Onde está escrito que é proibido o uso de pintar cabelos e unhas?

Pergunta de Joana de Araujo, Rio de Janeiro
Resposta de Luiz da Rosa, em 29/10/2011


Leia mais sobre Comportamento - regras e costumes

Joana, essa norma não está escrita na Bíblia! E o mesmo vale para tantas outras recomendações comuns sobretudo entre algumas igrejas pentecostais: usar calça comprida, cabelo curto, etc. É uma indicação dada por algumas congregações para os seus fiéis, mas não tem fundamentação bíblica.

 

Quando existe um grupo, seja ele eclesial ou social, é normal que existam leis que legislam o modo de comportar-se dos seus integrantes. Não é normal ver os soldados com o uniforme? E alguns padres com o clergyman? Há congregações católicas de religiosos que usam sempre o hábido, que não podem fumar nem beber. Invés outras não tem esses preceitos. Tudo isso pode ter à base um motivo lícito e, se você quer fazer parte desse grupo, tem que seguir tal determinação. Se, invés, crê que as razões que motivam tal costume não sejam congruentes, que não condiz com seu modo de ser é provável que não exista afinidade entre tal grupo e você, e, por isso, não é o caso que você seja um integrante dele.

 

Contudo nós aqui estamos falando de grupos eclesiais e, muitas vezes, os argumentos para defender certas práticas são buscados na Bíblia. Contudo digo com honestidade que não podemos, por exemplo, nos apoiar na Bíblia pra obrigar a uma mulher a usar somente saia, invés de calça comprida ou proibi-la de pintar as unhas. A Bíblia, escrita num tempo histórico, não lidou com tais questões, pois esses costumes não existiam naquele tempo. Como podia, então, legislar sobre isso?

 

Todavia não deixamos de lembrar as recomendações bíblicas, sintetizadas nas páginas de 1Timóteo, que valem para tudo o que fazemos: “Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia; nem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso; mas que se ornem, ao contrário, com boas obras, como convém a mulheres que se professam piedosas.” (1Timóteo 2,9-10). Como já disse em outra ocasião, esse texto é muito belo. A sua mensagem, em resumo, é que a mulher não vale pela aparência, mas pelas boas obras. Com certeza o mesmo princípio vale também para os homens e se Paulo escrevesse hoje os incluiria. O que distingue o cristão, homem ou mulher, é o comportamento caracterizado pelas boas obras.

16898 visitas

53 comentários

Postar um comentário

  • Geraldo (Curitiba- Paraná) - 03/12/2014

    Róger Melo - Bagé VOCE COLOCA == "" Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2Co 5.10"" o que o Sha'ul quer dizer é que se voce fizer o MAL AO PROXIMO voce irá RESPONDER NO TRIBUNAL más se voce FIZER O BEM E A PRATICA DO AMOR AO PROXIMO vai acontecer isto aqui = Mat.25;31 -40 é isso que o Sha'ul quer te dizer, e quanto ao teu CORPO? É SEU? E O QUE VEIO DO PÓ IRÁ VOLTAR PARA O PÓ. MÁS O QUE VOCE FIZER AO PROXI...

  • Geraldo (Curitiba- Paraná) - 03/12/2014

    paulo henrique farias (sao luís-ma) - Voce diz que "" somos TEMPLO E MORADA DO ESPIRITO SANTO "" E PORQUE VOCE VAI A OUTRO TEMPLO?? HIPOCRISIA??

  • paulo henrique farias (sao luís-ma) - 02/12/2014

    a biblia nos diz que devemos ser santos como jesus foi então temos q no santificar pois somos templo e morada do espírito santo. no ceu nao entra d qualquer jeito.

  • paulo henrique (sao luís-ma) - 02/12/2014

    nao concordo com esses tipos de coisas pois a bíblia nos diz que quando aceitamos jesus somos novas criaturas,entao estamos na terra para nos santificar e se afastar das coisas do mundo poi a muitas jezabel nas igrejas.

  • paulo henrique farias (sao luís-ma) - 02/12/2014

    nao concordo com esses tipos de coisas pois a bíblia nos diz que quando aceitamos jesus somos novas criaturas,entao estamos na terra para nos santificar e se afastar das coisas do mundo

  • paulo henrique farias (sao luís-ma) - 02/12/2014

    a biblia nos diz que devemos ser santos como jesus foi então temos q no santificar pois somos templo e morada do espírito santo.]

