Com quem Caim se casou, visto que na Bíblia não fala em outras pessoas exceto Adão, Eva, Caim e Abel.

Pergunta de Eduardo Maciel, Catalão
Resposta de Luiz da Rosa, em 02/01/2012


Leia mais sobre Criação

Prezado Eduardo, sei que, por causa da nossa formação, não é simples aceitar, mas a descrição, da criação contada na Bíblia, não é uma narração histórica. É uma narração antiga que tenta interpretar, graças aos instrumentos disponíveis na época do autor e à inspiração divina, como surgiu a vida na terra. Quando a Bíblia fala que Caim conheceu sua mulher (Gênesis 4,17), da qual nasceu Henoc, não significa que na história desse homem existiam somente seus pais. Caim não é histórico, no sentido moderno, mas um símbolo: construtor da primeira cidade, pai dos pastores, dos músicos, dos ferreiros e das prostitutas, expressões da comodidade urbana e, talvez por isso, amaldiçoado.

Entre os exegetas, todos estão concordes em interpretar os primeiros capítulos do livro da Gênesis como elementos mitológicos, usados pelos autores sagrados para explicar, através da própria ótica, como o ser humano e todo o mundo criado vêm de Deus. A verdade da Bíblia está no fato que o ser humano foi criado por Deus. O autor, inspirado pelo Espírito Santo, usou elementos literários a sua disposição, na época, para nos explicar essa verdade. Ele não contou a história dos primeiros seres humanos, 4 pessoas histórias, mas uma história simbólica que mostra como Deus é o senhor da história. A Bíblia não diz quem foram os primeiros seres humanos e nem onde viveram, mas apenas sublinha que eles foram criados por Deus, nasceram pela ação divina e, por isso, são obras das mãos de Deus.

Tendo diante dos olhos esse pano, essa hermeneutica, muitas perguntas sobre incoerências da Bíblia se dissipam. Sublinhamos que não comete erro quem se põe tais interrograções. Mas quem se apoia em elementos da história para respondê-las está correndo por uma estrada errada.

A questão da criação do mundo, os primeiros capítulos do Gênesis, são sempre temas de perguntas. Há várias respostas, no site, que abordam esse assunto.

1320 visitas

13 comentários

Postar um comentário

  • ad (aracr) - 08/09/2013

    a coisa está tão feia que os proprios criadores do site negam a bíblia...

  • THIAGO (RIO DE JANEIRO) - 08/09/2013

    falar que adão e eva não existiram, é chamar Jesus de mentiroso e de filho do diabo, pois o diabo é o pai da mentira e de todos os mentirosos, como disse Jesus! jesus falou de Adão. em Mt 19: 8 \ Gn 2: 24 Jesus sendo ELE próprio a verdade, nunca se achou um engano se quer em sua boca. as histórias de gênesis (livro dos princípios) é são reais e verdadeiras. assim como Deus é verdadeiro.

  • THIAGO (RIO DE JANEIRO) - 08/09/2013

    A RESPOSTA ESTÁ NA PRÓPRIA BÍBLIA. LEIA: GÊNESIS 5: 4

  • izac (DR SEVERIANO-RN) - 07/09/2013

    SE O GENESIS seria uma lenda, entao a biblia também seria uma lenda, e ai volta pro zero. Acho que os biblistas e teólogos com o devido respeito,não creem em nada. Os ateus e agnósticos estão a frente deles no reino dos céus. Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Mateus 21:31

  • ad (colatina) - 16/01/2012

    paulo apostolo, achei interessante sua hipótese, nunca tinha ouvido falar nisso. Porém, o trecho bíblico não dá margem para isso. "E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu." Gênesis 5:5

  • paulo apóstolo (são paulo) - 15/01/2012

    caros leitores Deus quando criou o homem foi para não morrer(eterno)Quando vemos na bíblia a idade de Adão é depois do pecado porque ele deixa de ser eterno para ser um homem mortal então começa a contar a sua idade. Antes do pecado não sabemos quantos anos Adão viveu pois por ser eterno não contava-se o tempo. como não sabemos o tempo que ele viveu antes do pecado provavelmente deve ter nascidos outros descendentes durante este período que a bíblia não relata, diante disto chega-se a conclusão que Caim casou-se co...

  • ana (rgt) - 04/01/2012

    E eles tb não exploram pobre como vcs fazem!

  • ad (colatinA) - 04/01/2012

    que bom que eles tem bom senso nesse assunto;;;

  • ana (rgt) - 04/01/2012

    Os testemunhas de Jeová tem a mesma opinião.

  • ad (colatinA) - 03/01/2012

    como tem a ver, se minhas citações provam o contrário?e se vc nao le a Bìblia, saiba que em 900 anos dá pra fazer muiiiito filho, neto , bisneto e por aí vai...e aí vc conta: Adão e Eva, Depois Adão e sua mulher, Caim e sua mulher, Os outros filhos de Adão e Eva e suas mulheres, gente, o cérebro é pra usar!

  • ana (rgt) - 03/01/2012

    Ad,vá jogar bola com seus amiguinhos!!vc ainda terá que comer muito feijão pra chegar aos pés do Luiz da Rosa. tudo o ele posta aqui tem aver.É claro que ja existiam outros povos,se não existiam quem iria matar caim?

  • mary (são paulo) - 03/01/2012

    Inclusive o Ad foi padrinho de casamento de Caim com uma das irmãs dele. Quem fez o casamento ninguem sabe ,não tinha juíz.

  • ad (colatina) - 02/01/2012

    claro que fala: Genesis 5: 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Agora, é impressionante a ignorancia do Luiz. E eu que pensei que a ana que era cabeça-dura...Se Adão e Eva não existiram então porque Paulo fala: Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. 2 Coríntios 11:3 Simplicidade...é isso que falta Luiz. Parar de inventa...