Salomão, com certeza, não escreveu nenhum dos livros presentes na Bíblia. Os livros bíblicos, completamente formados como temos hoje, nasceram somente cerca de 500 anos depois do terceiro rei de Israel. A tradição de atribuir alguns livros ou trechos a Salomão nasce da fama da sua sabedoria, sobretudo derivada da história contada em 1Reis 3,16-28, quando o filho de Davi julga entre duas mulheres que diziam que uma cirança era filho próprio. A sua fama se espalhou em todo o oriente e a própria Bíblia conta como a rainha de Sabá, da Etíopia, foi visitá-lo.

 

Essa fama fez com que diversos escritores, que viveram muito tempo depois do último rei de Israel unido, atribuissem a própria obra a Salomão. São sobretudo obras sapienciais, um estilo literário comum na Bíblia.

Esses livros são, conforme a ordem que aparece nas nossas Bíblias:

  • Provérbios
  • Eclesiastes ou Coélet
  • Cântico dos Cânticos
  • Sabedoria (só nas bíblicas católicas)
  • Veja também o Salmo 72 (De Salomão) e o 127 (Cântico das subidas. De Salomão).
    Os Salmos, na Bíblia, estão antes dos Provérbios

 

Provérbios

Começa dizendo: "Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel

Coélet

Versículo 1: Palavras de Coélet, fiho de Davi, rei em Jerusalém.
"Coélet" significa "o homem da assembléia"

Cântico dos Cânticos

O livro começa intitolando-se "O mais belo cântico de Salomão".

Sabedoria

Normalmente é dito desse livro, escrito pouco antes de Cristo, há quase mil anos depois de Salomão, "Sabedoria de Salomão".

 

Repetindo e concluindo, todos esses não são de autoria de Salomão. Com certeza tratam da sabedoria, que era a característica típica do rei de israel. O fato de atribuir ao filho de Davi essas obras é simplesmente um modo para dar autoridade a elas.