  • maria maria maria (maracas) - 27/10/2014

    Esse disse, não disse não vai levar a nada. Temos que lembrar que a Biblia diz que somos eleitos, sal, luz e por aí vai. Então, sede santo como Eu Sou Santo diz o Senhor e tem mais tudo me é licito, mas nem tudo me convém. faça as coisas com descencia e ordem e tudo ira bem.

  • gutemberg (teofilo otoni) - 27/10/2014

    TAMBÉM CONCORDO COM O COMENTÁRIO DE 2REIS 9.30,31 ELA SE PINTOU TENTANDO SEDUZIR A JEÚ E EM 1PEDRO 3.3 DIZ O ADORNO DELAS NAO ESTEJA NO EXTERIOR, NO FRISADO DOS CABELOS, NO USO DE JOIAS DE OURO,NO LUXO DO VESTUÁRIO

  • Leandro parisi (Piracicaba) - 26/10/2014

    Totalmente errado a resposta desta pergunta. É só ver como Jezabel se portou ao sai na varanda para receber Jeú. 2º Reis cap. vers. 30,31 e 34. Tente-se lembrar de qual mulher d dentre todas as outras da Bíblia se portou desta maneira.

  • Róger Melo (Bagé) - 25/10/2014

    Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho." (II João 1 : 9) Doutrina de homens??? Estão enganados por um evangelho de fácil acesso que deve se moldar as suas paixões e costumes pagãos. Um evangelho que não necessite de uma conversão, que não os tire da sua zona de conforto. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 04/09/2014

    gerliuson (porto velho)O templo de pedras ou sinagoga, é o lugar aonde o povo é levado a adorar o baal deus e ao ball jesus, quanto ao templo verdadeiro foi criado por YAHUWAH (criador), que somos nós,e é em nós seu verdadeiro templo que Ele habita, aonde seus verdadeiros adoradores o adoram em espirito e em verdade. Quanto ao Salomão não construiu nenhum templo, isto é uma grande farsa criado pelo sistema religioso,uma maneira de induzir o povo neste templos satanicos, aonde cobram impostos com a alegação que são...

  • gerliuson (porto velho) - 04/09/2014

    O nosso corpo é para santificação o outro templo é para adorar a Deus pois nos não somos digono de adoração assim como salomao construío o templo para adorar a Deus sendo que nos podemos adorar Deus não importa onde nos estiver mas nos temos que ter um lugar aonde todos se reune para pestar cultos e adoração a Deus so ele é digno de toda honrra roda glória e todo poder

  • gerliuson (porto velho) - 04/09/2014

    O nosso corpo é para santificação o outro templo é para adorar a Deus pois nos não somos digono de adoração assim como salomao construío o templo para adorar a Deus sendo que nos podemos adorar Deus não importa onde nos estiver mas nos temos que ter um lugar aonde todos se reune para pestar cultos e adoração a Deus so ele é digno de toda honrra roda glória e todo poder

  • Erivaldo (Salvador) - 03/09/2014

    Gerlison se o Espirito Santo mora em voce então me explica porque os Religiosos dizem que vão "" TER UM ENCONTRO COM O ESPIRITO SANTO""????? no Templo que você chama de Igreja???

  • Erivaldo (Salvador) - 03/09/2014

    Gerlison se você diz que é o Templo do Espirito Santo e Casa e Morada Dele então me explica o que voce vai fazer no outro Templo que voce chama de Igreja? ?? O Pastor diz essa frase " aqui é a Casa de Deus "" tem algo de Podre nos Religiosos. porque voce vai a Igreja Gerlison????

  • gerliuson (porto velho) - 03/09/2014

    Deus quer nossa santificação do corpo pois nosso corpo é templo do espírito santo ou seja casa do espírito santo Se o espírito santo não mora em vc outro espírito mora

  • Erivaldo (Salvador) - 03/09/2014

    Ad para com isso. Na igreja que nos ( estávamos) o descarado do lider Religioso proibia as mulheres de cortar cabelos ou pintar unhas com a pena de expulsar. Afinal quem decide por mim e " voce" ou eu? Ad naquele grande Dia? Quem vai responder por voce? Quem respondeu por Adão? Foi a Eva? Não meu Amado. Ad sai da Religião pois Religião vai te Lascar em Bandad. Ad só voce Crer e amar ao proximo. Não existe nada além disso. Ad eu não frequento Cultos não faço Adoração em Igrejas Religiosas. Ad não sigo religião....

