Quando nós morremos sem Cristo é verdade que vamos para o tormento que ainda não é o inferno? E, quando morremos em cristo é verdade que vamos para o seio de Abraão que ainda não é o céu? O que é seio de Abraão? O que é ceio de abraão?

Pergunta de Christianne, Rio de Janeiro
Resposta de Luiz da Rosa, em 29/06/2009


Leia mais sobre Vida depois da morte

A expressão seio de Abraão aparece em Lucas 16,22, no contexto da consolação dos justos depois da morte e da intimidade que estes terão com o “pai Abraão”.
O texto é aquele da parábola do rico e do pobre Lázaro e diz: “Aconteceu que o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão.” Trata-se de uma expressão judaica que traduz a antiga frase presente no Antigo Testamento ‘reunir-se a seus pais’, ou seja, reunir-se com os patriarcas (veja Juízes 2,10: “E quando toda aquela geração, por seu turno, se reuniu a seus pais, sucedeu-lhe uma outrar geração que não conhecia a Iahweh nem a obra que le tinha fieto por Israel.”). Revela também a realidade da promessa feita aos patriarcas que é transmitida aos verdadeiros filhos de Abraão, ‘pai na fé’, que participarão, com os patriarcas, ao banquete celeste. Em Mateus 8,11 lemos: “Mas eu vos digo que virão muitos do oriente e do ocidente e se assentarão à mesa no Reino dos Césu, com Abraão, Isaac e Jacó...”

A união com Abraão, o estar no seio de Abraão, portanto, pode ser considerado como uma evocação da era messiânica, que a partir de Isaías pode ser visto como um banquete (Isaías 25,6; 55,1-2). Portanto, em prática, “seio de Abraão” significa uma realidade celeste, o céu segundo nossas categorias teológicas e morais.

Para onde vamos depois da morte é um mistério. Não mistério no sentido de coisa escondida, mas mistério como algo compreensível somente no âmbito da fé. Sabemos que temos uma “moradia” preparada para nós e que somos destinados à vida eterna, mas não como isso acontecerá. Graças, também a influências de obras literárias como a Divina Comédia de Dante, pensamos sempre em Céu, inferno e Purgatório, como 3 ‘locais’ para onde iríamos depois da morte. O purgatório é uma categoria teológica católica. O céu reservado aos justos, o inferno àqueles condenados e o purgatório, como se deduz do nome, àqueles que devem purificar-se de seus pecados, mas que não são definitivamente condenados ao inferno. Portanto o purgatório seria um tipo de ‘sala de espera’ para o céu e as pessoas que ali se encontram seriam destinadas ao céu e não ao inferno. Digamos que embora ainda vigente, tal teologia não é mais muito enfatizada. Mesmo por que se depois da morte não existe mais a categoria ‘tempo’, como se pode ficar ‘por algum tempo’ num lugar? De qualquer forma se sublinha que o purgatório não é um lugar e nem uma punição divina, mas sim um dom de Deus que acolhe o pecador que, embora de modo imperfeito, caminhava na graça. Tal idéia é ligada com a tradição da oração pelos mortos, que se baseia sobretudo em 2Macabeus 12,42-45, quando Judas Macabeu e a multidão rezam por soldados mortos lutando pela causa dos judeus, mas que haviam cometido um pecado, para que os seus pecados sejam perdoados.

Várias confissões não concordam com a doutrina da igreja católica, pois retém que a argumentação baseada em 2Macabeus não é válida, visto que é um livro que não faz parte da bíblia dos judeus e, por isso, também não está na bíblia de Lutero.

5745 visitas

49 comentários

Postar um comentário

  • jesse (luziania) - 01/06/2014

    esse negocio de orar por morto em 2 macabeu.Deus nao é Deus de morto mais sim de vivo s que os mortos sepultem os mortos .... mateus 9-60

  • Renato (São Paulo) - 30/05/2014

    Óbvio que foi por escolha dele! Mas esse tipo de resposta não responde. Vamos colocar de outra forma: há na bíblia alguma indicação de PARA QUÊ Deus precisa do homem ou o que ele pretende com o homem ou que utilidade tem o homem para Deus? Observem que não pergunto o que voces acham, mas se Deus, de alguma forma, revelou PARA QUÊ criou o homem. Não é POR QUE criou (ele é um deus faz o lhe der na telha) mas... se ele revelou o PARA QUÊ criou o homem.

