Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Na Bíblia está escrito: diga com quem tu andas e eu direi quem tu és!

Pergunta de Fabiana Ap Silva, Jacutinga
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 18/10/2011


Leia mais sobre Frases bíblicas Provérbios

Diga-me com quem andas e te direi quem és!

Quem de nós nunca ouviu esta frase na casa dos pais: “Diga-me com quem andas e te direi quem és!”. Ela se tornou clássica a nossos pais quando eles queriam nos afastar da má influência das companhias. Eles tinham de fato toda a verdade. Sabiam muito bem as confusões que poderíamos aprontar se seguimos as orientações destes maus companheiros. Eles queriam que evitássemos estes constrangimentos, para nós e especial para eles.

 

Fabiana tua pergunta é a frase “Diga-me com quem andas e te direi quem és!” tem fundamento bíblico?. De onde a frase saiu? Ela realmente esta escrita na Bíblia?

Encontramos as respostas mais desencontradas para ela. Muitos dizem que sim, e indicam até o livro que ela está, nos Provérbios ou no livro dos Salmos. Outros vão mais longe afirmam que foi Jesus que disse. Até poderíamos admitir que Jesus disse em discursos de parábolas esta frase ou outras vezes citava escritos do Antigo Testamento afirmando para que fossem cumpridas as profecias de Isaías, entretanto a frase como se apresenta não foi de Jesus e tão pouco encontramos a frase escrita na bíblia.

 

Seria um ditado popular?

Se não é de Jesus e não encontramos na Bíblia, tal e qual citamos em nossas conversas então seria ela um ditado popular? Bem digamos que esta frase: “diga-me com que tu andas e te direi quem és”, seja um ditado popular. Entretanto resta a pergunta mesmo assim ela está certa? Poderia aplicá-la na vida e na educação dos filhos? Não é uma frase de tempo já passado e superado. Será que devemos aplicá-la realmente hoje? E mais, será que devemos usar essa frase na nossa vida cristã, já que ela não está escrita na Bíblia?

Concluindo:

Podemos dizer que ela não está escrita na Bíblia, mas também que ela está na Bíblia! Isto é, em outras palavras, podemos encontrá-la na Bíblia de forma semelhante, em outras palavras, de forma contextual. Tendo o mesmo significado.

 

Busquemos na Bíblia alguns versículos que ajudem entender este “dito popular”.

Provérbios 13, 20 nos diz:

“20 ¶ Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.”

 

Salmos 1, 1-6 assim fala:

“1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.

3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

4 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.

5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;

6 porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.”

Nesta passagem Deus nos fala para não andarmos no caminho dos ímpios, incrédulos e ou os que não tem fé, pois se assim fizermos Deus não nos reconhecerá!

Mateus 13,1-23 narra uma Parábola de Jesus muito conhecida, a do semeador e sua explicação. Ela nos diz que o mundo está aí tentando nos tirar do caminho, lembre-se estreito é a porta para a salvação que vem de Jesus mas larga a porta para a perdição, o inimigo está aí fora e quer que você saia do caminho da salvação.

Outra passagem da literatura profética Jeremias 16, 19-21 assim diz:

“19 Ó Senhor, força minha e fortaleza minha, e refúgio meu no dia da angústia, a ti virão às nações desde as extremidades da terra, e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras, e vaidade, em que não havia proveito.

20 Pode um homem fazer para si deuses? Esses tais não são deuses!

21 Portanto, eis que lhes farei conhecer, sim desta vez lhes farei conhecer o meu poder e a minha força; e saberão que o meu nome é Jeová.”

 

1 Coríntios 15, 33 afirma:

“33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.”

Finalizando pensemos que muito além dos ditados populares, que na conversa do dia a dia utilizamos, está a orientação de Deus para uma vida plena, completa e feliz. Sua palavra nos alerta, orienta e conforta. Porque não utilizamos mais as frases e ditos de Jesus ou versículos da Bíblia em nossas conversas!!!

