Uma janela sobre o mundo bíblico

Do que morreram os 12 dicípulos de Jesus?



  • Pergunta de Vanderson, Xanxerê sc
  • 142485
  • 68
  • 23/01/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Apóstolos



Os 3 evangelhos sinóticos trazem a lista dos 12 apóstolos (Marcos 3,16-19, Mateus 10,2-4 e Lucas 6,13-16). Eles eram Simão, chamado de Pedro, Andréia, irmão de Pedro, Tiago, filho de Zebedeu, João, irmão de Tiago e autor do 4 evangelho, Filipe, Bartolomeu, Tomás, Mateus, o cobrador de impostos e autor do primeiro evangelho, Tiago o menor ou Tiago de Alfeu, Judas Tadeu (em Lucas se chama Judas de Tiago), Simão o cananeu (Lucas chama de Simão, chamado Zelota) e Judas Escariotes, que traiu Jesus.



Os Atos dos Apóstolos, no início falam de 11 apóstolos, faltando Judas, que morreu depois de ter traído Jesus. Depois da ascensão de Cristo Matias é escolhido como apóstolo, para ocupar o lugar de Judas.



A Bíblia não conta como morreu cada um desses apóstolos. Os dados que temos não são certos e se baseiam em tradições ou nos escritos apócrifos. Abaixo dou a lista dos apóstolos com as respectivas tradições inerentes às suas mortes.



Pedro: João 21,18 sugere que Pedro morreu na cruz. Clemente de Roma, que morreu em 95 depois de Cristo, diz que a sua morte aconteceu no tempo de Nero, por volta do ano 64. A tradição posterior diz que os romanos crucificaram Pedro de cabeça para baixo, pois o apóstolo teria pedido de não ser comparado com Cristo. Uma outra tradição diz que no período em que devia ser crucificado, encontrou, às portas de Roma, Jesus que lhe perguntou: quo vadis? (aonde vai?). Isto aconteceu enquanto Pedro estava fugindo de Roma para evitar a morte; o encontro teria mudado a sua decisão e voltou para Roma.



André: A tradição do martírio desse apóstolo está ligada à ‘cruz de santo André’, em forma de x, presente na bandeira da Escócia. Portanto teria sido crucificado numa cruz em forma de x.

Tiago: o irmão de João, como conta Atos 12,1-2, foi martirizado em Jerusalém, por causa da perseguição de Horedes Agripa, por volta do ano 40 depois de Cristo. Em Jerusalém teve um papel importante na comunidade nascente. Na Espanha é conhecido como Santiago e uma tradição diz que ele, depois da ressurreição, foi anunciar o Evangelho naquele país. Além disso, conta-se que, depois do martírio, os restos mortais viajaram, milagrosamente até à Espanha, onde está o seu túmulo.



João: Conta-se que morreu com cerca de 100 anos. Foi preso, em Éfeso, no tempo do imperador Domiciano, em 89, e levado até Roma onde é condenado à morte. A pena, porém, foi mudada em exílio, em Patmos. Passou alguns anos naquela ilha e voltou para Éfeso, onde morreu.



Filipe: Atos dos Apóstolos afirma que ele se encarregou da evangelização da Samaria e de Cesaréia. Parece que era casado e tinha filhos (Atos 21). A respeito da sua morte sabemos pouco. Alguns dizem que morreu em Hierapolis, também crucificado, mas outras tradições afirmam que por causas naturais.



Bartolomeu: é o apóstolo, amigo de João, que pergunta: Por acaso vem alguém que presta de Nazaré? A tradição diz que foi um grande missionário e que teria chegado até na Índia. Quanto à sua morte, conta-se que foi martirizado, tendo sido tirada a sua pele, provavelmente na Síria.

Tomás: É o apóstolo que não acredita na ressurreição de Jesus, que pretende tocar o Cristo ressuscitado. Mas é também aquele que diz: Vamos morrer com Ele. Ele teria evangelizado na Síria e na Pérsia, mas sobretudo em Índia, onde foi teria sido martirizado



Mateus: O cobrador de impostos e escritor de um evangelho teria morrido em Etiópia e o seu túmulo se encontra em Salerno, na Itália.



Tiago Menor: É o autor de uma das cartas católicas que tem o seu nome. Não sabemos quase nada da sua morte, mas pode ter sido martirizado em 62 depois de Cristo.



Judas Tadeu: Também escreveu uma carta, a última carta católica. Teria morrido mártir no ano 70, em Mesopotamia.



Simão: Morreu, como conta a tradição, junto com Judas Tadeu, na Mesopotamia. É o apóstolo associado ao movimento dos revoltosos da Palestina contra o império romano, os Zelotas.



Judas Escariotes: Traiu Jesus com 30 moedas. Mateus conta que, depois da morte de Cristo, ele se inforcou ((27,3-5). Atos dos Apóstolos conta que foi substituido por Matias.


142485 visitas



68 comentários

Postar um comentário

  • Maryse (Sp) - 05/02/2016

    Luciano, lógico que nem tudo que fizeram ou fazem é para o mal.Só que fazem muito pouco ou quase nada se for levado em conta o que todas as seitas arrecadam.No passado muitas cidades pequenas sobreviviam com o turismo que todo ano as pessoas participavam das festas religiosas .Até hoje ainda o fazem.Mas no geral mundialmente as religiões(todas)atrasam o desenvolvimento de qualquer país.

  • LUCAS DE OLIVEIRA (BLUMENAU) - 04/02/2016

    A paz do MESTRE á Todos. Todos nós sabemos que a eletricidade existe, e que passa por uma corrente forte de energia até chegar na tomada, mas nós não sentimos ela' assim também é muitos , sabem que jesus existe, mas não pode sentir o salvador em suas vidas. sinta primeiro pelo ESPIRITO SANTO, para depois dar alguma opinião. EU SEI QUE JESUS EXISTE PORQUE EU SINTO ELE EM MIM PELO ESPIRITO SANTO QUE TESTIFICA COM NOSSO ESPIRITO QUE SOMOS FILHO DE DEUS. de nada adianta ler a BÍBLIA mil vezes ou ouvir falar de jesu...

  • LUCAS DE OLIVEIRA (BLUMENAU) - 04/02/2016

    A paz do MESTRE á Todos. Todos nós sabemos que a eletricidade existe, e que passa por uma corrente forte de energia até chegar na tomada, mas nós não sentimos ela' assim também é muitos , sabem que jesus existe, mas não pode sentir o salvador em suas vidas. sinta primeiro pelo ESPIRITO SANTO, para depois dar alguma opinião. EU SEI QUE JESUS EXISTE PORQUE EU SINTO ELE EM MIM PELO ESPIRITO SANTO QUE TESTIFICA COM NOSSO ESPIRITO QUE SOMOS FILHO DE DEUS. de nada adianta ler a BÍBLIA mil vezes ou ouvir falar de jesu...

  • Luciano (São Paulo) - 03/02/2016

    Não vejo por esse lado, não podemos ser 8 ou 80. Sempre tem imbecil que leva tudo, inclusive a religião, a ferro e fogo. Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus ( Matheus 22:29). Para mentes deturpadas, qualquer coisa, por mais pueril que seja, pode ser utilizada para o mal. È como dizem, para que exista corrupção é necessário que haja tanto os corruptos quanto os corruptores. As pessoas eram (e ainda são, infelizmente) manipuladas porque tem preguiça de le...

  • ronei (RIO DE JANEIRO) - 02/02/2016

    Maryse boa noite, se puder pesquise sobre o milagre eucarístico de lanciano e do milagre eucarístico de buenos aires, mas pesquise profundamente, e tire suas conclusões. paz e bem.

  • Maryse (Sp) - 02/02/2016

    As religiões são atraso pra qualquer país!! Veja o que fazem nos países Teocráticos.Como são atrasados! Nos tivemos a sorte do nosso país ser laico!! Se fosse num país do estado islâmico até os criadores desse site já estariam ameaçados.Então ta hora do povo sair da caverna pra construir um mundo melhor!!