  • ad (aracruz) - 30/05/2014

    Renato, Deus precisa do homem porque escolheu assim. Deus é um ser vivo, com escolhas. Mas é diferente Deus precisar e Deus depender. Deus não depende de ninguém. Tem q ler mais Bíblia hein ,tá feio aqui.

  • Renato (São Paulo) - 30/05/2014

    Esse mecanismo, no qual o Cristo é o dispositivo que "une o EDEM perdido à ETERNIDADE" é conhecido. Mas a pergunta é: para que tudo isso? Por que deus precisa que o homem (ou parte deles) viva eternamente? Na verdade: para que Deus precisa do homem?

  • Antonio de Mello (Londrina) - 29/05/2014

    Renato. ..Sua pergunta... E qual seria o objetivo de Jesus em refazer essas Almas? Pra que ele precisa disso?.....O objetivo é simples! Jesus é a ponte que une o EDEM perdido à ETERNIDADE! A promessa feita a Adão de ser restaurado, depois do pecado, ainda está de pé...Jesus substituiu as vestes improvisadas usada pelo casal fugitivo, pela pelo de um CORDEIRO, depois de verbalmente lhes comunicar o Vicário Plano da Rredenção. Esse Cordeiro imolado diante deles, apontava para a Cruz do Calvário. Não existe vida eter...

  • Renato (São Paulo) - 26/05/2014

    Sim, mas para ressuscitar a ALMA Deus terá, de acordo com a opinião do Antonio de Mello, que refazer a combinação MATÉRIA + ESPÍRITO (fôlego). Com isto, A Alma deixará de ser 0 e voltará a ser , novamente, ALMA VIVENTE. Mas qual seria a utilidade dessa sequência de criar a ALMA, “zerar” a ALMA e recriar a ALMA? Tudo isso seria apenas para que as ALMAS tivessem a oportunidade de escolher se querem ser ressuscitadas? Por que Jesus precisa ressuscitar as ALMAS? Pra que ele precisa de ALMAS?

  • Ademar (aracruz) - 21/05/2014

    Renato, Deus não vai refazer, e vai ressuscitar. Se for salvo, vc vai reconhecer seus conhecidos no céu. Se não fosse assim, não teria graça alguma.

  • Renato (São Paulo) - 21/05/2014

    Pelo que entendi, inicialmente o fôlego estava com Deus. Aí Deus junta pó e fôlego e faz a alma (pela equação do Antonio). A alma, então, tem a oportunidade de escolher se quer ficar com Deus ou não. Aí, com a morte, a alma se desfaz, separando o pó do fôlego; o fôlego retorna para Deus. Volta-se, assim à situação original: o pó continua onde estava e o fôlego continua onde estava. A diferença é que já se sabe quais almas escolheram ficar com Deus. Mas essas almas não existem mais! Aí a pergunta: Jesus vai refazer ...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 21/05/2014

    Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus. Salmos 146:4-5.........Uma escritora americana diz que ninguém irá DESLIZANDO para o céu....A pessoa precisa querer mesmo. Como Davi espera....."""A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que os guardas pelo romper pela manhã. Salmos 130:6""""........

  • Antonio de Mello (Londrina) - 21/05/2014

    Oi Sandro. Paulo e Jó .....Veja: """""Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior. Jó 19:25-27.....Depois da carne ser consumida EM MINHA CARNE VEREI A DEUS!!!!.......Assim como Jesus reconstitui a matéria, pode muito bem reconstituir ou transformar o nosso espirito que se ap...