52339 visitas

30 comentários

Postar um comentário

  • nelson medina conelio (campo grande ms) - 21/06/2014

    Provebios 13;20 diga com tu andas eu direi quem tu es;

  • Erivaldo (Salvador) - 08/05/2014

    Voces nao percebem o quanto foram enganasdos? Assistiu o FILME paixao de CRISTO? Como pode ser de CRISTO? Se o filme esta no HEBRAICO ou ARAMAICO? seria " paixao do MESSIAS? no filme o ATOR no PAPEL principal leva o nome DE CRISTO? OU de JESUS? ou de YESCHUA? NO HEBRAICO ARAMAICO? NAO NO GREGO? NAO PERCEBEU? HIPOCRITAS nao conseguem enxergar nem um ELEFANTE NA SUA FRENTE, se existia um PERSONAGEM nessa HISTORIA tinha um NOME qual? JESUS? YESCHUA? YAOHUSHUA? mas voces como semopre dirao o nome nao importa. Nao IMPO...

  • João B de Almeida (São Paulo) - 08/05/2014

    A frase não é bíblica: Má interpretação dos textos biblicos. Os escritores (patriarcas, profetas, salmista, discipulos e o próprio Jesus) tinham como companhia pessoas de má reputação e, nem por isso deixaram de pregar, ensinar e adverti-las sobre o reino dos céus. Peçam a Deus entendimento da palavra.

  • Daniel (São Carlos- SP) - 09/04/2014

    Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes. Isaías 29:10 Muitos buscarão e não acharão...Acorda igreja de Cristo. Pois o anticristo sairá do meio de nós.

  • Erivaldo (Salvador) - 06/04/2014

    Pois estas certo; pergunto; Para que vamos ao TEMPLO-IGREJA??? Nao conseguem responder? Porque sabem que o "" CRIADOR NAO HABITA EM TEMPLO CONSTRUIDO POR MAOS DE HOMENS "" Entao que ZORRA estao fazendo dentro de um TEMPLO-IGREJA?

  • jonatas gonçalves geneo (vilhena) - 06/04/2014

    MEU AMIGO SANDRO O FILME PAIXÃO DE CRISTO SÓ DA UMA IDEIA DO QUANTO JESUS SOFREU. JOÃO 3.16 POR QUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE QUER NÃO PEREÇA MAS TENHA VIDA ETERNA. ENTÃO MEU AMIGO SANDRO NÃO EXISTE SUICÍDIO NESSA HISTÓRIA. JOÃO 1. 1-2 E 14: NO PRINCIPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS . E O VERBO SE FEZ CARNE. QUEM MORREU FOI JESUS O HOMEM, CARNE E SANGUE. A BÍBLIA DIZ QUE O AGUILHÃO DA MORTE É O PECADO (1 CO 15-56) E JESUS...

  • Erivaldo (Salvador) - 11/02/2014

    Va andar com os pastores

  • José Carlos (Paraíba do Sul) - 11/02/2014

    Talvez quem citou esta frase pela primeira vez tenha tido um bom conhecimento Bíblico, pois o ser humano busca grupos que os identificam.

  • Rai (curitiba) - 05/02/2014

    Eu acho esta frase bem hilária para minha pessoa! Eu posso andar com que eu quiser e nunca deixar de ser eu porque tenho uma identidade formada e nenhum ser humano vai me fazer mudar! Jesus mesmo andava no meio dos escarnecedores, prostitutas, ladrões e nunca deixou de ser o nosso Salvador!

  • Patrícia (Recife) - 13/12/2013

    Não me parece que Jesus tenha sofrido nada além do era prescrito para os subversivos daquela época e cultura: sofreu o mesmo que outros sofriam. Agora, quem o submeteu a tal roteiro foi o seu Pai e nisso concordo com o Sandro: o deus Pai poderia ter bolado um script menos melodramático. Acho que ele quis impressionar! Agora imagine um deus que precisa desertar a compaixão dos homens... Esquisito!

