Olá Levi! São Paulo

O palavra glória encontramos em muitas passagens da Bíblia. Ela aparece no Antigo Testamento, e também nos textos do Novo Testamento.

 

A palavra Glória no Antigo Testamento.

No Antigo Testamento encontramos o termo glória em hebraico como “Kãbhôdh” com sua raiz vinda dos termos como “dignidade” e “peso”. No Antigo Testamento encontramos muitas vezes relacionada à riqueza ou o poder de uma pessoa (sua glória). Entretanto o seu significado mais importante é aquele em que glória “Kãbhôdh” se refere a Deus = a glória de Yahweh. A glória de Deus quer indicar a presença de Deus na história da humanidade, em muitos textos aparece sua manifestação em fenômenos da natureza, raios e trovões, querendo mostrar o ser de Deus. Alguns exemplos da glória de Deus nos livros do Antigo Testamento. A glória de Javé saiu com seu povo do Egito e uma nuvem acompanhava a caminhada do povo, onde o povo deveria parar a nuvem parava. No monte Sinai Moisés presenciou a glória de Deus com manifestações de raios e trovões. Os livros históricos do Antigo Testamento mostram que a glória de Deus se localiza no Templo de Jerusalém.

Nos proféticos a glória de Deus aparece quase que em um conceito físico, caso as visões de Ezequiel e a visão de Isaias no Templo.

 

A palavra Glória no Novo Testamento.

No Novo Testamento o termo glória segue a tradução da Septuaginta e tem o sentido de “doxa”. Assim do sentido encontrado no grego popular  de reputação, opinião,  em algumas passagens do Novo Testamento seu emprego revela a presença de Deus na Pessoa e na obra de Jesus. Alguns significados encontrados nos livros do Novo Testamento:

Na ocasião do nascimento de Jesus o texto fala “A glória do Senhor foi contemplada pelos pastores por ocasião do nascimento de Jesus” (conf. Lc 2,9-14)

A glória de Jesus foi especialmente salientada nos milagres (sinais) que encontramos no evangelho de João. Em outra passagem a da transfiguração muito se assemelha aos acontecimentos do Antigo Testamento, mas agora a glória tornou-se palavras de Deus em Jesus. Outros fatos relacionados a Jesus, sua ressurreição e ascensão se ligam a manifestações da glória do Senhor.

 

Concluindo:

Somos convidados a encontrar a glória de Deus na face de Jesus Cristo estampada no rosto de tantos irmãos nossos que convivemos diariamente. Somos convidados a compactuar diariamente a paz com eles e construir um mundo segundo o pensamento divino.