Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber o verdadeiro nome de Jesus, já que em hebraico não existe a letra "J".



  • Pergunta de Luczensky, São Paulo
  • 102794
  • 29/12/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Nome de Jesus | Jesus |


Jesus é a versão portuguesa do nome aramaico Yešu'. Aramaico foi a língua que Jesus falou. Por sua vez, Yešu' é a tradução aramaica do nome hebraico יהושע , cuja pronúncia é Yĕhošūa‘, que normalmente traduzimos como Josué. Portanto, o nome “Jesus” é a tradução aramaica do nome hebraico “Josué”.

O Novo Testamento, escrito em grego, chama Jesus de Ιησους (Iēsoûs). O latim, língua na qual foi lida a Bíblia durente séculos, traduziu Jesus como Iesus. Daí deriva o português Jesus.

A etimologia do nome não é complicada, mas tem diferentes interpretações. O significado em si é YHWH é a salvação. YHWH é o tetragrama bíblico, o nome de Deus, cuja pronúncia é discutida. Normalmente essas 4 letras, sem vogais, são lidas como Yahweh (Javé) . Algumas confissões lêem como Yehowah (Jeová). O povo judeu, porém, não pronuncia o nome de Deus. Quando eles encontram, na leitura, esse tetragrama, que provavelmente tem sua origiem no verbo “ser”, dizem “Adonai” (meu senhor). Ainda quanto à etimologia do nome Jesus, podemos conferir Mateus 1,21 (Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados). Essa definição do nome de Jesus é uma tradição popular presente também no filósofo Filão de Alexandria, onde se lê que Jesus significa “a salvação do Senhor”.

102794 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook