Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual é o versículo da bíblia onde diz que Deus sabe todas as coisas



  • Pergunta de Edson Santana, Brasília DF
  • 66183
  • 29/12/2011
Luiz da Rosa

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Essa característica divina é conhecida como Onisciência, vocábulo formado por duas palavras latinas (OMNIA+SCIENS/ENTIS).

 

Como passagem bíblica, poderíamos citar Salmos 147:5: Nosso Senhor é grande e onipotente e sua inteligência é incalculável. Todavia, a passagem por excelência, que sublinha essa característica divina, se encontra no Salmo 139.

Ler, com espírito de meditação, esse salmo é o modo melhor para contemplar esse aspecto da natureza divina, difícil de entender, mas fundamental para colocar Nosso Senhor no seu lugar correto.

 

A Oniciência de Deus é um tema muito complexo, pois nos pode parecer uma fonte de contradições (do mesmo modo que a Onipotência e a Onipresença). Por exemplo, se sabe todas as coisas, por que é comum, na Bíblia, encontrarmos textos onde Deus pede informações? Se sabe todas as coisas, como fica a liberdade humana, no sentido, por exemplo, de vida eterna? Ou seja, ele já sabe se, quando morrermos, iremos para o céu ou para o inferno? Então do que serve o nosso esforço?

 

Provavelmente o nosso foco, quando se fala de oniciência, está mal centrado. Quem sabe deveríamos pensar em termos de sabedoria, de verdade, invés de conhecimento. A esse propósito, o texto abaixo, tirado do Catequismo da Igreja Católica (§2500), nos ajuda a refletir:

A prática do bem é acompanhada de um prazer espiritual gratuito e da beleza moral. Da mesma forma, a verdade implica a alegria e o esplendor da beleza espiritual. A verdade é bela em si mesma. A verdade da palavra, expressão racional do conhecimento da realidade criada e incriada, é necessária ao homem dotado de inteligência, mas a verdade também pode encontrar outras formas de expressão humana, complementares, sobretudo quando se trata de evocar o que ela contém de indizível, as profundezas do coração humano, as elevações da alma, o mistério de Deus. Antes de se revelar ao homem em palavras de verdade, Deus se lhe revela pela linguagem universal da criação, obra de sua Palavra, de sua Sabedoria: a ordem e a harmonia do cosmo que tanto a criança como o cientista descobrem , "a grandeza e a beleza das criaturas levam, por analogia, à contemplação de seu Autor" (Sb 13,5), "pois foi a própria fonte da beleza que as criou" (Sb 13,3).

A Sabedoria é um eflúvio do poder de Deus, emanação puríssima da glória do Todo-Poderoso; por isso nada de impuro pode nela insinuar-se. É reflexo da luz eterna, espelho nítido da atividade de Deus e imagem de sua bondade (Sb 7,25-26). A sabedoria é mais bela que o sol, supera todas as constelações. Comparada à luz do dia, sai ganhando, pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, sobre a Sabedoria o mal não prevalece (Sb 7,29-30). Enamorei-me de sua formosura (Sb 8,2).

 

Teologicamente falando, o conhecimento de Deus tem as seguintes características:

a) É arquétipo:
Deus conhece o universo como ele existe em Sua própria idéia anterior à sua existência como realidade finita no tempo e no espaço; e este conhecimento não é obtido de fora, como o nosso (Rm 11,33,34).

b) É inato e imediato:
Não resulta de observação ou de processo de raciocínio (Jó 37,16)

c) É simultâneo:
Não é sucessivo, pois Deus conhece as coisas de uma vez em sua totalidade, e não de forma fragmentada uma após outra (Is 40,28).

d) É completo:
Deus não conhece apenas parcialmente, mas plenamente consciente (Sl 147,5).

e) Conhecimento necessário:
Conhecimento que Deus tem de Si mesmo e de todas as coisas possíveis, um conhecimento que repousa na consciência de sua onipotência. É chamado necessário porque não é determinado por uma ação da vontade divina. (Por exemplo: O conhecimento do mal é um conhecimento necessário porque não é da vontade de Deus que o mal lhe seja conhecido (At 1,13) Deus não pode nem quer ver o mal, mas o conhece, não por experiência, que envolve uma ação de Sua vontade, mas sim por simples inteligência, por ser ato do intelecto divino (veja 2Co 5,21 onde o termo grego ginosko é usado).

f) Conhecimento livre:
É aquele que Deus tem de todas as coisas reais, isto é, das coisas que existiram no passado, que existem no presente e existirão no futuro. É também chamado visionis, isto é, conhecimento de vista.

