Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber o verdadeiro nome de Jesus, já que em hebraico não existe a letra "J".



  • Pergunta de Luczensky, São Paulo
  • 63926
  • 29/12/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Nome de Jesus Jesus


Jesus é a versão portuguesa do nome aramaico Yešu'. Aramaico foi a língua que Jesus falou. Por sua vez, Yešu' é a tradução aramaica do nome hebraico יהושע , cuja pronúncia é Yĕhošūa‘, que normalmente traduzimos como Josué. Portanto, o nome “Jesus” é a tradução aramaica do nome hebraico “Josué”.

O Novo Testamento, escrito em grego, chama Jesus de Ιησους (Iēsoûs). O latim, língua na qual foi lida a Bíblia durente séculos, traduziu Jesus como Iesus. Daí deriva o português Jesus.

A etimologia do nome não é complicada, mas tem diferentes interpretações. O significado em si é YHWH é a salvação. YHWH é o tetragrama bíblico, o nome de Deus, cuja pronúncia é discutida. Normalmente essas 4 letras, sem vogais, são lidas como Yahweh (Javé) . Algumas confissões lêem como Yehowah (Jeová). O povo judeu, porém, não pronuncia o nome de Deus. Quando eles encontram, na leitura, esse tetragrama, que provavelmente tem sua origiem no verbo “ser”, dizem “Adonai” (meu senhor). Ainda quanto à etimologia do nome Jesus, podemos conferir Mateus 1,21 (Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados). Essa definição do nome de Jesus é uma tradição popular presente também no filósofo Filão de Alexandria, onde se lê que Jesus significa “a salvação do Senhor”.

63926 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • Erivaldo Santos Silva (Salvador) - 26/04/2016

    Rafael (Curitiba)- o nome Jesus foi INVENTADO em 1500 DC. Rafael não me importo se você é um completo " idiota "....o que me importa é ver você sendo conduzido por Caminhos de Perdição Religiosa. Tafarel de Curitiba você é religioso e será jogado no inferno por isso. Rasgatel ( crtb ) você foi " IDIOTIZADO " pela RELIGIÃO. .. Rasgamel ( crtb ) você precisa começar a ler a Bíblia. ....Rafakreu ( crtb ) você nada sabe. ..Rafacel ( crtb) você precisa aprender muita coisa. ..Rafatel ( crtb) você segue ensinos relig...

  • Rafael (Ctba') - 26/04/2016

    Ei meus queridos é Jesus sim!! Hebraico é para quem fala hebraico,, Você fala português então é Jesus,, Se não fosse esse o nome porque que expulsamos demônios e curamos no nome de Jesus!!!! Reflita !!!! Me explica isso ??? Deus abençoe a Todos !!! Tá duvidando ainda herége incrédulo Faz prova com ELE!!! Eu sei a quem eu sirvo,, E o nome dEle é Jesus.. Não acredita FAz prova com ELE!! Cuidade com a apostasia!!! Jesus é O Nosso Salvador!! Ele que Morreu na Cruz e Ama Você!!

  • Bruno (São Paulo) - 13/04/2016

    Yahushua é o nome do mashiach gente, orem em nome dele! Yahwah (Yah) é o nome do criador, aceitem ele como seu pai! Halleluyah!!! Gente, o conceito total do criador e dos Hebreus é totalmente definido da língua hebraica e não Grego, Greco Romana ou qualquer palhaçada que apareça! YAHWEH - Yahoweh - JEOVÁ (FARSA)! Jesus.... FARSA TOTAL KKKK PRESTEM ATENÇÃO GENTE! Shalom a todos....

  • Erivaldo Santos Silva (Salvador) - 24/03/2016

    Porque aqui no site os comentaristas ficam com medo de falar a verdade? O Sr. Luiz da Rosa é um homem igual a todos e qual é a sua orientação ? ICAR e não sei o porque não se colocar o queeestá Escrito. . Jesus ????? Esse Nome foi Criado por um Desgraçado qualquer. O Messias vem com um Nome Hebraico e todo mundo aqui sabe disso.

  • Erivaldo Santos Silva (Salvador) - 24/03/2016

    O Nome do Messias vem de uma Escritura Hebraica e não Grega o Sr. Luiz da Rosa aprendeu vessas coisas da Religião Romana e portanto só vai responder o que ele aprendeu de Roma. ..Roma mentiu e ai introduzir o Nome iesu No Grego Blasfemou o Nome do Criador. ..Logo depois vem um outro DESGRACADO e coloca o Nome de Jesus. ..o Lyiz da Rosa sabe disso mas não irá falar. O Messias vem de uma profecia Hebraica e jamais seria um Grego IESU. ..kkkkkkk ridículo ...

  • Gabriel (Ibicui) - 07/03/2016

    Senhor= baal Jesus não é o verdadeiro nome do filho E o nome deus não é o nome verdadeiro do pai

  • sandro rogerio dos santos (agudos) - 06/03/2016

    E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. Apocalipse 19:11,12. Assim como Paulo falou em Atos 17- 23 : AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. Pediremos ao Pai em nome do Jesus Cristo que nos resgatou com o seu próprio sangue, embora conforme a Sagrada Escritura muitos falsos Cristos virão. Mateus 24- 5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o C...