  • Michael (Bahia) - 13/12/2013

    Sandro, vc não conhece a palavra e fala coisas que não sabe... Se vc procurar na bíblia, vai encontrar que Jesus esteve sujeito a todas as limitações físicas próprias da humanidade: teve sede (Jo 19.28), fome (Mt 21.18) e cansaço (Jo 4.6); e sentiu alegria ( Lc 10.21), tristeza (Mt 26.37), amor (Jo 11.5), compaixão (Mt 9.36), surpresa (Lc 7.9) e ira (Mc 3.5). Ele sofreu tanto que em Mateus 26: 39 diz: E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe ...

  • ELIAS FREITAS RODRIGUES (cacoal) - 15/11/2013

    Bem aventurado o varão que não andam segundo o conselho dos ímpios, Salmos 1.1. se você não concorda com algumas coisas relacionado ao que Cristo passou aqui na terra peça a Deus dicernimento e estude a Bíblia que você terá todas as respostas, mas deixe de \"achar\" isso ou aquilo.

  • Sandro (São Paulo) - 21/09/2013

    Agora, visto hoje, é realmente um dramalhão! Tanto que rende até encenações: A Paixão de Cristo! Mas concordo com a Carol: talvez Deus pudesse ter bolado algo menos dramático e menos confuso: mandou o Filho ao sacrifício, mas o Filho era o próprio Deus (o que caracterizaria um suicídio) e, depois de tudo, Pai e Filho se assentam no céu, um ao lado do outro, e nunca mais dão as caras por aqui...

  • Sandro (São Paulo) - 21/09/2013

    Sacrifício pavoroso?! A morte na cruz (martírio comum naquela época)? Isso seria sacrifício para um humano, mas para um deus isso é fichinha... Tanto assim que logo depois desse "sacrifício pavoroso" Cristo retornou aos céus e está assentado à direita do outro deus! Ou seja: tava no céu, passou pelo tal sacrifício e voltou para onde veio, sem nenhuma sequela! Não vejo nisso nenhum "sacrifício pavoroso".

  • Nilda (Londrina PR) - 21/09/2013

    Olá, Carol (BH)! Sabe por que Jesus se submeteu àquele pavoroso sacrifício? Para pagar o preço dos nossos pecados. O preço do perdão é altíssimo. Somente a vida de um Deus Santo pagaria a dívida. Por isto agora somos perdoados e livres do poder do pecado sobre nós! E estamos reconciliados com Deus! Isto realmente não é maravilhoso? "Pela graça sois salvos, mediante a fé." (Efe 2:8) Que o Senhor te abençoe!!!

  • Alan S. Santos (Jequié) - 21/05/2013

    Quem não lê a bíblia - ou não faz questão de ler - costumeiramente faz menção a alguns fatos tal como Judas na traição de Cristo. Só que Deus não precisava de Judas para que Cristo fosse cruscificado. Isto já estava determinado. Judas é que tentou se aproveitar daquela situação com a sua ganância que resultou no próprio suicídio. Deus jamais fizera Judas para ser o traidor de Jesus, mas a atitude de Judas serve até hoje como exemplo para que os ganânciosos e ladrões mudem de vida!!!

  • Carol (BH) - 01/05/2013

    "Judas vivia somente com gente boa mas era um espírito de porco mal caráter que estava ali naquele momento específico para cumprir o plano de Deus". Pois é! E o Plano de Deus, qual era? Levar Seu filho ao sacrifício! Será que Deus não tinha criatividade para bolar um plano menos dramático?!

  • Rubens Morais (Brasília) - 01/05/2013

    A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE é uma falácia falida. A prova incontestável disso, é que a esmagadora maioria não prospera. Deus está infinitamente mais interessado em que nós tenhamos SABEDORIA e um CORAÇÃO PARA ELE do que em nossas realizações pessoais, que são 100% passageiras. A prosperidade existe, somente para aqueles que a pregam, q a difundem. Claro, se aproveitam da ignorância das suas vítimas. Deus não cobra nada e nunca cobrou, pelos Seus benefícios, pelas Suas bênçãos. Que Deus os abençoe e os e...