  • Maryse (Sp) - 02/02/2016

    Discordo,Rosângela, veja bem;;tem que ser falado sim sobre esse livro fictício, para que as pessoas saiam dessa manipulação terrível que nos foram imposto por séculos e séculos!! É tudo mentira é tudo manipulação. Se vc ler a bíblia do jeito que ela é vc vai ver que a bíblia apóia;; a escravidão, o incesto, a pedofilia,o assassinato,o estupro,a violência contra mulher e muito mais .Por causa desse livro sangrento muita gente perdeu a vida na idade média ,no tempo da inquisição e depois na reforma protestante.É só v...

  • rosangela (blumenau) - 02/02/2016

    Oi pessoal achei que deveria postar minhas idéias,posso até falar besteira como qualquer um de voçês,mas vamos e viemos para nossa própria sanidade mental ou aceitamos a bíblia como ela é, inspirada por Deus ou a deixamos de lado e nem expressemos nosso parecer.Pois com o Sagrado não se brinca e todo aquele que o fizer com certeza também sobre ele cairá as chagas escritas nesse livro.Então pessoal tanto assunto para indagar ou discordar vamos falar de outro que para nós seja útil e vantajoso.Pois a biblía é uma esp...

  • PAULO BORGES (CAMPINAS) - 27/01/2016

    Desculpe o equívoco, pois, em meu comentário onde se lê Karla, leia-se Maryse.

  • PAULO BORGES (CAMPINAS) - 27/01/2016

    Minha amiga Karla, mostre-me apenas um documento que diz que seu TATARAVÓ, morreu no Brasil. Acho que não terá dificuldades em fazê-lo, pois trata-se de seu parente e creio não ser um fato com mais de uns 150 anos atrás. Se for dificíl, poderá me mostrar um documento da morte de Dom João VI, pois é um personagem famoso e que esteve aqui no Brasil e nossas escolas ensinam sobre ele, creio também não ter dificuldade quanto a isso. Nós cristãos Cremos e aceitamos os relatos da tradição da igreja primitiva e na bílbia...

  • ANSELMO DE SOUZA (São Caetano do Sul) - 23/01/2016

    Os 10 segredos num 'pergaminho' Os 10 Segredos de Medjugorje a serem revelados ao mundo estão escritos no 'pergaminho'. Este 'pergaminho' é uma realidade muito intrigante à nossa razão humana. Trata-se de um objeto de origem Celestial com as dimensões de uma folha de papel comum que no ano de 1982 foi materializado em nosso mundo no contexto das Aparições de Medjugorje e entregue a um dos vidente...

  • gilson junior (escada Pe) - 05/01/2016

    Fim dos tempos. E multidões de descrentes. Oh God!!

  • rafael de oliveira jardim (juiz de fora) - 30/12/2015

    Maryse no 1º século existia um escritor judeu não cristão chamado Flávio Josefo e dentre suas obras está o livro antiguidade judaicas, diferentemente dos apóstolos que faziam seus manuscritos em papel de baixa qualidade, josefo tinha o melhor da época. veja o que ele fala de jesus nesta sua grande obra: Antiguidades 18:63 O texto padrão de Josefo diz o seguinte: Sobre este tempo viveu Jesus, um homem sábio, se é que podemos chama-lo de um homem. Pois ele foi o realizador de feitos extraordinários e era um profe...

  • Maryse (Sp) - 27/12/2015

    Onde está um documento,não religioso, que prove que ele ressuscitou??? Me mostre ! A bíblia não vale OK?

  • Karla (Itajaí) - 26/12/2015

    Jesus...O único que se tem registro na história do mundo! A ressurreição, pois ele vive ao lado de Deus Pai onipresente, onipotente... Acho que de nada adianta esta discussão, entre a luz e a escuridão há um abismo, levei tempo para aceitar e crer neste Jesus, (Emanuel) fui criada em lar católico, e posso garantir que a presença do espírito Santo é maravilhosa, e eu só pude ter em uma Igreja verdadeiramente Cristã! Oro para que Jesus em sua infinita misericórdia, toque, quebrante a cada coração descrente, para que...