  • Claudio Parreira (sao Paulo) - 24/02/2016

    Ola. Amigo acredito que o saber é muito importante, pois a palavras nós diz. ( em Mateus 24:24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.) pori ssso o saber,se somos Lideres temos o dever de saber. se expulsamos demônios e curamos e fazemos a confissão de fé em nome. e cremos no mone do Filho de Deus temos de saber o verdadeiro nome do Filho. se não seremos culpado de levar as pessoas para o encano ( inferno) ...

  • Elen (Salvador ) - 23/02/2016

    Bom dia a todos pelo o pequeno estudo que eu fiz o verdadeiro Nome de Jesus é Emanuel no Velho Testamento fala em Isaías 7: 14 que a virgem concebera e dará a luz um filho e o nome será Emanuel, e no Novo Testamento em Mateus 1: 23 tambem fala que o nome será Emanuel. Então para mim o nome vetdareiro de JESUS é? ? EMANUEL!!

  • antoniel (Rafael Jambeiro) - 17/01/2016

    Senhores (a) judeus não são hebreus ,eles sim são mesmos gentios .

  • Jessica Louíse Gioia (RJ) - 12/01/2016

    Estive lendo a publicação e os vários comentários relacionados a ela, tentando chegar a uma conclusão. Enfim, são diversas opiniões a respeito, para mim não ficou claro qual seria o real nome de "Jesus" Porem eu creio que O Senhor nos conhece,e sabe de nossas verdadeiras intenções e pensamentos, se eu o chamo de Jesus, e o verdadeiro nome dele não for esse , Ele saberá, que eu me referia a Ele. pois ele me conhece e sonda o meu coração. para mim Ele é o Grande Eu Sou. Deus onipotente , onisciente , onipresente, tud...

  • JECIVAL ALVES DE OLIVEIRA (SALVADOR) - 05/01/2016

    O nome do verdadeiro Messias, começa com o tetragrama que é o nome do Pai e termina com a palavra shua que significa Salvação. Então transliterando fica assim: Yaohushua, e não Jesus Cristo.

  • Francisco Ramalho (São Gonçalo do Amarante) - 18/12/2015

    Senhores, Sou um mero estudante das escrituras e com o desejo de me aprofundar e obter mais conhecimento, porém entendo que seu for me mudar de um país para outro o meu nome de origem vai permanecer no meu passaporte, concordam? pois então se o nome "Jesus" foi estabelecido pelo clero da igreja católica, pois bem quem o quiser que o aceite, pois tratando-se de mim pessoalmente que busco uma relação com o filho do criador "Adonai" o chamarei e o tratarei pelo seu nome, e não a um dógma transplantado por um impera...

  • ever boy (cascavel) - 30/11/2015

    o verdadeiro nome e paz ninguem mata por ele ninguem explode tudo por ele gente tem coisas mais importantes para nos preocuparmos nao acha um abraco a todos e nao me chingue falou fuiiii

  • Renato pereira (São Gonçalo RJ) - 25/10/2015

    Vejam o video no youtube de Luíz Claudio no programa "CONVERSA NA MADRUGADA" em Pernambuco. Ele explica direitinho sobre o original e as transliteração dos nomes. Vala a pena assistir.

  • castro Manuel Jose (luanda) - 10/10/2015

    concordo firmemente com Cristiano..... temos que chamar concreticamente name origem

  • cristiano (Pindamonhangaba-SP) - 06/10/2015

    Muitos aparecem com várias teorias. Mas se um brasileiro se chama CARLOS por exemplo, seja aqui no Brasil, seja nos EUA ou na China o nome dele será CARLOS mesmo que pronunciado com sotaques diferentes. Então por que transliteramos e pronunciamos de maneiras diferente o nome do Filho do Deus Pai? Se o nome Dele é original do hebraico devemos pronunciar como no idioma original, assim como o CARLOS citado acima. É tão simples.

  • Kennedy (São paulo) - 18/09/2015

    Jeremias: 11. 19. Mas eu era como um cordeirinho manso, que se leva à matança; não sabia que era contra mim que tramavam, dizendo: ‘Destruamos a árvore com o pão de sua seiva, o seu fruto! Avante! Cortemo-lo da terra dos viventes para que o seu nome não seja mais lembrado!” - Bíblia

  • Kennedy (São paulo) - 18/09/2015

    Jeremias: 11. 19. Mas eu era como um cordeirinho manso, que se leva à matança; não sabia que era contra mim que tramavam, dizendo: ‘Destruamos a árvore com o pão de sua seiva, o seu fruto! Avante! Cortemo-lo da terra dos viventes para que o seu nome não seja mais lembrado!” - Bíblia

  • Kennedy (São paulo) - 18/09/2015

    Malaquias: 2. 1. “Eis que agora dirijo esta advertência contra vós, ó sacerdotes! 2. Se não me ouvirdes com toda a atenção, a fim de honrar o meu Nome”, afirma o Altissimo. “lançarei tal maldição sobre vós, que até as vossas bênçãos serão amaldiçoadas! Aliás, já as amaldiçoei, porquanto não dedicais o vosso coração para me honrar. - Bíblia

  • Kennedy (São paulo) - 18/09/2015

    Salmos: 91. 14. “Porquanto ele me ama, Eu o resgatarei; Eu o protegerei, pois este conhece o meu Nome. 15. Sempre que chamar pelo meu Nome hei de responder-lhe; estarei sempre com ele; nos momentos mais difíceis, quando enfrentar tribulações, Eu o resgatarei e farei que seja devidamente honrado. 16. Eu o contemplarei com vida longa e lhe revelarei a minha Salvação”,