  • Sandro (Rio) - 21/05/2014

    Vejamos: Deus (sabe-se lá porque) criou a alma vivente juntando pó e fôlego. Depois, com a morte, separa-se o pó do fôlego: pó continua sendo pó e fôlego continua sendo fôlego, só que este retorna para Deus. Depois vem Jesus (sabe-se lá quando) para ressuscitar aqueles que quiseram ser salvos. Ressuscitar é restituir à vida, é tornar a viver. O que retornará à vida, isto é, o que será ressuscitado? Será aquela combinação de pó e fôlego que vivera um dia?

  • Ademar (aracruz) - 20/05/2014

    Sandro, está escrito na Biblia: o espírito volta para Deus...Cientificamente ainda é impossível entender o que significa isso, Mas pense: Deus criou o homem do pó da terra. Moldou Adão, do barro, formando a carne, e soprou o folego de vida, que é o espírito, e o homem passou a ser uma alma vivente. Quando morre, acontece o contrário: O corpo, que é o barro, volta para a terra, e o folego de vida, que Deus soprou em Adão, e sopra em cada ser vivo que nasce, volta para ele. Até que Jesus volte e ressuscite os salvos,...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 20/05/2014

    Não se apoiem no cristo, ele tambem será lançado nas trevas quando o Salvador voltar, não só ele como tambem este sistema religioso gentio.

  • Silas (Rio) - 20/05/2014

    Ou seja, com a morte a MATÉRIA continua sendo MATÉRIA (não vira zero, obviamente!). E o FÔLEGO (espirito)? Este vira zero ou continua sendo FÔLEGO?

  • Sandro (Rio) - 20/05/2014

    Antonio, a minha questão não é "o que é" mas "para onde". Para onde vai o fôlego? De resto: que não existe vida sem folêgo de vida é... elementar.

  • Antonio de Mello (Londrina) - 19/05/2014

    Por isso sós acostumamos dizer "Imortalidade CONDICIONAL da Alma. Qual é a condição? Ter esperado uma NOVA Vida em Cristo, essa entidade que foi desfeita pela consequência do pecado.

  • Antonio de Mello (Londrina) - 19/05/2014

    Aí Sandro, o Ademar falou tudo. Não existe vida sem o fôlego de vida!!! É Zero meeeeeesmo!!! rsrsrs

  • Silas (Rio) - 19/05/2014

    Se Cristo dá a vida novamente, então pressupõe-se que não acabou: haveria uma continuidade entre a vida que acabou e a nova vida. Se acabou, então acabou, então nada do que aconteceu nessa vida interessa para a nova vida! Isso daria um nó na teologia cristã...

  • Ademar (aracruz) - 19/05/2014

    Gente, não sejam ignorantes. Não existe vida sem o folego de vida. E não existe vida sem um corpo. Se a Bìblia diz q morreu acabou, então morreu acabou! Cristo é quem dá a vida novamente, e isso é só na ocasião da sua vinda. ( O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. ) Esta é a primeira ressurreição. Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos. Apocali...

  • Sandro (Rio) - 19/05/2014

    Tua equação não fecha Antonio! Vejamos: se MATERIA + FOLEGO (espirito) = ALMA então ALMA - ESPIRITO = MATÉRIA (e não = 0). Mas, seja como for, a questão não é “o que é”, mas “para onde”. No caso do viciado, sua MATÉRIA continuou sendo MATÉRIA (virou adubo!). Sua PESSOA, continuou sendo PESSOA (tanto assim que você utiliza a PESSOA do viciado para ilustrar teu raciocínio!). Mas se o ESPÍRITO do sujeito, onde foi parar? Dizer que houve uma subtração não é o bastante: a questão seria "onde" foi parar o que foi subtrai...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 19/05/2014

    Cristiane, você que fez a pergunta, é importante a gente saber que não podemos tirar nenhuma doutrina fundamentada em parábolas. comparação, analogia, discurso alegórico. No contexto dessa parabola vemos que o assunto de Jesus falava não era sobre a imortalidade da alma, mas Ele dirigia o fogo do seu discurso exatamente na AVAREZA DOS JUDEUS. Os Judeus eram os depositários da a mensagem relevante ao reino de Deus, mas eles se acharam o rei da cocada preta e deixaram de proporcionar aos necessitados tanto um auxili...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 19/05/2014