  • Joaquim Carlos Zanardi (Campinas SP) - 24/12/2015

    Quando todos compreenderem que a morte não existe e o que morre é somente o corpo, vamos ter uma certeza de tudo isso. Leia e estude as leis de Deus (Kardec)

  • Adamilson Ribeiro (Bragança-Pá) - 06/12/2015

    Eu não acho que Jesus foi e é o maior homem que já existiu ou existe, eu tenho certeza, cuidado com as vossas palavras quando se opina de não conhecemos.

  • renato gomes f.lima (poá-sp) - 13/11/2015

    Mostrar que a biblia é uma bussola e que nao somos se os apostolos de Jesus morreram da forma qe morreram porque nos qeremos previlegios se tudo hj e mais facil que naquele tempo.

  • romildo (londrina) - 05/11/2015

    RSRSRSRS QUEM SABE DEUS NÃO MORREU PARA OS PAGOES E RESSUCITOU PARA OS FILHOS QUEM SABE DELE É SO OS FILHOS O OUTROS SÃO DO MALIGUINO..

  • ANDRÉ (RIO DE JANEIRO) - 13/09/2015

    BOM DIA IRMÃOS NA FÉ. Estava lendo alguns comentários, são interessantes pois assim são os nossos pesamento. E tem extrema importância compartilharmos a PALAVRA de DEUS. Acho Eu: o único e perfeito homem que pisou aqui na terra, foi JESUS O NOSSO SENHOR E SALVADOR, nome exato não sei, pois sei que que foi um Homem muito Especial para nós, que temos a bondade e o Amor em nosso coração. pois Jesus fala de tesouro e nosso coração. e se percebermos a bíblia é para alimentar o Espirito não a carne... Ótima parte de P...

  • jose (armação dos buzios rj) - 08/09/2015

    JESUS ELE MORREU, MAS ELE VENCEU A MORTE, NO TERCEIRO DIA RESSUSCITOU, QUEM MORRER, POR CRISTO, ELE VIVERA ETERNAMENTE.

  • Ermógenes (Petrolândia -PE) - 22/04/2015

    Bispo Marinho de Belem, quer dizer que ele não morreu? Amado! como ele venceu a morte se foi morrendo? A bíblia diz que ele morreu e morreu mesmo, só que no terceiro dia ressuscitou. Quando a bíblia diz repousa, significa que morreu mesmo, veja o que o Messias disse com Lázaro? repousa e os discípulos interrogaram a Jesus e ele disse: Morreu. Algumas passagens como dorme e repousa significa morrer...João 11:11-14

  • JOSE MAYCON RIBEIRO DE SOUZA SANTOS (limoeiro do norte) - 22/04/2015

    Nossa que pena eu tenho de todos vocês que nem sabem quem foi ou quem é Jesus, preste bastante atenção eis que venho no nome do Senhor aquele que fez o céu e terra, ele esta voltando o próprio e verdadeiro Jesus, o filho de Deus, o começo e o fim, o alfa e o omega o caminha a verdade e a vida, converter agora sera o único caminha que resta, pois todos que estão na terra aos olhos de Deus são vermes. Que todos se convertão, e que não seja tarde pois esta pro-cimo a vinda do nosso salvador.

  • Rai (nazaré paulista) - 11/03/2015

    Jesus nunca foi o verdadeiro nome do Messias , como Deus e Senhor nao sao nomes e sim Títulos e Títulos blasfemicos , nunca existiu J em Hebraico , os nomes que estao na Biblia foram todos trocados

  • Luciano (Natal) - 26/02/2015

    Bom

  • paulo (brasilia) - 25/02/2015

    Quem foi que a vos ensinou isso tudo? na biblia diz que toda sabedoria vem de deus ou a biblia e mentira?a sabedoria dos homens e loucura pra deus ou voces não leram a biblia?