  • wesley (RJ) - 16/09/2015

    É BOM QUANDO ALGUÉM ENTENDE QUE NOME NÃO SE TRADUZ E SIM SE TRANSLITERA. YAHÚSHUA É O NOME CORRETO INDEPENDENTE DO IDIOMA DA MAIORIA DAS NAÇÕES. ESSE NOME TEM O NOME NO PAI YAHUH O CRIADOR,SÓ HÁ UM NOME QUE PODE SALVAR E LIBERTAR,AS ESCRITURAS DIZEM QUE O CRIADOR NÃO MUDA, MAIS O HOMEM FEZ AS MUDANÇAS POR CONTA PRÓPRIA,E HOJE NÓS VEMOS TANTOS NOMES DIFERENTES OU TITULOS E CERTA PARTE DAS PESSOAS NÃO TEM CURIOSIDADE ANALIZAR, PROCURAR, MAIS ACEITA FÁCIL SEM DESCONFIAR O QUE RECEBEM, QUE O ALTISSIMO POSSA LHES A...

  • CASSIANO DE ARAUJO GUIMARÃES (SENHOR DO BONFIM) - 06/09/2015

    Existem pessoas que infelizmente querem trazer confusão na cabeça das pessoas querem através de uma explicação sem fundamentação bíblica descaracterizar o nome de Jesus. Tem plena convicção que o nome de Jesus traduzida em português O Senhor entende muito bem quando clamamos por este nome que está acima de todo nome. O Senhor criou as línguas e Ele é o maior poliglota que entende e discerne todas os dilaletos, língua, que são faladas nas diferente nações. Chegaram aqui na minha cidade difundindo este grande engano ...

  • Carlindo Lelis de Carvalho (BELO HORIZONTE) - 03/09/2015

    O VERDADEIRO NOME DO MESSIAS FOI ADULTERADO No hebraico não existe a letra "J". Prezado, Cuidado! Ao examinar o hebraico, pude verificar que o nome Jesus Cristo, não tem origem nesta língua. A Septuaginta, ao traduzir o hebraico para o grego, não foi fiel na tradução. Nomes não se traduz. No hebraico, grego e latim não tem a letra 'j'. Constantino, cometeu o maior dos erros. O Nome Jesus, não é um nome teofórico. E um nome teofórico, tem sua origem no Nome ELOHIM DE ISRAEL. Nos dias dos apóstolos e do Messias, nunc...

  • Carlindo Lelis de Carvalho (BELO HORIZONTE) - 15/08/2015

    O VERDADEIRO NOME DO MESSIAS FOI ADULTERADO No hebraico não existe a letra "J". Prezado, Cuidado! Ao examinar o hebraico, pude verificar que o nome Jesus Cristo, não tem origem nesta língua. A Septuaginta, ao traduzir o hebraico para o grego, não foi fiel na tradução. Nomes não se traduz. No hebraico, grego e latim não tem a letra 'j'. Constantino, cometeu o maior dos erros. O Nome Jesus, não é um nome teofórico. E um nome teofórico, tem sua origem no Nome ELOHIM DE ISRAEL. Nos dias dos apóstolos e do Messias, ...

  • Dagmar Coelho (Patos de Minas) - 30/07/2015

    Para que isso?!?!? Se voce o conhece como Messias, Jesus, Emanuel; O que importa para ele é que o adoremos com sinceridade de coração.

  • William (Araruna) - 24/06/2015

    Nada haver esse texto Jesus em tradução livre quer dizer cavalo ou besta como eles chamavam os animais de carga naquela época o nome verdadeiro do cristo é Emanoel que quer dizer o senhor esteja com vosso. Isaías 7:14 prova o que estou falando. Jesus é deus pagão que nada tem haver com o filho de YHWH (que alias se pronuncia iauê) que vocês também traduziram errado não tem haver com geova, geova nada tem haver com deus dos hebreus, quer dizer EU SOU O QUE SOU que é como DEUS dos hebreus se auto intitula em todas as...

  • Adailton (São José) - 18/05/2015

    Benjamin "Bibi" Netanyahu (português), é "Μπενιαμίν Νετανιάχου" em grego, "Биньями́н Нетанья́ху" em russo e "本雅明·内塔尼亚胡" em chines! Parece que em tais países não se fala "português" ;)

  • DBonfim (Jaguarari) - 18/05/2015

    Não esqueça, sr. Luciano que escrevemos o nome desse político de Israel em caracteres latinos, não hebraicos, do contrário, pouco conseguiram ler esse nome. Inclusive, é costume chamá-lo de “Benjamin Netanyahu”. Mas, como o senhor mesmo diz, e esse “j” no nome “Benjamin”, não é um arranjo? Por que será que nos jornais do Brasil não se escreve de forma transliterada Benyamin (do hebraico בנימי), ou nos noticiários não se diz BenYamin, mas BenJamin? Deve ser porque nomes estrangeiros te...

  • Luciano (Natal) - 18/05/2015

    Adailton o Messias não é chinês ele é Hebreu. Netanyahu? ?

  • Adailton (São José) - 18/05/2015

    Maurício Irineu (Maceió), se você for morar na China, terá de escolher um nome que se possa escrever em chinês, com os ideogramas que são o "alfabeto" deles, assim como os chineses que estão espalhados pelo mundo, precisam "traduzir" seus nomes para os idiomas locais! Veja, por exemplo, o caso da Rainha Isabel II: em inglês, seu nome é "Elizabeth", em grego 'Ελισάβετ', em russo, 'Елизавета', em chinês, '伊利...

