Quero saber quais milagres foram feitos pelos profetas Elias e Eliseu?

Pergunta de Lenita Marques, Indaiatuba
Resposta de Luiz da Rosa, em 27/11/2007


Leia mais sobre Elias e Eliseu

Quase metade do livro dos reis tem como protagonista os profetas Elias e Eliseu.
Os capítulos que falam de Elias são classificados como o “ciclo de Elias” (1Reis 17 até 2 Reis 1), enquanto que aqueles onde Eliseu é o protagonista, são classificados como pertencentes ao “ciclo de Eliseu (2Reis 2 – 13).

O contexto de atuação de Elias é o Reino do Norte, sobretudo durante o reinado de Acab, que reinou de 875 até 853 antes de Cristo. O período é aquele em que cresce a Assíria, que tenta garantir as vias comerciais da Síria e Fenícia. Ao mesmo tempo os aramaus, de Damasco, estão em tensão com o Reino do Norte. No meio dessa situação, o rei de Israel faz aliança com os fenícios de Tiro, que é sigilada com o casamento entre Acab e Jesabel, a única rainha de Israel e um dos personagens mais odiados da Bíblia. Ela tentou introduzir o culto a Baal em Israel ameaçando o culto a Javé (YHWH).
Elias aparece então como o defensor da fé no Deus de Israel, como é revelado já pelo seu próprio nome: “o meu Deus é YHWH”.
Elias aparece em 1Reis 17, anunciando a Acab um período de seca. Depois ele vai para fora de Israel: primeiro se esconde no vale de Carit, onde é alimentado pelos corvos; em seguita vai para Sidão onde é hóspede da viúva Zarepta, de Sidão. Nesse lugar realiza dois prodígios: faz com que a vasilha de farinha e a jarra de azeite da viúva não se esvasilhem (1Reis 17,15-16); ressuscita o seu filho (1Reis 17,17ss). No capítulo 18 Elias regressa em Israel para condenar o rei, por ele ser a ruína de Israel. É então que propõe uma disputa com os profetas de Baal, encima do Monte Carmelo. Acontece assim o milagre mais famoso de Elias: o sacrifício dos profetas de Baal não se acende espontaneamente, mas o de Elias sim.
No capítulo 19 Elias escapa para não ser morto, em direção ao Horeb. Durante a sua viagem pelo deserto pede para morrer. Então é alimentado milagrosamente (19,5-8).
Em 2Reis 1 Elias realiza outro prodígio: por duas vezes, com fogo do céu, mata grupos de soldados enviados pelo rei Ocozias.

No capítulo 2 de 2Reis começa o “ciclo de Eliseu”. Já em 1Reis, Eliseu é ungido, por ordem de YHWH, como sucessor de Elias (19,16). Elias é levato para o céu, num carro de fogo, e Eliseu fica com o manto do profeta, que simboliza que ele é o sucessor de Elias.
Com o manto Elias realiza o primeiro milage: em 2Reis 2,14 bate na água do Jordão e elas se abrem para ele passar. Outro milage realiza logo em seguida: em 2Reis 2,19ss ele purifica as águas de uma fonte, que eram ruins. Nos versículos seguintes (23-25) se conta como algumas crianças zombaram de Eliseu, chamando-o de careca. Então Eliseu lhes amaldiçoou e uma ursa despedaçou 40 deles.
Em 3,16 seguintes, graças às palavras de Eliseu, outro prodígio acontece: aparece na terra água para matar a sede do povo de Israel.
No capítulo 4 temos outros milages do profeta Eliseu: primeiro multiplica o óleo e a farinha de uma viúva em dificuldades; depois faz com que uma mulher estéril tenha um filho. Este mesmo filho, mais tarde, morre e é ressuscitado pelo profeta. Nos versículos 38-41 cria um antídoto à uma sopa envenenada. Nos seguintes versículos 42-44 conta-se uma multiplicação dos pães realizada por Eliseu.
Em 2Reis 5 temos a narração do milagre mais conhecido de Eliseu, pois é lembrado por Jesus em Lucas 4,27. Trata-se da cura de Naamã, chefe do exército do rei de Aram, que sofria de lepra.
Em 2Reis 6,1-7 conta-se como Eliseu encontra facilmente um machado caído nas águas do Jordão. Depois disso, no mesmo capítulo, narra-se como o profeta captura com facilidade um grupo de soldados arameus.
O capítulo 7 conta como a cidade de Samaria fica livre da ocupação graças às palavras eficazes de Eliseu.
Finalmente, em 2Reis 13 é contado o último milagre de Eliseu, realizado já quando tinha morrido. Um defundo foi jogado no túmulo de Eliseu e quanto o defunto tocou os ossos de Eliseu, voltou à vida.

11304 visitas

48 comentários

Postar um comentário

  • Renan (Promissão) - 01/08/2014

    APDD Irmão Erivaldo!

  • silvio delazeri (osasco) - 23/12/2013

    Elias subiu num redemoinho e não no carro de fogo ..

  • silvio delazeri (osasco) - 23/12/2013

    Elias subiu num redemoinho e não no carro de fogo ..

  • cristiano cavalcante de souza (itabaiana) - 12/06/2013

    apenas quero deixar um comentario para erivaldo,que a igreja que o propio jesus deixou aqui na terra foi a igreja viva, que e voçe e eu .mas que igreja voçe esta sendo para cristo,uma igreja viva uo morta.medite em mateus 15,8 a paz do senhor para todos

  • Willian Rosa (Rio de Janeiro) - 31/03/2013

    A Paz do Senhor. Aqui vai um alerta para os irmãos em relação as epigrafes e os comentários nos rodapés das bíblias de estudo. Os mesmos não são inspirados por Deus são apenas auxílio para os estudantes ; e por isso temos que estar atentos a alguns erros. Elias não foi elevado ao céu num carro de fogo, o carro de fogo separou Elias de Eliseu e Eliseu subiu ao céu num redemoinho. Conferir em 2 Reis 2.11. A Paz para todos.

  • messias (RJ) - 17/03/2013

    Á PAZ PARA OS IRMÃOS ,SÓ PRA CONSTAR ,QUEM FERIU ,AS ÁGUAS COM A CAPA FOI ELISEU NÃO ELIAS ,

  • Jean Travassos (IMPERATRIZ) - 16/03/2013

    A Paz do Senhor a todos! bem, não vou medir palavras e vou logo ao ponto. Erivaldo, em primeiro lugar, você é quem? um revolucionario?? um idealista do século 21?? afinal de contas você é o que?? Jovem, os idéais de Deu não mudam, eles permanecem...Deus não muda e nEle não a variações. Ele é o mesmo ontem hoje e sempre, então isso implica que seus proposito tbm são. Deus da porção dobrada pra quem Ele quer, dons pra quem Ele quer...o proprio Jesus disse que fariamos obras e até maiores, então como vc vem me dizer ...

  • vagner (itaboraí) - 12/03/2013

    Os milagres são fundamentais, pois a ponta para o salvador que é Cristo! Lembre-se disso.

  • MARIA JOSÉ SILVA GOMES (NOVA OLINDA - TOCANTINS) - 12/03/2013

    Estou impactada com o tamanho da falta de conhecimento desse moço, Erivaldo. Querido quero te fazer uma pergunta, vc é um cristão, ou um pagão? precisa urgentimente de ler a biblia e receber porção do espirito santo, te cuida em amigo?

  • Rosilane Miranda (Casimsiro de Abreu) - 27/02/2013

    Muito bom estudo, agradecemos a possibilidade de termos textos de qualidade. Abraço.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/01/2013

    Quero saber pra que zorra todos querem saber ainda de milagres? Já não basta a salvação de nossas almas? Querem viver com a mente ainda nesta terra porque? Idiotice de quem pensa dessa forma. Ainda dizem que teem aa FÈ de Abrão? Abrão é consideraado o Pai da Fé porque? Porque Ele viu e Teve uma Fé não igual a sua, Ele viu ANOS LUZ o futuro, Ele viu a Cristo e acreditou, está além de todos nós nessa fé.