  • ad (aracruz) - 03/09/2014

    Há na Bília princípios claros de modéstia, principalmente voltado para mulheres, porém não é isso que vemos neste mundo. Mas vendo nossa sociedade, dá pra perceber claramente que os próprios cristãos estão longe da Bíblia quanto essa questão.

  • souza (rolim) - 03/09/2014

    genisis35;1,2,3,4 fala qui uso de brinco e constume de povo pagão qui adorava outras deus

  • souza (rolim) - 03/09/2014

    isaias3;16 fala sobre a vaidade das mulheres de israel e ezequiel 23;40 fala das protitutas que si maquiava

  • souza (rolim) - 03/09/2014

    eu ai igleja nao e luga de mulher ir com uma sai culta ou toda maquida,laga e luga pra adora a deus e nao pra sim mostra

  • Erivaldo (Salvador) - 24/02/2014

    voce responde por voce mesma, o seu pastor nada pode fazer, ninguem pode fazer alguma coisa por voce naquele dia, somente voce e o SALVADOR e o CRIADOR.

  • Si (São Bernardo do Campo/ SP) - 23/02/2014

    Ora os homens em geral gostam de reformar suas casas, pintar, enfeitar, comprar móveis novos e confortáveis, plantar jardim, etc... E por que a mulher não pode se embelezar com ordem e decência? A mulher pode e deve se cuidar e se arrumar!!!

  • Si (São Bernardo do Campo/ SP) - 23/02/2014

    ''Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. Isaías 61:10'' ''Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31'' Eu me maquio, me visto moderadamente, uso bijuterias, perfume e pinto minhas unhas e sou muito feliz! E cuido dó meu interior também ...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 06/12/2013

    Então isto não é vaidade, ou Deus não é contra ela, Gabriela? As práticas vaidosas servem para esconder a realidade, aquela que o Senhor escolheu pra nós. Para mim, as roupas não entram neste meio, a não ser as extravagantes, para quem quer chamar atenção, quem é vaidoso.

  • Erivaldo (Salvador) - 06/12/2013

    Gabriela, a palavra IGREJA e GREGA- ESSA PALAVRA NUNCA foi de UM LOCAL onde os VERDADEIROS e PRIMEIROS seguidores do SALVADOR se reuniam, PRESTA atençao procura nos textos em uma BIBLIA JUDAICA e voce vai entender o que digo, nunca existiu essa PALAVRA- porque? Igreja se parece com APRISCO- local onde ficam ovelhas? Sim, por isso esso CRAPULAS ficam querendo ENCHER esses LOCAIS, para PRENDE-LAS. GABRIELLA, esses SAFADOS mudaram PALAVRAS CHAVES DOS TEXTOS para se beneficiar, EXEMPLO; APOSTOLOS-PRESBITEROS-DIACONOS...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 04/12/2013

    Gabriel então não se arrume, não coloque sua roupa bonitinha,seu terno passadinho, pq é vaidade...engraçado nas das igrejas com doutrinas, os homens podem se arruamr,comprar aqueles ternos bonitos, no frio ficam quentinhos, e as mulheres se tentam se arrumar é vaidade,no frio até congelam suas pernas...é um absurdo!!!qta religiosidade!!

  • vania slva (ananindeua) - 04/12/2013

    quando o texto bíblico referente a pv. que diz " como joia em focinho de porco assim é a mulher sem discrição" realmente não esta comparando a mulher com um porco só porque está mencionando joia no texto, e sim está comparando a beleza da joia com a beleza da educação feminina, portanto não vejo aí nenhuma menção sobre proibição de usar maquiagem , joia ou pintura de cabelos.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 04/12/2013

    Vemos nas práticas presentes na pergunta a vaidade, e está é proibida pelo Senhor, então, sem mais afirmações.

  • Gabriela (S.J.Rio Preto) - 03/12/2013

    Quanta religiosidade aqui, misericórdia!!!!!Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição.Pv 11:22- aqui entendemos q de nada vale ser bonita se não se se portar,se não tem valores. Sabemos q o mais importante É O INTERIOR, ele deve ser mais belo q o exterior, mais jamais vemos Deus condenar uma mulher q se cuida e se arruma...gente acordem quem prega doutrinas é o HOMEM E NÃO JESUS!!!