  • Maurício Irineu (Maceió) - 18/05/2015

    A bem da verdade, a igreja romana mudou os nomes de todos os personagens bíblicos e sem a prévia autorização de Deus. É interessante que se hoje eu for morar na China, meu nome continuará do mesmo jeito. Não sei mesmo com qual intuito eles mudaram os nomes originais da bíblia, uma vez que isso não era necessário; pelo contrário, seria muito mais interessante chamarmos Jesus de Yeshua e Maria de Mirian, lembrando que no hebraico não apenas a letra J não existe como também o som dessa letra.

  • DBonfim (Jaguarari) - 26/04/2015

    2. Correção: Gozado, o senhor acha que só o nome do Salvador foi alterado? Não leio o senhor falar de Noah (Noar) para dizer “Noé”; Moshê, para dizer Moisés, etc. O nome “Jesus” é a forma grega de Yeshuah. Mas todo mundo que estuda um pouquinho os fenômenos linguísticos, sabe que há aspectos guturais (não culturais) que são próprios de um idioma. Ou o senhor se sente incomodado por ouvir o nome “Josué” como referência ao sucessor de Moisés? Será que o senhor sabe que, na língua grega (até hoje), o nome “Josué” se e...

  • DBonfim (Jaguarari) - 26/04/2015

    2. Gozado, o senhor acha que só o nome do Salvador foi alterado? Não leio o senhor falar de Noah (Noar) para dizer “Noé”; Moshê, para dizer Moisés, etc. O nome “Jesus” é a forma grega de Yeshuah. Mas todo mundo que estuda um pouquinho os fenômenos linguísticos, sabe que há aspectos guturais (não culturais) que são próprios de um idioma. Ou o senhor se sente incomodado por ouvir o nome “Josué” como referência ao sucessor de Moisés? Será que o senhor sabe que, na língua grega (até hoje), o nome “Josué” se escreve em ...

  • DBonfim (Jaguarari) - 26/04/2015

    O senhor é muito “criativo”, Luciano, sabe trabalhar bem os nomes das pessoas. É muito criativo para usar vocábulos chulos, e ninguém melhor que o senhor para fazer isso por aqui. Por isso, nem vou tentar superar essa tua "habilidade", porque não consigo descer tão baixo. Mas se o senhor fosse esperto, perceberia que apenas tratei de demonstrar que o raciocínio de Donizete sobre chamar o filho de “capeta” não ser aceito, porque na cabecinha dele não se aceita isso porque o filho tem um nome. O que fiz foi mostrar q...

  • Luciano (Natal) - 26/04/2015

    E triste ver esse sujeito colocar " anjo " como um Nome Próprio. Dbostao você é inteligente e eu sei que é. ANJO?? não é Nome Próprio ou é? ? Assim como Deus também? ? Jesus você sabe quando é que surgiu esse Nome Desgraçado. P Messias é " SEGUNDO à Escritura "" Jesus? ? Você é uma decepção cara. O Filho vem ao Nome do Pai e até você e eu mesmo estamos assim. " o Pai conosco""?? Seria no Nome de Jesus ou Yahushua? ? Qual é a Etimologia do Nome Jesus? ? Responda Dbundim. Qual a Raiz Etimológica...

  • Luciano (Natal) - 26/04/2015

    Dbundao ou Dbundim ou Dbufao ou Dcagao ou Dbostao ou Dbestao e aí? ? Todos esses nomes " próprios terão o mesmo significado para você? ? Você é FILHO de Pai ignorado. Você tem um Nome e sobrenome também. No seu sobrenome provavelmente levará ou irá constar o Nome de Teu Pai? ? Há não ser que a tua mãe ....

  • DBonfim (Jaguarari) - 26/04/2015

    Donizete, se alguém chamar o próprio filho de “anjo” alguém vê problema nisso? – Provavelmente não, porque essa expressão não tem valor pejorativo, mas “capeta” tem. Portanto, teu é raciocínio é bem carente de lógica; emerge de mera convicção religiosa tua, não de razoabilidade.

  • donizete (uberlandia mg) - 25/04/2015

    o nome em hebraico arcaico é yahuah nome do pai yahushuah nome do salvador que é o proprio deus deus pai e deus é um só o pai se manifestou em carne e não enviou seu filho deus não tem esposa e nem filho , isso estou falando do original hebraico arcaico

  • donizete (uberlandia mg) - 25/04/2015

    quer dizer se eu te chamar de capeta ou demonio não tem problema já que o nome não faz diferença se alguem chamar seu filho de capetinha voce então não vai ligar pois o nome tem importancia amigo todo nome tem importancia e por isso que eles existem

  • Olavo Alves da Silva (Crateús) - 09/02/2015

    A bíblia diz que a letra mata e o espirito vivifica, se ficarem correndo atrás de letras não vai mudar em nada, é o espirito santo de Deus que nos guia em toda verdade. Quanto ao nome, não vai mudar em nada, por Deus vai continuar sendo Deus e Jesus vai continuar sempre sendo Jesus para os Cristão, os Ateus não eram nem para se preocupar por que não acreditam...gues no entanto o que mais importa para nos é que JESUS é um nome sobre todos os nomes e é diante deste nome que todo joelho se dobrará um dia Inclusive os ...