    De onde vem e para onde vai esse pó!!! Simples. O que é uma alma? Tem gente que pensa que uma ALMA é tipo o GASPARZINHO. Deus formou Adão com o barro e soprou-lhe as narinas e tornou uma ALMA VIVENTE. Alma então é uma PESSOA...Ou seja: MATERIA + FOLEGO (espirito) = ALMA........Com a morte a equação passa a ser uma subtração.... ALMA - ESPIRITO = 0 .....Alma penada é coisa de desocupados..........Falando em pó. Um viciado escreveu em sua lápide: Enfim ao pó...rsrsrs

  • Cassio (São Paulo) - 19/05/2014

    Não, Erivaldo, por mim o Paulo poderia escrever como ele achasse melhor, até por que, nem eu nem você sabe o que o Paulo escreveu (ou você acha que o que você lê é o texto original escrito pelo Paulo?). Agora "nós" quer dizer "nós" isto é, um pronome coletivo que inclui, necessariamente, quem fala: no caso, o Paulo.

  • Erivaldo (Salvador) - 19/05/2014

    Cassio voce continua insistindo agora diz que o SHA'UL poderia escrever de outra maneira? Da sua maneira? Amigo se voce não quer entender o que o PAULO está escrevendo é outra coisa meu amigo, voce não tem condiçoes de ser um critico literario de PAULO e nem de ninguem, o seu desconhecimento é gritante e chega a ser monstruoso mesmo, CASSIO, lei cuidadosamente, seja honesto no seu entendimento.

  • Cassio (São Paulo) - 19/05/2014

    Ad, "Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó" é, parece-me, retórica inútil. Interessante seria esclarecer de onde vem e para aonde vai esse pó!

  • Cassio (São Paulo) - 19/05/2014

    Não Erivaldo, não precisava o Paulo escrever " NÓS os que estamos mortos?? " Bastava, se essa fosse a intenção dele, escrever: "Os que estiverem vivos". Simples assim!

  • Erivaldo (Salvador) - 19/05/2014

    GTantos Tantos besteirol, o SANDRO diz que o PAULO achava que o CRISTO iria voltar naqueles dias e que o " nós " seria o PAULO e aqueles que estavam vivendo naquela epoca? Quanta asneira nesse entendimento, " NÓS " é eu e voce hoje, CASSIO voce quer que o PAULO escreva assim == NÓS os que estamos mortos?? CASSIO imagina voce hoje lendo essa frase? estaria correta? claro que não porque? o PAULO está escrevendo para o " NÓS " nos dias de hoje e amanhã para outras pessoas que ainda estiverem vivas e ler...

  • ad (aracruz) - 18/05/2014

    Para onde vamos depois da morte é um mistério? Só se for pra vc Luiz da Rosa... vc não le a Bíblia não? Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Eclesiastes 3:19-20 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas...

  • Sandro (Rio) - 18/05/2014

    "O texto de Paulo acima disse que OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO DEPOIS NÓS OS VIVOS ESTAREMOS COM ELE NOS ARES." O Paulo achava que estaria vivo quando Jesus resolvesse voltar???

  • Antonio de Mello (Londrina) - 18/05/2014

    A Biblia não deixa ninguém em trevas sobre doutrina nenhum. Principalmente quanto a doutrina da IMORTALIDADE DA ALMA...Não existe purgatório, muito menos inferno!!!... I Tessalonicenses 4.13 a dezessete pode ajudar a entendermos a questão da morte. ..Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 1 Tessalonicenses 4:13.....Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem,...

  • Orlando Garcia (Jandaia do Sul-PR) - 18/05/2014

    Analisando os comentários, chamou-me atenção o que disse Eli (bebedouro) - 01/03/2010: "A paz irmãos, na minha opinião o que há depois da morte nenhuma religião sabe, DEUS não deu esta visão ao homem. Então quem tiver medo de morrer simplesmente faça o que é justo a cada dia aos olhos de DEUS". _______________________________________________________________ Para concluir, eu digo: Se apenas crermos em Jesus Cristo e não seguirmos o caminho que Ele nos ensinou, corremos o risco da condenação. Por outro lado, é ...

