Narra-se que Jesus ressucitou ao terceiro dia. Como se deve considerar este terceiro já que o dia tem 24 horas?

Pergunta de Carlos, Rio deJjaneiro
Resposta de Luiz da Rosa, em 22/10/2007


Leia mais sobre Páscoa Jesus

Os 4 Evangelhos falam da ressurreição como acontecida na aurora do “primeiro dia da semana” – en grego “eis sabbaton” - (Mateuw 28,1; Marcos 16,2; Lucas 24,1; João 20,1). ‘Sabbaton’, em grego, é a mesma palavra usada para ‘sábado’, porém, no Novo Testamento, significa também semana. Portanto ‘eis sabbaton’ significa, literalmente’ ‘primeiro da semana’, o primeiro dia, ou seja, domingo. Portanto, todos os evangelistas dizem que Jesus ressuscitou no domingo.
Precisamos então ver quando Jesus foi crucificado. Os evangelhos são unânimes e dizem que era ‘dia da preparação’ – paraskeue, em grego, que retoma o hebraico (Mt 27,62; Mc15,42; Lc 23,54; Jo 19,31). ‘Dia da preparação’ significa o dia que precede a Páscoa, que naquele ano, como afirma claramente João, caía no sábado (“porque esse sábado era grande dia!”). Além do mais era a ‘hora nona’, ou seja, 3 da tarde.

Jesus portanto, ressuscitou no terceiro dia e era domingo. Isso, contudo, não significa que entre sua morte e ressurreição tenham passado 3 dias, 72 horas. Conforme a narração dos evangelhos, a sua sepultura teria durado pouco mais de 30 horas, embora tenha ficado no sepulcro na sexta, sábado e domingo.

A expressão ‘terceiro dia’ entrou muito cedo na tradição cristã, no primeiro credo da comunidade. Em Atos 10,40 e, sobretudo, em 1Coríntios 15,4 (“Foi sepultado, ressusscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”) temos o germe das futuras profissões de fé. Para a comunidade esse ‘terceiro dia’, além de uma questão cronológica, tinha um significado simbólico. Primeiro de tudo lembrava os anúncios da paixão feito pelo próprio Jesus, como vemos em Marcos 8,31; 9,31; 10,34. Também lembra as palavras de Cristo que dizia que “Posso destruir o santuário de Deus e reedificá-lo em três dias” (Mateus 26,61). O mesmo Jesus ainda diz, segundo Mateus 12,40: “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.” Além do mais se lembra ainda o Antigo Testamento, exatamente Oséias 6,2: “Depois de dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos levantará”.

4589 visitas

30 comentários

Postar um comentário

  • Fábio (Lins) - 20/07/2014

    De que importa discutir sobre a hora ou o dia exato da morte e ressurreição de Jesus. O que importa é que ele nos salvou. Achei muito feio a maneira que o Erivaldo respondeu ao Jaime. Erivaldo o princípio de tudo espiritualmente é a humildade, mansidão. Do que adianta toda sua sabedoria se vc a perde em um segundo. Sabe tanto, estudou tanto e não conseguiu salvar(jaime) uma vida ou se acaso ele conhece o senhor, vc não conseguiu alimentar a fé no coração dele. Sabe qual é o problema de alguns "homens" cheios de sab...

  • Erivaldo (Salvador) - 12/04/2014

    RICARDO, o que mais me assusta sao essas pessoas que estao sempre indo ao TEMPLO para ADORAR elas vao CULTUAR a QUEM? RICARDO sera que nao percebem que essa ADORAÇAO e esse CULTO que estao fazendo nao sao para o CRIADOR nosso PAI? RICARDO sera que nao entendem que o MESSIAS nunca estaria sendo CULTUADO num TEMPLO? A QUEM ESTAO DANDO CULTO? INCRIVEL que nao percebem que serao presas faceis quando vier o ANTICRISTO com toda a MAGIA DE MILAGRES E MARAVILHAS? COITADOS DOS FREQUENTADORES DESSES TEMPLOS RELIGIOSOS- ser...