  • paulo (belém) - 02/02/2013

    Irmãos parem de julgar uns aos outros, quem pode se julgar justo diante de DEUS!!! você pode ser chamado de cristão? você é parecido com cristo,você fala como ele ,você caminha como ele \"sede meus imitadores, como eu sou de cristo.\" (1 co 11:1) ISSO É SER CRISTÃO. chega de teologia da prosperidade ; leia (marcos 8:34-35) e siga JESUS pregue a verdade em nome de JESUS AMÉM!!!!!

  • Erivaldo (Salvador) - 28/01/2013

    Quero saber de voces qual é a igreja que prega todos os ensinamentos de CRISTO, DOUTRINAS de CRISTO? MAT. 28;19,20 Qual são as pessoas que fazem esses ensinamentos? O que vejo é TODAS, eu digo TODAS essas IGREJAS que não estão na BIBLIA são fundadas por HOMENS e são todas FALSAS, digo TODAS FALSAS, fora da Biblia são FALSAS, todas ELAS. O que quero dizer que Há uma igreja e unica Igreja na Biblia, e Deus pós HOMENS nela, dando poderes a ELES, somente a ELES E NÃO A nós HOJE. Esqueça essas igrejas falsas.

  • Erival (Salvador) - 28/12/2012

    Bom dia, creio que esse não é nosso problema (cristão), a maior questão nisso é; Não fale mal do ungido do Senhor? A mão de Deus está aqui? O sinal do batismo no Espirito é o falar em lingua (Canta lacanta shabalalaia ysuria) Comereis o melhor dessa terra, e muitas outra frases, me desculpe por fugir do tema em tese, más são jargoes que se usa nessas igrejas.

  • Leandro (São João de Meriti) - 28/12/2012

    Acredito que, nossa personalidade é desenvolvida atraves de influencias, sejam boas ou más. No caso de Judas, o amor ao dinheiro (bem material) foi maior que seu amor ao próximo. Quem poderia dizer que, Judas, desde criança e até conhecer Jesus, não andava com más influencias? Na minha opinião, este dizer tem tudo a ver.

  • Leandro (São João de Meriti) - 28/12/2012

    Acredito que, nossa personalidade é desenvolvida atraves de influencias, sejam boas ou más. No caso de Judas, o amor ao dinheiro (bem material) foi maior que seu amor ao próximo. Quem poderia dizer que, Judas, desde criança e até conhecer Jesus, não andava com más influencias? Na minha opinião, este dizer tem tudo haver.

  • Michael Rocha (Vitória da conquista) - 15/12/2012

    se houver uma laranja podre em meio as bouas o que é meias facil, a laranja podre ficar bous ou as demais ficarem podres??!!!!

  • Levy (Belford Roxo) - 18/09/2012

    O que aconteceu com judas não tem haver com essa frase ou dito mas co estás: "Cuidado com os Lobos em pele de cordeiro; devemos saber separar o joio do trigo; precisamos conhecer e saber tirar a erva da ninha ...

  • Adalberto Silva Batista (Mauá - SP) - 16/07/2012

    Se tem uma laranja podre na caixa não significa que todas são podres, porém se for ao contrário a unica boa terá grande possibilidade de estragar.O ditado em si fala sobre as mas influencias de certas amizades como pode ser visto pela sociedade e como podem mudar a mente de uma pessoa ok.

  • bussolaamarela (FLORIANÓPOLIS) - 08/07/2012

    RESPOSTA a evil christian - Judas vivia somente com gente boa mas era um espírito de porco mal carater que estava ali naquele momento específico para cumprir o plano de Deus; se vc se der o trabalho de LER A BÍBLIA verá que essa é a verdade. \"Dize com quem andas e eu te direi quem és\" raciocínio totalmente correto.

  • Evil Christian (Teresina) - 15/05/2012

    Se este ditado fosse verdadeiro Judas, que andava só com gente boa, não seria traidor.

  • Rafael (Jundiaí-SP) - 27/03/2012

    Essa frase não é bíblica. Trata-se de um texto escrito pelo cientista e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe. Segue como foi traduzido: "Diz-me com quem andas e dirte-ei quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar."

  • Ademar Candeias (Colatina) - 15/12/2011

    e má companhia influencia mesmo!