Olá Paulo Apóstolo de São Paulo!

Para a resposta da pergunta encontramos duas linhas de interpretação, os que falam que Jacó esperou 14 anos e outro grupo que argumenta que foi sete anos de espera e que depois dos 7 dias de festas núpcias, Jacó recebeu Raquel como esposa e que mesmo assim trabalhou outros 7 anos.

Somos favoráveis pela segunda interpretação, dos 7 anos, pois nos parece que o texto flui com mais naturalidade.

 

A astúcia de Labão

Todos conhecem a perspicácia de Labão e a história que a Bíblia nos conta e que foi vivida por Jacó. Labão vendo que Jacó estava apaixonado propôs ao futuro genro um acordo. Trabalhar de graça durante sete anos para poder conseguir desposar Raquel.

 

Desfecho do acontecido

Na noite de núpcias Jacó encontrou no leito nupcial irmã mais velha, Lia e não a sua tão sonhada eleita Raquel.

Na manhã seguinte Jacó decepcionado procurou o sogro. A resposta foi esta: era um costume do lugar. Não era possível casar-se com a mais nova quando a mais velha ainda estava solteira. Jacó aceitou a explicação, pois amava Raquel, e também concordou em trabalhar mais sete anos de graça. Aqui aparece a questão, mas depois da festa de casamento com Lia, Labão entregou Raquel para Jacó. (O casamento com duas irmãs só foi proibido pela lei em Lv 18,18)

 

Cocluindo

 “E disse Labão. Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos servires comigo. E Jacó fez assim. E cumpriu a semana desta. Então lhe deu por mulher Raquel sua filha”. (Gn 29,26-29)