  • BISPO MARINHO (BELEM ) - 03/02/2015

    A morte de Judas Iscariotes pode ter outra explicação. Falso por natureza diabólica, teria feito uma encenação mentirosa em conjura com Anás e Caifás, para se livra da ira dos ZELOTES que eram os patriotas judeus que lutavam contra o dominio de Roma, Mas com o dinheiro teria comprado um campo. Os Zelotes descobriram e como eram guerrilheiros (terroristas) se vingaram e enforcando Judas precipitam sobre ele suas ESPADAS derramando as suas entranhas. Na Bíblia a figura \'precipitar\" significa lançar-se sobre o ini...

  • BISPO MARINHO (BELEM ) - 03/02/2015

    Não dá prá aguentar essa confusão de católicos e evangélicos dizerem que Cristo 'morreu' e que Jesus 'ressuscitou'. Cristo, o filho do Deus Vivo jamais morreu porque (só para argumentar) aí ele teria sido vencido pela Morte ( o que é um absurdo). Jesus, o Fiho do Homem, tinha repousado sobre si EMANUEL, Deus Conosco, e ele foi morto e sepultado. Mas CRISTO venceu a Morte e o Inferno e ressuciado subiu aos céus. É tão simples: corpo MATERIAL, denso (corpo de Jesus) não entra nos céus apenas o 'corpo IMATERIAL, sutil...

  • Paz (Braga, Portugal) - 02/02/2015

    EXCELENTE EXPLICAÇÃO! Concisa e eficaz no estudo da vida dos discípulos de Cristo!

  • Fabiano Beiruth (Niteroi) - 20/12/2014

    Concordo com a Jessica. Flavio Josefo, um historiador judeu do primeiro século, narra em seu livro Historia dos Hebreus, que Judas chegou à um penhasco e ali encontrou um burro amarrado e usou a sua corda com a intenção, mas o galho da arvore quebrou e ele caiu e os textos narram o acontecido.

  • Jéssica (Terra Santa - Pá) - 27/09/2014

    A respeito da morte de Judas... Em Mateus 27:5 Está "foi-se enforcar", nos faz entender que Judas saiu com a intenção de enforcar-se, Mas não diz que "enforcou-se". Em Atos Está escrito "... Precipitou-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.", e o local foi chamado de "Campo de Sangue"(At1:16-19); portanto podemos deduzir que Judas não se enforcou, Mas a pesar de não sabermos os detalhes, ao certo, do modo como foi, sabemos que ele tirou sua própria vida, Sendo assim,é bem certo dizer que J...

  • edelson alves (Porto velho) - 23/08/2014

    A biblia não diz que judas se inforcou e sim que ele foi se inforcar. .e nem sempre quem vai chega.em atos 1-18 diz que ele arrebentou pelo meio e teve suas entranhas derramadas.provavelmente ele se jogou de um precipício. .

  • Jonas (Gravatá) - 11/07/2014

    Boa noite EdvaldoSCruz na minha versão (NVI) diz em MT 27:5 \"então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, e, saindo, foi e enforcou-se\" o que você me diz? nessa versão diz que ele fez o ato peço que me ajude a tirar essa dúvida.

  • Costa (Itabira - MG) - 13/04/2014

    Queria colocar uma observação sobre o 'titulo': "Do que morreram os 12 dicípulos de Jesus?" Dicípulos esta errado!!! É DISCÍPULOS. Obrigado.

  • Costa (Itabira - MG) - 13/04/2014

    Queria colocar uma observação sobre o 'titulo': "Do que morreram os 12 dicípulos de Jesus?" Dicípulos esta errado!!! É DISCÍPULOS. Obrigado.

  • Lopes (São Paulo) - 09/01/2014

    Afinal, o cara se enforcou ou caiu ribanceira abaixo? Ou os dois: enforcou-se, o cipó partiu ou galho quebrou-se e o cara despencou. Morreu duas vezes! Agora, se foi-se enforcar, mas não se enforcou, então ele disse a alguém que iria se enforcar, senão como se saberia que foi-se mas não foi! Sei não... mas acho que só com autópsia, para saber a "causa mortis" do sujeito.

