O José esposo de Maria é o mesmo José que foi vendido pelos irmãos?

Pergunta de Izabel , Fortaleza - Ce
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 18/12/2011


Leia mais sobre José do Egito José esposo de Maria

Olá! Izabel de Fortaleza - Ceara.

De fato com facilidade podemos nos enganar, quantas vezes ouvimos dizer das pessoas que Jesus nasceu em Nazaré, só por que existe a musica do Pe. Zezinho Jesus de Nazaré!

Mas os dois Josés que você pergunta, são duas figuras da história Bíblica muito interessante. No caso de José vendido pelos irmãos os fatos ocorrem no Antigo Testamento, mais precisamente no capítulo 37 do livro do Genesis, e José esposo de Maria os fatos acontecem no Novo Testamento.

A história de José do Egito

A história de José do Egito é considerada uma das mais belas novelas que encontramos no Antigo Testamento. O início da história é violenta e dramática, indicando como seria o processo de desenvolvimento posterior. José era filho de Jacó, um dos patriarcas do povo de Deus com Raquel e por ser o filho mais novo e frágil foi o preferido de seu Pai. O presente que ganhou do Pai foi uma túnica colorida e de mangas longas, esta vestimenta, era considerada uma roupa de festa, um sinal evidente para seus irmãos que seu Pai não queria que ele trabalhasse. Não bastasse isto contava seus sonhos à família causando inveja aos irmãos, estes sonhos indicam claramente que ele seria melhor que os irmãos, recebeu o apelido dos irmãos de “José o sonhador”. Por este motivo, a inveja dos irmãos foi vendido a mercadores que viajavam para o Egito e disseram ao pai que as feras o tinham devorado. A história não termina aqui, tem outros episódios, José no Egito torna-se importante e passa ser um do ministros do Faraó e numa época de fome, seus irmão vem ao Egito pedir socorro e belos episódios continuam sendo narrados.

As citações bíblicas José esposo de Maria:

A figura de José, pai adotivo de Jesus é totalmente diferente de José do Egito, os fatos ocorrem no Novo Testamento, com outros episódios e narrativas, observemos alguns:

Os estudiosos da Bíblia afirmam que José casou-se com Maria aos 30 anos de idade, sendo viúvo, com filhos do primeiro casamento e foi escolhido a dedo por Deus para guardar a virgindade Maria. Também afirmam que morreu aos 60 anos de idade, antes do início da vida pública de Jesus, pois a partir deste momento não é citado mais no texto bíblico.

José o carpinteiro:

José era carpinteiro, mas também se dedicava a agricultura, um trabalhador, tanto que, em Nazaré, os fariseus falavam de Jesus e perguntavam "Não é este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13,55).

Da descendência de Davi

José veio de uma linhagem real. Lucas e Mateus discordam um pouco em relação aos detalhes da genealogia de José, mas eles falam de sua descendência a partir de Davi, (Mateus 1,1-16 e Lucas 3,23-38

A gravidez de Maria

Quando José soube que Maria estava grávida após estarem para se casar, sabendo que a criança não era dele e desconhecia, ele planejou separar-se de Maria de acordo com a lei, mas temeu pela segurança e o sofrimento dela e do bebê. Ele sabia que mulheres acusadas de adultério poderiam ser apedrejadas até a morte, então ele decidiu deixá-la silenciosamente e não expor Maria a vergonha. (Mateus 1,19-25). Era homem de fé, obediente a Deus. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar, tomou-a como esposa.

A oferta dos pobres

Ele não possuía posses e quando levou Jesus ao Templo para ser circuncidado e Maria para ser purificada ofereceu o sacrifício dos pobres, isto é, um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lucas 2,24).

A fuga para o Egito

Quando o anjo reapareceu para dizer-lhe que sua família estava em perigo, ele escapou para um país estranho, o Egito, com sua jovem esposa e o bebê. Ele aguardou no Egito sem questionar até que o anjo disse a ele que já era seguro retornar (Mateus 2,13-23).

Volta para Nazaré e perca de Jesus no Templo

Por ocasião de seu retorno fixou residência na pequena cidade de Nazaré sem temer por sua vida. Quando Jesus ficou perdido no Templo, José (junto com Maria) procurou por ele com grande ansiedade por três dias (Lucas 2,48). As pessoas de Nazaré constantemente repetiam a frase em relação a Jesus, "Não é este o filho de José?" (Lucas 4,22)

As festas judaicas em Jerusalém

Ele levava sua família a Jerusalém todo ano para a Páscoa e outras festas de preceito, algo que não era fácil para um trabalhador.

Na vida pública de Jesus

A última menção feita a José na Bíblia é quando ele procura por Jesus no Templo de Jerusalém. Depois deste acontecimento José desaparece do cenário da narrativa bíblica. Durante a vida pública de Jesus não encontram mais nenhuma citação, nem nas narrativas da morte e ressurreição de Jesus. Aqui entra a constatação feita por muitos estudiosos da Bíblia. Provavelmente José havia morrido antes que Jesus iniciasse sua vida pública. Seguindo estas considerações dos Biblista Jesus teria 30 anos de idade. Seria uma das hipóteses quanto a pergunta que é feita.

Concluindo:

Izabel!  Pelo exposto acima podemos perceber a diferença entre José do Egito e José, o esposo de Maria. São duas personagens históricas importantes na Bíblia Sagrada, mas que viveram em épocas totalmente diversas. José esposo de Maria não tem nada em comum com o personagem antigo-testamentário José do Egito.

Talvez a única semelhança que possa existir é no nome, os dois se chamam José. Mas isto não vem o caso. Assim com o nome Jesus, em sua época era muito comum e o nome Maria no judaísmo do mesmo modo era um nome muito comum.

7695 visitas

29 comentários

Postar um comentário

  • oliveira ferreira da silva (diadema sp) - 05/08/2014

    jacó pai de josé do egito é filho de isaque e jacó pai de josé de jesus é filho de matã ficou claroé so ler genesis25:24 e também mateus1:15

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 07/07/2014

    neide (Rio das Ostras) O josé do Egito foi a séculos e séculos antes do Salvador nascer.

  • neide (Rio das Ostras) - 07/07/2014

    O pai de José lá no novo testamento era também Jacó por isso minha duvida

  • vera (curitiba) - 18/03/2014

    Nessa era onde tudo pode ser buscado através da tecnologia, isso deve ficar fácil para vocês responderem: Qual era o nome de seu tataravô paterno, e o pai dele, e o avô dele, e o bisavô dele, e o tataravô dele... Acredito que algumas gerações podem ser levantadas, outras perdidas em parte, mais o que importa é que o Cristo foi anunciado pelos Profetas a começar IX séculos antes de Ele aparecer e a última profecia foi de Isaías, aproximadamente V séculos antes de seu aparecimento, tudo que estava descrito aconteceu...

  • BENEDITO (BARRETOS) - 16/09/2013

    ESSE JACOB PAI DE JOSE O CARPINTEIRO, NAO TEM NADA A VER COM O JACOB PAI DO JOSE DO EGITO, JOSE O CARPINTEIRO VIVEU NAS TERRAS FUNDADAS HA MUITOS ANOS PELOS FILHOS DO OUTRO JACOB(EPOCA DE ABRAAO), AS DOZES TRIBOS DE ISRAEL.

  • Rosemeire (São Paulo SP) - 23/08/2013

    Cesar, não leve em conta aquele meu comentário queria me referir ao Everaldo de Minas e postei na pergunta incorreta, desculpas espero que entenda.

  • Fernando Costa (Ponta Delgada) - 23/08/2013

    Meus irmãos, é só um pequeno problema, como citado na Bíblia Jesus devia descender de Davi, mas para isso era preciso que Ele fosse filho de José, que não foi o caso, Ele é Filho de Deus e Maria era virgem.Que discrepância.

