O cachorro tem alma?

Pergunta de Carlos, Rio de Janeiro
Resposta de Luiz da Rosa, em 09/10/2007


Leia mais sobre Animais Cães


A história nos mostra que os cachorros convivem há milênios com o homem e condivide muitos aspectos importantes da sua vida. Na mitologia, Ulisses tem um cão que lhe é muito fiel e só morre quando ele retorna. Este é só um exemplo para sublinhar como o cão é exemplo de sincera amizade. Até mesmo temos uma frase do célebre escritor Víctor Hugo, que dizia: "Veja o olhar do seu cachoro: você pode afirmar que não tem uma alma?"



Apesar desse conceito comum entre nós, na tradição hebraica o cão é considerado um animal impuro. Por isso encontramos na Bíblia certos textos em que o cachorro foi usado como meio de reprovação ou humilhação (1 Samuel 24,14; 2 Samuel 3,8; 9,8; 16,9). Paulo chama os falsos apóstolos de “caos” (Filipenses 3,2). Assim como o Apocalipse chama de “caos” aqueles que não entram no Reino do Céu (22,15).



Do ponto de vista teológico, o cachorro é uma criatura de Deus e como tal deve ser respeitado. A Bíblia, porém, sublinha a supremacia da pessoa na criação, que recebe o “sopro”, a alma. Isso, contudo, não significa apenas privilégio sobre as outras criaturas, mas também responsabilidade.


15064 visitas

268 comentários

Postar um comentário

  • Francisco Bezerra Barbosa (Belém-PA) - 03/04/2014

    O amor é o sentimento mais poderoso do Universo. Tão poderoso que, quando é verdadeiro, atravessa o tempo e o espaço. E o amor de uma animal pelo seu dono é um sentimento puro e verdadeiro, tão forte que muitas vezes o animal morre de tristeza dias após o desencarne do seu amigo querido. E há muitos relatos de espíritos que comparecem em trabalhos mediúnicos acompanhados de seu antigos animais, cães e gatos. Esses então, caninos e felinos, são os que espiritualmente mais se aproximam dos humanos, pois não tem apena...

  • Carlos Alberto (Serra Talhada) - 07/12/2013

    Instinto! Esse é o tipo de discussão que nunca chegará a uma conclusão exata, pois assim como as ceitas, cada um tem seu argumento, cada um quer defender aquilo que "acha" certo. Eu creio sim, que os animais foram criados para servirem de companhia, alimento, e até de defesa paro o homem aqui na terra. Como explicar o texto abaixo a um urubu, cachorro, iena ou qualquer outro animal que se alimenta da carniça de outros animais? Então disse eu: Ah! Senhor DEUS! Eis que a minha alma não foi contaminada, pois desde a ...

  • Aroldo (Rio de Janeiro) - 23/11/2013

    Não consegui ler todo o conteúdo. Só pergunto qual fator de inteligência que vivifica o cão? que o faz gostar de pessoas etc. Este fato é promovido pela alma do cão. Outra impuro é quem escreveu esta bobagem e digo mais certos cães são mais puros do que muitos seres humanos.

  • Scoobydoo (Cacholandia) - 10/11/2013

    Galerinha do Bem, dizem que música é uma arte de manifestar diversos afetos, de nossa alma mediante ao som, se seu comportamento é do bem, você fara o bem, cuida e zele de sua casa por amor. Se cachorro ou um elefante tem alma ou não isso pouco importa, o que importa e cuidar e zelar do seu animal de estimação. Cuide de Sua Casa, Nela o Senhor Zelara.

  • Jaqueline F Mesquita (Sao Paulo) - 29/09/2013

    Estou preparando um livro sobre as religiões e a morte dos animais de estimação. Se alguém tiver interesse em contar uma história bonita de amor entre o seu animal de estimação que já se foi....pode me escrever: jaquefalcao@hotmail.com Obrigada!

