Em primeiro lugar vamos mudar um pouco a pergunta. O melhor seria perguntar, como os hagiógrafos ligaram o sábado  com o a criação e com o Êxodo.

 

Então vamos ver. Temos dois textos que descrevem o decálogo e neles aparece o sábado: Ex 20,1-17 e Dt 5,5-21. Os dois textos são exatamente iguais, exceto por uma pequena diferença no tocante ao sábado. E é esta diferença que responde à nossa pergunta.

 

Êxodo

O primeiro texto diz:“Trabalharás durante seis dias, e farás todo a tua obra. O sétimo dia, porém, é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava nem teu animal, nem o estrangeiro que está em tuas portas. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que eles contêm , mas repousou no sétimo dia; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou”.

Por que se deve guardar o sábado no texto do Êxodo (vv. 9-11)? A resposta é: Porque Deus criou tudo o que existe, e quando terminou a obra da criação, abençoou o dia do sábado e o santificou. Portanto, a observância do sábado esta ligada à criação.

 

Deuteronômio

O segundo texto diz: “Trabalharás durante seis dias, e farás todo a tua obra. O sétimo dia, porém, é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu boi, nem teu jumento, nem qualquer dos teus animal, nem o estrangeiro que está em tuas portas. Deste modo o teu escravo e a tua escrava poderão repousar como tu. Recorda que foste escravo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te fez sair de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que o Senhor teu Deus te ordenou guardar o dia de sábado” (vv. 13-15).

Por que se deve guardar o sábado, no texto do Deuteronômio?  Porque foste escravo no Egito e o Senhor vos libertou.É por isso que deves guardar o sábado.

 

Teríamos que fazer um estudo mais profundo dos textos para descobrir quais foram as motivações que levaram o hagiógrafo a dar um outro motivo para a observância do sábado.