Olá Rosilene O. S. Silva de Duque de Caxias

A resposta a esta pergunta vamos encontrar no livro do Eclesiastes do Antigo Testamento capítulo 3,1-8. Num mundo em que vivemos e que estamos sempre correndo desde o despertar até a noite este trecho do livro do Eclesiastes o capítulo 3 se reveste de importância sem limites!

Encontrar esta sabedoria do Eclesiastes é tarefa de todos nós

 

Notas introdutórias sobre o livro do Eclesiastes:

O livro do Eclesiastes é considerado o mais bonito da Bíblia muitos afirmam que ele é o menos judaico-cristão de todos os outros livros. Seu nome tem origem na tradução grega do título -Qohelet - com o significado de “aquele que reúne”. Outro termo poderíamos relacionar a ele, Ecclesia, com significado de reunião, grupo de pessoas  é a palavra grega que vai originar a palavra “igreja”. Utilizando uma tradução mais popular e menos literal para o termo Qohelet podemos dizer como: professor.

 

Alguns traços sobre o Eclesiastes:

O livro inicia apresentando, o professor como filho de Davi e rei de Jerusalém. Na nossa mente vem que seria Salomão a pessoa que corresponde a esta descrição, mas poucos acham que o rei Salomão o escreveu. Das considerações a respeito uma interpretação é de que o Professor seja um descendente de Davi; outra, que ele simplesmente atribui o texto a Salomão para ganhar credibilidade e aceitação aos leitores.

Em resumo o livro conta que ele teve muitas mulheres, isto não traz nada; teve dinheiro, mas tudo se tornou vazio; trabalhou incansavelmente e este trabalho pouco significou. Que se tornou sábio, no entanto continuava o mesmo. Tudo já foi feito, “Não há nada de novo sob o Sol”.

Confere Eclesiastes 3,2:

“Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher;”

 

Olhando o capítulo 3

No livro do Eclesiastes, capítulo terceiro, o professor assume a tarefa de instruir os jovens. Insiste no tema do entendimento e que este não é substituído nem pela ciência e nem por estratégias especiais.

O sábio professor indica como meta a seguir: "Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou”....(conf. Ecl 3,2) Demonstra o professor que a vida não pode ser vivida sem essa sabedoria. Trata-se da existência como um longo caminho na vivência do amor, praticando a justiça, e ainda no exercitar-se no gosto de ser com as outros.

 

Concluindo:

A família tem tarefa fundamental em ajudar os jovens a buscar a sabedoria. Este caminho a ser percorrido deve ser tomado com urgência e perseverança. Só deste modo conseguiremos encontrar a paz, evitar a violência, as disputas a desfiguração das instituições.