  • reinaldo alves de freitas (LENÇÓIS PAULISTA) - 02/12/2013

    Não se discute para saber quem tem razão ou não, cada um tem sua opinião. Mas Bíblia não é opinião, é Palavra de Deus e ela diz:Ecl 3:14 - Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. Aonde esta escrito que eu não posso jogar basquete? Ir numa praia de nudismo? Pular carnaval? Tomar uma cervejinha? Me deliciar com a safadeza do big brother ou a fazenda? Quando alguém realmente recebe Jesus como seu Senh...

  • PB. MIGUEL DOS SANTOS (SÃO JOAQUIM-SC) - 16/09/2013

    obrigado irmão eriberto vasconcelos bastos, gostei tanto da sua resposta que resolvi copia-la... o que está faltando para aqueles que se dizem cristãos, e querem morar no céu, é realmente temor de Deus.... gostei parabéns Comentário à pergunta Onde está escrito que é proibido o uso de pintar cabelos e unhas? ERIBERTO VASCONCELOS BASTOS - BRASÍLIA - DF - 30/08/2013 Leia em provérbios 11:22 DEUS compara a mulher que usa brinco, como um porco, assim também é quem usa pintura, esmalte, corta o cabelo como homem...

  • ERIBERTO VASCONCELOS BASTOS (BRASÍLIA - DF) - 30/08/2013

    Leia em provérbios 11:22 DEUS compara a mulher que usa brinco, como um porco, assim também é quem usa pintura, esmalte, corta o cabelo como homem, se traja como homem, as vestes dos homens não foi feito para mulheres. Estude o livro de coríntios, veja o retrato de Jisabel, um verdadeiro demônio, isso significa as suas pinturas. Esmalte... obra de pomba-gira. CAPETA. LEIA EM ISAÍAS 17-24. DEUTERONÔMIO.E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. Você não tem condições de ensinar a ninguém sem o dom da ciência...

  • Andrade (Rio) - 26/08/2013

    Reafirmando, ad, o que TEMOS é uma promessa. A promessa foi feita a todos! Agora, nem todos vão se interessar...

  • Patrícia (Rio) - 26/08/2013

    Claro que Deus se preocupa com os bois, do contrário os textos bíblicos nem teriam se referido a eles, não é mesmo?!

  • Adailton (São José) - 26/08/2013

    Andrade/Patrícia/joaohenrique/Carlos: "De fato, na Lei de Moisés está escrito: «Não amordace o boi que debulha o grão.» Por acaso, é com os bois que Deus se preocupa?" (1Cor 9,9)

  • ad (aracruz) - 26/08/2013

    Andrade, como assim temos? Se vc não acredita, vc não tem nada;;;

  • Andrade (Rio) - 26/08/2013

    Falando por mim, não vejo motivo algum para desejar a vida após a morte. Agora concordo contigo, Patrícia: no que se refere à vida eterna, por enquanto Deus ainda não demonstrou ser capaz de garanti-la. Precisa voltar para cumprir a promessa. Até lá, temos apenas uma promessa!

  • Patrícia (Rio) - 26/08/2013

    Ademais, Deus ainda provou ser capaz de garantir a vida após a morte: isso, por enquanto, é apanas uma promessa. Promessa, aliás, que já demora muito a se cumprir. Bom se o Cristo voltasse logo e cumprisse o que prometeu; se demorar muito, ficará desacreditado.

  • Patrícia (Rio) - 26/08/2013

    Que sentido teria garantir a vida após a morte? Por que precisaríamos disso?

  • joaohenrique (pindamonhangaba) - 26/08/2013

    meus amigos nao ofendam o Deus dos ctristao se você se acham tao melhores por que nao garantem a vida apos a orte ao menos a seu familiares ,nosso Deus garantiu a vida a todo o que nele cre ,se você é um assumto prosaico pra ele quem vai te salvar você mesmo ,ou melhor faça algo maior do que ele fez.Se você é tao bom me mostra seus poderes !!!

  • Carlos (Rio) - 25/08/2013

    Quer dizer então que para o deus cristão faz diferença se seus seguidores pintam as unhas ou não! Bem, é um deus bem detalhista... se ocupa de coisas bastante prosaicas!

