Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que Jesus é chamado Leão da tribo de Judá?



  • Pergunta de Thiago, Rio de Janeiro
  • 281696
  • 02/12/2011
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Leão | Jesus | Marcos


Olá Thiago! Rio de Janeiro

Pergunta esta muito significativa. Para respondermos esta questão que indaga sobre este titulo dado a Jesus teremos que beber das fontes do Judaísmo. Como se originou este termo, para quem era direcionado, qual o sentido histórico que possuía para o povo judaico, declarar a tribo de Judá como a guardiã do povo de Israel. O chamado Leão da tribo de Judá.

Comecemos com um versículo do livro do apocalipse, que nos coloca este título a Jesus:

“Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.” Apocalipse 5,5

E quem é o Leão da tribo de Judá? Seria Jesus!

O leão é o símbolo da Tribo de Judá, um dos filhos de Israel, e receberam de seu pai uma bênção especial. Gênesis 49,8-12 nos fala: Ele diz que os irmãos de Judá o louvarão e que a sua mão estará sobre os seus inimigos, Judá é considerado um leãozinho, isto é, ele será vitorioso sobre os seus inimigos e que o cetro, a autoridade, não se afastará dele e que a ele obedecerão os povos.

Características de um leão:

 O leão é forte, ágil, corajoso e não se intimida em enfrentar um adversário. Seu potente rugido assusta os animais que estão por perto. Seu rugido atemoriza seus inimigos.

O leão é dono absoluto de seu território, zela por ele e não se deixa apanhar desprevenido, mas está sempre vigilante. Seu rugido diz aos outros animais que aquele território tem dono, tem liderança.

Jesus é o Leão da Tribo de Judá

A primeira comunidade cristã passou a considerar a Jesus como a imagem do Leão da tribo de Judá que venceu o inimigo, foi morto na cruz, mas ressuscitou, derrotando a morte. O evangelho de Marcos é caracterizado pela figura do Leão, que mostra Jesus, o messias esperado, que vem salvar a humanidade.

Jesus, o Leão de Judá, rugiu poderosamente diante do poder do mal, declarando a sua derrota. Na Sua ressurreição, Jesus mostrou ao inimigo que Ele é a autoridade, dele é o Governo na terra e que o poder do mal já está derrotado, ele não tem lugar no território de Deus.

O evangelista Marcos contrapõe o poder do mal simbolizado pelo Império Romano e o poder de Jesus, Leão da tribo Judá, ele assegurará a vitória a comunidade cristã perseguida em Roma.

281696 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook