Olá Henrique Castro de São Pedro da Aldeia.

 

Período histórico de Davi e Salomão

Os reinados dos Reis Davi e Salomão se desenvolveram entre os anos de 1010 a.C. até o ano de 931 a.C.

Foi um período muito importante para o estado de Israel, pois se afirmou como nação entre os grandes Impérios. Muitos estudiosos afirmam que isto pode acontecer porque houve um enfraquecimento do Império Egípcio e dos Babilônicos. Israel sempre foi uma região muito pobre em recurso econômicos, comparada com a fertilidade do Nilo no Egito e a civilização da irrigação na Babilônia, com o rio Tigre e Eufrates.

Entretanto apesar da organização do estado de Israel, este período de progresso não se estendeu por muitos anos.

 

Surgimento do Rei Davi em 1010 a. C.

Davi foi o segundo rei de Israel. Inicialmente, conforme a narrativa bíblica foi chefe de um bando, trabalhou para o Rei Saul, foi um guerreiro destacado e tornou-se herói nacional quando venceu a Golias matando com uma pedrada. Demonstrou ser grande estrategista militar e tomou Jerusalém da posse dos Jebuseus, cortando a água que supria Jerusalém. Foi músico poeta e compositor. Os problemas começaram com o adultério com Betsabéia, e com profeta Natã. Governou Israel de 1010 a.C. até 970 a.C.

 

Surgimento do Rei Salomão em 970 a.C.

Salomão, era filho do Rei Davi com Betsabé, obteve proteção de Sadoc e do profeta Natã. Dentre os filhos do Rei Davi foi ele o escolhido para ser Rei de Israel.  Tornou-se grande em Israel, executou grandes obras como o Templo de Jerusalém, fortalezas, guarnições militares e cidades. Foi bom administrador econômico, dedicou-se ao comércio e possuía grande sabedoria. Alguns livros da Bíblia são considerados autor: Eclesiastes, Cântico dos cânticos, Sabedoria. Sua fortuna fez com que seu harém possuísse 1000 mulheres e começou a desagradar a Deus permitindo a pratica do o culto pagão a suas mulheres, no chamado monte do escândalo em frente a Jerusalém.