  • ariam (salvador) - 26/07/2013

    por favor, tbm tenho uma duvada, na arvore genealógica de Sr Jesus fala que Jose era filho de Jaco, eu continuo com essa duvida. podem me ajudar?

  • joana beatriz (manaus) - 10/07/2013

    Eu estava estudando a biblia e isso me ajudou muito, eu não sabia identificar os dois mas agora eu consigo, eu sou uma criança de 10 anos e me orgulho de ser CRISTÃ tantas pessoas que não são CRISTÃS mas elas não sabem o que estam perdendo

  • Ágape (Brasília) - 25/12/2012

    Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; Mateus 1:1-2 E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. Mateus 1:15-16 É coincidência os nomes: Jacó pai de José do AT e do NT. Pois, era costume usar os mesmos nomes. Nos confunde um pouco...

  • ROQUE (JAPAO) - 08/09/2012

    PAZ E BEM A TODOS. SE TODA VEZ QUE LERMOS NA BIBLIA IRMÃOS DE JESUS ,E ISTO SIGNIFICAR FILHOS DE MARIA ,ENTÃO EM CORÍNTIOS CAPÍTULO 15 ,VERSÍCULO 6 ,SÃO PAULO VAI DIZER QUE JESUS APARECEU A MAIS DE 500 IRMÃOS DEPOIS DE SUA RESURREIÇÃO .SENDO ASSIM CONFORME QUEM CRER QUE NA BIBLIA IRMÃOS DE JESUS SIGNIFICA FILHOS DE MARIA ,ENTÃO MARIA NÃO TEVE SOMENTE OUTROS QUATRO FILHOS COMO DISSERAM ,MAS SIM MAIS DE QUINHENTOS FILHOS. ENTÃO É UMA DEUSA.

  • José Marcel Lança Coimbra (Marília) - 18/08/2012

    O autor do texto afirma que o José do Antigo Testamento não tem nada a ver com José do Novo Testamento, esposo de maria, apenas o nome que era muito comum. O autor do texto esqueceu-se que, um Restamento ilumina ou esclarce/prepara o outro. Não é só o nome que era comum aos dois Josés: ambos, curiosamente recebiam esxclarecimentos, mensagens, por meio dos sonhos. José do AT sonhando que o sol a lua e onze estrelas se prostravam diante dele etc., o José do NT, recebe, por sonhos, mensagens de Deus sobre o menino ...

  • vitoria (imperatriz) - 20/06/2012

    na historia de jose vem dizendo que ele era o filho preferido de jaco e os outros irmaos dele ficaram com inveja pois decidiram vender ele pro egito e la no egito ele se tornou rei.

  • ad (colatina) - 22/12/2011

    LEONILDO, faz sentido...é uma hipótese provável.

  • Luiz (Cajati) - 22/12/2011

    Cada um deduz o que quizer.

  • LEONILDO Vianna (pres. prudente sp) - 22/12/2011

    Olá amigos: em relação a José e Maria eles foram casados maritalmente e tiveram quatro filhos e filhas e a bíblia diz que Jesus é o primogênito de José e maria e unigênito de Deus pai; e na tradição deles o filho mais velho assume os negócios do pai em caso de morte, e foi o que aconteceu com Jesus, e que depois de alguns tempo deixou tudo e foi para o seu ministério que se iniciou-se aos 29 anos de idade, e foi aí que começou as contendas com seus irmãos, porque os outros não queria assumir a carpintaria; mas mesm...

  • ana (rgt) - 22/12/2011

    Inveja de uma falsa profetisa racista? Eu não

  • ana (rgt) - 21/12/2011

    Inveja do grande desapontamento? eu não!!

  • ad (colatina) - 21/12/2011

    dizem que é inveja...

