O que é redenção e reconciliação?

Pergunta de Joelma, Salvador
Resposta de Cláudia Lucia, em 31/01/2008


Certamente esses dois conceitos estão enquadrados no contexto bíblico e possuem definições distintas, mas não necessariamente estão independentes uma da outra.

A redenção implica na libertação mediante pagamento de um resgate. No Antigo Testamento, a palavra se refere a um ato legal praticado pelo parente resgatador (Lv 25.24,51-52; Rt 4.6; Jr 32.7-8), a um regate ou desobrigação (Nm 3.49) e também ao dinheiro pago para a libertação de um refém (Sl 111.9; 130.7).
As pessoas podiam remir propriedades, animais e indivíduos (escravos, prisioneiros, parentes sujeitos a um contrato) legalmente obrigados com Deus ou em servidão por outras razões.
Só Deus, entretanto, pode libertar da escravidão do pecado (Sl 130.7-8), das mãos de inimigos opressores (Dt 15.15) e do poder da morte (Jó 19.25-26; Sl 49.8-9).
No Novo Testamento, a redenção está ligada ao ato de libertar e deixar ir livre (Lc 2.38; Rm 3.24; Ef 1.14; Hb 9.12). Como também enfatiza o imenso preço da redenção: "...o precioso sangue de Cristo" (1 Pe 1.19; Ef 1.7) que também é chamado de sacrifício expiatório, "propiciação pela fé no seu sangue" (Rm 3.25).Os cristãos são exortados a se lembrarem do "preço" da sua redenção como uma motivação para a santidade pessoal (1 Co 6.19-20; 1 Pe 1.13-19).

A reconciliação já se trata do processo pela qual a comunhão entre Deus e o homem é restaurada. As escrituras relatam que essa comunhão foi quebrada e que os dois encontram-se separados por causa da santidade de Deus e do pecado do homem.
Através do sacrifício de Cristo, os pecados da humanidade são expiados e a ira de Deus é aplacada. O próprio Deus "nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo" (2 Co 5.18)

Sendo assim, fica claro que somente através da redenção por Cristo Jesus, o homem tem a sua dívida paga e fica livre para poder se reconciliar com Deus e restaurar a sua comunhão antes perdida por ter deixado o pecado entrar em sua vida.

4017 visitas

16 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 28/01/2013

    Levita yerudktus, Voce é descendente da tribo de LEVI KKKKKKKK, me faça uma garapa bem melhor que essa. Sr. esqueça esse negocio de LEVITA, voce não pertence atribo nenhuma de ISRAEL, ou estou enganado e te peço perdão se realmente voce for descendente dessa tribo. Somos gentios agora Sr. e co herdeiros pela Pregação do evangelho dos Apostolos.

  • Erival (Salvador) - 28/12/2012

    Bom dia, não entendo voce que se dizem Cristão, pois Cristão voce não é quando ainda tenta se justificar com Deus de NOVO, oferecendo sacrificios em dinheiro a Deus, fazendo campanha para Deus abençoar, dando dinheiro no templo para Deus? Ou pedindo a Deus por coisas daqui (terra), Não entendo, eu nunca pedi nada a Deus que seja material, a não ser a minha vida para adorá-lo enquanto vivo estou, só isso me basta, igual a Paulo, más esses idiotas incomoda e irrita Deus creio quando az essas besteiras, por isso Deus ...

  • Armando (Parnarama-MA) - 23/11/2012

    Louvo a Deus pela qualidade desse texto. Foi para mim muito esclarecedor. Certamente muitas pessoas, assim como eu tem sido e continuarão a ser edificados através dele. Que Deus continue o abençoando e dando graça para posseguir sempre...

  • Adonias Corrêa da Silva (Paragominas - Pá.) - 30/10/2010

    Através da Morte de Jesus Cristo na Cruz do Calvario, sou liberto, pois mediante o pagamento de um resgate a preço de Sangue sou Redimido, sou Grato a DEUS em seu Filho Amado.

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 29/03/2010

    Olá, Estes dois iténs,estão inter-relacionados com o item da pergunta de nº233.Pois para que haja(ambos) é onecessário que o principal aconteça,que é, a confissão (plena)dos pecados.Pois está escrito;"Quem intentará acusação contra (nós...)se é ELE quem nos justifica...)A gênese de maldição da semente do pecado, a nós, distribuída por (Adão)passa por esse processo afim de ser extirpada. À saber; confissão redenção reconciliação....)

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 29/03/2010

    Olá, Estes dois iténs,estãointer-relacionados com o item da pergunta de nº233.Pois para que haja(ambos) é onecessário que o principal aconteça,que é, a confissão (plena)dos pecados.Pois está escrito;"Quem intentará acusação contra (nós...)se é ELE quem nos justifica...)A gênese de maldição da semente do pecado, a nós, distribuída por (Adão)passa por esse processo afim de ser extirpada. À saber; confissão redenção reconciliação....)

  • Arielton (belem) - 18/01/2010

    wlw mesmo a definicao de rendencao q foi apresentada me ajudou muito, obrigado e q Deus a bençoe! ^^

  • José Caetano Neto (Maringá Pr) - 16/10/2009

    É de encantar qual quer cristão a definição de.. REDENÇÃO.. e que Deus nos abençoe

  • rosivaldo Silva (Paraná) - 24/07/2009

    Muito linda a definição sobre redenção. Um grande abraço que Deus abençoe.

  • José Carlos (São Paulo) - 14/07/2009

    Bela definição sobre redenção; que Deus abençoe.

  • Evisson Lins - Igreja Batista - Jesus Cristo é o Senhor - Jardim São Paulo - Recife/PE (Recife / PE) - 08/04/2009

    Graça e Paz, Glória a Deus q encontrei esse comentário, tirou minhas dúvidas, q. Deus Abençõe todos, Amém, Fiquem na Paz.

  • israel ribeiro da silva (Belford roxo) - 24/10/2008

    valeu. continue a se dedica a palavra.

  • PR; Paulo igrejaev pent o resgate (sp) - 20/10/2008

    a paz belo comentario minha querida q DEUS continue te abençoando e t usando amem.

  • Bernadete Lourdes (Manaus) - 17/09/2008

    Eu tinha dúvidas a respeito do significado da palavra redenção.Porém,agora tudo ficou esclarecido, obrigada,valeu....!

  • Luciana Cotazzo (São Paulo) - 25/06/2008

    OBRIGADA. ESTA PALAVRA "REDENÇÃO" APARECIA NA MINHA FRENTE EM VÁRIOS LOCAIS DIFERENTES ENQUANTO EU ESTAVA GRÁVIDA E PEDIA UMA LUZ A DEUS, PELO MOTIVO DE NÃO PARAR DE BRIGAR COM O PAI DA BEBE E SEGUIR TRISTE, QUANDO PEDIA A LUZ PARA VIRAR O JOGO ESTA PALAVRA APARECEU EM CAMINHÃO, COMERCIAL, OUT DOOR, ETC. MUITO OBRIGADA PELA RELAÇÃO DA PALAVRA COM A PALAVRA BÍBLICA, AJUDOU DEMAIS. OBRIGADA.

  • Jessileude dos Santos de Almeida (Santa Inês/Ma.) - 15/05/2008

    Gostei da definição de Redenção! Deus continue abençoando Bjs...