Olá! Terezinha das Graças – Campos dos Goytacazes - RJ
Neste período de preparação ao Natal surgem em nossa mente muitas perguntas. Algumas se referem a Jesus que celebramos seu nascimento, outras vêm do nosso redor fruto da propaganda comercial e da materialização do Natal. Muitas destas perguntas podemos encontrar respostas que nos satisfazem, outras perguntas permanecem sem repostas ou mesmo nos não podemos mudar as respostas que encontramos.

Mesmo com referência ao dia 25 de dezembro. A pergunta é: onde encontramos escrito nos evangelhos esta data. Sabemos já de antemão que a data escrita no texto não existe, mas nem por isso podemos querer afirmar que o nascimento de Jesus não existiu. Cada ano as revistas sensacionalistas trazem, sempre reportagem sem credibilidade nenhuma acerca de Jesus, seu nascimento, sua vida e muitas vezes questionam a existência de Jesus. Penso que isto faz parte da pessoa humana à busca de respostas, mas nem por tudo que ouvimos deixamos de amar a Cristo e seu evangelho. Se estas desinformações sobre Jesus alterasse a realidade de tantas pessoas que vivem segundo o evangelho de Jesus há muito tempo não se falava mais Dele.

A pergunta é sobre a data do Natal se de fato é o dia 25 e onde esta escrito na Biblia.

Não gostaria de repetir a resposta que foi data em pergunta semelhante no mês de novembro, deixo a indicação para a leitura basta dar um click  nesta pergunta:

Gostaria de saber se dia 25 de dezembro é a data que Jesus nasceu e como prova a Biblia. Esta pergunta foi feita por Sergio Galiza – Serrinha.

Em resumo a resposta foi esta:
Ela diz o por que Jesus não nasceu em 25 de dezembro:

O evangelho de Lucas 2,8-11 narra o nascimento de Jesus.

Sabemos que no Oriente Médio, na Palestina, o mês de dezembro é pleno inverno e o dia 25 de dezembro faz muito frio na região e ninguém fica exposto ao tempo, mas os pastores e os rebanhos se recolhem nas grutas, abundantes na região, para se abrigarem e estarem em torno do fogo.

Como surgiu a data em 25 de dezembro?
Se a data de 25 de dezembro não é a do nascimento de Jesus, quem escolheu e porque foi escolhida esta data? As festas Romanas vividas em todo o Império Romano influenciaram a data do Natal. O Império Romano celebrava em Dezembro a festa dos Saturnais, dedicada ao deus Saturno, com duração de quatro dias. Era o início oficial do inverno. Esta festa era uma espécie de carnaval e se dava na época do Inverno.

Substituições de nomes e significados para o dia 25
Com o avanço do cristianismo no Império Romano e o surgimento de Constantino (313-337 d.C.) – imperador de Roma a religião cristã se tornando oficial do Império aconteceu a substituição do Deus Sol por Jesus Cristo.

Concluindo
Pelas razões apresentadas e conhecidas no texto bíblico nesta época invernal na região da Palestina o nascimento de Jesus não aconteceu. Provavelmente foi na ocasião da festa dos tabernáculos. A data precisa do dia do nascimento de Jesus a Bíblia não nos fornece. Os primeiros cristãos não celebravam seu nascimento nesta época porque consideravam a comemoração de aniversário um costume pagão. Somente mais tarde que foi oficializada esta data como forma de suplantar um culto pagão ao Deus Sol.