  • Erivaldo (Salvador) - 13/01/2013

    Marcelo Dantas, sei o quanto é dificil sairmos dessa CIRANDA religiosa que nos impuseram durante tantos anos. lSe voce realmente deseja encontrar a verdade. BUSQUE. Pelo CAMINHO ANTIGO. Jer. 6;16 nele voce encontrará a verdade, más muitos dizem NÃO ANDAREMOS por este caminho, PORQUE? Eles buscam o seu próprio caminho. Na Biblia há 8 citações dessa igreja, N, T. E creia que eu a encontrei.

  • aparecida angelo de melo (caieiras) - 13/01/2013

    Boa noite na paz do Senhor Jesus, quero parabenizar por exposicoes tao ricas e edificantes, deveras aprendi bastante. Que o Espirito Santo continue inspirando-os para nos ajudar a entender os misterios da palavra de Deus.

  • Marcelo Dantas (Brasilia) - 05/01/2013

    A Paz Do Senhor queridos! Em resposta ao Irmão Erivaldo, quero questioná-lo, de qual Igreja o Irmão está falando? Pois sabemos q a Sagrada Escritura não cita DENOMINAÇÕES em seu Santo texto. Ao contrário do q muitos católicos pregam, nem Pedro e nem Paulo fundaram tal instituição. Na verdade a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada pelo imperador romano Constantino por volta do ano 300 d.C.

  • Erivaldo (Salvador) - 05/01/2013

    Bom dia, Amigos, Deus nós dá algo melhor que essas coisas de Porção dobrada, Eliseu é outra Historia, JUdeus. Nós Gentios temos Apenas o Direito de apenas um Espirito, uma só Fé, um Só Batismo, Um só Corpo (uma só Igreja que é a Igreja de Deus) Marcio os Planos de Deus para nós Gentios não é esse negocio de poderes, porção dobrada, cargos, titulos, bençãos terrenas, esqueça essas coisas. Que realmente entende a Cristo já não busca isso, só o CORPO nosso é que vive aqui nesse Mundo Terra. Más o que entendeu a mensag...

  • Erivaldo (Salvador) - 05/01/2013

    Bom dia, Pastor Marcio, Que estoria é essa de Porção dobrada? Que negocio é esse de Cargo na Obra de Deus? Esqueça isso. Marcio, só há UM PASTOR=CRISTO. A Obra de Deus Já Foi Feita na Cruz. O Fazer a Obra é SOMENTE pregar, eu disse PREGAR O EVANGELHO, não é ficar buscando PORÇÃO DOBRADA do Seu Espirito. Pra que diacho voce quer Porção Dobrada? Me responda? Parem de querer ser algo que não somos. Marcio quem lhe DEU esse Titulo de Pastor? Marcio 1 Cor 12;28 -E a uns PÓS Deus na IGREJA, Primeiramente APOSTOLOS etc. E...

  • Pastor Marcio Assembleia Elos de Jesus (Mococa SP) - 05/01/2013

    A paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja em cada coração abençoado que estiver lendo esse pequeno e humilde comentário. Orar, pedir, buscar, clamar tudo isso são atributos de quem tem COMPROMISSO com a OBRA de Deus na terra seja ela qual for sua missão ou ministério ou ate mesmo seu cargo ocupante na igreja. Jesus pagou um alto preço por nós, custou seu SANGUE Inocente, esse sangue nao tem preço e valor. Pedir, PORÇÂO dobrada do seu Espirito, é compromisso serio? Vc tem com Deus? abr

  • Breno melo (Santana do Paraiso MG) - 02/11/2012

    Presados amigos, quando pedimos uma porção dobrada de bênçãos, também é necessário termos um compromisso dobrado para Deus, com propósitos, orações, leitura bíblica, participação nos cultos e demais eventos na igreja e etc..., os homens de Deus não somente pediam, mais faziam por merecer, pense nisto... AMEM, Paz do Senhor a todos...