  • pammera vasconcelos (vitória) - 26/04/2013

    Realmente o purgatório não existe.Seria anular o sacrifício de Jesus. Ele diz na Bíblia quem não crer será condenado e quem crê será salvo.E pronto.Sem esssas loucuras da igreja católica que segue tradições devido às suas descobertas históricas.Devemos seguir o que diz as escrituras e só.POr exemplo:Tem na bíblia que Maria intercede por nós?Ou que devemos orar pelos mortos?NÃO TEM.mAS A IGREJA CATÓLICA SÓ PQ DESCOBRIU FATOS HISTÓRIOCOS DE PESSOAS ORANDO POR DIFUNTOS NO TÚMULO DE PEDRO....SRRSSR adaptou isso como s...

  • Erivaldo (Salvador) - 29/03/2013

    Salvação não é INDIVIDUAL, Jesus é; SALVADOR do CORPO. QUE CORPO? A IGREJA de DEUS, a Igreja DELE, O CORPO DELE. a IGREJA É A CRISTO. Morrer sem CRISTO o que significa? Sei o que é morrer sem conhecer a verdade, sem a fé em CRISTO, etc.

  • Fernanda (Uberlandia) - 28/03/2013

    Meu irmão, nada contra a sua pessoa em si, porem esse seu estudo me deu nauseas, quer dizer que pulgatorio existe? que não sera separados bodes de ovelhas? ta tudo errado que o Espirito Santo te convença da verdadeira verdade.

  • diego (campinas) - 23/02/2013

    \'A salvaçao e individual os que iram entrar nos céus são poucos mais naum a divulgação de quantos iram,jesus pagou por cada um de nos e deu a oportunidade de entrar no céus,mais muitos viraram as costas zombam,e criticam,deus esta com quem serve ele e luta comtras os demônios as lutas do dia e c= que combate as fraquesas da carne, deus esta próximos dos que o serve , seja um desses deus que os melhor os hulmindes,os batalhador

  • Adailton (São José) - 28/06/2012

    Somos chamados à santidade, mas ninguém é perfeitamente santo. Todos somos santos e pecadores. "E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus." (Marcos 10:18)
    "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1:15-16)

  • Felipe Corrêa (Arraial do Cabo RJ) - 28/06/2012

    olha naum importa como a pessoa escreve isso eh problema de cada um, entendeu Franciene, mais enfim, eu super concordo com o irmão Adailton, os catolicos inventaram muita coisa na biblia, eles botaram e tiraram muita coisa e fora q muito pecado nasceu na igreja catolica, mais enfim eh isso e vc Jcosta ta todo errado, pq a igreja prescisa de oferta pra crescer, issob e biblico e se si axa tao esperto devia saber, nao eh roubo eh gratidao pelo q deus te da, se tem puco da pouco e se tem muito da muito, entaum eh isso...

  • Felipe Corrêa (Arraial do Cabo RJ) - 28/06/2012

    olha naum importa como a pessoa escreve isso eh problema de cada um, entendeu Franciene, mais enfim, eu super concordo com o irmão Adailton, os catolicos inventaram muita coisa na biblia, eles botaram e tiraram muita coisa e fora q muito pecado nasceu na igreja catolica, mais enfim eh isso e vc Jcosta ta todo errado, pq a igreja prescisa de oferta pra crescer, issob e biblico e se si axa tao esperto devia saber, nao eh roubo eh gratidao pelo q deus te da, se tem puco da pouco e se tem muito da muito, entaum eh isso...

  • FRANCIENE (IMPERATRIZ) - 18/06/2012

    ADAILTON VC NÃO SABE NEM ESCREVER A PALAVRA " HUMANO" E QUER DAR OPINIÃO NOS COMENTARIOS...SE TOCA SEU IGNORANTE, SE TEM TANTA CERTEZA DE TUDO JÁ DEVIA SABER QUE JULGAR LEVA O INDIVIDUO PARA O INFERNO!

