Olá Jane de Sousa Alves de Brasília!

Durante estes anos varias vezes foi respondida a pergunta que fazes (todas com muitas semelhanças).

Você pergunta pelo maior versículo da Bíblia. Penso que esta pergunta possa ser classificada como perguntas que despertam curiosidade nos leitores da Bíblia. Para quem ama a palavra de Deus, encontrar resposta a estas curiosidades é muito importante.

Enviarei para você um resumo da resposta, mais detalhes poderão ser consultados em perguntas semelhantes que nos últimos anos foram feitas. Basta dar um click no link indicado.

 

A resposta desta pergunta praticamente se encontra em outras três perguntas feitas ao seite, e que foram respondidas pelo Luiz Rosa, e o Odalberto:

 

A pergunta se desdobra em duas: o maior versículo e o número de palavras.

Luiz Rosa responde a pergunta feita por você Jane. Ele localizou o versículo citando-o e mais ainda completou citando o número de palavras em três traduções diferentes da Bíblia. Reapresentamos em forma suscita a resposta:

 

O maior versículo da Bíblia

Comumente se é aceito o versículo nove do capítulo 8 do livro de Ester (Est 8,9) como sendo o versículo mais longo da Bíblia:

“Então, foram chamados, sem detença, os secretários do rei, aos vinte e três dias do mês de sivã, que é o terceiro mês. E, segundo tudo quanto ordenou Mordecai, se escreveu um edito para os judeus, para os sátrapas, para os governadores e para os príncipes das províncias que se estendem da Índia à Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada uma no seu próprio modo de escrever, e a cada povo na sua própria língua; e também aos judeus segundo o seu próprio modo de escrever e a sua própria língua”. (Est 8,9).

 

O número de palavras:

“Este texto do livro de Ester na tradução de Almeida Revista e Atualizada apresenta 94 palavras e 410 caracteres.

Como ilustração ainda citamos outras duas traduções:

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral, das edições Paulinas com 79 palavras e 368 caracteres e a

Bíblia Sagrada, tradução da Ave-Maria: 66 palavras e 331 caracteres.

O texto original do hebraico mereceria aqui uma citação, entretanto o texto original não tem versículos e capítulos. ” (conf. Luiz Rosa)

 

A relativização das estatísticas:

Já percebemos que não devemos colocar todo o nosso esforço de compreensão do texto bíblico, na contagem de palavras, caracteres que aparecem na Bíblia. As estatísticas são muito relativas, dependem das palavras utilizadas pelos tradutores e cada tradução apresenta alguma diferença nos resultados.

A divisão bíblica em capítulos, versículos estão aí simplesmente como ferramentas para serem utilizados e para facilitarem o manuseio da palavra de Deus.