  • EdvaldoSCruz (São Paulo) - 09/01/2014

    • Vamos prestar ATENÇÃO e examinar ATENTAMENTE as escrituras. Judas Iscariotes ele foi enforcar-se NÃO SE ENFORCOU(Vamos prestar atencão no VERBO: foi, mas não se concretizou o tal ato que Judas Iscariotes iria fazer-Livro de Mateus 27:5) JUDAS ISCARIOTES cometeu o SUICÍDIO: Atos cap. 1 versos 15 ao 20 – Ora, este homem(Judas Iscariotes) adquiriu um campo com o preço da iniquidade (trinta moedas de prata); e precipitando-se(atirando-se), rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. • • Atos 1:...

  • maciel (manaus) - 14/10/2013

    Por que não fala cmo todos os discípulos morrerão

  • angelo (guajara-mirim) - 05/09/2013

    william quando jesus disse sobre ti edificarei a minha igreja (Tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei minha Igreja\" (Mt 16,18) essa rocha é a revelação de quem era jesus cristo porque deus vem se manisfestado em diferentes tempos através dos seus profestas amos 3.7 mais informações [email protected]

  • ad (aracruz) - 24/05/2013

    é pq essa história de papa além de antibíblico é para enganar bobo. Pressão psicológica para aceitar uma figura maior. No fundo, o pior cego é aquele que gosta de ser cego.

  • redhe (brasilia) - 23/05/2013

    se a Igreja Apostólica Romana teve sua origem 300 DC, como seria Pedro o primeiro Papa,

  • Humberto Michael (Valparaíso de Goiás) - 25/03/2013

    Na realidade gostaria de saber mais sobre a morte do Apóstolo Pedro. Existem muitas afirmações sobre a morte do Apóstolo, todavia os motivos e razões pelas quais se deram sua morte ainda são desconhecidas. Estou pesquisando sobre o assunto, e se houver alguém que possa colaborar o meu e-mail: [email protected]

  • almeida (piracicaba) - 25/01/2013

    (continuação) Naquele momento Jesus estava o seu Discipulo a orar,pois quando Jesus orava,Ele conversava com o Pai DEle o (Eterno) pq ainda pedro era novo convertido ainda não sabia ter intimeidade com DEUS,quando Jesus que pedro ia edificar a sua igreja,Jesus que dizer que Pedro ia insinar ao povo a se chegar mais perto de DEUS,quando oramos entramos em contato comn DEUS,a oração liga o Céu com terra e tudo que pedro pedisse a DEUS se fosse a vontade de DEUS que acontecesse DEUS agiria conforme a necessidade de ...

  • almeida (piracicaba) - 25/01/2013

    Olá bom dia a todos! Quando lemos a Biblia,devemos pedir direção devemos pedir direção ao Espirito Santo,para que a palavra de DEUS seja revelada em nossos coraçoes,Pedro(ceifas) Tiago e João eram os discipulos que sempre andaram com Jesus,e toda Vez que Jesus ia orar(rezar),Ele sempre leva esses tres pois o seu ministerio começou com esses 3,quando eu Li a passagem que Jesus diz a Pedro:\"Pedro tú és perdra e com essa pedra eu edificarei a minha igreja,e tudo que ligares no céu serás ligado na terra e tudo que ...

  • Julio Martins (Clatina) - 07/01/2013

    Deus e Jesus existem.Isso é fato comprovado meu amigo Helder.Me explique por favor como é que você recebeu o Dom de respirar,andar e etc...voce num é daqueles que acreditam que viemos de macacos não né?A Biblia meu jovem,é um livro de palavras vivas e passam de gerações em gerações e é o livro mais lido até os dias de hoje.Meu irmão eu aceito a sua opnião mas em verdade vos digo:aceite a Jesus...ainda da tempo...não tenha medo pois ele vai fazer maravilhas em sua vida.Um abraço....

