Como morreu a mulher do profeta Ezequiel?

Pergunta de Letícia, Guarujá
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 15/11/2011


Leia mais sobre Ezequiel

Olá Letícia!  de Guarujá

Vamos encontrar esta passagem de Ezequiel que fala da morte de sua esposa no conjunto de três ilustrações que vão explicar a queda de Jerusalém: duas meretrizes, uma panela e um viúvo e outras mensagens de castigos merecidos no texto de Ezequiel 23,1 – 24,27.

 

O texto mostra a mensagem de Deus através de Ezequiel na qual Deus reforça sua mensagem, indica os motivos e faz entender o porquê do castigo ao povo que se mostrava tão rebelde. Aparecem nos capítulos, três ilustrações que explicam sobre a queda de Jerusalém. Na primeira, ilustração ele compara Israel e Judá a duas irmãs adúlteras e mostra que este pecado é grave levará ao castigo e a morte Jerusalém e seus habitantes. Na outra ilustração, os habitantes de Jerusalém são comparados à carne colocada em numa panela enferrujada e estragada, uma panela que não pode ser purificada mesmo se levada ao fogo.

E a ultima ilustração motivo desta pergunta e resposta é usada a morte da mulher de Ezequiel para mostrar a destruição do templo, o orgulho dos habitantes de Jerusalém frente aos outros povos e a delícia dos olhos do povo.

 

As circunstâncias da Morte da Mulher de Ezequiel Representa a Destruição do Templo (Ez 24,15-27)

Das três ilustrações citadas anteriormente esta que fala das circunstâncias da morte da mulher de Ezequiel é a mais dramática em seu trabalho de profeta e a mais difícil. Deus falou para Ezequiel que a sua mulher ia morrer de repente, e que ele não poderia lamentar por ela (Ez 24,15-17)

“Pela manhã, ele falou ao povo e, à tarde, a mulher dele morreu. No dia seguinte, ele fez o que Deus mandou e não lamentou pela mulher” (Ez 24,18)

“Quando o povo perguntou sobre o significado de tudo isso, ele explicou (Ez 24,19-24)

“Deus falou que ele tiraria a “delícia” dos olhos do povo – o templo em Jerusalém, em e os filhos deles seriam mortos” (Ez 24,19-21)

O texto do profeta ainda continua: “Ezequiel não teria outras revelações de Deus até chegar um mensageiro com a notícia da destruição do templo” (Ez 24,25-27)

 

Concluindo:

Ezequiel não poupou esforços para mostrar ao povo a justiça de Deus que estava na iminência de ser aplicada e tentava chamar o povo rebelde ao arrependimento sincero. As ilustrações vistas acima foram tentativas de avisar o povo, chegando até ao ponto de aceitar, sem lamentações expostas, a morte de sua mulher.

Entretanto já era tarde demais para salvar os moradores de Jerusalém, mas Ezequiel ainda lutava para resgatar alguns dos restantes entre o

10138 visitas

11 comentários

Postar um comentário

  • misbianca (sao paulo) - 20/11/2014

    toda palavra vem pra ensina ezequiel perdeu a esposa poque Deus . tinha um proprosito de mostra para povo que ele faz o que quer ,mas nao que aquela mulher seria uma preda de tropeço para ezequeiel .ja parau pra pensa se deus tirace toda peda de tropesso nao averia humanida poque as vezer tem pessoa que so faz o que quer e fala muitas besteiras sem saber .

  • Elson DIVINO DE SOUZA (BELO HORIZONTE , MG) - 05/11/2014

    CREIO QUE TALVEZ AQUELA MULHER ERA UMA PEDRA NO SAPATO DO PROFETA , COMO MUITAS HOJE SÃO , E PRECISO DEUS TIRAR ATE A VIDA PARA O SERVO DE DEUS VIVER MELHOR , MAIS ESTE E MEU PENSAMENTO NÃO DIGO COMO INTERPRETAÇÃO DESTE CASO , PODE SER OUTRO MOTIVO , MAIS PODE TAMBÉM ESTAR NA LISTA DOS CASOS !

  • oswaldo nascimento (r.j nova iguaçú) - 20/09/2014

    é bom achar assunto tão bons assim,valeu mesmo.

  • Erivaldo (Salvador) - 02/06/2014

    Voces estao vivendo MINISTERIO DE QUE? Parem com isso, a CASA ja CAIU HA MUITO TEMPO, voces nao conseguirao enganar mais pessoas com essa farsa de MINISTERIOS? CASA DE DEUS? Meu amigos o MESSIAS ja deu a mensagem dele e voces ainda estao insistindo nessas BABOSEIRAS DE IGREJAS e de MINISTERIOS? Acaba com isso que ja esta muito feio.

  • rute nicacio (recife) - 02/06/2014

    e mesmo eu tava preucurando esse vesiculo por que quero ganha um brinde na minha igreja missionaria rompendo em fe

  • Diac. Jefferson Reis (Maringa/Pr) - 31/12/2013

    Quer queiramos ou nao, o que verdadeiramente somos; é pó. Se nao dermos ouvido ao criador de tudo o que realmente é, logo perecemos,e o preço é caro, porém se atentarmos para a vontade de Deus, viveremos; e nao significa que teremos grande abundancia aqui nesta terra, porque aquele que buscar abastança nesse mundo, já tera alcançado o vosso galardão, sendo que melhor apossarmos deste lá no céu, e nao esperarmos tanto desta terra, pois em tudo podemos,mas nem tudo nos convem, mas Deus sonda o nosso caminhar,pensar,a...

  • elisa cristina (RJ) - 20/11/2012

    ola boa tarde gostaria de obter conheimento sobre as ilustrações biblia sobre este comentario sobre a morte,da esposa de Ezequiel.

  • Eisa Cristina (Rio de janeiro) - 19/11/2012

    ola bom dia gostaria de obter mais informaçao sobre a morte da esposa de ezequiel pois eu não entendi o comentario que foi dado.

  • Fabio de Andrade (São Paulo) - 20/08/2012

    Passagem maravilhosa! Dificil é quando vivemos o nosso ministério, como na vida de Oséias que Deus o manda ir ate a casa de prostituição tomar uma das mulheres que ali estavam para ser sua esposa, pq o povo de Israel se prostituia adorando outros deuses.Mas em nenhum momento Deus falou que seria fácil, o caminho é estreito mas Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias ate a consumação dos séculos. Deus os abençoe

  • marlene (sp) - 14/05/2012

    como é bom aprender a palavra de deus, a morte da mulher de ezequiel fais agente aprender k deus trabalha da maneira k ele quer, como ele quer e com quem ele quer nada nem ninguem inpede o trabalhar de deus

  • Alice (Viana ES) - 09/12/2011

    Muito bom , me ajudou demais , gosto e quero muito saber mais e mais da palavra de DEUS e sobre tudo obedecer .Paz do Senhor . Alice