  • Luciano (Natal) - 08/02/2015

    João Alves- Você pelo que coloca " Jesus um Nome que está acima de todos os Nomes"?? Que Bosta é essa " SEO ABALFABETO RELIGIOSO"". JOÃO deixa de falar "Merda". Você está cego. Jesus só aparece 1.500 depois e você Engole essa Merda Religiosa?? O Messias era Hebreu e nunca Ele fora chamado pelo de Jesus. Deixa de ser ABESTALHADO.

  • João Alves (Nova Rosalândia -to) - 08/02/2015

    Queridos preste atenção a bíblia diz que a letra mata e o espirito vivica se ficarem correndo atraz da letra esqueceremos o o espirito santo de Deus que nos guia em toda verdade.Quanto ao nome ou pronuncia muitos nomes Aramaico/Hebraico é de dificil tradução para o portugues no entanto o que mais importa para nos é que JESUS é um nome sobre todos os nomes e é diante deste nome que todo joelho se dobrará um dia Inclusive o seu seu INCREDULU!

  • Luciano (Natal) - 03/01/2015

    Estamos vendo uma enorme mentira. O Luis Rosa coloca que o Nome yesu é aramaico. Yesu Aramaico ????? Seria a mesma coisa de JOSE MARIA ser um Nome Chinês. rssssss. Essas pessoas acham que Todos são Mentirosos iguais a Eles. Então já que podemos colocar varios Nomes - YESU-IESU-JESU-JESUS- essas foram as formas variadas desse Nome. Ou seja cada um chama o Messias do que quiser. Então o Luis Rosa vai se chamar Zé Rosita kkkkkkk.

  • Yahshurun Ben Dam (curitiba) - 03/01/2015

    Corrigindo a primeira resposta que enviei O verdadeiro nome de Jesus Jesus é um nome próprio Então sendo assim O verdadeiro nome de Jesus continua Jesus Agora se você pergunta como é o nome do Mashiach Ai a coisa muda

  • Yahshurun Ben Dam (curitiba) - 03/01/2015

    o verdadeiro nome de Jesus, É jesus mesmo nomes de pessoas sempre e o mesmo nome e qualquer pais agora se você pergunta qual é o nome do Mashiach ai coisa muda

  • Will Cordeiro (Niteroi Rj) - 10/11/2014

    Prezados, tenho um estudo bem importante sobre este e outros erros e paganismos praticados no meio cristao. Nasci e cresci na igreja, mas a verdade é que tem muita coisa errada. Quem quiser o estudo, favor me contactar pelo endereço [email protected] e terei o prazer em enviar o estudo. Shalon, baruk HaShem Ul-him Yahu

  • Will Cordeiro (Niteroi Rj) - 10/11/2014

    Prezados, tenho um estudo bem importante sobre este e outros erros e paganismos praticados no meio cristao. Nasci e cresci na igreja, mas a verdade é que tem muita coisa errada. Quem quiser o estudo, favor me contactar pelo endereço [email protected] e terei o prazer em enviar o estudo. Shalon, baruk HaShem Ul-him Yahu

  • Erivaldo (Salvador) - 12/04/2014

    ISRAEL- como alguem nao se importa quando voce o chama pelo outro nome que nem ele mesmo conhece? ISRAEL coloca uma coisa na tua cabeça dura= TEU FILHO? TEM O SEU SOBRENOME? ISRAEL SE VOCE LESSE AS ESCRITURAS HONESTAMENTE IRIA VER QUE O FILHO VEIO EM NOME DE SEU PAI= ENTENDEU CABEÇA DURA? VOCE NAO ENTENDE QUE QUANDO perguntam ; Marc.14;60 -64? isso de o YAOHUSHUA afirmar que ELE era o MESSIAS o leva direto a BLASFEMAR e consequentemente para a MORTE pois se diz o MESSIAS, agora eu te PERGUNTO esse PERSONAGEM TERIA ...

  • Erivaldo (Salvador) - 12/04/2014

    ISRAELA Oliveira PRETO da Silva - Feira de Santana - Voce esta certo? Tens filho? o seu filhor leva o seu SOBRENOME? HA! LEVA? COMO O SEU FILHO IRA ME PROVAR QUE REALMENTE SEJA SEU FILHO? PELO DOCUMENTO QUE LEVA O SEU NOME? NO SOBRENOME DE SEU FILHO HA TAMBEM O SEU SOBRENOME? HA? "" MUITOS VIRAO EM MEU NOME = JESUS ( falso nome, quem colocou o j foi um padre nos meados de 1.750 ENTAO ISSO PODE ISRAEL? Se nunca antes de 1.700 havia esse nome de JESUS. nos textos biblicos.) o MESSIAS DIZ QUE """"VEIO PELO NOME DO ...

  • ISRAEL OLIVEIRA BRANCO SILVA (Feira de Santana) - 11/04/2014

    Certo! Eu acho que Deus não se importa, pois Ele está no controle, ou seja, se Ele se importasse, não permitiria tal ação por parte do mal, afinal... Ele enviou a coisa mais importante pra Ele que foi o seu único filho. Com essa ação Ele nos tornou filhos Dele, ou seja, somos preciosos pra Ele e de maneira alguma Ele quer nos perder. Portanto, conhecemos Ele e seu filho por estes nomes, seja nomes criados pelo sistema religioso, ou não. Por algum acaso temos um manuscrito feito por Mateus, Lucas, João, ou outr...