  • Helder (ji-parana) - 19/12/2012

    Estimados Srs vcs já experimentaram a ler outro livro que não seja a bíblia? Penso que vcs já não são crianças e este tempo de acreditar em jesus já passou por favor nem é preciso explicar por que vcs nao conseguem entrar em acordo com nada nao é? Boa Vida pra vcs, e pensem que : "O homem sempre colocou um céu aonde ir e um inferno onde nao cair"

  • william (goianesia) - 02/12/2012

    muitos diz que:Jesus tem deixado a igreja catolica como sua igreja mas a biblia nao relata isso. Por Que Jesus disse: Tu es Pedro e sobre essa pedra eu edificarei a minha igreja. Jesus estava falando Dele,por que se ele estivesse edificando a igreja sobre Pedro ela nao teria fundamento por que Pedro era carne pronto a ser falho a qualquer hora Fui catolico 17 anos e nao entendia nada mas pra mim nao tem fundamento nem um por que DEUS disse:Nao adoraras imagens ea igreja catolica nao obedece

  • ani (cascavel) - 03/11/2012

    POR FAVOR CORRIJAM O NOME DE ANDRÉ - ANDRÉIA... gente QUE DESLIZE. POR FAVOR NÃO COMETAM tal. É ATÉ MALDADE. Obrigada.

  • Rafael Morais (Muriaé / MG) - 06/06/2012

    Discordando com o comentário de Wilma, o que diz em João 21:18 não se refere a vida física de Pedro, mas sim à maneira de ser do homem. Pedro era um homem de ríspidas palavras, inconsequente e que estava pronto pra falar coisas que talvez não pudesse fazer. Por exemplo, uma certa vez disse que morreria por Jesus e que se acontecesse algo com Jesus, ele (Pedro) não deixaria nada de ruim acontecer porque ele impediria. Quando Jesus foi preso, ele (inconsequentemente) pegou a espada e cortou a orelha do soldado, coloc...

  • WILMA ARAUJO (NATAL) - 26/05/2012

    Me desculpe, mas não concordo com a morte de Pedro, na Biblia não fala nada sobr isso e sim que, provavelmente, ele tenha morrido de velhice, pois segundo João 21,18 diz: NA VERDADE, NA VERDADE TE DIGO QUE, QUANDO ERAS MOÇO, E CINGIAS (SE VESTIA) A TI MESMO E ANDAVAS POR ONDE QUERIAS; MAS, QUANDO JÁ FORES VELHO, ESTENDERÁS AS TUAS MÃOS, E OUTROS TE CINGIRÁ (OUTRAS PESSOAS QUE IRIAM VESTI-LO) E TE LEVARÁ PARA ONDE TU NÃO QUEIRAS IR. ISTO SIGNIFICA Q QDO SE É NOVO FAZEMOS TUDO O Q QUEREMOS, MAS QUANDO SE É IDOSO A PO...

  • Duran Caballero (João Pessoa) - 20/05/2012

    Em seu comentário de 25/03/2011, a Ana disse que ñ foi a Igraja Católica quem matou os discipulos.Claro, ela só existiria no ano de 350 por Constatino. Mas foi sim ela que torturou e matou milhares de cristão, inclusive um brasileiro queimado em Portugal, por discordarem dela. Se isso fosse pouco, tem ainda o agravo de induzir os fiéis a cultuar ídolos e etc...

  • ANTONIO (CURITIBA) - 11/05/2011

    OS DOZE APÓSTOLOS Um testemunho eloqüente do encanto e da retidão da vida de Jesus na Terra é que apenas um dos seus apóstolos o tenha deserdado, embora repetidamente houvesse ele reduzido a pedaços e rasgado em trapos as esperanças e a ambição que os seus apóstolos alimentavam de exaltação pessoal. Os apóstolos aprenderam de Jesus sobre o Reino do céu, e Jesus aprendeu muito com eles sobre o reino dos homens e a natureza humana, tal como esta existe em Urântia e nos outros mundos evolucionários do tempo e do esp...

