De fato tua pergunta é interessante, pois nos remete a um assunto muito comum na análise literária do texto Bíblico.

Sabemos que a Bíblia não é composta apenas de um livro no seu todo. Mas é uma coleção de livros. Também vamos encontrar diversos estilos literários e gêneros literários, encontramos livros históricos narrativos, sapienciais, salmos, proféticos, apocalípticos, os evangelhos as cartas etc. Se quisermos entender melhor o texto escrito teremos que valorizar os gêneros literários. Esta disposição nos ajuda muito a entender o texto sagrado.

 

O gênero literário de Pr 31,10-31:

No Antigo Testamento temos diversos gêneros literários no conjunto de seus livros. Os provérbios são um deles e no gênero literário encontramos formas literárias de apresentação do texto.

O autor de Provérbios 31,10-31, transmite a mensagem divina sobre a mulher virtuosa na forma literária de poema alfabético. Isto é cada versículo inicia com uma letra do alfabético hebraico.

 

Poema alfabético:

Transmitir o texto sagrado em forma de poema e iniciá-lo com as letras do alfabeto hebraico, no caso deste de Pr. 31,10-31, é um recursos usado pelos hebreus para facilitar a memorização do texto sagrado. Uma exigência da época devido à dificuldade de ser ter o texto escrito. Existiam escribas a serviço no Templo de Jerusalém que sabiam os livros bíblicos de memória. Eram livros ambulantes.

Restou, entretanto o problema para nós hoje, que traduzimos o texto original, possuímos outro alfabeto, com letras latinas, no momento da tradução do texto hebraico a palavra com carateres latinos inicia com outras letras, perdendo-se o sentido em que o poema foi composto.

Alias é bom lembrar que os livros sapienciais, são de difícil tradução e muitas vezes os tradutores facilitam a compreensão do texto usando outros termos ou até omitindo palavras para dar uma ideia melhor da mensagem que o texto quer expressar. Mas permanece sempre neste tipo de tradução a descaracterização do texto original.

 

Poemas alfabéticos em outros livros bíblicos

Este mesmo recurso literário dos poemas alfabéticos encontramos no livro dos Salmos : número 9 e 10; 34; 37; 111; 112; 119; 145; no livro das Lamentações 1-4; Naum 1,2-8; Eclesiástico 51,13-39, em que no inicio de cada verso a letra vai formando o alfabeto hebraico. (às vezes as letras do alfabeto se encontram em outra sequência).

 

Concluindo:

Querer entender estas sutilezas dos gêneros literários e formas literárias usadas na Bíblica é querer chegar à verdadeira interpretação do texto sagrado e descobrir o que Deus quer de nos a seu serviço na evangelização.