Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Quantas vezes a palavra Deus aparece na Bíblia Sagrada?

Pergunta de roberto, Uberlandia MG
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 06/12/2011


Leia mais sobre Javé, Jeová, Yahweh, Nome de Deus Deus

Olá Roberto! de Uberlândia MG

Já outras duas perguntas em época diferentes foram feitas, praticamente com a mesma preocupação. Junto estavam incluídas outras perguntas. Estas foram respondidas pelo colega Luis da Rosa e podem ser consultadas clicando sobre a frase abaixo:

- Gostaria de saber quantas vezes aparecem na Bíblia às palavras “Deus”, “Jesus” e “Senhor”. Pergunta feita em 07/05/2010.

-  Quantas vezes aparece a palavra Deus na no Antigo Testamento? Em 10/09/2009

 

Roberto! A leitura com atenção destas duas respostas eliminará tuas dúvidas.

Mesmo assim em forma abreviada vamos expor um pouco o conteúdo.

 

O assunto se torna complexo a partir das diferentes edições da Bíblia, cada uma com equipes de tradutores diferentes fazem com que o número do nome de Deus apareça ou mais ou menos vezes. Não falamos ainda da questão da Bíblia Católica, que admite alguns livros a mais, e a Bíblia protestante, que admite apenas os livros do Antigo Testamento que a Bíblia hebraica possue.

Respondendo à sua pergunta, apresentamos o resultado das quatro versões citadas:

A palavra Deus aparece na Bíblia nesta quantidade de vezes:

  • Edição Pastoral: 4.799
  • Almeida Revista e Atualizada: 4.353
  • Ave Maria: 2.066
  • Na Nova Tradução da Linguagem de Hoje temos 7677

 

Você se questionará: por que essas diferenças? Como vimos acima o numero de vezes que nome Deus é citado parte das traduções dependemos de quem traduziu. O certo seria utilizar o texto original: Hebraico, Aramaico e Grego.

 

A dificuldade em traduzir a palavras Deus no Antigo Testamento:

Encontramos três palavras no Antigo Testamento para o nome de Deus: YHWH, Elohim, El.

YHWHé o nome próprio do Deus de Israel. Aparece 6828 vezes no Antigo Testamento. O certo seria usar para este tetragrama YHWH, a tradução de Deus. Ele não se parece com o nome dos outros deuses e temos dificuldade em pronunciá-lo, como já sabemos. No lugar do nome de Deus eram utilizados termos como Adonay (o Senhor), Elohim e em época rabínica, hassem (“o nome”). Isso levou alguns cristãos a lerem erroneamente Jeová.

Ela parece 238 vezes no Antigo Testamento. É uma designação de Deus, um simples apelativo. Usado em muitos textos poéticos.

Elohim aparece 2600 vezes no AT. É utilizado exclusivamente com o significado de Deus.

 

Roberto, penso que para início de estudo já tens um resposta satisfatória. Entender Deus, falar de Deus e escrever de Deus, como estas vendo não é tão simples assim.

3243 visitas

2 comentários

Postar um comentário

  • Paulo (São José dos Campos) - 07/12/2011

    Jonatha gostaria de saber por que você, colocou Martinho Lutero como heresiarca? E por que, nos atermos a tradição da igreja? Ainda que eu concordo que a pronuncia correta é "Senhor". Gostaria de lembrar que a igreja comete suas falhas desde interpretações, traduções e esposições da palavra inerrante de Deus a "Bíblia". A própia palavra de Deus responsabilisa o anjo de cada igreja em apocalipse 2:1 - 3:22, por seu comportamento e ensino e de levar essas igrejas em caminhos que desagradam a Deus, diante desse texto ...

  • Jonathan (Santos) - 07/12/2011

    O heresiarca Martinho Lutero, ao fazer a sua tradução da Bíblia no século XVI, pegou um texto hebraico que continha justamente estas vogais em torno das consoantes do Tetragrama, e criou uma palavra que é na verdade composta pelas vogais de "Adonai" combinadas com as consoantes do Tetragrama: Jeová. Assim, pela ignorância dos costumes judeus, foi introduzido como sendo o nome de Deus algo que na verdade é apenas uma mistura de duas palavras, sendo uma delas o Nome de Deus e a outra uma expressão que significa "O...