  • Gabriel (Palmas-TO) - 25/09/2013

    Há também um trecho que nos revela que nem nós nem os animais deveríamos ter medo da morte, pois quando acordarmos, veremos que o temor é em vão. O que se pode entender disso, então?

  • Gabriel (Palmas-TO) - 25/09/2013

    kkk, desculpe-me, mas mostrei com a palavra santo apenas para indicar a sua vida após a morte, não a própria santificação. Será que só tem espírito aqueles que se oferecem?

  • Silas (Rio) - 25/09/2013

    Já quanto aos homens não há dúvida: estão entre os que se oferecem em oferta ao Senhor! O provam Jesus e filha de Jefté. Cachorro eu não sei se está listado entre os sacrificáveis; mas, se tiver, parece que não era um dos preferidos. Será que o cheiro deles não era tão suave?

  • Silas (Rio) - 25/09/2013

    Mas o cachorro é dos que se oferecem em oferta ao Senhor? Se sim, vá lá, que depois do bife ele vire santo. Mas se ele, coitado, não for dos que se oferecem em oferta ao Senhor, depois de bife vira estrume. PS. Na verdade, se ofereciam: parece que Deus acabou se enjoando do suave cheiro da fumaça dos animais que lhe eram ofertados nos holocaustos.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 25/09/2013

    O que importa é o que será dele depois do bife. Essa questão também é bem respondida em: "...isto serve tanto para os homens quanto para os animais...quando acordarem se arrependerão do seu vão temor"

  • Silas (São Paulo) - 24/09/2013

    Pois é, "... tudo quanto der dele ao Senhor será santo...". E tudo quanto dele não for dado ao Senhor vira... bife!

  • Gabriel (Palmas-TO) - 24/09/2013

    O que dá a entender neste trecho da Bíblia é justamente o que afirmei: "Se for animal dos que se oferecem em oferta ao Senhor, tudo quanto der dele ao Senhor será santo. Não o mudará, nem o trocará, bom por mau, ou mau por bom; mas se de qualquer maneira trocar animal por animal, tanto um como o outro será santo."(Lev 27,9-10). Como algo será santo sem existir?

  • Silas (São Paulo) - 20/09/2013

    E continua: "Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues. Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado". Já que servem de mantimento, não haveria razão para animais terem alma.

  • Silas (São Paulo) - 20/09/2013

    Não se conhece o propósito de Deus para a criação dos animais (nem o propósito para ter criado o homem...). Contudo, esperava Deus que alguma espécie servisse de companhia e ajudadora para Adão. Mas, não sendo encontrado animal que servisse a tal propósito, deus criou a mulher (sabemos que a criação da mulher teve um propósito)! De resto: "E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi."

  • Gabriel (Palmas-TO) - 20/09/2013

    Se nesse aspecto os animais são diferentes de nós, também não seriam almas viventes, como as plantas não são.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 20/09/2013

    "...vos servirá de mantimento", mas nós fomos criados depois, Deus apenas nos liberou essa ação, o propósito Dele primeiramente não foi esse, criá-los para vierem e depois morrerem. É como se afirma em "E, se for animal dos que se oferecem em oferta ao Senhor, tudo quanto der dele ao Senhor será santo."(Levítico 27:9) Se é santo, então em algum lugar deve estar.

  • Fábio (BH) - 19/09/2013

    Para que Deus criou os animais? Essa é fácil: Gênesis 9:3 "Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento..."

  • Gabriel (Palmas-TO) - 19/09/2013

    Concordo plenamente com a Simone. Deus criou tudo o que existe. Os anjos que vivem com Ele são imortais, Adão e Eva foram criados para serem imortais. Pra que Deus criou os animais, até mesmo antes de nós, se todos eles morreriam logo?

  • Simone Nardi (SP) - 17/09/2013

    Oi Amigos, concordo com o Eduardo e com alguns amigos que afirmaram que os animais possuem alma (http://irmaosanimais-conscienciahumana.blogspot.com.br) e que é apenas uma questão de interpretação. Todo ser vivo possui o Anima(vida), que o anima, ou seja lhe dá vida, o que lhe dá vida é a alma. É impossível crer, como nos diz Voltaire, que Deus haja criado seres tão perfeitos biologicamente , como nós também somos, sem lhes dar o sopro da vida. sem alma o corpo é inerte, e o corpo dos animais não é algo inerte ou m...

  • Manoel Galdino (Garça) - 17/09/2013

    Concordo com o colega Wagner perdi minha cachorrinha LUPITA no dia 13/09/2013 e não estou aguentando de dor ,,,perdi minha melhor AMIGA estou sentindo o meu peito muito amargurado estou sem chão ela só ficou comigo apenas 7 anos ela é da raça salsichinha (cofap) morreu com intoxicação (ela comeu madruva) e eu não estou conseguindo nem trabalhar se alguém me puder me ajudar entre no meu imail.ESTOU SOFRENDO DEMAIS! O QUE EU FAÇO PARA DIMINUIR ESSA DOR?

  • Wagner Silvério (Mogi Mirim) - 15/09/2013

    Tbem gostaria de acreditar que os cachorros tem Alma , pois no dia 09/09/2013 perdi meu Sheik depois de passar com ele 15 anos . infelismente sofreu um avc e não aguentou . e uma dor muito grande no peito doi como se tivesse perdido alguem .

  • jose amaranto (artur nogueira) - 12/09/2013

    Não,apesar de eu gostar muito de bicho animal não tem alma e Genesis deixa claro isto,chorei muito por perder bichos mas apenas com um sentimento de tristeza e não de neurose,pois considerar animal membro da familia torna-se pecado além de ridiculo ,quando alguém torna um cachorro membro da familia diz que ele é semelhante a Deus . Epor isto se torna impuro.

  • soares (paraná) - 06/09/2013

    Quero somente dizer que amo todos os animais, principalmente cachorro e gato pela minha convivência com eles... Ja perdi muitos... muita dor, mas acredito que quando depositamo todo nosso amor em um bichinho criamos uma corrente com eles que nem mesmo a minha morte ou a dele se desfaz... Acredito que eles tem alma sim, Eu quando morrer não quero ir para o céu, quero esta com os animais onde eles tiverem. Gente cada vez mais me enoja por suas atitudes... Esta é minha crença e não viajo em nenhuma paranóia de uma rel...

  • Leila Martins (Mato Grosso do Sul) - 28/08/2013

    O nosso cachorro é o único ser que nos ama não se importando se somos ricos, inteligentes ou bonitos, ele só quer nosso coração, eles não querem nada em troca, se fosse por instinto eles só nos dariam carinho quando déssemos comida, e não é assim. Meu cachorro Billy morreu mês passado, eu nunca senti uma dor tão grande. Ele me avisou na noite que iria morrer, ele quase não mudava de lugar que estava deitado, e nessa noite levantou e deitou nos meus pés eu estava na pia lavando louça, nesta hora eu senti que ele me...

  • cristiano (Rio de Janeiro) - 28/08/2013

    Qual pastor contribuiu para a confecção da bíblia?

  • WHG (SÃO PAULO) - 28/08/2013

    Ontem foi o pior dia da minha vida. Tive que tomar a difícil decisão mas necessária: eutanásia. A minha cachorrinha foi encontrada com +/-5 ou 6 anos de idade. Conviveu conosco por 11anos, nos dando carinho, atenção e lições de vida. O câncer já estava alastrando pelo corpo. Estou arrasada e para mim só DEUS pode confortar o meu coração, pois ELE é o único com esse poder. Frequento igreja evangélica e na bíblia fala que devemos cuidar dos animais. A Boneca tinha alma sim, e para mim ela está com Deus. Espero um dia...

  • Eduardo (SP) - 23/08/2013

    Sim, os cachorros têm Alma ! Essa resposta é tão simples que não consigo nem entender porque tanta discussão sobre isso. Basta observarmos seu comportamento com personalidade, carinho e afetividade. Acredito que todos nós devemos crer naquilo que nossos corações falam. Quanto as mensagens nas escrituras, tudo é um questão de interpretação, que dependendo das experiências de vida e cultura, nós levaram a uma conclusão própria. Respeitemos os dogmas de cada um ! Abço.

  • Megh (S.P.) - 20/08/2013

    Eu acho que eles tem alma sim, toda criatura existente que tem o sopro de Deus em sua vida e tem sentimentos como nos, tem almas. Caes nao sao diferente, eles sabem dar amor, sao alegres, companheiros. E muito melhores que muias pessoas por ai. Caes nao tem preconceito com nada, nao vivem questionando sobre o certo e errado, nao abandonam seus donos, como muitos donos o fazem por ai em qualquer esquina. Eu acho que se todo o homem aprendesse a retribuir o amor que um cao sabe dar, o mundo seria um pouco melhor. ...

  • Neusa (Campo Bom) - 09/08/2013

    Eu entendo que o Homem possui uma natureza triúna constitutiva: Corpo, Alma e Espírito que administram a matéria física do Homem, a mente do Homem e a Comunhão do Homem com Deus. Tricotomismo. O tricotomismo é a doutrina que ensina que o homem é composto de corpo, alma e espírito. Dicotomismo. O dicotomismo é a doutrina que ensina que o homem é composto de corpo e alma. O primeiro é a parte física que é mortal o segundo é parte imaterial que é eterna. Eu creio que quando Deus soprou nas narinas de Adão ele col...

  • Everaldo (Minas Gerais) - 08/08/2013

    Se engana quem acha que os animais tem alma, devemos lembrar sempre que o corpo é templo do Espirito Santo e eu nunca avistei um animal batizado (cheio do Espirito Santo), não existe um Reino Eterno para os animais e plantas. Nós seres humanos que devemos correr atraz de nosso salvação (Vida Eterna), poia a vida dos animais é passageira somente aqui na terra.

  • monique (Rio de Janeiro) - 08/08/2013

    Eu nao creio nisso meus Deus!!!!!!!!! Então para aqueles que achao que nao tem almo explica porque o cachorro e o gato nao estao na nossa cadeia alimentar?? explica porque tanto amor e carinho vindo de cada olhinho deles sempedir nada em troca??? me diz então como eles sao capazes de trazer tanto amor a uma crianaça quando esta doente e ate mesmo curar???? realmente cachorro e gato nao tem alma rsrsr estao vagando pela terra so por vagar ah! e tem mais!!!!! Para aqueles que amam muito a ponto de sentir ...

  • angela lima dos santos (itabuna/bahia) - 05/08/2013

    É interessante que, na Bíblia, a palavra “alma” não só se aplica aos humanos, mas também aos animais. Por exemplo, ao descrever a criação das criaturas marítimas, Gênesis 1:20 diz que Deus ordenou: “Produzam as águas um enxame de almas viventes.” E no próximo dia criativo, Deus disse: “Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo a sua espécie.” — Gênesis 1:24; note Números 31:28.

  • Tatiane Valentine (Bragança Paulista-SP) - 05/08/2013

    Eu acredito que, não só o cachorro tem alma, mas todos os animais desta terra. Eu perdi tragicamente meu gato amado, que vivia dentro de casa, onde eu tomava todos os cuidados para sua segurança e felicidade. Fugiu na manhã de ontem e foi atropelado quase em frente de casa... Está doendo tanto aqui no meu peito! Choro e sinto dor física, que aperta e sufoca... Mês que vem ele completaria 2 anos ao nosso lado (meu e de meu marido), apareceu numa noite e foi vindo até ficar de vez. Eu permiti que ele nos escolhess...

  • Ana (Nilópolis) - 02/08/2013

    Acredito que sim, pois a Bíblia diz em Gênesis 1 versículo 30: E a todo animal da terra, e a toda ave do céu, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.

  • Josimar Silva (Linhares) - 02/08/2013

    Nesta página é fácil observar a importância dos animais na vida das pessoas. É notável que aqueles que tiveram a experiência de amar um animal aprenderam com ele o valor da vida e o respeito a todo ser vivo. Quem aprende com a pureza, amizade, fidelidade e felicidade de um cachorro torna-se muito mais preparado para amar e respeitar a seu próximo. Se esses seres maravilhosos são capazes de ensinar os homens a amar, certamente Deus guardará lugar para eles no paraíso. josimarsradio@hotmail.com

  • Josimar Silva (Linhares) - 02/08/2013

    Luciléia, assim como vc, eu perdi meu melhor amigo no último sábado após submetê-lo a uma cirurgia em Vitória para tentar salvá-lo de anoplasia pancreática. Ele foi operado na sexta e, acredito muito, Deus o levou para evitar que meu anjinho ficasse sofrendo com a enfermidade que era de difícil tratamento, apesar de todo o nosso esforço. A dor desa perda é imensa e tbm sinto sua presença sempre perto de mim. Se conversar sobre o assunto te conforta, faça contato comigo josimarsradio@hotmail.com.

  • Cesar (Sorocaba) - 31/07/2013

    Perder um cachorrinho ou cachorrinha ou qualquer outro animalzinho, é uma coisa realmente muito difícil… Eu também estou passando por isso. É até complicado explicar, pois ao mesmo tempo que eu não consigo acreditar, tem uma dor que me corrói bem lá dentro… Eu continuo pensando que encontrarei ele lá, com aquele olharzinho maravilho, aquelas brincadeirinhas, o rabinho abanando, os latidinhos, que sempre me alegravam, aqueles passinhos pela casa… e quando me vem a certeza de que não o encontrarei mais… isso realment...

  • edvaldo alves (são paulo) - 31/07/2013

    Luciléia, eu acho que voce não deve ter mais animal de estimação, para que no futuro voce não passe por isso novamente. Pq sofrer de novo?

  • Barbara (Lajeado) - 30/07/2013

    Querida Luciléia. acalme-se amada. Ore para que Deus lhe dê forças para suportar esta dor. Eu imagino o quanto deve ser dificil. Tenha a certeza que seu cãozinho a amava e que você fez o melhor que pôde, enquanto ele viveu. Aconselho que você compre outro cãozinho, para tentar amenizar esta dor, e dê a ele o mesmo amor que deu ao que morreu. Claro que você não irá substituí-lo, mas pode dar amor a algum animal que precise. Um abraço, que Deus te abençoe.

  • lucileia usberti (VILA VELHA) - 30/07/2013

    me ensinem como aguentar essa dor insuportavel, minha cachorra 17 anos, faleceu ontem, nao estou conseguindo aguentar, parece que vejo ela o tempo todo dentro de casa, ouço as patas, queria pelo menos dar um ultimo carinho a ela, nao consigo aceitar que ela esta embaixo da terra, sem respirar, me ajudem ta dificil

  • davis (são paulo) - 19/07/2013

    Eu sei que as "cachorras" tem kkkkkkkkkkkkkkk........

  • Josiane (Sao Paulo) - 17/07/2013

    Boa noite a todos (as)! Não sei se tem alma, penso que não ha estudos que comprovam isto. Acredito no amor que o cachorro tem pelo seu tutor, isto é comprovado. Agora, se ha pessoas que preferem cachorros do que gente, acredito que com tantos trabalhos sociais do governo o ser humano tem ajuda e "bolsas disso e daquilo" e cachorros sem apoio nenhum é com certeza um dos motivos para que muitas pessoas pensem assim. Não sou assim, mas tbem não critico quem é. Obrigada.

  • edvaldo alves (são paulo) - 08/07/2013

    Se DEUS gostasse do homossexualismo teria criado ADÃO E IVO.

  • Luz da Vida (Londrina) - 07/07/2013

    Da pra ver que o EDvaldo é um preconceituoso natO...NÃO SOU MULHER, SOU HOMEM, o fato de ter usado o nick LUZ da vida, não faz disso alusão ao sexo feminino...em nenhum momento disse que era o que vc citou, mas fica claro pela sua conduta que vc tbem não é SEGUIDOR DA PALAVRA... bom galera já descobri que tem um tipo de animal que realmente não deve ter alma...é o animal HOMUS PRECONCEITUOSO!

  • jacira almeida (são paulo) - 05/07/2013

    Se animais tem almas, somos co-autores de assassinatos quando comemos nosso bife acebolado e nosso frango assado junto com as almas de bois e frangos....... Vamos todos para o inferno e só se salvarão os vegetarianos.

  • marcia (duque de caxias) - 05/07/2013

    Meu recado é para todos os que não respeitam os animais. Bando de monstros, um cão ou qualquer outro animal é criatura de Deus. Portanto, merece amor, respeito, carinho e cuidados. Animal é vc quem diz que conhece uma pessoa que gasta mais com um cão do que com uma criança. Trata-se de vida, não importa se de criança ou de animal. Por exemplo eu: se te conhecesse e te encontrasse morrendo e ao mesmo tempo ao seu lado tivesse um cão necessitando de socorro, com certeza eu socorreria o cão e vc eu deixaria ir para o ...

  • edvaldo alves (são paulo) - 05/07/2013

    A Luz da vida soltou o animal que existe dentro dela !!!! Que meda !!!!!!!!! E se diz seguidora da bíblia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....... Apague sua luz e durma, é melhor.

  • VINICIUS (Rio de Janeiro) - 04/07/2013

    Quando as escrituras falam de coraçao nao fala de órgão e sim de alma , quando fala de alma fala de sentimentos quando fala de sentimentos fala de pensamentos. Os animais tem alma, sentimentos e pensamentos o que nos faz diferentes é a capacidae de raciocinarmos atraves da razao da existencia e conciencia de vida que nos foi dado por Deus em imagem e semelhança. Ou seja: Quando desprezamos a razao e conciencia agimos como animais...

  • Luz da Vida (Londrina) - 04/07/2013

    Eclesiastes 3:19: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede; como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida [ruach], e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais”. Os que alegam que os animais não possuem o espírito [ruach] de vida, mas somente o fôlego [neshamah] de vida ignoram o que tanto Eclesiastes 3:21 quanto Gênesis 7:15, 22 claramente expressam que os animais possuem o mesmo espírito-ruach de vida concedido aos seres humanos.

  • Luz da Vida (Londrina) - 04/07/2013

    E VC QUE DISSE PARA EU ME ACENDER E ME ACORDAR DEVE SER JULGAR MUITO ACESO E ACORDADO NE? DONO DA VERDADE...PESSOA COMO VC E OUTROS TANTO QUE TEM AQUI, SE JESUS DESCORDAR DA OPINIAO DE VOCES, CRREIO QUE VCS FARIAM A MESMA COISA COM ELE, BANDO DE FARISEU, SE ACHAM OS SENHORES DA VERDADE, MAS EU CONHEÇO MUITO ANIMAL QUE TEM MAIS CARATER DO QUE MUITOS DE VCS!!! NÃO ESTOU DALANDO ISSO DOS CRENTES, NEM DOS CATOLICOS, NEM DE SAGUIDOR DE NENHUMA RELIGIÃO, ESTAO FALANDO DE HIPOCRITAS QUE COSPEM SUAS VERDADES POR AI, ACH...

  • edvaldo alves (são paulo) - 04/07/2013

    Luz da Vida , acenda-se !!! Nóe colocou os animais na arca, a pedido de Deus, para povoar de novo a terra e servirem de alimento, não porque els eram bonitinhos. Acorda !!!