  • jocilene sales siqueira (forquilha) - 14/10/2012

    glorias a deus,se cremos;como disse jesus-veremos a gloria e poder de deus;aleluuuuuuuuuuuuuuias!

  • Jean de lima oliveira (Volta redonda) - 09/08/2012

    Com certeza o profeta não foi arrebatado por Deus como foi Elias mais de certo que também foi arrebatado ,em espírito

  • Pb. Rogério (Fortaleza) - 15/06/2012

    Atualmente o crente não quer buscar essa porção dobrada para que Deus venha operar em sua vida. Assim como operou em Elias e Eliseu.

  • gustavo de melo mesquita (parauapebs) - 07/03/2012

    grande homens que tiveram marco na história,vivim uma vida maravilhos de fé em DEUS

  • gustavo de melo mesquita (parauapebs) - 07/03/2012

    grande homens que tiveram marco na história,vivim uma vida maravilhos de fé em DEUS

  • alisson (bh) - 16/01/2012

    Elizeu era um profeta que preocupava com as pessoas, ele pensava na conseqüência do milagre e não em ter fama por causa dos mesmos.

  • Ademar Candeias (Colatina) - 16/12/2011

    só reforçando aqui, diferente do que alguns dizem, a porção dobrada é do Espírito de Elias e não de Deus...não tem como dobrar o Espírito Santo, ou vc tem ou vc não tem.

  • kel-nila (marabá) - 15/12/2011

    o q esta escrito na bíblia nâo é pra ser motivo de discurçâo e sim fatos q ocorreram em um tempo da historia apenas relatos verídicos e só... meu querido hoje reina a graça de Deus no meio da humanidade ,agora Deus nâo força ninguém ser bom ou mal nâo vivemos pela lei para nâo sermos jugados por ela

  • Jonathan (Santos) - 06/11/2011

    Um grupo de meninos malcriados zombou da calvície do profeta Eliseu. Pra quê! Na hora, dois ursos famintos saíram de um bosque e comeram as crianças (2 Reis 2:24).Que belo exemplo bonito pra cara dele matar crianças.

  • severino (brasilia) - 24/10/2011

    Pena, que hoje a maioria das pessoas, não buscam essa porção dobrada do espírito, estão mais interessadas em bens dobrados. por isso milagres são raros.

  • mirande (vt. daconquista) - 22/09/2011

    ob.nos estamos falando da estoria de elias e eliseu nao siguinifica q nao estamos trabalhndo pracristo vc quer q falamos de coisas mundanas para con isto rapas

  • Samuel Brito Aragão (Montes Claros) - 14/05/2011

    quais foram os milagres de Elias e Eliseu?

  • isaias (rj-rj) - 26/09/2010

    porque eliseu deveria ser arrebatado para o céu?

  • PR.GENILSON GOMES (34) - 26/07/2010

    A PAZ IRMAOS,QUANTO MAIS ESTUDAMOS MAIS APRENDEMOS.027)99256615 LINHARES ES

  • eliseu (65) - 28/06/2010

    esclarecendo pra q perguntou. Elias foi arrebatado para o ceu por um redemoinho em um carro de fogo, entendeu?ele estava em um carro de fogo quando foi arrebatado .

  • dc raul (rio de janeiro) - 22/05/2010

    É realmente maravilhosa a historia destes profetas, mais vale lembrar que DEUS faz como que na vida de cada um e por isso eliseu não foi transladado como elias mas a porção dobrada foi concretizada.

  • genildo de oliveira (sao paulo) - 30/04/2010

    O comentario está bom, mas para mim faltou esclarecer que os meninos comidos pela ursa representa os jovens que morrem na guerra enfrentando a "ursa" que representa a Assíria e edom? O texto tem ligação com 1 Rs 11,25b...

