tiraram as dúvidas, afirmando a fé cristã na ressurreição, em contraste com a reencarnação (Alexandria – 399 d.C; Constantinópolis – 543; Lião – 1274 e Florença -1439) .

Nós, contudo, não acreditamos na reencarnação não só por causa das afirmações dos concílios, mas principalmente por causa dos fundamentos baseados na Bíblia.
O cristianismo baseia sua fé contrária à reencarnação sobretudo nos textos de Paulo. Como no início do cristianismo existissem idéias sobre a vida depois da morte, que podiam confundir a fé, Paulo afirma na sua primeira carta aos Tessalonicenses (4,13-14): Irmãos, não queremos que ignoreis o que se refere aos mortos, para não ficardes tristes como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morreram em Jesus, Deus há de levá-los em sua companhia.. Portanto, os cristãos não se reencarnam, mas ressuscitam. Existe, desse modo, uma incongruência entre o ser cristão e a reencarnação.

A esta afirmação de base é necessário acrescentar outros elementos teológicos inerentes à concepção de Deus, do homem, do universo e da purificação.

Concepção de Deus
As religiões orientais vêem Deus como um ser impessoal, uma divindade que permeia e se confunde com o universo. O Deus da revelão judaico-cristã é, ao contrário, um Deus criador do universo do qual se distingue, um Deus pessoa, que cuida de cada criatura e ama sobretudo o homem, acompanhando a sua história pessoal.

Concepção do homem
No oriente predomina a idéia da dualidade: o homem tem dois elementos distintos, o corpo e a alma. Com a morte a alma abandona o corpo e toma um outro, até que não termine o ciclo de nascimento. Segundo a concepção bíblica, o homem, porém, é unidade de alma e corpo, é um único ser: o ser humano (carne, em hebraico). A Bíblia acredita na ressurreição da carne, isto é, do ser humano completo, da sua corporeidade que inclui a sua personalidade, a sua alma. Será um corpo transformado, é verdade, mas será sempre o ‘seu’ corpo, e isto para a eternidade. De fato a carta aos Hebreus diz: É estabelecido que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem o julgamento.

Concepção do mundo e da história
Nas religiões orientais a história segue uma tragetória cíclica: existe um eterno dissolvimento e renascimento, como o ciclo das estações, no qual entra também o ser humano, com o seu nascimento e renascimento. Os cristãos, invés, vêem o mundo como criado por Deus; ele e a história percorrem uma estrada linear que conduz a um ideal. A Bíblia, em Apocalipse 21, fala de Novos Céus e Nova Terra, onde será instaurada a nova humanidade, redimida por Cristo.

Conceito de purificação
A lei do karma se baseia na necessidade de purificação no homem da negatividade da sua vida. Por isso é possível que ele se reencarne em seres inferiores, para descontar maldades cometidas em existências precedentes.
A fé baseada na Bíblia também acredita que exista a necessidade de purificação através do sofrimento para poder ver Deus face-a-face. Às vezes este estado é chamado de ‘purgatório’, mas, deixando de lado as problemáticas que esse termo suscita, é importante notar que o cristão é consciente que passa por esse estado tendo diante de si um Deus que é pai afetuoso e misericordioso, que perdoa e abraça o pecador arrependido, conforme a parábola do Bom Samaritano.


Concluindo, podemos afirmar que o cristianismo baseia a sua fé na ressurreição de Cristo, primicia e certeza da nossa própria ressurreição, do corpo e da alma, como uma unidade. A morte deve ser acolhida com essa confiança, desejosos de unir-se a Cristo, salvador e libertador da morte eterna. Além do nosso próprio agir, a graça de Deus tem um papel importante.

1098 visitas

28 comentários

Postar um comentário

  • ABRAHÃO RIBEIRO (Foz do Iguacu) - 12/12/2013

    Mulher recebendo a ressurreição, ou seja, concebendo a ressurreição carnal = reencarnação física; Mulher = templo que dá a luz aos seres na vida física; Mortos = almas dos antepassados; Alguns mortos (espíritos desencarnados) se torturam além- túmulo porque se angustiam com as provas e provações que não foram devidamente cumpridas na existência terrestre (vide revelação ao profeta Ezequiel 37. 1 -14); Livramento = superação do carma (pecados); Superior Ressurreição = ressurreição para a vida no plan...