  • adailton (peritoro) - 20/04/2012

    olha nao existe purgatorio isso eu tenho serteza, foi algo enventado pela igreja catolica, só sei q se o ser umano nao aceitar a Jesus ele morrera sem cristo ai estara condenado para sempre, vivera em tormento no inferno, pois a biblia é clara e objetiva sem jesus nao podemos chegar a Deus. Eu sou o caminho a verdade e a vida...

  • Antonio - 21/04/2010

    Permita-me apresentar o ponto de vista biblico para esta questão da sua duvida. Em primeiro lugar, vida após a morte só existe em Jesus Cristo. O resto é lorota. Atos 1:8 diz que Jesus voltará da forma ou do modo que os discipulos o viram subir. Ou seja, a 2ª vinda de Jesus será literal, visivel e audível. Mateus 24:30 fala que ele virá com poder e muita glória. Agora associe estes textos na visão do apostolo Paulo: ão quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeç...

  • jcosta (belem) - 23/03/2010

    ramon alves, vc nao tem moral pra falar mal da minha religiao (catolica)a unica q tem pai e mae. pelo q sei a de vcs é q vendem salvaçao atraves de quem da mais é q é abençoado, ou seja, vcs sao uns verdadeiro ladrao da fé do desesperados. olhe pro seu passado e espere o juizo final, tá lascadono inferno.

  • eli (bebedouro) - 01/03/2010

    Apaz irmãos, na minha opinião o que ha depois da morte nenlhuma religião sabe,DEUS não deu esta visão ao homem.Então quem tiver medo de morrer simplesmente faça o que é justo a cada dia aos olhos de DEUS

  • LUIZ DR BRITO CAVALCANTE (Paulo Afonso Ba) - 09/09/2009

    Respondendo a Ana Pinheiro. Querida irmã.Quando o ser humano morre não vai nem pra o céu nem para o inferno e sim para a sepultura. A morte é uma parada no tempo. A biblia diz: Os vivos sabem que vão morrer, mais os mortos não sabem de nada sua memória jaz no esquecimento eclesiastes,cap.3. No momento não existe umm inferno de fogo atormentando os impios nem os salvos estão no céu, isso só se concretizará quando Jesus voltar, então acontecerá a ressurreição e o juizo final.Jesus disse: Não vos admireis disto, porqu...

  • LUIZ DR BRITO CAVALCANTE (Paulo Afonso Ba) - 08/09/2009

    A pergunta feita se os impios vão para o inferno após a morte e os salvos vão para o seio de Abraão. Na verdadde esta questão está baseada na parabola do rico e Lazáro. Esta é a parábola mais polemica de todas elas. Devemos entender que parábola não é um fato real, mas sim, um exemplo do que poderá acontecer.Muitas das parábolas de Jesus era para sensurar os fanáticos farizeus. vejamos o verdadeiro significado da parábola. O rico simbolizava a religião judaica pelo orgulho de serem chamados eleitos de Deus e filhos...

  • Ana Pinheiro (são luis) - 20/08/2009

    Olá, PAZ seja convosco! A minha dúvida, na verdade, é: Vamos nos encontrar com Jesus logo após a nossa morte? Que faremos enquanto aguardamos as bodas do cordeiro? Vamos nos encontrar com os salvos? onde? como é? Obrigada! Ana

  • Francisca Porto (Teresina) - 16/08/2009

    Me mostrem na Biblia, onde tem escrito que quando o católico morre vai direto para o Pulgatório?

  • ramon alves (coronel fabriciano) - 14/07/2009

    a Biblia nao fala de pulgatorio, so fala de ceu e inferno. o purgatirio era uma forma da igreja catolica rouba o dinheiro das pessoas com as indugencias, alegando que eles podião se salva depois de serem codenadas. uma vezes salvo as pessoas seram levadas ao seu, se for condenadas seram levadas ao fogo do inferna pois Deus é justo e zela pela palavra dele..

  • luis claudio (salvador ba) - 03/07/2009

    qual e o contesto e o testo do livro atos do apostolo