  • ISRAEL OLIVEIRA BRANCO SILVA (Feira de Santana) - 11/04/2014

    Certo! Eu acho que Deus não se importa, pois Ele está no controle, ou seja, se Ele se importasse, não permitiria tal ação por parte do mal, afinal... Ele enviou a coisa mais importante pra Ele que foi o seu único filho. Com essa ação Ele nos tornou filhos Dele, ou seja, somos preciosos pra Ele e de maneira alguma Ele quer nos perder. Portanto, conhecemos Ele e seu filho por estes nomes, seja nomes criados pelo sistema religioso, ou não. Por algum acaso temos um manuscrito feito por Mateus, Lucas, João, ou outr...

  • Erivaldo (Salvador) - 11/04/2014

    RICARDO - meu amigo voc e nao vai se esstressar com as colocaçoes de ADAILTON, alias o nome desse animal sera mudado, a partir de agora sera = BOBAILTON, va ser otario assim nos quintos dos infernos, RICARDO diz que o NOME YAOHUSHUA nao poderia ser "" jesus"" o ANIMAL do BOBAILTON - diz = INGLATERRA = LONDON? mas escrevemos LONDRES? O NOME DE RICARDO se escreve de varias maneiras a depender do PAIS?? O ADAILTON esta falando de GRAFIAS? de como se escrever no seu IDIOMA PROPRIO? O que tem de comum no NOME de YAOHUSH...

  • Adailton (São José) - 11/04/2014

    *Clésio (Rio), informação equivocada: em hebraico "coca-cola" é 'קוקה-קולה';
    *Ricardo (Rio de Janeiro), desde quando não se traduz? A capital da Inglaterra é Londres, ou você diz "London"? Você escreve "Nova Iorque", ou escreve "New York", para a cidade estadunidense? Você diz "Jerusalém", ou usa o nome hebraico 'ירושלים'? seu nome é escrito em português, mas seria escrito 'ريكاردو...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 11/04/2014

    O nome jesus foi criado pelo sistema religioso, antes da chegada da letra J o nome era iesu. Agora o nome do Salvador, é um nome que todos joelhos e nações se dobrarão,isto é, um nome universal, como ja sabem nome própio não se traduz,por isso é válido em qualquer lugar. O nome dele é Yahushua, hebreu e semita.

  • Clésio (Rio) - 11/12/2013

    Pois é, Coca-Cola é Coca-Cola em qualquer lugar: é um nome global. Já Jesus...

  • Erivaldo (Salvador) - 11/12/2013

    Se voce entende que um "NOME NAO SERIA IMPORTANTE PARA O CRIADOR"? Entao va falar isso ao seu PAI ou sua MAE que OUTRA PESSOA MUDOU O SEU NOME. amigo o seu NOME e IMPORTANTE para VOCE? Posso chamar voce de ZEZINHO? JUQUINHA? Se voce nao da importancia ao seu NOME eu TENHO O MEU COMO PRECIOSO, Agora se voce se importa com o seu NOME que foi dado pelos seus PAIS, porque voce acha que o CRIADOR NAO SE IMPORTA COM O NOME DELE E DE SEU FILHO? Ta vendo a HIPOCRISIA E ENGANO DESSAS RELIGIOES? TODAS nos enganam.

  • Thomaz Turbano (Rabo Quente) - 11/12/2013

    O que é mais importante: a etimologia de Jesus Cristo ou a obra dele?

  • Jecival Alves de Oliveira (Salvador) - 18/10/2013

    O nome verdadeiro do Messias é YAUHUSHUA, é o que está escrito nas Escrituras em Hebraico, mesmo porque Jesus foi um nome inventado, pois nome não se traduz, translitera-se, ocorre que os nomes também dos autores doa livros da bíblia também foram trocados maldosamente, podem conferir é apura verdade. Sua salvação depende do conhecimento do verdadeiro nome do Messias.

  • Carlos Castelo (Lagoa - Portugal) - 06/10/2013

    O nome de Jesus conforme revelado a Moseh e erradamente traduzido ! Assim o tetragrama de YHWH é: YHWH « Içuç > Isus > Iesus > Jesus »; no hebraico como « Ishu e Ieshua » no árabe « Iça » no turco « Isa » na língua Quechua falada em Cusco – Peru é « Hisus ». Na língua dos Maias era « Itza » raiz da palavra «Qu-etzal-coatl »« Quetzalcoatl », que se refere ao « Deus Branco Barbado » ( Jesus Cristo ), que apareceu no Continente Americano, aos povos antigos dessas épocas, descendentes do povo de Israel emigrados pa...

  • EDUARDO SILVA (SALVADOR) - 26/04/2013

    VIVEMOS NUM MUNDO ATUAL QUE É CONHECIDO COMO SÉCULO DA VELOCIDADE, ONDE AS INFORMAÇÕES, A TECNOLOGIA NOS PERMITE CONHECER E PESQUISAR, FAZENDO COMPARAÇÕES AFIM DE ALCANÇARMOS UMA RESPOSTA CLARA ACERCA DE NOSSAS DÚVIDAS. OUTRORA NOSSOS CONHECIMENTOS ERAM BASEADOS EM EXPERIÊNCIAS DOS NOSSOS AVÓS. MAIS HOJE DIANTE DE TODAS AS POSSIBILIDADES QUE NOS É OFERECIDA, ENCONTRARMOS PESSOAS COM PENSAMENTOS MEDÍOCRES E IDIOTA DIZENDO QUE A NATUREZA É DEUS. ISSO MIM FAZ ACREDITAR QUE TAL PESSOA OU É UM IDIOTA OU UM TREMENDO BU...