  • ABRAHÃO RIBEIRO (Foz do Iguacu) - 12/12/2013

    Leitores bíblicos compreendam: A Bíblia é a palavra fértil em sentidos antagônicos. Num mesmo livro da Bíblia, por exemplo, o livro de Hebreus encontramos a passagem que os opositores radicais negam a reencarnação por falta de raciocínio lógico, vide Hebreus 9: 27 E, mais adiante também no livro de Hebreus 11. 35 vemos o ensinamento racional da reencarnação: “AS MULHERES RECEBENDO pela ressurreição os seus mortos; alguns se torturaram não aceitando o seu livramento para alcançarem uma superior ressurreição”. Co...

  • Oziel (curitiba pr) - 17/08/2013

    PARABÉNS EDSON PELA SUA BELA EXPLICAÇÃO, O TEXTO APESAR DE ESTAR UM POUCO EXTENSO, ESTÁ MUITO BEM EXPLICADO. AS PESSOAS DEVERIAM CONSULTAR MAIS A BÍBLIA, POIS É A ÚNICA FONTE FIEL, PRECISA E VERDADEIRA. POIS CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. FIQUEM TODOS NA PAZ DO SENHOR JESUS.

  • Felipe Cortelini (Embu das Artes) - 17/08/2013

    Quanto ao comentário de Sérgio Castelão Pinheiro, não dá para fazer teologia com um versículo, muito menos com uma palavra, mateus 19:28, fala do retorno de Jesus, não de reencarnação e o contexto do capitulo é que não é possível se salvar por obras, assim como o jovem rico queria (e o espiritismo). Se lido o contexto, Pedro pergunta o que ganharia por ter seguido Jesus, e ele diz que quando retornasse eles ressuscitariam para julgar as doze tribo de Israel. Quando ao comentário do cego de nascença, é Jesus quem re...

  • Paty (Rio) - 01/05/2013

    Imagine o quanto esses ressuscitados, que não podem morrer novamente, podem nos revelar sobre a história! O quanto Lázaro podia nos contar sobre Jesus! Penas que esses caras resolveram se esconder da gente...

  • Vianna (Campos) - 30/04/2013

    Concordo contigo Lilian: Lázaro e tantos outros que morreram e foram ressuscitados não podem morrer novamente, logo... estão vivos entre a gente!

  • Lilian (São Carlos) - 30/04/2013

    Os ressurretos estão vivinhos da silva. Ao menos de acordo com Hebreus 9,27!

  • Lázaro Moraes (Santo André) - 30/04/2013

    Minha indagação quanto ao comentário de "montezuma".Todas as citações bíblicas quanto à ressurreição referem-se a ressurreição da mesma carne no mesmo espirito,tanto no Antigo como no novo testamento. Em Mateus 27 os santos ressurretos apareceram a muitos em carne, portanto morreram novamente assim como Lázaro.

  • Antônio (Divinópolis) - 15/02/2013

    ao homem compete morrer apenas uma vez vindo apos isso somente o juizo.(Hebreus 9,27)

  • Montezuma (Brasília) - 16/06/2011

    Hebreus 9:27 diz que está ordenado aos homens morrerem apenas uma vez, todavia, segundo a bíblia, os ressuscitados bíblicos já tinham morrido uma vez quando foram ressuscitados, ou seja, conforme Hebreus 9:27, eles deveriam estar andando por aí, pelo mundo, vivos até hoje, mas o fato é que eles não estão, portanto, devem ter morrido definitivamente em outro momento, e morrido pela segunda vez, contrariando, assim, Hebreus 9:27. Hebreus 9:27 não nega e nem confirma a reencarnação, porque, em cada encarnação, somo...

  • José Coelho (Petrolina - PE) - 27/08/2010

    Pela Palavra de Deus o Céu e a Terra foram criados, pela mesma Palavra foram criadas as estrelas, as constelações, a Estrela da Manhã, a lua e todo o Sistema Solar. Deus usou o seu Verbo para criar os mares, rios e lagos. Assim também fez com as vegetações, com os animais aquáticos, com os animais do campo, e com as aves dos céus. E o Verbo de Deus se fez carne vivente. Se não houvesse o Verbo de Deus, nada do que foi feito, teria existido. A Palavra de Deus é o próprio Deus. O Verbo de Deus, não volta para Ele ...