  • ad (colatina) - 21/12/2011
  • ana (rgt) - 21/12/2011

    A teologia adventista tambem não é a mesma da bíblia.Se escondem por trás de uma falsa profecia

  • ana (rgt) - 21/12/2011

    Para os adventistas, o arcanjo Miguel é Deus Todo-Poderoso. Por que estamos dizendo isso? Porque os Adventistas acreditam que Jesus seja o arcanjo Miguel, e, crendo que Jesus seja o Deus Todo-Poderoso, é inescapável a conclusão de que o arcanjo Miguel, na visão deste grupo religioso, é Deus Todo-Poderoso.

  • ana (rgt) - 21/12/2011

    Outra coisa bem interessante é que nos tempos de Ellen Gold White, os Adventistas não criam na doutrina da trindade, mas sim que Cristo era subordinado ao Pai e que o espirito santo era um poder. Pode-se ver isso analisando livros antigos produzidos por Tiago White e Ellen, tais como estes escritos: 1-James White (ou Tiago White), marido de EGW, e três vezes presidente da Conferência Geral, órgão máximo na IASD se expressou nos seguintes termos: "Eles tornarão seus ouvidos para longe da verdade e se vol...

  • ad (colatina) - 21/12/2011

    ana o posto de vista da teologia catolica não é o mesmo da Bìblia, portanto, sejamos anátema. Ninguém será inocente por se esconder por detrás uma igreja que comete um erro claramente exposto. O Cristianismo é vão quando ignora-se os escritos Bìblicos e segue-se tradições absurdas de homens como se fosse algo dado por Deus...e ainda cometem a hipocrisia de usarem a Biblia para explicar algumas coisas...A idolatria de Maria é manjada por todas as denominações e bem característica de uma igreja proveniente do paganis...

  • ana (rgt) - 21/12/2011

    A única questão que pode suscitar perguntas, do ponto de vista da teologia católica, é a realidade dogmática da virgindade perpétua da Virgem Maria. Vejamos. É parte da fé católica que a Mãe de Jesus é perpetuamente Virgem. Isso exclui totalmente a possibilidade que a Virgem Santíssima tenha outros filhos naturais, além de Jesus. Exegeticamente, é fora de dúvida que quando o Novo Testamento fala em “irmãos de Jesus”, de modo nenhum está referindo-se aos filhos de Maria! A palavra irmãos pode indicar vários graus d...

  • ad (colatina) - 21/12/2011

    olha Leonildo, eu não vejo problema em José ter sido viúvo...mesmo que a Bìblia não diz que sim, mas também não diz que não! Além disso, não temos muitas informações de José na Bíblia. Da mesma forma, é possível e natural que José e Maria tiveram relações depois do nascimento de Jesus, e também possível e natural que tenham tido outros filhos. POrém, existem alguns trechos que nos levam a questionar algumas coisas. 1 - O trato dos irmãos de Jesus para com Ele era bem áspero, o que nos leva a pensar que os irmãos er...

  • LEONILDO Vianna (pres. prudente sp) - 21/12/2011

    quero deixar bem claro que maria mãe de Jesus e esposa de José,e que apôs o nascimento de Jesus eles tiveram relação sexual normal de um casal, dessa relação nasceram 4 filhos e filhas, MT13:55 e essa história que José era viúvo isso é mentira porque a bíblia não diz nada sobre isso e nem quantas são as suas irmãs, maria foi virgem até o nascimento de Jesus,mesmo porque apos o nascimento ela já deixaria de ser virgem. OK.

  • ana (rgt) - 19/12/2011

    E por coincidencia o pai de S.Jose tambem se chamava Jacó.

  • ad (colatina) - 18/12/2011

    nossa Izabel, tudo bem q vc não sabe mas isso é um sinal que vc não está lendo a Bìblia mesmo...agora te dou um conselho, vai ler na Bìblia pq o que respondem aqui nem sempre é verdade;;;