Quais os gêneros literários encontrados na Bíblia?

Pergunta de Ana , Praia
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 10/11/2011


Leia mais sobre Gêneros Literários

Olá Ana, de Praia!

Antes de responder a pergunta lembro que no seite perguntaram sobre os gêneros literários da Bíblia. Seria interessante consultar: Quais são os gêneros literários encontrados na Bíblia? Pergunta feita por Karla Adryana Silva Oliveira em 18/03/2011

Olhando a vasta literatura bíblica existente sobre este assunto começamos pela importância dos gêneros literários na Bíblia:

 

Gêneros literários sua importância e uso na literatura bíblica:

A identificação do gênero literário encontrados nos livros da Bíblia, com suas formas próprias, linguajar e estilo literário é de fundamental importância para a compreensão do texto da palavra de Deus. É na prática atenciosa da leitura do texto que vamos identificando o gênero literário, como ele se apresenta e passamos a amar cada vez mais esta palavra de Deus e a interpretá-la de forma mais completa, transformando inclusive a nossa vida.

Pouco a pouco passamos a entender que o texto bíblico que esta em nossa frente para a leitura, surgiu em um ambiente que proporcionou as formas que aparecem no texto, estilos de linguagem e nos levam até as origens do texto, fazendo que obtenhamos uma compreensão ampla da palavra de Deus que é ali transmitida.

 

Gêneros literários na Bíblia:

Em um passado recente não se colocava dúvidas e nem se faziam perguntas pelo texto sagrado. Tudo era aceito sem dificuldades e nem mesmo se perguntava por diferenças. Mas nos últimos anos a humanidade voltada para a pesquisa à descoberta de novas fronteiras do conhecimento fez com que os estudiosos da Bíblia começassem a se perguntar, sobre o próprio texto bíblico, como se originou, como entender as contradições, etc.

Todo o desenvolvimento do estudo Bíblico fez com que se localizasse na própria Bíblia inúmeros gêneros literários. Isto foi de fundamental importância para ajudar os estudiosos da Bíblia a ler o texto e ter uma compreensão mais ampla.

 

 Os gêneros literários do Antigo Testamento

 Em um olhar amplo vamos identificar os gêneros literários que vão aparecendo no texto bíblico. Muitos destes gêneros literários que passamos a descrever agora reaparecerão no Novo Testamento.

 

 Gênero Jurídico:

Encontramos este gênero literário em boa parte dos cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. É compreensível este gênero em livros que falam de normais e leis para o povo de Deus. Aparecem dois tipos de leis: apotídicas e casuísticas. Nas leis apotídicas, os mandamentos tem inicio com um não. Ex: Os dez mandamentos (Ex. 20,3-17). E casuísticas são leis em situações específicas (Lv 20,9-18,20,21; Dt 15,7-17).

 

 Gênero Narrativo:

Fácil de entender apresentam a história contada com o intuito de transmitir uma mensagem.

 

Tipos de narrativas.

Destacamos: Epopéia, Épico, Tragédia e Romance.

A Epopéia aparece na narrativa dos feitos de um herói nacional. Por exemplo, Abraão, Gedeão, e Davi. No gênero Épico aparecem as narrativas de pessoas com façanhas militares. Lembramos a vida dos israelitas no deserto e a conquista de Canaã. A Tragédia é a história da decadência de um indivíduo, da fama e honradez ao desastre e a miséria (Sansão, Saul e Salomão). O Romance descreve a vida amorosa entre um homem e uma mulher. Aparece este gênero nos livros de Rute e de Cânticos dos Cânticos.

 

Gênero literário da Poesia:

Além da poesia hebraica encontrada nos livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos o gênero da poesia também aparece no Pentateuco e nos livros proféticos. Na poesia hebraica do Antigo Testamento e usada abundantemente as formas literárias do paralelismo entre as frases. O livro dos provérbios se destaque nesse aspecto, encontramos nele muitos paralelismos.

 

Gênero literário profético

O gênero profético é muito encontrado na Bíblia. O gênero profético não significa advinhar mas o profeta manifesta ao povo a vontade de Deus com sermões e palavras duras, com sinais, exortações e oráculos.

 

Gênero literário Apocalíptico

Este gênero literário se apresenta com abundância de símbolos, imagens, visões e revelações, essa literatura apareceu com mais freqüência em momentos de grande perseguição contra os judeus. Neste gênero literário aparece o confronto entre os justos e os ímpios, com resultados de recompensa. No livro de Daniel encontramos este gênero.

 

Gênero literário Sapiencial

Este gênero mostra a sabedoria dos simples, que é a sabedoria da vida cotidiana (Provérbios); ou mostra uma sabedoria que reflete a crise da idéia de Deus (a história de Jó); uma sabedoria que reflete a crise na própria sabedoria “vaidade das vaidades tudo é vaidade” (Eclesiastes 12,8). Os sábios do Antigo Testamento incomodaram as estruturas religiosas do seu tempo e ainda hoje incomodam os desavisados que insistem em fazer uma leitura moralista do Antigo Testamento.