  • ana (rgt) - 25/03/2011

    Quem disse que foi a igreja de Roma que matou os apostolos,,,éum perfeito imbecil. é tudo tão claro que foram os romanos e não a igreja pois eles foram mortos exatamente por causa dela. Foi no inicio do cristianismo,,,,,portanto não tinham poder pra matar ninguem,,,,como uma igreja vai matar quem esta lutando por sua causa? E as imagens ja existiam muito antes de existir Constantino. IDIOTA FEITO VC QUALQUER UM ILUDE MSM.

  • DIOGO (japeri) - 21/09/2010

    á uma diferença enorme entre felipe apostolo e o felipe diácono/evangelista, em atos apartir do cap.2 de atos é mencionado somente felipe o diácono/evengelista,e não o felipe apostolo por favor rever este conceito em nome de JESUS que SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO

  • Antonio (Londrina) - 15/05/2010

    Gostei muito. Parabens...Parece que só João teve morte natural!!

  • FERREIRA (BH) - 10/05/2010

    MAS GOSTEI BASTANTE DO SEU ESTUDO DEUS TE ABENÇOE A CADA DIA MAIS

  • FERREIRA (BH) - 10/05/2010

    JUDAS ISCARIOTES NÃO SE INFORCOU ELE SAIU PARA SE ENFORCAR POREM SE PRECIPITOU DO MONTE ELE PULOU DE UM PRECIPICIO E NAO SE INFORCOU

  • EVERTON BRITO (MOGI DAS CRUZES) - 06/02/2010

    GOSTARIA DE PARABENIZA-LOS PELA DEDICAÇÃO EM TIRAR DUVIDAS EXISTÊNCIAIS EM NOSSOS ESTUDOS QUE DEUS VOS ABENÇOE

  • marta (poa) - 11/01/2010

    gostei

  • nubio ( marinha grande pt) - 03/01/2010

    Vejam como a tradicional IGREJA ROMANA matavam os seguidores de JESUS CRISTO e depois CONSTANTINO TENTOU NOS ILUDIR COM ADORAÇAOA IMAGENS

  • pr Anjo (Belo Horizonte) - 27/12/2009

    Me desculpe amado, mas gostaria de confiar mais nas suas fontes. Prá ajudar, não se diz inforcar e sim enforcar; 2- Judas skariotes, não morreu enforcado, e sim precipitou-se, após amarrar uma corca em sua cintura, pulando despenhadeiro abaixo e assim rompeu suas entranhas, deixando escapar suas viceras, após o galho ter quebrado. Pedro diz isso em atos 1 15 a 19.

  • cláudio (São João De Meriti -Rj) - 11/10/2009

    Foi muito interessante saber sobre não só sobre a morte de cada apóstolo mais tambem para onde foram como missionario para pregar o evangelhode Cristo.

  • Evangelista Mateus (São Paulo) - 15/02/2009

    Excelente esta tua página, espero ter seu contato, a se possivel enviar alguns comentários bíblicos A Paz do Senhor

  • Douglas Fernando (Conselheiro Pena ) - 25/01/2009

    Bom sempre fui atras das mortes dos dicipulos e gostei d saber um pouco mais pelo seu site obrigado por tornar minha busca mais facíl !!

  • cristiano rocha (sorocaba) - 03/08/2008

    israel do senhor! A palavra de Deus fala que o corpo nao e seu pertence a Deus!e o altar do Senhor morada do espirito! Entao se converta mais rapido possivel antes que seja tarde,porque Jesus esta voltando estas a porta!

  • mara martins (registro) - 21/07/2008

    Querida!não procure nenhuma igreja,elas só vão limpar o seu bolso,procure Jesus, só ele é o caminho,a verdade ea vida.

  • maria de fátima (rio de janeiro) - 17/05/2008

    Ana Paula,Jesus te Ama, entregue sua vida a ele,que o mais ele fará.procure uma Igreja Universal mais proxima de sua residencia,procure o pastor,para te atender.um beijo no seu coração.

  • ANA PAULA PAVANELI (ARAPONGAS) - 16/05/2008

    parabens pelo saite por favor me mande conselhos de fe e amor antes que eu acabe com minha vida me ajudem obrigada estarei esperando