Olá Patrícia,

A respeito da lepra, encontramos na Bíblia, no livro do Levítico cap. 13 e 14, leis ou as regras sacerdotais que orientam como deveria ser feito o seu diagnóstico e a constatação de sua cura, tanto para pessoas, como para casas. Confira o que está no Lv 13 e 14. Não são mandamentos e sim regras sacerdotais.

 

Importante lembrar que os termos hebraicos e gregos usados na época nem sempre se referiam à lepra, mas também a doenças infeccionas de pele de caráter benigno (como eczemas, por exemplo). Os sintomas mencionados não são os mesmos que a lepra como hoje a conhecemos. A descrição que aparece na bíblia engloba diversas doenças infecciosas de pele, comuns no Oriente Médio.

 

Os sintomas em Lv 13,29-37 é de impigem, mas a pessoa deveria ficar isolada como se tivesse lepra, até que fosse constatada que não era uma doença infecciosa. No Lv 13-14 a lepra também poderia ser encontrada nas roupas (Lv 13,47-59) e nas casas (Lv 14,33-53), que, no caso, o mais possível seriam:   mofo, fungos ou manchas, considerados como muito ameaçadores naquela época.