  • Antonio (Londrina) - 15/05/2010

    O significado da Tranfiguação: Não tem nada a ver com tudo que foi mencionado. Jesus estava prestes a passar pela via dolorosa então convida dois discipulos para orarem juntos no monte. O que acontece? Jesus teve que orar sozinho, pois os dois dormiram Então Deus manda dois habitantes celeste (Moisés e Elias), para fortalecer Jesus. Isais 63 diz que Jesus pisou o lagar sozinho. Em nenhum momento da agonia de Cristo um ser da nossa espécie teve a coragem de apoiar a Cristo. No horto, quando Jesus derramou lágrimas d...

  • Nivaldo Nicoliche (Mogi das Cruzes) - 18/12/2009

    Reencarnação é Fato. A contestação bíblica so ocorreu no 2º Concíli de Constantinopla, atual Instambul, Turquia, quando o então Imperador da Roma do Oriente (Bizâncio), Justiniano, a pedido de sua Esposa Teodora, convenceu o Papa Vigilio I que mesmo sendo contra, teve que aprovar a modificação, alterando de sobressalto o que é convenção no Judaísmo Ortodoxo do qual o Cristianismo provém. Paz e Luz a todos... Teologia é muito bom quando resgatamos erros de passado, reformar é sempre preciso.

  • david (taubate) - 28/10/2009

    É simples: assim c/ os profetas tiveram visões(ñ literais), na transfiguração de Cristo tanto Moisés como Elias não estavam literalmente ali, pois éra uma visão apontando p/o futuro, quando Jesus fará de maneira global, o q esses dois fizeram p/o povo de Deus. Quanto a (reencarnação), essa palavra ñ se encontra na bíblia,+ sim a palavra ressurreição q significa(voltar`À vida), e Jesus prometeu a ressurreição p/ (o último dia),quando todos serão ressucitados(João-5:28,29-11:24). Além disso, a idéia da reencarnação, ...

  • Rafael (Fortaleza) - 26/10/2009

    "visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem" (Êx 20:5). aprenda mais sobre a biblia e depois venha argumentar. Se você pesquisar de verdade, vai econtrar nas cópias hebraicas a seguinte frase:"Não te prostarás diante deles e não os servirás porque Eu, Iahvéh teu Deus, sou um Deus zeloso, que visito a culpa dos pais sobre os filhos, na terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas que também ajo, com benevolência ou misericórdia por milhares de gerações, s...

  • Marcela Gozzi (São Paulo) - 14/09/2009

    Respondendo ao nosso colega Edson: "Outro fato interessante é que Jesus aparece no Monte da transfiguração com Moisés e com Elias ( Mat. 17: 1-13, Mar. 9: 2: 13 ). Como que João Batista poderia ser Elias, se o próprio Elias aparece ( VIVO) para os discípulos? Será que após João Batista morrer decapitado o seu espírito voltou a ser o Elias?!? Se ele reencarnou em João para evoluir, que retrocesso o seu espírito teve, não é?" Edson, estude um pouco sobre Perispírito. As formas como o espírito pode se apresentar n...

  • Marcela Gozzi (São Paulo) - 14/09/2009

    A Reencranação está na Bíblia. Leia no Evangelho na Transfiguração de Cristo onde fica bem claro que Elias voltou como João Batista. Leia também onde diz qua para alcançarmos a evolução teremos que "nascer" varias vezes, passar pelo ventre várias vezes. Deus é só misericórdia. Ele jamais permitirá que um filho Teu padeça sem chance de se redimir, sem a chance de evoluir. O "juízo final" é a nossa própria consciência, é o nosso arrependimento; é nesse momento que evolímos um pouquinho de cada vez. Para mim, o concei...

  • Edson - 13/05/2009

    A MORTE - O HOMEM : MORTAL OU IMORTAL ? O estudo sobre o homem, a morte e “ o que “ vem depois dela, muito tem despertado interesse de diversos teólogos, filósofos e curiosos. A estrutura humana tem sido objeto de muitas especulações. A grande maioria das religiões pregam a Imortalidade da Alma; não conseguem conceber a idéia de que : “ Morreu, acabou.“ Acham que tem que existir alguma coisa do outro lado da vida. Por séculos, a idéia do filósofo grego Platão foi difundida no meio religioso: o homem consiste...

