Uma janela sobre o mundo bíblico

Quero saber quais milagres foram feitos pelos profetas Elias e Eliseu?



  • Pergunta de Lenita Marques, Indaiatuba
  • 47572
  • 27/11/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Elias e Eliseu |


Quase metade do livro dos reis tem como protagonista os profetas Elias e Eliseu.
Os capítulos que falam de Elias são classificados como o “ciclo de Elias” (1Reis 17 até 2 Reis 1), enquanto que aqueles onde Eliseu é o protagonista, são classificados como pertencentes ao “ciclo de Eliseu (2Reis 2 – 13).

O contexto de atuação de Elias é o Reino do Norte, sobretudo durante o reinado de Acab, que reinou de 875 até 853 antes de Cristo. O período é aquele em que cresce a Assíria, que tenta garantir as vias comerciais da Síria e Fenícia. Ao mesmo tempo os aramaus, de Damasco, estão em tensão com o Reino do Norte. No meio dessa situação, o rei de Israel faz aliança com os fenícios de Tiro, que é sigilada com o casamento entre Acab e Jesabel, a única rainha de Israel e um dos personagens mais odiados da Bíblia. Ela tentou introduzir o culto a Baal em Israel ameaçando o culto a Javé (YHWH).
Elias aparece então como o defensor da fé no Deus de Israel, como é revelado já pelo seu próprio nome: “o meu Deus é YHWH”.
Elias aparece em 1Reis 17, anunciando a Acab um período de seca. Depois ele vai para fora de Israel: primeiro se esconde no vale de Carit, onde é alimentado pelos corvos; em seguita vai para Sidão onde é hóspede da viúva Zarepta, de Sidão. Nesse lugar realiza dois prodígios: faz com que a vasilha de farinha e a jarra de azeite da viúva não se esvasilhem (1Reis 17,15-16); ressuscita o seu filho (1Reis 17,17ss). No capítulo 18 Elias regressa em Israel para condenar o rei, por ele ser a ruína de Israel. É então que propõe uma disputa com os profetas de Baal, encima do Monte Carmelo. Acontece assim o milagre mais famoso de Elias: o sacrifício dos profetas de Baal não se acende espontaneamente, mas o de Elias sim.
No capítulo 19 Elias escapa para não ser morto, em direção ao Horeb. Durante a sua viagem pelo deserto pede para morrer. Então é alimentado milagrosamente (19,5-8).
Em 2Reis 1 Elias realiza outro prodígio: por duas vezes, com fogo do céu, mata grupos de soldados enviados pelo rei Ocozias.

No capítulo 2 de 2Reis começa o “ciclo de Eliseu”. Já em 1Reis, Eliseu é ungido, por ordem de YHWH, como sucessor de Elias (19,16). Elias é levato para o céu, num carro de fogo, e Eliseu fica com o manto do profeta, que simboliza que ele é o sucessor de Elias.
Com o manto Elias realiza o primeiro milage: em 2Reis 2,14 bate na água do Jordão e elas se abrem para ele passar. Outro milage realiza logo em seguida: em 2Reis 2,19ss ele purifica as águas de uma fonte, que eram ruins. Nos versículos seguintes (23-25) se conta como algumas crianças zombaram de Eliseu, chamando-o de careca. Então Eliseu lhes amaldiçoou e uma ursa despedaçou 40 deles.
Em 3,16 seguintes, graças às palavras de Eliseu, outro prodígio acontece: aparece na terra água para matar a sede do povo de Israel.
No capítulo 4 temos outros milages do profeta Eliseu: primeiro multiplica o óleo e a farinha de uma viúva em dificuldades; depois faz com que uma mulher estéril tenha um filho. Este mesmo filho, mais tarde, morre e é ressuscitado pelo profeta. Nos versículos 38-41 cria um antídoto à uma sopa envenenada. Nos seguintes versículos 42-44 conta-se uma multiplicação dos pães realizada por Eliseu.
Em 2Reis 5 temos a narração do milagre mais conhecido de Eliseu, pois é lembrado por Jesus em Lucas 4,27. Trata-se da cura de Naamã, chefe do exército do rei de Aram, que sofria de lepra.
Em 2Reis 6,1-7 conta-se como Eliseu encontra facilmente um machado caído nas águas do Jordão. Depois disso, no mesmo capítulo, narra-se como o profeta captura com facilidade um grupo de soldados arameus.
O capítulo 7 conta como a cidade de Samaria fica livre da ocupação graças às palavras eficazes de Eliseu.
Finalmente, em 2Reis 13 é contado o último milagre de Eliseu, realizado já quando tinha morrido. Um defundo foi jogado no túmulo de Eliseu e quanto o defunto tocou os ossos de Eliseu, voltou à vida.

47572 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook