Olá Joelma!

Há poucos dias o colega Luiz Rosa publicou no Site o início do ano Judaico! Assim também poderás consultar a sua resposta. Em forma reduzida respondo a pergunta.

 

Um calendário que segue as fases da Lua (mês de 28 dias)

No último dia 28 de setembro, ao anoitecer (aparecimento da primeira estrela nos céus) teve inicio o Ano Novo Judaico. Atualmente seguem o Judaísmo 13,4 milhões de pessoas. Este é o ano 5772 no calendário Judaico. Oficialmente a data se chama “Rosh Hashaná” das palavras Rosh que significa cabeça e Shaná que significa ano = cabeça do ano ou ano novo. Nos ocidentais seguimos o calendário solar, portanto um ano solar contém 4 estações determinadas.

 

Celebração do Ano Novo Judaico

A celebração do Ano Novo é muito popular em Israel e em todas as famílias que seguem o judaísmo. Além das celebrações nas sinagogas, é uma festa que reúnem as famílias ao seu redor

 

O significado do Rosha Shana

Para os judeus, também esse período não é marcado apenas por festividades, mas também é o tempo em que Deus define o futuro das pessoas para o próximo período. Segundo a tradição judaica, nessa época do ano Deus escreve ou não em seu "livro da vida" o nome das pessoas para o próximo do ano.

Passados 10 dias do Ano Novo acontece O “Yom Kipur”= dia do Perdão (7 de outubro) é o ápice disso, quando Deus faz o julgamento. Neste dia em Israel reina um silencio absoluto, é um dia de reflexão e orações nas sinagogas. Nestes dez dias entre as duas festas o povo faz um balaço de seus atos acontecidos no último ano e faz um compromisso de arrependimento. Neste tempo é soado o shofar, (espécie de chifre de carneiro trabalhado) e o toque do shofar será repetido quando da chegada do Messias, trazendo paz e salvação universal

 

Nota:

O ano Novo Judaico acontece no primeiro ou no segundo dia do mês hebreu de Tishrei, que pode cair em setembro ou outubro. O Calendário Judaico começa a ser contado em 7 de outubro de 3760 a.C. que para os judeus foi a data da criação do mundo.