Jesus é a versão portuguesa do nome aramaico Yešu'. Aramaico foi a língua que Jesus falou. Por sua vez, Yešu' é a tradução aramaica do nome hebraico יהושע , cuja pronúncia é Yĕhošūa‘, que normalmente traduzimos como Josué. Portanto, o nome “Jesus” é a tradução aramaica do nome hebraico “Josué”.

O Novo Testamento, escrito em grego, chama Jesus de Ιησους (Iēsoûs). O latim, língua na qual foi lida a Bíblia durente séculos, traduziu Jesus como Iesus. Daí deriva o português Jesus.

A etimologia do nome não é complicada, mas tem diferentes interpretações. O significado em si é YHWH é a salvação. YHWH é o tetragrama bíblico, o nome de Deus, cuja pronúncia é discutida. Normalmente essas 4 letras, sem vogais, são lidas como Yahweh (Javé) . Algumas confissões lêem como Yehowah (Jeová). O povo judeu, porém, não pronuncia o nome de Deus. Quando eles encontram, na leitura, esse tetragrama, que provavelmente tem sua origiem no verbo “ser”, dizem “Adonai” (meu senhor). Ainda quanto à etimologia do nome Jesus, podemos conferir Mateus 1,21 (Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados). Essa definição do nome de Jesus é uma tradição popular presente também no filósofo Filão de Alexandria, onde se lê que Jesus significa “a salvação do Senhor”.