  • edelcio santos (sao paulo) - 18/04/2013

    Seu Gasparim, em relaçao ao seu comentário, gostaria de lhe explicar o seguinte: Houve um homem realmente a quem lhe deram um nome. Esse nome foi traduzido para o português como JESUS.Essa situação de Cristo, foi após a morte desse homem. Os ensinamentos desse homem com certeza são válidos. São exatamente como todo os serem humanos deveriam ser. Mas as religiões manipulam esses ensinamentos para dominar e oprimir a humanidade até os dias de hoje. Cada ensinamento, cada frase que esse homem disse, foi transformada...

  • DBonfim (Jaguarari) - 02/09/2012

    Marcelo Nascimento, no campo da religião, quando já não se tem mais o que se discutir aparecem essas questões que iludem gente de boa-fé, a abordar assuntos que querem reduzir o evangelho à questão de idiomas. / Se o hebraico é tão importante, por que em pentecostes, cada povo ouvia a mensagem no seu próprio idioma, não no hebraico? Pois que, se diz: “E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na n...

  • Marcelo Nascimento (Palmas To) - 01/09/2012

    Existe muitas profecias a respeito da mudança do nome, inclusive mudaram os nomes até dos apóstolos e da cidade santa. Quando Paulo caiu do cavalo e perdeu a visão disse que es tu e uma voz respondeu em lingua hebraica eu sou jesus que tu persegue, sendo que jesus não é uma palavra derivada do hebraico e tambem não tem o som de j. então muita coisa foi mudada quando a escritura ficou na posse dos gregos que fizeram homenagens aos deses deles.quem tiver interesse aí umas referencias sobre a importância do nome. Mal...

  • DBonfim (Jagurari) - 15/06/2012

    Somente uma observação, Gasparin: em Nicéia (ano 325 d.C.) não se instituiu o dogma da Trindade. Ali o que se discutiu foi o que a Igreja entendeu ser uma heresia, conhecida como ARIANISMO (em virtude de Ário, que defendia a tese de que Jesus foi a primeira criatura de Deus e, portanto, não era Deus). / O dogma da Trindade é resultado de outro concílio, o de Constantinopla (ano 381 d.C), donde surgiu o chamado credo Nicenoconstatinopolitano. Esse sintetizou a fé antes expressa em Nicéia (na divindade Cristo) e o d...

  • GASPARIN ((SBC)) - 14/06/2012

    CAT minha filha, aparenta dominar um pouco o entendimento de hebraico / aramaico Se preocupou tanto com o nome de JESUS Mas não acha que o importante é o que ele ENSINOU?? e por fim, como disse o BONFIN, se mostrou CEGA por DOGAMAS RELIGIOSOS quando mencionou o “ESPIRITO SANTO” . eu sei que a TRINDADE ainda é uma crença forte, mas se informe e verá que é uma crença POLIETEISTA adotada no CREDO DE NICEIA (Conhece?) O Conhecimento necessário são os ensinamentos de CRISTO (O resto é perfumaria) VIVENCIAR estes en...

  • DBonfim (Jaguarari) - 14/06/2012

    “Cat”, é curioso: quanto mais a sociedade evolui, mais alguns fazem da fé um amontoado de superstições que beiram a irracionalidade. Veja só, até na tradução de um nome para uma língua vernácula vêem problema. Quem acredita no Messias, possivelmente o faz porque lendo o Novo Testamento (os livros da Segunda Aliança) compreende nos registros dele a narrativa do cumprimento do Antigo Testamento (Primeira Alinaça), especialmente no que diz respeito ao Messias esperado. / Ocorre que esse mesmo Novo Testamento, que foi...

  • cat (limeira) - 14/06/2012

    lukzensk, a resposta anterior foi p/ reginaldo de registro/sp, p/ vc informo q por tradição e um pouco de egocentrismo do povo judeu q não queria falar o Sto nome em vão, os tradutores da septuaginta usaram diferentes vogais para compor o tetagrama YHWH (a escrita deles só tem consoantes) e assim dificultaram por algum tpo a transliteração do nome, mas é só seguir os nomes das letras, bem como a maioria dos nomes dos profetas e até o hoje o ministro ainda usa o nome em parte do seu nome que é Yaohu, verifica o nome...

  • cat (limeira) - 14/06/2012

    Yaohu te abençoe,vc gostaria de ser chamado de porco ou cavalo só porque uma língua é diferente do original de sua terra natal? pense bem Pessoas estão sendo atacadas na "terra que era p/ ser santa" só por causa do verdadeiro nome, então me diz se tem ou não importância vc ser chamado de cavalo ou porco. aceite Yaohushua e Ele te salvara e peça ao Espírito Santo q te de sabedoria.

  • Reginaldo Cordeiro (Registro SP ) - 23/02/2012

    Gente porque vcs gerão tanta confusão vcs não ve que a biblia diz para cada um ter sua própria opinião bem definida se um tem fé não critique quem não tem ,o que importa o nome ? muitos naquele dia vão dizer senhor pregamos o seu nome e Ele vai dizer apartaivos de mim os que praticam a iniquidade: Então da para perceber que nós seremos salvos pela nossa conduta não apenas por pronunciar o nome de Jesus yhwh ou seja lá o que for se nos não ter uma boa conduta seremos afastado de Deus ( palavras Dele) Parem de gerar ...

