Olá!  Natalícia de L. de Freitas, Ba.

Tua pergunta nos remete para o segundo livro de Samuel 5,14-16, que nos fala dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém. O texto assim se apresenta:

“14 Estes são os filhos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobab, Natã, Salomãso, 15 Jebaar, Elisua, Nafeg, Jáfia, 16 Elisama, Baaliada, Elifalet”.

 

Elisama e Elifalet são nomes de duas filhas do Rei Davi. O que chama atenção é que estes nomes como qualquer outro nome, tem um significado em específico.

Assim a localização do texto no Antigo Testamento, (tua pergunta Natalícia) é o apresentado acima, aproveito a reposta para acrescentar o significado dos 2 nomes pedidos:

 

Elisama (significa Deus ouve)

Mostra um Deus atento com seus filhos, Deus quer ouvir o nosso clamor, nossa oração e nosso desabafo. Assim Deus agiu com o profeta Elias agora age com quem o busca.

- Deus ouve nossas palavras impulsivas e rebeldes. 1 Rs 19.4b

- Deus volta a nos ouvir, quando tomamos uma posição correta diante dele. 1 Rs 13,14.

Deus constantemente nos ouve em momentos bons e maus, corretos e errados. Podemos "convencer" a Deus para nos acompanhar e abençoar, na caminhada de nossa vida ou decretar o fim de nossas palavras e pedidos.

 

Elifalet (significa Deus faz e age em nosso favor)

Deus sabe de nossas situações, ouve nossas orações e observa nossos caminhos. Mas ele tem algo melhor para cada um de nos, muito além do que imaginamos. Ele tem solução para todas as nossas angustias. Após um momento de provas, ele finalmente mostra o que nós já sabemos bem. Ele é Deus de vitória e está sempre pronto a nos abençoar.

 

Concluindo:

Para entender a ação de Deus na vida devemos esperar Deus incansavelmente, rezar constantemente, e perceber o momento certo que Ele mostrará o seu socorro.