Do que morreram os 12 dicípulos de Jesus?

Pergunta de Vanderson, Xanxerê sc
Resposta de Luiz da Rosa, em 23/01/2008


Leia mais sobre Apóstolos


Os 3 evangelhos sinóticos trazem a lista dos 12 apóstolos (Marcos 3,16-19, Mateus 10,2-4 e Lucas 6,13-16). Eles eram Simão, chamado de Pedro, Andréia, irmão de Pedro, Tiago, filho de Zebedeu, João, irmão de Tiago e autor do 4 evangelho, Filipe, Bartolomeu, Tomás, Mateus, o cobrador de impostos e autor do primeiro evangelho, Tiago o menor ou Tiago de Alfeu, Judas Tadeu (em Lucas se chama Judas de Tiago), Simão o cananeu (Lucas chama de Simão, chamado Zelota) e Judas Escariotes, que traiu Jesus.



Os Atos dos Apóstolos, no início falam de 11 apóstolos, faltando Judas, que morreu depois de ter traído Jesus. Depois da ascensão de Cristo Matias é escolhido como apóstolo, para ocupar o lugar de Judas.



A Bíblia não conta como morreu cada um desses apóstolos. Os dados que temos não são certos e se baseiam em tradições ou nos escritos apócrifos. Abaixo dou a lista dos apóstolos com as respectivas tradições inerentes às suas mortes.



Pedro: João 21,18 sugere que Pedro morreu na cruz. Clemente de Roma, que morreu em 95 depois de Cristo, diz que a sua morte aconteceu no tempo de Nero, por volta do ano 64. A tradição posterior diz que os romanos crucificaram Pedro de cabeça para baixo, pois o apóstolo teria pedido de não ser comparado com Cristo. Uma outra tradição diz que no período em que devia ser crucificado, encontrou, às portas de Roma, Jesus que lhe perguntou: quo vadis? (aonde vai?). Isto aconteceu enquanto Pedro estava fugindo de Roma para evitar a morte; o encontro teria mudado a sua decisão e voltou para Roma.



André: A tradição do martírio desse apóstolo está ligada à ‘cruz de santo André’, em forma de x, presente na bandeira da Escócia. Portanto teria sido crucificado numa cruz em forma de x.

Tiago: o irmão de João, como conta Atos 12,1-2, foi martirizado em Jerusalém, por causa da perseguição de Horedes Agripa, por volta do ano 40 depois de Cristo. Em Jerusalém teve um papel importante na comunidade nascente. Na Espanha é conhecido como Santiago e uma tradição diz que ele, depois da ressurreição, foi anunciar o Evangelho naquele país. Além disso, conta-se que, depois do martírio, os restos mortais viajaram, milagrosamente até à Espanha, onde está o seu túmulo.



João: Conta-se que morreu com cerca de 100 anos. Foi preso, em Éfeso, no tempo do imperador Domiciano, em 89, e levado até Roma onde é condenado à morte. A pena, porém, foi mudada em exílio, em Patmos. Passou alguns anos naquela ilha e voltou para Éfeso, onde morreu.



Filipe: Atos dos Apóstolos afirma que ele se encarregou da evangelização da Samaria e de Cesaréia. Parece que era casado e tinha filhos (Atos 21). A respeito da sua morte sabemos pouco. Alguns dizem que morreu em Hierapolis, também crucificado, mas outras tradições afirmam que por causas naturais.



Bartolomeu: é o apóstolo, amigo de João, que pergunta: Por acaso vem alguém que presta de Nazaré? A tradição diz que foi um grande missionário e que teria chegado até na Índia. Quanto à sua morte, conta-se que foi martirizado, tendo sido tirada a sua pele, provavelmente na Síria.

Tomás: É o apóstolo que não acredita na ressurreição de Jesus, que pretende tocar o Cristo ressuscitado. Mas é também aquele que diz: Vamos morrer com Ele. Ele teria evangelizado na Síria e na Pérsia, mas sobretudo em Índia, onde foi teria sido martirizado



Mateus: O cobrador de impostos e escritor de um evangelho teria morrido em Etiópia e o seu túmulo se encontra em Salerno, na Itália.



Tiago Menor: É o autor de uma das cartas católicas que tem o seu nome. Não sabemos quase nada da sua morte, mas pode ter sido martirizado em 62 depois de Cristo.



Judas Tadeu: Também escreveu uma carta, a última carta católica. Teria morrido mártir no ano 70, em Mesopotamia.



Simão: Morreu, como conta a tradição, junto com Judas Tadeu, na Mesopotamia. É o apóstolo associado ao movimento dos revoltosos da Palestina contra o império romano, os Zelotas.



Judas Escariotes: Traiu Jesus com 30 moedas. Mateus conta que, depois da morte de Cristo, ele se inforcou ((27,3-5). Atos dos Apóstolos conta que foi substituido por Matias.


40527 visitas

38 comentários

Postar um comentário

  • Jéssica (Terra Santa - Pá) - 27/09/2014

    A respeito da morte de Judas... Em Mateus 27:5 Está "foi-se enforcar", nos faz entender que Judas saiu com a intenção de enforcar-se, Mas não diz que "enforcou-se". Em Atos Está escrito "... Precipitou-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.", e o local foi chamado de "Campo de Sangue"(At1:16-19); portanto podemos deduzir que Judas não se enforcou, Mas a pesar de não sabermos os detalhes, ao certo, do modo como foi, sabemos que ele tirou sua própria vida, Sendo assim,é bem certo dizer que J...

  • edelson alves (Porto velho) - 23/08/2014

    A biblia não diz que judas se inforcou e sim que ele foi se inforcar. .e nem sempre quem vai chega.em atos 1-18 diz que ele arrebentou pelo meio e teve suas entranhas derramadas.provavelmente ele se jogou de um precipício. .

  • Jonas (Gravatá) - 11/07/2014

    Boa noite EdvaldoSCruz na minha versão (NVI) diz em MT 27:5 \"então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, e, saindo, foi e enforcou-se\" o que você me diz? nessa versão diz que ele fez o ato peço que me ajude a tirar essa dúvida.

  • Costa (Itabira - MG) - 13/04/2014

    Queria colocar uma observação sobre o 'titulo': "Do que morreram os 12 dicípulos de Jesus?" Dicípulos esta errado!!! É DISCÍPULOS. Obrigado.

  • Costa (Itabira - MG) - 13/04/2014

    Queria colocar uma observação sobre o 'titulo': "Do que morreram os 12 dicípulos de Jesus?" Dicípulos esta errado!!! É DISCÍPULOS. Obrigado.

  • Lopes (São Paulo) - 09/01/2014

    Afinal, o cara se enforcou ou caiu ribanceira abaixo? Ou os dois: enforcou-se, o cipó partiu ou galho quebrou-se e o cara despencou. Morreu duas vezes! Agora, se foi-se enforcar, mas não se enforcou, então ele disse a alguém que iria se enforcar, senão como se saberia que foi-se mas não foi! Sei não... mas acho que só com autópsia, para saber a "causa mortis" do sujeito.

  • EdvaldoSCruz (São Paulo) - 09/01/2014

    • Vamos prestar ATENÇÃO e examinar ATENTAMENTE as escrituras. Judas Iscariotes ele foi enforcar-se NÃO SE ENFORCOU(Vamos prestar atencão no VERBO: foi, mas não se concretizou o tal ato que Judas Iscariotes iria fazer-Livro de Mateus 27:5) JUDAS ISCARIOTES cometeu o SUICÍDIO: Atos cap. 1 versos 15 ao 20 – Ora, este homem(Judas Iscariotes) adquiriu um campo com o preço da iniquidade (trinta moedas de prata); e precipitando-se(atirando-se), rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. • • Atos 1:...

  • maciel (manaus) - 14/10/2013

    Por que não fala cmo todos os discípulos morrerão

  • angelo (guajara-mirim) - 05/09/2013

    william quando jesus disse sobre ti edificarei a minha igreja (Tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei minha Igreja\" (Mt 16,18) essa rocha é a revelação de quem era jesus cristo porque deus vem se manisfestado em diferentes tempos através dos seus profestas amos 3.7 mais informações angelolr1@live.com

  • ad (aracruz) - 24/05/2013

    é pq essa história de papa além de antibíblico é para enganar bobo. Pressão psicológica para aceitar uma figura maior. No fundo, o pior cego é aquele que gosta de ser cego.

  • redhe (brasilia) - 23/05/2013

    se a Igreja Apostólica Romana teve sua origem 300 DC, como seria Pedro o primeiro Papa,

  • Humberto Michael (Valparaíso de Goiás) - 25/03/2013

    Na realidade gostaria de saber mais sobre a morte do Apóstolo Pedro. Existem muitas afirmações sobre a morte do Apóstolo, todavia os motivos e razões pelas quais se deram sua morte ainda são desconhecidas. Estou pesquisando sobre o assunto, e se houver alguém que possa colaborar o meu e-mail: hmhmichael@gmail.com

  • almeida (piracicaba) - 25/01/2013

    (continuação) Naquele momento Jesus estava o seu Discipulo a orar,pois quando Jesus orava,Ele conversava com o Pai DEle o (Eterno) pq ainda pedro era novo convertido ainda não sabia ter intimeidade com DEUS,quando Jesus que pedro ia edificar a sua igreja,Jesus que dizer que Pedro ia insinar ao povo a se chegar mais perto de DEUS,quando oramos entramos em contato comn DEUS,a oração liga o Céu com terra e tudo que pedro pedisse a DEUS se fosse a vontade de DEUS que acontecesse DEUS agiria conforme a necessidade de ...

  • almeida (piracicaba) - 25/01/2013

    Olá bom dia a todos! Quando lemos a Biblia,devemos pedir direção devemos pedir direção ao Espirito Santo,para que a palavra de DEUS seja revelada em nossos coraçoes,Pedro(ceifas) Tiago e João eram os discipulos que sempre andaram com Jesus,e toda Vez que Jesus ia orar(rezar),Ele sempre leva esses tres pois o seu ministerio começou com esses 3,quando eu Li a passagem que Jesus diz a Pedro:\"Pedro tú és perdra e com essa pedra eu edificarei a minha igreja,e tudo que ligares no céu serás ligado na terra e tudo que ...

  • Julio Martins (Clatina) - 07/01/2013

    Deus e Jesus existem.Isso é fato comprovado meu amigo Helder.Me explique por favor como é que você recebeu o Dom de respirar,andar e etc...voce num é daqueles que acreditam que viemos de macacos não né?A Biblia meu jovem,é um livro de palavras vivas e passam de gerações em gerações e é o livro mais lido até os dias de hoje.Meu irmão eu aceito a sua opnião mas em verdade vos digo:aceite a Jesus...ainda da tempo...não tenha medo pois ele vai fazer maravilhas em sua vida.Um abraço....

  • Helder (ji-parana) - 19/12/2012

    Estimados Srs vcs já experimentaram a ler outro livro que não seja a bíblia? Penso que vcs já não são crianças e este tempo de acreditar em jesus já passou por favor nem é preciso explicar por que vcs nao conseguem entrar em acordo com nada nao é? Boa Vida pra vcs, e pensem que : "O homem sempre colocou um céu aonde ir e um inferno onde nao cair"

  • william (goianesia) - 02/12/2012

    muitos diz que:Jesus tem deixado a igreja catolica como sua igreja mas a biblia nao relata isso. Por Que Jesus disse: Tu es Pedro e sobre essa pedra eu edificarei a minha igreja. Jesus estava falando Dele,por que se ele estivesse edificando a igreja sobre Pedro ela nao teria fundamento por que Pedro era carne pronto a ser falho a qualquer hora Fui catolico 17 anos e nao entendia nada mas pra mim nao tem fundamento nem um por que DEUS disse:Nao adoraras imagens ea igreja catolica nao obedece

  • ani (cascavel) - 03/11/2012

    POR FAVOR CORRIJAM O NOME DE ANDRÉ - ANDRÉIA... gente QUE DESLIZE. POR FAVOR NÃO COMETAM tal. É ATÉ MALDADE. Obrigada.

  • Rafael Morais (Muriaé / MG) - 06/06/2012

    Discordando com o comentário de Wilma, o que diz em João 21:18 não se refere a vida física de Pedro, mas sim à maneira de ser do homem. Pedro era um homem de ríspidas palavras, inconsequente e que estava pronto pra falar coisas que talvez não pudesse fazer. Por exemplo, uma certa vez disse que morreria por Jesus e que se acontecesse algo com Jesus, ele (Pedro) não deixaria nada de ruim acontecer porque ele impediria. Quando Jesus foi preso, ele (inconsequentemente) pegou a espada e cortou a orelha do soldado, coloc...

  • WILMA ARAUJO (NATAL) - 26/05/2012

    Me desculpe, mas não concordo com a morte de Pedro, na Biblia não fala nada sobr isso e sim que, provavelmente, ele tenha morrido de velhice, pois segundo João 21,18 diz: NA VERDADE, NA VERDADE TE DIGO QUE, QUANDO ERAS MOÇO, E CINGIAS (SE VESTIA) A TI MESMO E ANDAVAS POR ONDE QUERIAS; MAS, QUANDO JÁ FORES VELHO, ESTENDERÁS AS TUAS MÃOS, E OUTROS TE CINGIRÁ (OUTRAS PESSOAS QUE IRIAM VESTI-LO) E TE LEVARÁ PARA ONDE TU NÃO QUEIRAS IR. ISTO SIGNIFICA Q QDO SE É NOVO FAZEMOS TUDO O Q QUEREMOS, MAS QUANDO SE É IDOSO A PO...

  • Duran Caballero (João Pessoa) - 20/05/2012

    Em seu comentário de 25/03/2011, a Ana disse que ñ foi a Igraja Católica quem matou os discipulos.Claro, ela só existiria no ano de 350 por Constatino. Mas foi sim ela que torturou e matou milhares de cristão, inclusive um brasileiro queimado em Portugal, por discordarem dela. Se isso fosse pouco, tem ainda o agravo de induzir os fiéis a cultuar ídolos e etc...

  • ANTONIO (CURITIBA) - 11/05/2011

    OS DOZE APÓSTOLOS Um testemunho eloqüente do encanto e da retidão da vida de Jesus na Terra é que apenas um dos seus apóstolos o tenha deserdado, embora repetidamente houvesse ele reduzido a pedaços e rasgado em trapos as esperanças e a ambição que os seus apóstolos alimentavam de exaltação pessoal. Os apóstolos aprenderam de Jesus sobre o Reino do céu, e Jesus aprendeu muito com eles sobre o reino dos homens e a natureza humana, tal como esta existe em Urântia e nos outros mundos evolucionários do tempo e do esp...

  • ana (rgt) - 25/03/2011

    Quem disse que foi a igreja de Roma que matou os apostolos,,,éum perfeito imbecil. é tudo tão claro que foram os romanos e não a igreja pois eles foram mortos exatamente por causa dela. Foi no inicio do cristianismo,,,,,portanto não tinham poder pra matar ninguem,,,,como uma igreja vai matar quem esta lutando por sua causa? E as imagens ja existiam muito antes de existir Constantino. IDIOTA FEITO VC QUALQUER UM ILUDE MSM.

  • DIOGO (japeri) - 21/09/2010

    á uma diferença enorme entre felipe apostolo e o felipe diácono/evangelista, em atos apartir do cap.2 de atos é mencionado somente felipe o diácono/evengelista,e não o felipe apostolo por favor rever este conceito em nome de JESUS que SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO

  • Antonio (Londrina) - 15/05/2010

    Gostei muito. Parabens...Parece que só João teve morte natural!!

  • FERREIRA (BH) - 10/05/2010

    MAS GOSTEI BASTANTE DO SEU ESTUDO DEUS TE ABENÇOE A CADA DIA MAIS

  • FERREIRA (BH) - 10/05/2010

    JUDAS ISCARIOTES NÃO SE INFORCOU ELE SAIU PARA SE ENFORCAR POREM SE PRECIPITOU DO MONTE ELE PULOU DE UM PRECIPICIO E NAO SE INFORCOU

  • EVERTON BRITO (MOGI DAS CRUZES) - 06/02/2010

    GOSTARIA DE PARABENIZA-LOS PELA DEDICAÇÃO EM TIRAR DUVIDAS EXISTÊNCIAIS EM NOSSOS ESTUDOS QUE DEUS VOS ABENÇOE

  • marta (poa) - 11/01/2010

    gostei

  • nubio ( marinha grande pt) - 03/01/2010

    Vejam como a tradicional IGREJA ROMANA matavam os seguidores de JESUS CRISTO e depois CONSTANTINO TENTOU NOS ILUDIR COM ADORAÇAOA IMAGENS

  • pr Anjo (Belo Horizonte) - 27/12/2009

    Me desculpe amado, mas gostaria de confiar mais nas suas fontes. Prá ajudar, não se diz inforcar e sim enforcar; 2- Judas skariotes, não morreu enforcado, e sim precipitou-se, após amarrar uma corca em sua cintura, pulando despenhadeiro abaixo e assim rompeu suas entranhas, deixando escapar suas viceras, após o galho ter quebrado. Pedro diz isso em atos 1 15 a 19.

  • cláudio (São João De Meriti -Rj) - 11/10/2009

    Foi muito interessante saber sobre não só sobre a morte de cada apóstolo mais tambem para onde foram como missionario para pregar o evangelhode Cristo.

  • Evangelista Mateus (São Paulo) - 15/02/2009

    Excelente esta tua página, espero ter seu contato, a se possivel enviar alguns comentários bíblicos A Paz do Senhor

  • Douglas Fernando (Conselheiro Pena ) - 25/01/2009

    Bom sempre fui atras das mortes dos dicipulos e gostei d saber um pouco mais pelo seu site obrigado por tornar minha busca mais facíl !!

  • cristiano rocha (sorocaba) - 03/08/2008

    israel do senhor! A palavra de Deus fala que o corpo nao e seu pertence a Deus!e o altar do Senhor morada do espirito! Entao se converta mais rapido possivel antes que seja tarde,porque Jesus esta voltando estas a porta!

  • mara martins (registro) - 21/07/2008

    Querida!não procure nenhuma igreja,elas só vão limpar o seu bolso,procure Jesus, só ele é o caminho,a verdade ea vida.

  • maria de fátima (rio de janeiro) - 17/05/2008

    Ana Paula,Jesus te Ama, entregue sua vida a ele,que o mais ele fará.procure uma Igreja Universal mais proxima de sua residencia,procure o pastor,para te atender.um beijo no seu coração.

  • ANA PAULA PAVANELI (ARAPONGAS) - 16/05/2008

    parabens pelo saite por favor me mande conselhos de fe e amor antes que eu acabe com minha vida me ajudem obrigada estarei esperando