 

 Os gêneros literários do Novo Testamento

 

 Gênero literário do Evangelho

 O evangelho é considerado um gênero literário e não pode ser visto simplesmente como uma biografia histórica da vida de Jesus. Isso ficou evidente na conclusão do Evangelho de João:

“Há, porém muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam” (Jo 21,25).

Ele contém material biográfico sobre Cristo, que as comunidades transmitiam oralmente e depois os evangelistas escreveram. Na verdade no evangelho encontramos a pregação de Jesus e a atividade da comunidade primitiva. No evangelho encontramos ainda: Parábolas, narrativas de milagres, cânticos, provérbios, sentenças do Antigo Testamento encaixadas no texto, genealogias, histórias da infância de Jesus, narrativas etc...

 

 Gênero literário Epistolar

Este gênero literário encontramos em grande parte do Novo Testamento, São ao todo 21 cartas, a maioria de Paulo, mas também de Pedro, Judas, João.

O uso de cartas para a comunicação entre as pessoas do Império Romano era muito comum e tornou-se depois útil dentro dos objetivos da evangelização. Era um meio muito prático e popular. A obra da evangelização não se omitiu deste meio. Em uma Epístola existe uma variante de temas, abordados em forma sistemática, na forma de uma circular dirigida a várias comunidades. Geralmente no final das cartas aparece a parte Parenética, ou exortações a comunidade, como um gênero próprio das cartas.

 

Gênero literário narrativo:

No livro dos Atos dos Apostolo, como o nome diz narra a atividade dos apóstolos Pedro e Paulo nas primeiras comunidades.

 

Gênero literário das genealogias

Este gênero literário tem como característica, um estilo típico e usa formas esquemáticas rígidas. Por exemplo as genealogia de Jesus encontrada na abertura do evangelho de Mateus (cap 1)

 

Gênero literário Apocalíptico

Este gênero literário aparece no Antigo Testamento e encontramos no último livro da Bíblia o Apocalipse e outros textos. No texto aparecem símbolos, imagens, visões e revelações, Este gênero apareceu nos momentos de grande perseguição contra os primeiros cristão. Nos governos dos imperadores Romanos Nero e Domiciano. Eles ocultavam verdades para aqueles que não pertenciam as comunidades cristãs.

 

Genero literários dos hinos e cânticos

No Novo Testamento o uso pelos autores, em especial Paulo nas cartas de textos de hinos e cânticos usados nas celebrações litúrgicas das comunidades passam a fazer parte das cartas. Por exemplo, o hino a Cristo encontrado em Fl  2, 6-11.

 

Sentenças encaixadas de textos do Antigo Testamento.

Muito utilizado no Novo Testamento, sentenças do Antigo Testamento, para explicar o texto descrito. São centenas destas sentenças utilizadas.

 

Concluindo:

A riqueza dos gêneros literários encontrados na Bíblia não se esgotam nestes apresentados acima, existem muitos outros, que juntamente com as formas literárias próprias vão dando forma ao texto bíblico. Descobrir e conhecer esta riqueza que existe no texto sagrado é um fator muito importante que acrescentamos ao estudo das Sagradas escrituras.

6625 visitas

2 comentários

Postar um comentário

  • EMMANUEL FRANCISCO JUNIOR (RIO DE JANEIRO-RJ) - 12/09/2014

    1. REGGAE BRAZIL 1 TOUR 2014-2015 2. Contrate este Show-Acustico EFJ&LENEROSA 3. Contato Brasil/Rio de Janeiro Tel. 21-22296510 Cel. 21-992394314 Cel. 21-999234509 4. ¨¢lbum: Reggae Brazil 1-LANÇAMENTO MUNDIAL 5. Artista: SANDUCK VILLAS 6. Music: O jangadeiro/SANDUCK VILLAS 7. Gravação e Edição: EFJ GLOBAL& LENEROSA 8. https://www.youtube.com/watch?v=qzkNCE-6-kM 9. REGGAE BRAZIL 1, ¨¦ uma criação. A consci¨ºncia ¨¦ ¨¤ base deste ¨¢lbum grandioso que revela o Talento do...

  • Espedito (São José dos Campos) - 04/12/2012

    Lindo muito lindo seu trabalho, estou agradecido a Deus pelo esforço de publicar coisas boas sobre a palavra de Deus. Muito me ajudou a conhecer alguns detalhes do gênero literário da bíblia. Estava querendo entender sobre os livros que aparecem com o gênero literário de contos. Deus te abençoe que continue escrever outras coisas sobre o assunto. Forte abraço