  • genildo de oliveira (sao paulo) - 30/04/2010

    O comentario está bom, mas para mim faltou esclarecer que os meninos comidos pela ursa representa os jovens que morrem na guerra enfrentando a "ursa" que representa a Assíria e edom? O texto tem ligação com 1 Rs 11,25b...

  • Edvaldo (Saão Paulo) - 06/04/2010

    Muito bom a História, mas quero deixar uma resalva: VAMOS ACORDAR IGREJA ! JESUS CRISTO está voltando e não é tempo de ficar dizendo: Que história maravilhosa, ou criticar o irmão por não ter completado . O que nos interessa é isso: São Homens de DEUS como nós somos e devemos fazer o MELHOR que eles fizeram naquele tempo, para que possamos entrar pela porta e cearmos nas Bodas do Cordeiro. Vamos parar de só ver e colocarmos em prática o que JESUS sempre está dizendo: Ide e pregai o Evangelho a toda Criatu...

  • fernanda (são gonçalo ) - 18/03/2010

    devo confessar não conhecia a história de Elis e Eliseu,mas fique maravilhada.

  • neide de fátima (barra do piraí) - 21/02/2010

    Eliseu era um grande Profeta de Deus. Gosto muito da passagem biblica, onde ele foi usado pelo Senhor, para livrar Israel das mãos dos inimigos. Os Sírios.

  • Robson Alcântara (tubarão) - 22/01/2010

    O mais interessante é que porção dobrada aconteceu literalmente. Elias fez 7 milagres, e Elizeu, 13 milagres quando vivo e mais um quando morto. Ou seja 14 é o dobro de 7. Literalmente porção dobrada!Paz do Senhor a todos

  • Dayane de Oliveira Alves (Araruama) - 10/01/2010

    Eliseu foi um grande homem de Deus e devemos seguir seu exemplo. Ele pediu a unção dobrada do espírito e a usou grandemente, realizando mts milagres!!

  • Edcarlos Souza (Mucuri - BA) - 24/07/2009

    Oremos constantemente a Deus para que haja em nós o espírito que estava sobre a vida de Elias e Elizeu.

  • Paula Mandruzato (São Paulo) - 10/06/2009

    Elias segundo o capítulo 2 de IIReis, ele é levado em um carro de fogo com cavalos de fogo por um redemoinho.

  • Paulo Mataveli Alves (conceiçaõ da barra (ES)) - 23/04/2009

    Eliseu não foi elevado para o ceu em carne, como elis, mais com certesa em espirito ele foi.E creio que um dia o verei ali no ceu.

  • ademilson stutz (Londrina-Pr) - 16/08/2008

    Em 2ºReis 6,1-7 conta-se como Eliseu encontra facilmente um machado caído nas águas do Jordão. Depois disso, no mesmo capítulo, narra-se como Deus revelava a ele os planos de ataque do rei da Síria e ele os contava ao rei de Israel, livrando-os de cair numa armadilha (6:8-23). Aí está o 14º milagre. Muito bom o estudo, inclusive eu já havia feito um estudo sobre Elizeu como sendo um dos homensque Bíblia menciona que andou com Deus. Deus abençoe a vc. prezado leitor, que este estudo possa ajudá-lo a entender mel...

  • ELAINE LÚCIA CHÁCARA LIMA (Niteroi-RJ) - 03/08/2008

    Queridos irmãos em Cristo, muito bom o estudo gostaria apenas de fazer uma observação em II Reis 2:11 diz que Elias subiu ao céu num redemoinho e não em um carro de fogo.

  • cristiane Furlan (Assis) - 24/06/2008

    Na realidade Eliseu fez 14 milagres e é esse 14º milagre que preciso saber. o estudo está bom, mas infelizmente está incompleto!

  • ana rosa (registro) - 27/03/2008

    O Profeta Eliseu, fez vários milagres,até mortos ele ressucitou.o estranho è que ele não foi arrebatado para o céu.