Ola Elaine!

 

A título de introdução:

Quem é este mensageiro e o que anuncia?

João Batista viveu em uma época muito perturbada da Palestina, também de muitas expectativas. O povo estava na situação limite de resistência (Mc 6,34). Encontramos João no deserto de Judá nas cercanias de Jericó no lugar chamado Enon lugar de fontes de águas. Ele pertencia ao movimento profético de libertação da Palestina. É ele que prepara o caminho da vinda do messias, através da profecia, tendo como modelo outro profeta do Antigo Testamento: Elias. Sabemos que Elias ergueu sua voz contra Acab denunciando a manipulação que fazia da religião para explorar o povo, opôs-se injustiças e a arbitrariedade do poder político, permanecendo ao lado do povo e o encorajando que Deus iria julgar todos estes desmando com a força de seu poder (cf 1 Rs 17-21).

No profeta João Batista aparece o retorno desta voz profética contra tudo o que explora, domina, escraviza, exigindo conversão. Assim o deserto se torna o lugar do encontro com o movimento profético para preparar o caminho da chegada do Messias.

 

O que João Batista pregava:

1 - Um batismo de conversão para o perdão dos pecados (Mc 1,7)

2 - A chegada de alguém mais forte do que ele (Mc 1,7) que trará o Espírito Santo.

 

Concluindo:

A descrição da história de sua vida aparece em Mc 6,14-20. Por causa da denuncias das injustiças cometidas pelo Rei Herodes Antipas sua cabeça rola para a alegria dos palacianos que participavam de um banquete na fortaleza de Macaronte (no território da atual Jordânia) O que eles queriam era a morte do Projeto de João, pensando que com sua morte morreria sua proposta de libertação. É a história que se repete também com a morte de João Batista.