  • Wilson Lima (Cabo Frio/RJ) - 03/01/2012

    Larissa Lima, o Senhor Jesus sonha e delirava em Aramaico. Conhecia bem o hebraico e o aramaico, o grego e todas as línguas, inclusive, a dos anjos. A sintaze do aramaico é semelhante a do hebraico; Apenas alguns vocábulos e formas verbais são diferentess; omo o espanhol para o português. Quando a bíblia fala em Nome, está se referindo ao dono do Nome. O verdadeiro nome de Jesus só Ele sabe e nós conheceremos no Céu.

  • Larissa Lima (Itabira) - 08/07/2011

    O verdadeiro nome de jesus é Yeshua, e quem foi que disse que a lingua usada por ele era o aramaico? A lingua usada por Yeshua era o hebraico...É so estudar mais.

  • andre (angra dos reis) - 13/11/2010

    sei que o nome verdadeiro é YEHOSHUA O MESSIAS,esta se comprindo todas as profecias do apocalipse,nao falo nesse nome pagao jesus a muito tempo, quem me dera conhecer todo que atigiram esse grau de fe. meu tel.021 8206 7017

  • Antonio (Sao Paulo) - 03/09/2010

    olá a todos, gostaria que vcs assistessem esta entrevista de um estudioso bíblico: http://www.youtube.com/watch?v=y-Ho85JBFNY segundo o estudioso, o nome de Jesus é Yaohúshua, no vídeo ele contextualiza melhor as suas conclusoes. que a paz do pai YHWH esteja conosco todos os dias de nossas vidas.

  • sara jordana (saõ paulo) - 05/08/2010

    gostaria de comentar sobre o comentário, posso? voce diz que o nome jesus é uma versaõ de yeshua. versaõ não é tradução nem tao pouco ,tansliteraçaõ. versaõ e uma nova criaçaõ.portanto,voce admite que criaram um outro nome para o salvador ok? voce tambem admite que o nome verdadeiro e´yehoshua, e diz que o significado e´yhwh é salvaçaõ.deculpe-me esta correçaõ,mas yehoshua, sidgnifica yeho é salvaçaõ. só naõ há tradução para o nome proprio yeho, yeshua é um adjetivo que significa salvador e com h no final, signi...

  • ereni (sao paulo) - 24/07/2010

    shalon francisco Assis de Lima. a sua pergunta e; como voce deve chama-lo? chame-o pelo seu nome verdadeiro. voce atenderia se eu lhe chamasse de joaõ? como esperamos que o criador do ceu e da terra, nos atenda chamando-o por um nome que naõ e o seu? se voce quiser compartilhar conhecimentos, meu email e´:[email protected]

  • ereni (sao paulo) - 19/07/2010

    shalon Luczensk, realmente na lingua hebraica nao ha j,portanto nao ha margem para jesus ou jeova nao e mesmo? mas nao se preocupe,existem varias profecias que podem nos ajudar,posso citar algumas?JEREMIAS 11;19 DIZ ASSIM;( DESTRUAMOS A ARVORE E SEU FRUTO,A ELE CORTEMO~LO DA TERRA DOS VIVENTES E NAO HAJA MAIS MEMORIA DO SEU NOME.)quando passaram a ensinar que o nome dele era jesus,estavam fazendo cumprir esta profecia. o seu nome foi anunciado pelo anjo.mateus 21;2.e tambem para paulo,foi anunciado em ligua hebrai...

  • Renilde (São Paulo) - 11/07/2010

    Frequento uma igreja,OS REMANECENTES DE YEHOSHUA, oramos e clamamos pelo verdadeiro CRIADOR, O ALTICIMO,e grandes maravilhas tem acontecido, tudo que pedimos em seu nome recebemos, venham conhecer o verdadeiro! também tem benças para voce, a igreja fica proximo ao terminal de onibus Capelinha, meu telefone 58234777- fiquem na paz.

  • Dniboy (Caxias) - 30/03/2010

    Saber o nome que o mundo recebeu JESUS: É muito simples, mas falta CRER como se diz: se cre e for batizado será salvo. Mas crer em que? Nas Escrituras Sagradas que vem da boca do TODO PODEROSO - VEJA E MEDITE: Os profetas: Jeremias 23:6 Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome com que o nomearão: O SENHOR, Justiça Nossa. Jeremias 33:16 Naqueles dias, Judá será salvo, e Jerusalém habitará seguramente; e este {é o nome} que lhe chamarão: O SENHOR É Nossa Justiça. ...

  • francisco assis de lima (olinda-pe) - 03/07/2008

    A MINHA PERGUNTA É; COMO DEVO FALAR COM ELE ? POSSO CHAMAR DE JESSUS OU YÁOSHUA ? COMO ELE VAI MIM ATENDER . SE EU CHAMA-LO DE JESUS ESTOU ERRADO , SIM OU NÃO .

  • Alexandre Luczenzky Neto (São Paulo) - 29/12/2007

    OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO , POREM PQ NÃO CHAMAR O MESTRE PELO SEU VERDADEIRO NOME , PODE SER QUE NA HORA DA SALVAÇÃO TENHA IMPORTANCIA. FICA UMA ABRAÇO A TODOS , QUE O ALTISSÍMO E O SR YEHOSHUA TENHA MISÉRICORDIA DE TODOS