  • Erivaldo (Salvador) - 12/04/2014

    RICARDO - isso estou esperando ansiosamente, sem nenhum medo, sabendo que se for nos dias em que eu estiver ainda vivo, estarei pronto para ser morto por esse SISTEMA RELIGIOSO - o mesmo sistema que ASSASSINOU os PROFETAS - MESSIAS - E TODOS OS QUE FORAM CONTRA. Para mim MORRER SEM ME CURVAR AO DEUS DESTE MUNDO seria uma HONRA. QUE NAO DEMORE.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/04/2014

    Erivaldo (Salvador) - Voce tem razão, todos que forem contra o sistema religioso vai ter muita luta e muitos irão morrer nas mãos deles, se eu alcançar a grande tribulação, sem dúvida, nossos irmãos que eram contra no passado, foram massacrados pelos imperadores romanos, e hoje a mídia e pastores simplesmente dizem que eles eram cristãos, estão escondendo a verdadeira indentidade deles. E como já se sabe, este sistema religioso que aí está, vai tentar matar as duas testemunha, aí já da pra se ter uma idéia.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/04/2014

    Jaime Dias - Para que você entenda as escrituras precisa antes retirar este enganos: Israel - Judeu - jesus - deus - cristo - senhor. Porque? porque foram criados pelos gentios.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/04/2014

    Jaime Dias - Eu não sou adventista,nem falei que se deve guardar o sábado, quem deveria guardar seria os Hebreus que se encontram espalhados, porem eles nem sabem que são hebreus, Procure entender , o Salvador ficou tres dias sepultado: quinta,sexta e sabado,quando terminou o sábado Ele ressuscistou. Quando iniciou o domingo Ele já estava ressuscitado,esta velocidade de transição não podemos simplesmente medir em nosso entendimento.

  • Erivaldo (Salvador) - 12/04/2014

    JAIME DIAS, quando começa o DOMINGO pelo calendario do HEBREUS? COMEÇA AO AMANHECER DE DOMINGO? OU AO ANOITECER DO SABADO? TA VENDO RICARDO? O QUANTO DE BABOSEIRA ESSAS PESSOAS APRENDEM? NAO CONSEGUEM NEM COMPREENDER O CALENDARIO? SABE PORQUE? JAIME DIAS - foi colocado e te ensinado que o dia dos HEBREUS começa ao AMANHECER - assim como o nosso hoje, por isso voce continua sendo ENGANADO, apesar de voce parecer uma pessoa inteligente, mas nao consegue responder uma pergunta que se feita a uma criança de 10 anos el...

  • Erivaldo (Salvador) - 12/04/2014

    RICARDO, - Rio de Janeiro .-voce esta certo, nao se importa com esse JAIME DIAS - CURITIBA. na verdade esse rapaz tem alguma coisa escondida, porque sempre quer ir ao TEMPLO. Ja perguntei a ELE o que ele vai fazer no TEMPLO? Ele nao sabe responder, alias, o JAIME DIAS nao sabe de nada referente a O MESSIAS, ele chama o MESSIAS de JESUS? O cara foi engravidado pelas mentiras do SISTEMA RELIGIOSO. Nao consegue entender o LOGICO e quando eu pergunto;; JAIME DIAS porque voce vai ao TEMPLO? Fica sem saber responder ou d...

