Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Quero aprender mais sobre a Bíblia. Necessito saber sobre os prfetas Oséias, Jeremias, Zacarias e Ezequiel.

Pergunta de Tereza, Blumenau
Resposta de Luiz da Rosa, em 02/11/2007


Leia mais sobre Profetas Oséias

Tereza, conhecer os profetas é muito importante para o estudo da Bíblia. Eles são os mensageiros que transmitem a palavra de Deus aos homens. Graças a eles realizou-se, no decorrer da história de Israel, a revelação de Deus à humanidade. Nesta tarefa cada um dos profetas bíblicos teve um papel particular. E aqui entra a história individual de cada um. Precisa, porém, dizer que aquilo que cada um disse complementa e interage com a mensagem do ‘colega’. Existe, na verdade, três elementos que estão presentes nas mensagens de todos os profetas, ou seja: o monoteísmo, a moral e a esperança na salvação.

A sua pergunta menciona 4 profetas, porém o número deles é bem maior. Normalmente se fala de profetas maiores (Isaías, Jeremias e Ezequiel) e profetas menores (Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Abacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias), num total de 15 profetas. Esses, na verdade, são profetas que deixaram um livro escrito, mas nos textos bíblicos aparecem ainda outros profetas, como por exemplo, Samuel, e até mesmo algumas mulheres são nomeadas: Débora (Juízes 4), Culda (2Reis 22) e Noádia (Neemias 6,14).

Nós não sabemos muito sobre a vida desses profetas. A nossa única fonte são os próprios livros que deixaram como herança. Os livros deles não são biográficos e nem sempre foram escritos pelos próprios profetas. Isso é evidente, por exemplo, com Jeremias (veja Jeremias 25,3). Por isso aquilo que sabemos de cada profeta deriva, sobretudo da mensagem que ele transmite. Através dessa mensagem podemos também tentar definir em que época cada um deles profetizou.

Oséias
Era do reino do norte e contemporâneo de Amós e pregou durante o reino de Jeroboão II (760 antes de Cristo) e continou depois da morte deste rei, embora não tenha visto a queda de Samaria (722). Aquilo que sabemos da vida de Oséias marca de modo decisivo a sua mensagem. Parece que sofreu um drama pessoal muito intenso: teria se casado com uma mulher que amava, mas em seguida foi abandonado por ela. Mais tarde a recebeu de volta em casa, depois de tê-la posta à prova. Esse drama ofereceu o ambiente para a sua mensagem: como Oséias se comporta com sua esposa, assim também Yahweh se comporta com o seu povo. Portanto pela primeira vez a relação entre Deus e o seu povo é expressa nos termos de um matrimônio.

Jeremias
Teria nascido por volta de 650 antes de Cristo e era filho de uma família sacerdotal, que vivia próximo a Jerusalém. É o profeta de quem temos mais notícias, pois existem muitos relatos biográficos no seu livro. Foi chamado por Deus quando era muito jovem, no terceiro ano do reino de Josias. Viveu as reformas religiosas promovidas por esse rei, mas também a frustração provocado pela morte do mesmo rei, que teve como conseqüência a submissão da Palestina por Nabuconosor e mais tarde, a conquista de Jerusalém e a deportação em Babilônia dos seus habitantes. Jeremias via nos deportados a esperança de Israel, mas ele mesmo não foi deportado. Após uma revolta em Jerusalém contra os invasores, Jeremias é levado, por alguns judeus, para o Egito e provavelmente morreu por lá.

Ezequiel
Provavelmente o profeta exerceu toda a sua atividade no meio dos exilados de Babilônia, entre 593 e 571 antes de Cristo. Ele era um sacerdote e isto justifica a sua atenção ao Templo, seja o templo destruído pelos babiloneses ou aquele futuro. Ezequiel é, sobretudo um homem de visões: são clássicas as visões dos 4 seres vivos do carro de Yahweh e o templo futuro, do qual brota um rio que transforma a terra num ambiente utópico. Sendo um sacerdote, sublinha o valor do culto, que são valorizados pelos sentimentos que os inspiram. Ele, portanto, dá origem a uma corrente espiritual que continua até o Novo Testamento. Também é importante a contribuição à corretne apocalíptica.

Zacarias
Deste profeta sabemos bem pouco. A data do seu ministério é conhecida, ou seja, 520 antes de Cristo. Ele prega a reconstrução do templo, como também faz o profeta Ageu, mas sublinha principalmente a restauração nacional, após o exílio em Babilônia. Nesta restauração aparece a expectativa escatológica e aparece a aspectativa de um rei que restaure a dinasdia de Davi.

Tereza, essas são poucas informações, apenas para atirar a sua curiosidade. Uma boa Bíblia traz, antes de cada livro, uma pequena introdução, que pode lhe ajudar a entender já um pouco mais de cada um desses personagens bíblicos. Pode também ler livros dedicados à profecia em geral, ou a um síngulo profeta, em particular. Tudo isso, porém, não deve bastar. O objetivo final deve ser aquele de ler cada um dos livros proféticos e acolher, em primeira pessoa, o que cada um dos autores inspirados tem a dizer para nós hoje.

3184 visitas

8 comentários

Postar um comentário

  • Gláucia Rocha (São Luis ) - 17/05/2012

    Muito bom e proveitoso!

  • gilmar souza (Amelia rodrigues BA) - 28/07/2010

    eu gostaria de ter um rezumo sobri o livro do apocalipse

  • Rafael costa (salvador) - 11/04/2010

    Eu nem sei o que falar sobre esse texto, sou novo decidido por isso. Mais eu gostei muito ler sobre esses profetas, e que dizer também que vocês nunca venha Esquecer do amor do Deus Vivo porque ele nos Deu o seu único Filho pra morrer por noz, então venham buscar ele mais e mais de cada vida suas.. abraços e a paz do Senhor!

  • edna (rio) - 02/01/2010

    Eu acho que nao ficou bem esclarecido a vida de cada profeta deveria ter sido bem mas detalhado

  • tatiane - 13/09/2009

    eu gostaria de saber sobre a importancia de Jonas na biblia

  • Marcia Torres (Touros) - 27/08/2009

    Muito bom este texto sobre os profetas me ajudou muito para desenvolver uma aula da catequese sobre a vida dos profetas. valeu.

  • maiane (valença) - 29/07/2009

    bons resumos de us dos profeta e rapido de ler e memoriasa

  • Carolina Oliveira (São Paulo) - 27/12/2007

    Deveria ter comentarios mais extensos sobre estes espectivos assuntos, profetas, história da biblia e tudo que envilve homilética.