Gostaria de saber qual era a altura dos gigantes que a Biblia fala na luta com Davi e em Deuteronomio 2,20.

Pergunta de Celso Reis de Arruda Silva, Campo Grande
Resposta de Luiz da Rosa, em 28/11/2007


Leia mais sobre Gigantes Davi Deuteronômio

Você faz menção a duas passagens bíblicas: Deuteronômio 2,20 e 1Samuel 17.

A primeira passagem que você cita, fala dos refains, que Jerônimo, na Vulgata, traduz como “gigante”. A maioria das versões não usa o termo “gigante” (a Almeida normalmente usa ‘gigante’, mas não a ‘Revista Atualizada’, que utiliza “refains”). O mesmo termo é repetido outras 20 vezes (Gênesis 14,5; Deuteronômio 3,13; Josué 15,8; etc).
Passagem significativa para entender quem eram esses gigantes encontramos em 2Samuel 5,18: Os filisteus vieram, e se estabeleceram no vale de Refaim. Desse texto podemos deduzir que os refains eram os habitantes do Vale de Refaim. É interessante notar que o mesmo vocábulo hebraico, em Isaías (14,9; 26,14 e 26,19), em Provérbios (2,18; 9,28 e 21,16) e nos Salmos (88,11) quer dizer “mortos”.
Quem habitava o vale de Refaim eram os Filisteus, os que ocupavam a terra de Israel, sobretudo a região de Israel próxima ao Mediterrâneo, quando os hebreus chegaram na Terra Prometida.

A segunda passagem que você cita tem uma ligação com os filisteus. Davi luta com um gigante. Esse gigante nada mais era do que um filisteu, provavelmente um dos seus guerreiros forte. O texto diz: Saiu do acampamento filisteu um grande guerreiro. Chamava-se Golias, de Gat. A sua estautra era de seis côvados e um palmo.
Essas medidas podem ser traduzidas em números atuais. Existem duas versões para a medida de um côvado: uma diz que é igual 52,2 centímetros e outra diz que equivale a 46 centímetros. Um palmo é igual a um sexto de côvado, fazendo as contas, Golias podia ter 3,2 metros ou 2,85 metros.

Provavelmente, como já dito acima, os ‘gigantes’ em questão são apenas gente desconhecida, que metia medo. Pode ser que tinham uma altura acima da média, mas com certeza eram homens como os próprios hebreus.

5170 visitas

13 comentários

Postar um comentário

  • Enos Gomes de Sousa (Quatro Bocas) - 21/05/2012

    Gostaria de saber o seguinte: Quantos anos exatos se deu do inicio do A. T. até o nascimento de Cristo

  • joselito (londrina) - 21/04/2012

    meus iemaos porque voces estao preocupado com os gigante voces nao vee que do seu lado estao os gigantes olha pra frente pa traz dos dois lado ai estao os gigante gigante matando nosos jovem por calza das drogas os gigante da corupsao para comcluir nos somos os mancebos e os puliticos de uma forma geral sao os gigante desculpe se dejagerei se alguem quizer comentar entra no meu email abrac.a todos

  • Leandro (General Salgado) - 02/02/2012

    Deus nunca quis que a semente do bem se misturasse com a semente do mal, nunca conviria que um povo dedicado e que honrara a Deus se misturasse a povo idólatra, rebelde e de costumes vís. Os anjos expulsos dos céus pelo próprio Deus são espíritos e não tem como se unir a carne humana para ter filhos gigantes, tendo o próprio Senhor Jesus, explicado, que nos céus (ou seja, no mundo celestial) não se casam, nem se dão a casamentos. Os gigantes são filhos da união dos povos que serviam a Deus com outros povos que o ...

  • homero buzzi (Florianopolis) - 01/02/2012

    O primeiro gigante sobre a Terra foi NimRod(Nino), que fundou Nínive. Goliath tinha 2 metros e 92 cm. pois covado judeu à época media 44,7 cm e um palmo 22,2 cm. Os gigantes eram filhos das mulheres humanas e dos 'filhos de deus' vindos dos céus, como Baal!

  • severino (bauru) - 06/11/2011

    sobre os gigantes me esprique se no diluvio Deus destruiu tudo so ficou a familia de noé de onde veio esses gigantes

  • Jaime Machado (Rio de Janeiro) - 21/07/2010

    "Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. "Núm. 13:33 Agora, de onde vieram esses gigantes ? Como surgiram ? Que terrível acidente genético trouxe à luz esses seres monstruosos ? A) Uma primeira conclusão é que indubitavelmente havia uma semente ou geração maldita na terra, antes do dilúvio; b) Outra conclusão é que esta aberração genética surgiu concomitantemente à união espúria dos filhos de Deus ...

  • Natalia (Caruaru) - 20/04/2010

    A paz Pastor.Como foi de viagem? Que Deus lhe abençoe sempre.Abraços das suas mais novas ovelhinhas Naty e Jack

  • martinho (bhte) - 29/07/2009

    achei interessante e de grande valor, parabéns valeu foi muito bom.

  • Enzo Costa Alexandre (cubatão) - 27/06/2009

    gente os gigantes tinha em média 2,92 centimetros e essa era a altura de Golias

  • Rosa (rio de janeiro) - 07/02/2009

    eu creio que davi não era tão pequeno pois a biblia relata que ele era dos menores do que seus irmãos.o meu irmão mais baixo mede 1.85 de altura

  • mara martins (Registro) - 23/11/2008

    Não é que Golias fosse tão alto.Davi é que era pequeno,porque ainda era um mancebo.

  • Pr. Genner Gomes (feira de santana -ba) - 10/11/2008

    gostei da resposta sobre a altura dos gigantes filisteus,também acredito que tenham entorno de 3,2 de alt.

  • Iago - 09/03/2008

    queria saber qual era o nome dos pais dos gigantes