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 12/04/2014

    Ricardo (Rio de Janeiro)...Cristo cumpriu em seu Corpo "A LEI DAS PRIMÍCIAS"? Sim ou não?===Se Ele cumpriu segundo o que está escrito em Mateus 5:17 e Lucas 24:33; então quem é vc, um mero Adventista, cujas mensagens sempre foram tendenciosas a favor da guarda do sábado, para dizer que "JESUS NÃO RESSUSCITOU NO DOMINGO"?===(Lev. 23:10 - Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacer...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/04/2014

    Erivaldo - Ainda tirando sua dúvida, o Messias participou da ceia sim, na quarta feira, foi na casa de josé de Arimateia, Ele não ia em templos, nunca pregou em templos, aonde está escrito que eles expulsou os vendedores do templo é mentira. E a causa de Ele ser preso,foi acusado de ter roubado o livro da lei, foi uma invenção de judas, que era sobrinho de Caifás, na verdade quem roubou o livro foi Dimas, o ladrão que foi sacrificado junto,e que pediu perdão ao Salvador.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/04/2014

    Erivaldo- as seis da tarde, findava um dia e iniciava o outro , nosso Salvador foi sepultado antes das seis, e as seis começou a contar o primeiro dia ( quinta feira)

  • Erivaldo (Salvador) - 12/04/2014

    PARABENS mesmo RICARDO, mas cuidado com alguns, eles querem ver o "" JESUS " RESSUCITANDO NO DOMINGO, mas eles nao entendem que quando "" .. no fim do SABADO? "" quando seria o FIM DO SABADO? que SABADO? QUANDO COMEÇA A DESPONTAR O PRIMEIRO DIA DA SEMANA? QUANDO TERMINA O DIA DE SABADO PARA AQUELAS PESSOAS? "" OZIEL meu amigo o primeiro dia da SEMANA começaria quando? pela manha de domingo ou ao anoitecer do SABADO?

  • Oziel (curitiba pr) - 12/04/2014

    CORRETÍSSIMO RICARDO, VC FOI SIMPLES E OBJETIVO, POIS CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. AS PESSOAS NÃO ESTUDAM AS SAGRADAS ESCRITURAS E FALAM COISAS SEM SABER. NOSSO SALVADOR MORREU NUMA QUARTA E RESSUSCITOU NO FIM DO SÁBADO, INÍCIO DO DOMINGO. CORRETO.

  • Erivaldo (Salvador) - 11/04/2014

    RICARDO, correto. mas o que a I C A R faz? SEXTA-FEIRA da PAIXAO? Meu Pai seu Jose morreu no dia 03 - 02 -2013. caiu num DOMINGO - PERGUNTO; quando o meu PAI faz um ANO QUE MORREU? NO DIA 03 DE FEVEREIRO ou SEMPRE SERA NUM DOMINGO DE FEVEREIRO? Ta vendo RICARDO? Essas pessoas nao conseguem raciocinar logicamente, isso seria uma "" BURRICE ?? "" Nao pois por aqui ha pessoas que falam e escreve em GREGO? INGLES? essa pessoa nao seria tao burra assim? ou seria? o nivel de conhecimento nao se traduz no raciocinio logi...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 11/04/2014

    O salvador Yahushua foi sacrificado em uma quarta feira, dia 14 de nissan no ano 30 foi sepultado antes das seis da tarde pois ja ia iniciar o sábado santo (nesse ano caiu em uma quinta feira). Ele ficou: quinta,sexta e quando findou o sábado ressuscitou.

  • Jonas Viotto (Santana de Parnaíba) - 14/03/2012

    Amigo Yahoshafat, Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas além de Caim e Abel, conforme relato em Gênesis 5:4. Leva-nos a crer que Caim casou-se com uma irmã ou sobrinha. Abraços!

  • Yahoshafat Ben Yaakov (Itagi) - 07/01/2012

    SHALOM PARA TODOS OS KADOSHIM DE YHUH. JÁ QUE OS RABINOS TÊM SE MULTIPLICADO E OS POUCOS TALMIDIN TÊM SE DIMINUIDO, VEJAMOS QUEM SE ACHA NA JUSTA INSPIRAÇÃO DO RUACH HA KODESH. QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA. QUEM TEM SABEDORIA PARA ENTENDER, QUE ENTENDA. QUEM TEM RESPOSTA PARA DAR, QUE RESPONDA. QUANDO KAIN MATOU HEVEL, BERESHIT (GÊNESIS) 4: 16 17 DIZ QUE ELE FOI EXPULSO DE DIANTE DA FACE DE YHUH E HABITOU NA TERRA DE NODE, CONHECENDO ALI SUA MULHER QUE LHE DEU UM FILHO. SE YHUH, NO PRINCÍPI...

  • Yahoshafat Ben Yaacov (Jequié-Ba.) - 06/10/2011

    SOBRE A MORTE DO MASHIACH HOMEM. O DIA EM QUE O MASHIACH HOMEM MORREU NO MADEIRO SHALOM Tendo observado alguns estudos referentes ao dia da morte do Mashiach filho de David, achei por bem entrar nesse assunto para que as verdades humanas desabem diante da verdade que do alto nos vem. Tomando por base a explicação de que ele morreu na quarta feira para que os três (3) dias e três noites possam ser contados na sua permanência no seio da terra, o texto abaixo em estudo entra em contradição. TEXTO – “Na terça...

  • ivonil ferreira (Jatai-go) - 26/05/2011

    A morte de Yahshuah Hamashiach na quarta feira Além do nome. O Tanak mostra que o Mashiach viria num tempo pré-estabelecido pelo pai Yahweh, anunciado pelos profetas do Eterno. Ou seja; a cronologia profética do Tanah apontava a época certa em que o Mashiach apareceria; quanto tempo ele pregaria, bem como o dia de sua morte, quantos dias ele ficaria no sepulcro, e também em que dia o Mashiach ressuscitaria dentre os mortos. Porque; Há um momento para tudo e um t...

  • Joseph Rabbit (Petrolina - PE) - 27/08/2010

    Meu nome é Joseph Rabbit, sou do Brazil, e gostaria de compartilhar as culturas religiosas, para juntos obtermos maiores conhecimentos da verdade, e alcançarmos mais sabedorias. Eu sou fariseu, assim como o apostolo Paulo, adapto ao Cristianismo tendo como base principal na ressurreição dos mortos antes do último dia. Sou filho de pais Cristãos, e assim como aos fariseus Cristãos acreditam na vivificação dos mortos que acontecem desde os dias do Messias. Essa ressurreição, vem acontecendo antes do último dia. Isto...

  • joselito (Maceió) - 27/05/2010

    Amados irmaãos da Igreja adventista do sétimo dia;pelo meu pouco conhecimento das Escrituras Sagradas,quero vos dizer que o cumprimento da LEI é o AMOR;conforme a epistola aos RM;CAP.13,do v8 ao 10.De nada adianta vocês guardar dia de sábado e não AMAR seu próximo como a ti mesmo.Jesus não destruiu a LEI e os Profetas;mas porém resumiu tudo em dois mandamentos:Amar a Deus sobre todas as coisas,e ao próximo como a ti mesmo;porque o cumprimento da LEI é o Amor.Ou seja:Se vc cumprir esses dois mandamentos,vc não só gu...

  • joselito (Maceió) - 27/05/2010

    Amados irmaãos da Igreja adventista do sétimo dia;pelo meu pouco conhecimento das Escrituras Sagradas,quero vos dizer que o cumprimento da LEI é o AMOR;conforme a epistola aos RM;CAP.13,do v8 ao 10.De nada adianta vocês guardar dia de sábado e não AMAR seu próximo como a ti mesmo.Jesus não destruiu a LEI e os Profetas;mas porém resumiu tudo em dois mandamentos:Amar a Deus sobre todas as coisas,e ao próximo como a ti mesmo;porque o cumprimento da LEI é o Amor.Ou seja:Se vc cumprir esses dois mandamentos,vc não só gu...

  • joselito (Maceió) - 27/05/2010

    Amados irmaãos da Igreja adventista do sétimo dia;pelo meu pouco conhecimento das Escrituras Sagradas,quero vos dizer que o cumprimento da LEI é o AMOR;conforme a epistola aos RM;CAP.13,do v8 ao 10.De nada adianta vocês guardar dia de sábado e não AMAR seu próximo como a ti mesmo.Jesus não destruiu a LEI e os Profetas;mas porém resumiu tudo em dois mandamentos:Amar a Deus sobre todas as coisas,e ao próximo como a ti mesmo;porque o cumprimento da LEI é o Amor.Ou seja:Se vc cumprir esses dois mandamentos,vc não só gu...

  • Maura Alves Maia (Tangará da Serra MT) - 02/04/2010

    Primeiramente agradeço ao Deus todo poderoso,e saudo prazerosamente na paz do Senhor o querido Marcelo de Campinas,quero dizer meu caro amigo que estou muito feliz pois acabei de ler todo seu relato desse seu imail,desta verdadeira conclusão na qual eu pude crescer,em relação a estes versiculos que as vezes nos coloca em observação de seriedade,e não de descredibilidade a palavra do Senhor,eu fico muito contente Irmão Marcelo glorifico a Deus pela sua vida não sei qual o seu seguimento religioso mas isso pouco i...

  • Fábio barcelos (bh mg) - 14/11/2009

    E importante pensarmos e analizarmos um tempo à 2000 anos atraz,muita coisa mudou,pensaram na ipotese de o dia ter 12 horas ? ou de ser simbólico os treis dias; morreu na sexta e foi para o sepulcro,ficando no mesmo sexta,sabado e domingo ao gual ressucitou,ok?

  • jeferson rivus silva marquetti (Cuiabá-MT) - 12/07/2009

    Como seu conhecimento biblico é fraco.... Nem parece um estudioso da Sagrada Escritura e sim um bom de um hipocrita....raposa...que ensina conforme o seu interesse e conforme o interesse para quem o sr. trabalha(Vaticano). O Sr. não prestou atenção em nada que escreveu nessa materia, de modo que entre-linhas disse que o Senhor Jesus e a Santa Escritura mentiram a respeito da data de ressureição. Sendo que os 3 dias e 3 noites foi repassado aos fariseus (como jonas passou na barriga de um peixe, Jesus também ter...

  • antonio moreira filho (Macapá) - 15/04/2009

    Nesta explanação sobre a ressureição de Jesus depois de "um certo tempo", como se depreende que Ele mesmo disse ao um dos crucificados " Hoje mesmo estarás comigo no paraiso"-seria só apos os "tres" dias? Jesus, que é senhor do tempo, teria que esperar um tempo pra ressurgir? Ou teria sido a ressurreição logo após a morte e o apresentar-se aos discípulos, depois de um tempo, de conformidade com as escrituras?

  • Dailson (Salvador) - 24/01/2009

    Estude a bíblia pra salvar e não para argumentar teorias humanas, pois a palavra de Deus não é contraditoria. ( Assim terminou a criação do céu, e da terra, e de tudo o que há neles. No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. Então abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou. O sábado é memorial da criação e menorial da salvação, pois demostra Um Deus criador e Salvador. Paz do Senho...

  • Luiz Henrique Martins Soares (Aracruz) - 06/04/2008

    Deixa eu falar minha opnião: Olaha para mim esse negocio de guardar o sabado é bobeira.

  • Marcelo (Campinas - SP) - 10/01/2008

    QUANDO YESHUA HAMASHIACH FOI COLOCADO NO TÚMULO? Ser-nos-ía de grande ajuda, enquanto continuamos o estudo do elemento tempo na crucificação e ressurreição de Mashiach, determinar quando Yeshua (Jesus) foi posto no túmulo. Ele foi colocado ali no mesmo dia que foi crucificado; precisamente na tarde deste dia, próximo ao pôr-do-sol. Com relação a isto, citamos o relato do seu sepultamento como está registrado em Marcos 15:42-43: "E quando já era tarde (pois era a preparação, isto é, a véspera de sábado), f...