  • macilea s. santos silva (s. jose do rio preto) - 25/08/2013

    muitos dizem ser santos por não pintar as unhas de preto ou vermelho e ai pinta de esmaltes incolor, e cores claras e transparentes se fosse pecado coisa que eu não acredito, que diferença tem azul, branco ou transparentes é tudo tinta. perece pelo uso, vão evangelizar os acamados os viciados, os mendigos e os moribundos, assim farão o ide do mestre.

  • Luiz Carlos Guimarães (Tangará da Serra) - 27/07/2013

    O nosso amigo LUIZ ROSA esta´totalmente equivocado em seus comentários,vejamos porque: Primeiro que a bíblia representa a palavra e o caráter de DEUS portanto ela trata com o ser humano em toda e qualquer época. Vamos á bíblia? salmos 1v1 bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, podemos mudar para tendência,influência ou comportamento. pergunto:existe tendência mais influente do que a moda para mudar conceitos e comportamentos? Reflitamos EFÉSIOS cap. 2v2e3 sobre andar no curso deste mund...

  • angela lima dos santos (itabuna/bahia) - 30/06/2013

    Marineide se é bíblico , gostaria de saber em que livro da bíblia está? GRATA.

  • CHRISTIANE (DF) - 29/06/2013

    OLA IRMAO EM CRISTO quero dizer que a santa PALAVRA diz que AQUELE QUE E SANTO QUE SANTIFIQUE MAS gosto de doutrina biblica e nao sigo orientaçoes de outros poia estou com as minhas duvidas RESPONDIDAS DENTRO DA BIBLIA e sou GUIADA PELO ESPIRITO SANTO pra nao cometer ERRO E PERDER MINHA SALVAÇAO POR POUCA COISA

  • MARINEIDE SANTOS DA SILVA (salvador) - 29/04/2013

    Na verdade e bíblico sim mas ha igrejas que não segue diz que estar na graça, sobre pinta unhas e como se vestir pintar os cabelos a igreja que mas segue são os pentecostais Eu gosto da doutrina dos pentecostais ele segues a bíblia sim e são criticada por esto eu gosto da doutrina,e mi esforço a seguir sim pois vim de uma test de jeová e muito difícil ficar sem maquiagem mas mi esforço pois sei o que escrito estar sobre a sedução e a maquiagem e sedução .

  • Erivaldo (salvador) - 05/02/2013

    Não somente em salvador como tambem em algumas cidades do Sul do País, temos como entrar em contacto com quem estiver interessado em aprender realmente as doutrinas de Cristo, tal qual Ele nos deixou. Não tenho procuração para tal, não sou a pessoa que vai lhe dar todas as respostas, más sei quem as pode fazer isso.

  • Erivaldo (salvador) - 05/02/2013

    JOANA, voce tem realmente interesse em conhecer as doutrinas de Cristo, como ficou demonstrado. Há ensinamentos que nenhum desses pastores, como tambem esses teologos não conseguem entender. Más eu te convido a fazer um teste com pessoas que estão disponiveis para lhe responder toda e qualquer questão biblica, existe sim e eu posso te provar, te faço um convite porque estou em Salvador.

  • isaias (neves) - 18/11/2012

    desde quando os espiritos de sensualidade è usos e costumes

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 03/11/2011

    Caro Paulo, Grato pelo carinho de sua citação ABRAÇOS

  • paulo apóstolo (são paulo) - 02/11/2011

    Olá pessoal esta pergunta come diz o nosso colega LEVITA fala a respeito de uso e costume, e muitas igrejas cristã usa como doutrina ou costume tal ato. Mas, somos livres pois, foi para isto que cristo nos libertou. Se pertenço a uma denominação que pratica costume e doutrina que não conduz com a bíblia o mais sensato seria a minha saída para uma que me sinto bem. Porque se não estarei em rebeldia e não é bom diante de Deus viver na rebeldia

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 31/10/2011

    Olá, Esta questão não possui CUNHO DOUTRINAL. Ela dis respeito às questões de usos e costumes.Algumas DENOMINAÇÕES ADOTAM como preceito e regra de fé e conduta, entre os seus membros. Entretanto existe nesta questão dois produtos distintos que se reproduzem como padrão de : -conceito e -ambiguidade. uma vez que pelo aspecto cultural e antropológico encontraríamos traços de homens e mulheres da bíblia que dado a cultura e o tempo em que viveram certamente usaram adereços. Por exemplo; SADRAQUE MESAQ...