Olá Leandro de Moraes de Magé

A pergunta que fazes não é tão complicada quanto pareça. Tanto o vocábulo conhecimento como o verbo hebraico conhecer é de uso muito comum nos escritos do Antigo Testamento e Novo Testamento.

 

Seu significado:

Conhecer, conhecimento  No hebraico encontramos o verbo regular ידע, cuja pronuncia pode ser transliterada como “yādha‛”, ou encontramos o substantivo que se origina do verbo conhecer e podemos traduzir como conhecimento דּעת, com a pronuncia “da‛ath. A titulo de conhecimento podemos citar o termo usado nos escritos gregos: o verbo γινώσκω, com pronuncia “ginōskō, οῖδα, com pronuncia “oída” significando “conhecer/saber plenamente”. (Encontramos outros derivado como o verbo ἐπιγινώσκω, epiginṓskō, o substantivo γνώσις, gnṓsis ἐπίγνωσις, epignōsis): “Conhecimento estritamente falando é a apreensão pela mente de algum fato, ou verdade, em harmonia com sua real natureza; em uma relação pessoal, o ato intelectual é necessariamente conjuntado com o elemento da afeição e vontade (escolha, amor, favor, ou repugnância, desgosto, etc.)”. O conhecimento é distinguido de “opinião”

 

Não vamos descrever o significado do conhecimento mas citar alguns textos bíblicos que poderão nos ajudar na compreensão do termo.

- O mais alto conhecimento possível ao homem é o conhecimento de Deus, e embora haja isso na infinidade de Deus que transcende o poder do homem de compreensão (Jó 11,7-9)

- Deus é conhecível na medida em que Ele tem revelado a Si mesmo na criação (Rom 1,19-21)

- Esse conhecimento de Deus em Jesus Cristo é “a vida eterna” (Jo 17,3) 

- o orgulho do conhecimento intelectual é condenado; ele deve estar aliado com o amor (“o conhecimento incha”, 1 Cor 8,1).

- “Yahweh conhece o caminho dos justos” Sal 1,6.

 

Penso que este seja um bom inicio na busca do entendimento e o conhecimento da Palavra de Deus.

Fonte:International Standard Bible Encyclopedia de James Orr, M.A., D.D., Editor General.