Olá Dilma! de Alvorada

A palavra Nazireu para nós é estranha, pois não usamos em nossa conversa diária. Lendo a literatura Bíblica ela aparece em vários lugares, mas num contexto muito determinado e voltado para a cultura Judaica.

A explicação para a palavra Nazireu na enciclopédia Judaica assim define, a palavra Nazireu diz respeito a uma pessoa que faz um voto de se abster por um determinado período de: uvas, álcool, vinho, de cortar os cabelos. O livro dos Números 6,1-21, determina este significado para Nazireu:

1

Disse mais o Senhor a Moisés:

2

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém, seja homem, seja mulher, fizer voto especial de nazireu, a fim de se separar para o Senhor,

3

abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá, vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem bebida alguma feita de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas.

4

Por todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma que se faz da uva, desde os caroços até as cascas.

5

Por todos os dias do seu voto de nazireado, navalha não passará sobre a sua cabeça; até que se cumpram os dias pelos quais ele se tenha separado para o Senhor, será santo; deixará crescer as guedelhas do cabelo da sua cabeça.

6

Por todos os dias da sua separação para o Senhor, não se aproximará de cadáver algum.

16

E o sacerdote os apresentará perante o Senhor, e oferecerá a oferta pelo pecado, e o holocausto;

17

também oferecerá o carneiro em sacrifício de oferta pacífica ao Senhor, com o cesto de pães ázimos e as respectivas ofertas de cereais e de libação.

18

Então o nazireu, à porta da tenda da revelação, rapará o cabelo do seu nazireado, tomá-lo-á e o porá sobre o fogo que está debaixo do sacrifício das ofertas pacíficas.

O texto do Antigo Testamento ainda nos mostra que uma vez terminado o período da promessa, a lei prescreve certos sacrifício no templo de Jerusalém, cortar os cabelos e queimá-los.

No Novo Testamento encontramos outras passagens que nos falam do Nazireu. No evangelho de Lucas 1,15 as instruções dadas a Zacarias em relação a João Batista recordam estes votos:

15 “porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;”.

O evangelista Mateus, de origem Judaica e escrevendo para os Judeus de Jerusalém, mostra em seu escrito que Jesus seria o perfeito Nazireu, ainda ele mostra que no próprio nome de Jesus aparece esta designação. Em Mt 2,23: "e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno.