Como morreu a mulher do profeta Ezequiel?

Pergunta de Letícia, Guarujá
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 15/11/2011


Leia mais sobre Ezequiel

Olá Letícia!  de Guarujá

Vamos encontrar esta passagem de Ezequiel que fala da morte de sua esposa no conjunto de três ilustrações que vão explicar a queda de Jerusalém: duas meretrizes, uma panela e um viúvo e outras mensagens de castigos merecidos no texto de Ezequiel 23,1 – 24,27.

 

O texto mostra a mensagem de Deus através de Ezequiel na qual Deus reforça sua mensagem, indica os motivos e faz entender o porquê do castigo ao povo que se mostrava tão rebelde. Aparecem nos capítulos, três ilustrações que explicam sobre a queda de Jerusalém. Na primeira, ilustração ele compara Israel e Judá a duas irmãs adúlteras e mostra que este pecado é grave levará ao castigo e a morte Jerusalém e seus habitantes. Na outra ilustração, os habitantes de Jerusalém são comparados à carne colocada em numa panela enferrujada e estragada, uma panela que não pode ser purificada mesmo se levada ao fogo.

E a ultima ilustração motivo desta pergunta e resposta é usada a morte da mulher de Ezequiel para mostrar a destruição do templo, o orgulho dos habitantes de Jerusalém frente aos outros povos e a delícia dos olhos do povo.

 

As circunstâncias da Morte da Mulher de Ezequiel Representa a Destruição do Templo (Ez 24,15-27)

Das três ilustrações citadas anteriormente esta que fala das circunstâncias da morte da mulher de Ezequiel é a mais dramática em seu trabalho de profeta e a mais difícil. Deus falou para Ezequiel que a sua mulher ia morrer de repente, e que ele não poderia lamentar por ela (Ez 24,15-17)

“Pela manhã, ele falou ao povo e, à tarde, a mulher dele morreu. No dia seguinte, ele fez o que Deus mandou e não lamentou pela mulher” (Ez 24,18)

“Quando o povo perguntou sobre o significado de tudo isso, ele explicou (Ez 24,19-24)

“Deus falou que ele tiraria a “delícia” dos olhos do povo – o templo em Jerusalém, em e os filhos deles seriam mortos” (Ez 24,19-21)

O texto do profeta ainda continua: “Ezequiel não teria outras revelações de Deus até chegar um mensageiro com a notícia da destruição do templo” (Ez 24,25-27)

 

Concluindo:

Ezequiel não poupou esforços para mostrar ao povo a justiça de Deus que estava na iminência de ser aplicada e tentava chamar o povo rebelde ao arrependimento sincero. As ilustrações vistas acima foram tentativas de avisar o povo, chegando até ao ponto de aceitar, sem lamentações expostas, a morte de sua mulher.

Entretanto já era tarde demais para salvar os moradores de Jerusalém, mas Ezequiel ainda lutava para resgatar alguns dos restantes entre o

7785 visitas

9 comentários

Postar um comentário

  • oswaldo nascimento (r.j nova iguaçú) - 20/09/2014

    é bom achar assunto tão bons assim,valeu mesmo.

  • Erivaldo (Salvador) - 02/06/2014

    Voces estao vivendo MINISTERIO DE QUE? Parem com isso, a CASA ja CAIU HA MUITO TEMPO, voces nao conseguirao enganar mais pessoas com essa farsa de MINISTERIOS? CASA DE DEUS? Meu amigos o MESSIAS ja deu a mensagem dele e voces ainda estao insistindo nessas BABOSEIRAS DE IGREJAS e de MINISTERIOS? Acaba com isso que ja esta muito feio.

  • rute nicacio (recife) - 02/06/2014

    e mesmo eu tava preucurando esse vesiculo por que quero ganha um brinde na minha igreja missionaria rompendo em fe

  • Diac. Jefferson Reis (Maringa/Pr) - 31/12/2013

    Quer queiramos ou nao, o que verdadeiramente somos; é pó. Se nao dermos ouvido ao criador de tudo o que realmente é, logo perecemos,e o preço é caro, porém se atentarmos para a vontade de Deus, viveremos; e nao significa que teremos grande abundancia aqui nesta terra, porque aquele que buscar abastança nesse mundo, já tera alcançado o vosso galardão, sendo que melhor apossarmos deste lá no céu, e nao esperarmos tanto desta terra, pois em tudo podemos,mas nem tudo nos convem, mas Deus sonda o nosso caminhar,pensar,a...

  • elisa cristina (RJ) - 20/11/2012

    ola boa tarde gostaria de obter conheimento sobre as ilustrações biblia sobre este comentario sobre a morte,da esposa de Ezequiel.

  • Eisa Cristina (Rio de janeiro) - 19/11/2012

    ola bom dia gostaria de obter mais informaçao sobre a morte da esposa de ezequiel pois eu não entendi o comentario que foi dado.

  • Fabio de Andrade (São Paulo) - 20/08/2012

    Passagem maravilhosa! Dificil é quando vivemos o nosso ministério, como na vida de Oséias que Deus o manda ir ate a casa de prostituição tomar uma das mulheres que ali estavam para ser sua esposa, pq o povo de Israel se prostituia adorando outros deuses.Mas em nenhum momento Deus falou que seria fácil, o caminho é estreito mas Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias ate a consumação dos séculos. Deus os abençoe

  • marlene (sp) - 14/05/2012

    como é bom aprender a palavra de deus, a morte da mulher de ezequiel fais agente aprender k deus trabalha da maneira k ele quer, como ele quer e com quem ele quer nada nem ninguem inpede o trabalhar de deus

  • Alice (Viana ES) - 09/12/2011

    Muito bom , me ajudou demais , gosto e quero muito saber mais e mais da palavra de DEUS e sobre tudo obedecer .Paz do Senhor . Alice