Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Quando Jesus nasceu, foi colocado em uma manjedoura. Por quê?

Pergunta de Valdirene, Santana de Parnaiba
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 22/11/2011


Leia mais sobre Natal Jesus Lucas

Olá Valdirene!   Santana de Parnaíba.

O texto do evangelho de Lucas narra o nascimento de Jesus com muitos detalhes. Inclusive fala da manjedoura:

“E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lc 2,7).

 

Recordo que Lucas escreve para gentios, espalhados pelo Império Romano, que não conhecem a realidade da Palestina e mais ainda Lucas quer mostrar que a mensagem de Jesus é também para eles, não somente para os Judeus. A mensagem de Jesus é para todos, ricos e pobres, homens e mulheres, judeus e gentios.

 

Dos quatro evangelhos, os sinóticos Mateus, Marcos e Lucas e João o único que nos fala de manjedoura é o evangelho de Lucas, um tocante ponto de interesse com respeito a Sua humanidade. Perguntamo-nos por que teria o Pai tolerado que o Seu Filho Jesus nascesse numa estrebaria entre os animais guardados por pastores? Por que foram os animais do campo de Belém, ovelhas, cabras bois vacas a sua primeira companhia? Que lições o evangelista Lucas quer apresentar para os membros de sua comunidade formada por pagãos o fato de Ele ter sido colocado numa manjedoura?

São sem dúvida perguntas importantes, que exigem uma resposta complexa da interpretação do texto Bíblico.

Algumas respostas para o Porquê de Jesus ser colocado na Manjedoura?

 

- Ele foi colocado na manjedoura porque não havia lugar na hospedaria.

Esta resposta o próprio texto nos fornece, entretanto podemos ir mais adiante, ponderando mais alguns pontos com respeito à hospedaria. Esta conclusão indica o que seus contemporâneos pensam em hospitalidade em acolhimento para uma mulher grávida. Embora a ocasião não fosse das melhores. Estava em andamento o recenseamento e as pessoas estavam viajando e procurando lugar para pernoitar. Podemos dizer que Ele não foi desejado. E assim permanece até hoje.  Tudo o que o mundo deu ao Salvador, foi o pior que tinham: um estábulo como berço do recém-nascido e sua Mãe, uma cruz para morrer no final de sua vida terrena, e um túmulo emprestado de José de Arimatéia para receber Seu corpo sem vida.

Nota: Consultando no seite a palavra manjedoura, é indicada a resposta “Questões sobre Natal” respondida pelo colega Luis da Rosa em 18/12/2006. Esta questão trás muitos esclarecimentos sobre questões e duvidas que são levantadas sobre o Natal, aproveitando um livro publicado pelo Biblista franciscano Frederico Mans: “Porque Maria colocou seu filho em uma manjedoura” (tradução do original Frances para o Português de Luis Rosa. Vale a pena conferir!

 

- Ele foi colocado numa manjedoura para demonstrar o tamanho da Sua pobreza.

O Apostolo Paulo, com o ímpeto de convertido na sua carta é veemente:

“pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Cor 8,9).

Pobre desde o nascimento, pobre Ele ficou toda a sua vida. Ele mesmo afirma “não tinha onde reclinar a cabeça e na despedida dos apóstolos usou a casa de um amigo instituindo a Eucaristia. Toda a sua vida foi vivida como um sem-teto. E a manjedoura foi o sinal evidente e forte na apresentação do Projeto de Seu Pai

 

- Ele foi colocado na manjedoura para tornar-Se acessível a todo.

Pobre, pequeno nascido em um estábulo, não representava nenhuma barreira para a aproximação. Ninguém teria receio de chegar a um estábulo. Ele estaria facilmente ao alcance tanto de pobres como de ricos.

 

- Ele foi colocado numa manjedoura para identificar-se com o sofrimento e a miséria humana.

Jesus o Filho do Homem, deixa a casa de seu Pai e desce ao nosso nível. Se identifica com a sorte humana na sua condição mais baixa, a morte de cruz. Desceu até nós a fim de restaurar o que o primeiro homem perdera no Paraíso pelo pecado e a rejeição de Deus.É dessa forma que o Homem das Dores Se identifica com o sofrimento humano e reergue a humanidade até a condição de filhos de Deus.

Poderíamos continuar as considerações a respeito da manjedoura, ao infinito. Temos conhecimento: mais que lemos e meditamos, a compreensão e a interpretação se expande.

A pergunta é muito sugestiva e cheia de significado simbólico, a manjedoura foi o lugar indicado por Deus para receber o recém-nascido seu filho, de receber o corpo do Salvador encarnando na forma humana. A manjedoura que recebeu Jesus recém nascido continua hoje ser ponto de contradição para a humanidade.

 

Nota: Consultando no Site a palavra manjedoura, é indicada a resposta “Questões sobre Natal” respondida pelo colega Luiz da Rosa em 18/12/2006. Esta questão trás muitos esclarecimentos sobre questões e duvidas que são levantadas sobre o Natal, aproveitando um livro publicado pelo Biblista franciscano Frederico Mans: “Porque Maria colocou seu filho em uma manjedoura” (tradução do original Frances para o Português de Luiz da Rosa. Vale a pena conferir!

3630 visitas

Nenhum comentário

Postar o primeiro comentário