Uma janela sobre o mundo bíblico

Que significado tem a palavra glória?



  • Pergunta de Levi, São Paulo
  • 91539
  • 23/12/2011
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Deus Lucas


Olá Levi! São Paulo

O palavra glória encontramos em muitas passagens da Bíblia. Ela aparece no Antigo Testamento, e também nos textos do Novo Testamento.

 

A palavra Glória no Antigo Testamento.

No Antigo Testamento encontramos o termo glória em hebraico como “Kãbhôdh” com sua raiz vinda dos termos como “dignidade” e “peso”. No Antigo Testamento encontramos muitas vezes relacionada à riqueza ou o poder de uma pessoa (sua glória). Entretanto o seu significado mais importante é aquele em que glória “Kãbhôdh” se refere a Deus = a glória de Yahweh. A glória de Deus quer indicar a presença de Deus na história da humanidade, em muitos textos aparece sua manifestação em fenômenos da natureza, raios e trovões, querendo mostrar o ser de Deus. Alguns exemplos da glória de Deus nos livros do Antigo Testamento. A glória de Javé saiu com seu povo do Egito e uma nuvem acompanhava a caminhada do povo, onde o povo deveria parar a nuvem parava. No monte Sinai Moisés presenciou a glória de Deus com manifestações de raios e trovões. Os livros históricos do Antigo Testamento mostram que a glória de Deus se localiza no Templo de Jerusalém.

Nos proféticos a glória de Deus aparece quase que em um conceito físico, caso as visões de Ezequiel e a visão de Isaias no Templo.

 

A palavra Glória no Novo Testamento.

No Novo Testamento o termo glória segue a tradução da Septuaginta e tem o sentido de “doxa”. Assim do sentido encontrado no grego popular  de reputação, opinião,  em algumas passagens do Novo Testamento seu emprego revela a presença de Deus na Pessoa e na obra de Jesus. Alguns significados encontrados nos livros do Novo Testamento:

Na ocasião do nascimento de Jesus o texto fala “A glória do Senhor foi contemplada pelos pastores por ocasião do nascimento de Jesus” (conf. Lc 2,9-14)

A glória de Jesus foi especialmente salientada nos milagres (sinais) que encontramos no evangelho de João. Em outra passagem a da transfiguração muito se assemelha aos acontecimentos do Antigo Testamento, mas agora a glória tornou-se palavras de Deus em Jesus. Outros fatos relacionados a Jesus, sua ressurreição e ascensão se ligam a manifestações da glória do Senhor.

 

Concluindo:

Somos convidados a encontrar a glória de Deus na face de Jesus Cristo estampada no rosto de tantos irmãos nossos que convivemos diariamente. Somos convidados a compactuar diariamente a paz com eles e construir um mundo segundo o pensamento divino.

91539 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • João Pedro (Manhuaçu, MG) - 04/02/2016

    A Gloria como KABODE (transliterado), era mais que poder, era a presença do Deus dos Exércitos, que lutava pelo povo de Deus. Temos como exemplo, quando da derrota dos israelitas para os filisteus, onde morre os filhos de Eli, na mesma ocasião nasce o o filho de Finéias, e sua mãe nas dores de parto chama-o de IKABODE (Foi-se a Glória).

  • CARLOS (SAO PAULO) - 19/02/2015

    Na palavra portuguesa gloria significa honra, fama, celebridade, no caso de gloria de Deus, esplendor e magnificencia, mas esse não é o verdadeiro tema para a gloria de Deus, pois ela é afirmada por Moises, quando disse em Exodo, capitulo 33, verso 18, "Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória; verso 19 — Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer". A gloria...

  • Ivonete Q Souza (São Paulo) - 04/10/2014

    Tenho no meu coração glória de Deus como poder de Deus. Na passagem de João 11:40 que fala da ressureição de Lázaro o Senhor Jesus disse: Não Te eu dito que, se creres, verás a glória de Deus? ...e houve o milagre ... a glória de Deus!

  • breno (salvador) - 24/04/2014

    porque nao significa poder. Gloria pode ter dois significados biblicos.. Tanto renome, exaltação, grandeza, principalmente pela natureza de Jesus e do Pai quanto pelas suas virtudes e feitos. O outro sentido de Gloria na biblia é magnitude e santidade, quando se refere a Jesus GLORIFICADO, e a gloria do Pai (diferente de gloria ao Pai) e gloria do reino de Deus, ou seja a magnitude e santidade dele

  • geronimo (canavieiras-BA) - 31/03/2014

    porque não dizer apenas glória significa poder.