Olá! Daniel Gomes de Feira de Santana - Bahia

 Vamos encontrar este texto veemente de Paulo no conjunto das Cartas consideradas Pastorais, na Segunda carta a Timóteo.

O texto de 2 Timóteo 1,12 assim se apresenta:

"Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” (2 Tim 1,12)

 

Cartas deuteropaulinas:

São chamadas cartas deuteropaulinas, porque se atribuem a Paulo: 1 e 2 Tm, Tt , Ef, Cl, 2 Ts e também é incluída a Carta aos Hebreus. As três primeiras são chamadas também Cartas Pastorais, pois indicam orientações pastorais para as comunidades (avisos, instruções etc.). Duas delas são dirigidas a Timóteo e uma a Tito. Os coordenadores destas comunidades são conhecidos como pastores. Timotéo e Tito são considerados colaboradores importantes para Paulo e tinham a coordenação das comunidades.

 

Quem é Timóteo?

Nasceu na cidade de Licaônia em Listra (atual Turquia) sendo judeu por parte da mãe e de pai grego. O livro dos Atos dos Apóstolos o coloca como braço direito de Paulo na evangelização. Seu colaborador direto. Aparece citado em mais de cinco cartas paulinas, foi bispo de Éfeso onde entregou sua vida por causa do evangelho.

 

O texto de 2 Tim 1,12 é entendido mais facilmente se olharmos as atitudes que demonstram um convertido ao evangelho (caso Paulo e Timóteo), as palavras são incisivas, sem rodeios e demonstram todo o ardor pela causa abraçada. Entre as questões Pastorais que são apresentadas na 2 carta a Timóteo, o texto apresenta forma e característica de um testamento de alguém que vê a extensão da vida chegando a seu fim.