  • Edson - 13/05/2009

    Ecles. 9: 2-6, 10- “... os mortos não sabem de coisa alguma ...sua memória ficou entregue ao esquecimento ...o seu amor, seu ódio e sua inveja já pereceram...na sepultura não há obra, nem sabedoria alguma. “ Todo sentimento perece.

  • vic (Brasilia DF) - 04/05/2009

    Gostaria de esclarecer algo escrito pelo Sérgio Castelão, num dos seus comentarios você citou : "e os discípulos perguntam a Jesus quem havia pecado para que o homem nascesse cego: seus pais ou ele mesmo, mostrando que acreditavam que o homem poderia ter pecado em outra vida a fim de merecer nascer cego - ainda há pelo menos duas, no novo testamento, onde a reencarnação está escrita com todas as letras." O que você disse não tem logica! Você nunca ouviu falar de maldição hereditaria não? algo que familiares fiz...

  • Taíso Adriano (Viamão - RS) - 01/04/2009

    Ao homem está destinado morrer uma só vez e então enfrentar o julgamento divino. Isso é o que a Bíblia ensina.

  • TAISO ADRIANO DE CARVALHO (Viamão - RS) - 01/04/2009

    Alexandre!! Erraste em sua análise. Não se trata de conhecimento judaico, mas sim a crença de uma determinada linha judaica na tal mentira da ressurreição. Lembre-se que Jesus chamou esses "tolos judeus" de "hipocritas". João Batista os chamou "raça de víboras". Baseado no erro deles voce quer justificar sua má interpretação dos fatos??

  • Taíso Adriano (Viamão - RS) - 01/04/2009

    Provérbios 10:21 - "Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento". Não existe má tradução nenhuma, apenas a vontade de alguns de abraçarem-se na "serpente" e viajarem apenas com a passagem de ida para o "inferno". Os tolos fogem da verdade de Cristo para justificarem as sua ações contrarias ao desejo de Deus.

  • Pr.Anselmo Rafael Franco (Belo Horizonte-capital) - 25/01/2009

    Porque é impossível a reencarnação: l-Se houvesse a reencarnação, o mundo estaria melhorando e não piorando e atingirá o clímax de semelhança com os dias de Noé,quando CRISTO voltar.Mt. 24:37.Òbviamente esse processo da suposta reecuperação do homem é degenerativo, pois ao longo dos anos não conseguiu recuperar. Ademais, se houvesse a reencarnação e se o homem voltasse mil vezes,por exemplo,teria a triste notícia:"Todos pecaram e destituidos estão da Glória de DEUS,Rm.3:23. Ainda há de se considerar o ladrão na ...

  • Sérgio Castelão Pinheiro (Paranavaí-PR) - 10/01/2009

    Para facilitar, eis o link direto para o site que tem a biblia em grego: http://www.bibliaonline.net/acessar.cgi?pagina=avancada&lang=BR

  • Sérgio Castelão Pinheiro (Paranavaí-PR) - 10/01/2009

    Na realidade, a bíblia fala de reencarnação sim. Literalmente. Além das centenas de passagens onde a reencarnação está no texto na forma de idéias - como aquela em que Jesus e seus apóstolos encontram um cego de nascença, e os discípulos perguntam a Jesus quem havia pecado para que o homem nascesse cego: seus pais ou ele mesmo, mostrando que acreditavam que o homem poderia ter pecado em outra vida a fim de merecer nascer cego - ainda há pelo menos duas, no novo testamento, onde a reencarnação está escrita com todas...

  • alexandre garcia (São Bernardo do Campo) - 12/12/2008

    Este é um estudo que venho fazendo, gostaria de apresenta-lo aqui. Reencarnação e Ressurreição são doutrinas Judaicas e NÃO CRISTÃ como a maioria dos evangélicos pensa. As pessoas acreditam que a ressurreição foi criada por Jesus Cristo, mas esse conceito é Judaico e só realmente desconhecem por falta de estudo. O que mais me deixa triste é saber que apenas pegaram a ressurreição a fim de justificar a salvação gratuita, excluindo a reencarnação que a complementa dentro da mesma fé. OS JUDEUS ACREDITAM NA REENC...

  • antonieta Margarida (Foz Coa) - 26/12/2007

    achei mesmo uma janela para o outro mundo. O de Deus.