g) Presciência:
Significa conhecimento prévio; conhecimento de antemão. Como Deus pode conhecer previamente as ações livres dos homens? Deus decretou todas as coisas, e as decretou com suas causas e condições na exata ordem em que ocorrem, portanto sua presciência de coisas contingentes (1Sm 23,12; IIRs.13,19; Jr.38,17-20; Ez.3,6 e Mt.11,21) apoia-se em seu decreto. Deus não originou o mal mas o conheceu nas ações livres do homem (conhecimento necessário), o decretou e preconheceu os homens. Portanto a ordem é: conhecimento necessário, decreto, presciência. A presciência de Deus é muito mais do que saber o que vai acontecer no futuro, e seu uso no N.T. é empregado como na LXX que inclui Sua escolha efetiva (Nm.16,5; Jz.9,6; Am.3,2). Veja Rm.8,29; IPe.1,2; Gl.4,9. Como se processou o conhecimento necessário de Deus nas livres ações dos homens antes mesmo que Ele as decretasse? A liberdade humana não é uma coisa inteiramente indeterminada, solta no ar, que pende numa ou noutra direção, mas é determinada por nossas próprias considerações intelectuais e caráter (lubentia rationalis = auto-determinação racional). Liberdade não é arbitrariedade e em toda ação racional há um porquê, uma razão que decide a ação. Portanto o homem verdadeiramente livre não é o homem incerto e imprevisível, mas o homem seguro. A liberdade tem suas leis - leis espirituais - e a Mente Onisciente sabe quais são (Jo.2,24.25). Em resumo, a presciência é um conhecimento livre (scientia libera) e, logicamente procede do decreto, "...segundo o decreto sua vontade" (Ef.1,11).

h) Sabedoria:
A sabedoria de Deus é a Sua inteligência como manifestada na adaptação de meios e fins. Deus sempre busca os melhores fins e os melhores meios possíveis para a consecução dos seus propósitos. H.B. Smith define a sabedoria de Deus como o Seu atributo através do qual Ele produz os melhores resultados possíveis com os melhores meios possíveis. Uma definição ainda melhor há de incluir a glorificação de Deus: Sabedoria é a perfeição de Deus pela qual Ele aplica o seu conhecimento à consecução dos seus fins de um modo que o glorifica o máximo (Rm. 11,33-36; Ef.1,11.12; Cl.1,16). Encontramos a sabedoria de Deus na criação (Sl.19,1-7; Sl,104), na redenção (1Co 2,7; Ef 3,10) . A sabedoria é personificada na Pessoa do Senhor Jesus (Pv 8 e 1Co 1,30; Jó 9,4; veja também Jó 12,13.16).

 

Convido também a ler um artigo de C. D. Cole, presente na web.

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Comentários

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Comentários mais antigos

  • Juliana (Itaguaí) - 11/01/2016

    Deus sabe sim de todas as coisas, o fato de ele perguntar DE ONDE VENS? não quer dizer que ele não saiba. Ele pergunta as coisas, assim como Jesus perguntava ja sabendo da resposta. Ele sabia que Judas ia o trair, tanto é que ele disse, algum de vcs vai me trair. Jesus pergunta pra um cego o que ele quer. a resposta é obvia, ele não queria um cão guia, ele queria ser curado. Mas ele pergunta mesmo assim, Pq ele quer ouvir da pessoa.

  • Cícero Delmiro (Recife/PE) - 20/07/2015

    João e Jonathan, sei que se torna difícil o entendimento sem a fé. Mas se lhes serve para algo, quando Deus fala através do profeta Isaías sobre satanás, Ele não só o conhece como sabe tudo sobre o mesmo, até as maquinações de seu próprio interior. Vejam: "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inf...

  • JOÃO (sao paulo) - 06/12/2014

    NO LIVRO DE (GÊNESIS 4.9) O SENHOR TAMBÉM PERGUNTOU A CAIM ONDE ESTAVA O SEU IRMÃO ABEL.PORÉM ISSO NÃO QUER DIZER QUE DEUS NÃO SABIA, AO CONTRÁRIO DEUS JÁ SABIA O QUE CAIM TINHA FEITO.

  • ad (colatina) - 30/12/2011

    até hoje nao sei o que figuras como jonathan, mary e companhia fazem aqui...o interessante é como seres humanos insignificantes em comparação ao vasto universo se acham tão sábios a ponto de julgar os métodos de Deus...só um Deus de amor para ter misericórdia, porque para mim não faz falta nenhuma.

  • Jonathan (Santos) - 29/12/2011

    Jó 1:7 Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens?* Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. (Notem aí que a onisciência está desligada). * Se deus não sabe onde está satanás, como pode deus nos proteger dele?