Com certeza, Thayza, devemos orar e agir. É claro o conselho do Evangelho: "Orai e vigiai" (Mateus 26,41; Marcos 14,38; veja também Marcos 3,33 - "Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo."). O verbo "vigiar" convida à ação.

 

Temos que evitar de pensar que a oração seja algo devido a Deus. Deus não precisa dela! A oração é uma necessidade nossa, pois nos aproxima dEle. Deus dispensa igualmente seus dons. De fato Ele não é injusto e, por isso, não é a causa dos sofrimentos de alguns e felicidade de outros. Se bastassem nossas orações, o mundo teria muito menos sofrimento.

 

Todo cristão, que se diz tal, tem que agir de consequência. Não posso me dizer cristão e depois me comportar como quero, esperando na salvação eventualmente garantida, só por que fui batizado. A salvação, doada por Deus em Cristo, deve ser abraçada por nós. Deus não nos impõe nada, exceto o fato que se não nos aproximarmos dEle não seremos salvos. A aproximação a Deus acontece com as obras.

 

É nesse sentido que a carta de Tiago diz: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." Aconselho ler todo o capítulo 2 dessa carta.

 

Além dessas palavras, a Bíblia está cheia de recomendações para que o nosso comportamento seja conforme a nossa fé: Jesus diz para amarmos o próximo, fazer o bem, ajudar. Não podemos nos subrair disso. E a propósito de ficar parados, esperando a vinda do Senhor, seria bom ler 1Tessalonicenses 5, quando Paulo exorta os fiéis a vigiar, pois o dia do Senhor virá como um ladrão noturno. E acrescenta: "Não andais em trevas, de modo que esse Dia vos surpreenda como ladrão".