Paulo, não sei exatamente a qual situação você se refere, mas imagino que a sua pergunta tenha a ver com a passagem presente em 1Coríntios 3,11;15:
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

Nesta passagem Paulo afronta uma questão delicada, em Corinto. Naquela comunidade alguns diziam que pertenciam a Paulo e outros que pertenciam a Apolo, ambos divulgadores da Boa Nova. Essa distinção provocava divisão na comunidade. Então Paulo explica que tanto ele quanto Apolo são meramente instrumentos nas mãos de Deus e o que é importante é que o fundamento seja Jesus Cristo. Sobre esse fundamento cada um constrói, com suas próprias ações. Essa construção pode ser de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha. Chega o momento que se descobrirá com que material cada um descobriu, pois virá o fogo, que é símbolo do juízo. Obviamente aquilo que é construído com palha, feno ou madeira é devorado pelo fogo, invés outra construção o fogo tem dificuldade para destruir. Quanto mais precioso é o 'material', mas valor tem diante de Deus. �? uma metáfora para a nossas obras, que podem ser mais valiosas ou menos valiosas.

A palavra de Paulo pode ser usada para a vida de cada um de nós, que com nossas obras construímos a nossa 'casa'. Porém, no seu contexto, a passagem se refere exclusivamente aos pregadores, que anunciam a Boa Nova. Portanto Paulo, com essas palavras, está exortando os pregadores e especificando qual é a função deles.