  • Luz da Vida (Londrina) - 04/07/2013

    Segundo a crença Cristã Deus criou o mundo e tudo o que nele há e o presenteou ao homem, obra prima da criança. Neste mundo não haveria nenhum dado. Porem este homem por desobediência quebrou o acordo divido e dai o mal foi semeado no mundo, então começam os sentimentos ruins e suas consequências. Deus já havia traçado outro plano, se por um homem a aliança foi quebrada, por outro seria reatada! Mas o homem estava corrompido em sua maldade total (agredindo a si mesmo e também a natureza). Então o próprio Deus se fe...

  • Maristela (Itaqui) - 04/07/2013

    Ontem tive que mandar autanasiar minha melhor amiga. Minha dor me fere até a alma. Ela vinha com sérios problemas de articulações e o estômago já não estava mais aceitando os remédios. É muito triste fazer isso com tua fiel companheira. Mas teu olhar doce e terno vai ficar para sempre em minha memória, e ela estará sempre viva dentro de mim. Aprendi muito com a Terra, esse era o nome dela pois era uma labradora chocolante linda, doce, terna e minha companheira de todas as horas. Com ela aprendi a amar os animais de...

  • Maristela (Itaqui) - 04/07/2013

    Ontem tive que mandar autanasiar minha melhor amiga. Minha dor me fere até a alma. Ela vinha com sérios problemas de articulações e o estômago já não estava mais aceitando os remédios. É muito triste fazer isso com tua fiel companheira. Mas teu olhar doce e terno vai ficar para sempre em minha memória, e ela estará sempre viva dentro de mim. Aprendi muito com a Terra, esse era o nome dela pois era uma labradora chocolante linda, doce, terna e minha companheira de todas as horas. Com ela aprendi a amar os animais de...

  • LUCIANO DE REZENDE (BELO HORIZONTE) - 03/07/2013

    O DIA QUE O SER HUMANO PARAR DE TER PRECONCEITOS E NÃO SE PREOCUPAR COM BENS MATERIAS TORNARA-SE UM SER FELIZ! POR ISSO TEMOS QUE APRENDER MUITO COM OS ANIMAIS! NÓS SIM É QUE SOMOS IRRACIONAIS! MATAMOS POR QUALQUER MOTIVO FUTEL!

  • davis holmes (são paulo) - 03/07/2013

    Tem gente que gasta tanto dinheiro com um cachorro (eu conheço uma) que daria para adotar uma criança facilmente e criá-la como se fosse sua, e o retorno seria mil vezes melhor. DEUS cobrará isso em dobro.

  • Deseree Silva Carneiro (Boa vista-RR) - 02/07/2013

    já tivemos uma cachorra a tifani...era muito carinhosa. Ñ acho q ñ devamos ter carinho com os com os animais, ñ é isso...Mais, acho q nós invertemos os valores(isso vale p mim tbm). Pq ñ ter esse carinho todo tbm com as pessoas? ou ter essa atenção toda com ambos?. Mais muitos de nós por alguma decepção em um relacionamento, e até mesmo carência preferem susbstituir uma pessoa, por um animal. Mais tem o outro lado tbm, q esse animal pode ajudar vc na convivência com as pessoas. Então chego a uma conclusão: Q o gran...

  • Thais (são bernardo do campo) - 02/07/2013

    Perdi minha princesa, melhor amiga, melhor irma, parte da minha vida ontem, a Dna Nina dia 30/06/2013. Ela ja estava mal de saúde, internada e tinha 12 anos. Estou com 22 então eu cresci com ela. Estou sofrendo muito, choro toda hora, mas tenho certeza que Deus mandou esse pedaço de amor puro pra ensinar que a vida é amor atrás de amor. Espero um dia que a vida nos encontre, pois o amor que eu tenho por ela é incondicional.

  • sonia (rio de janeiro) - 27/06/2013

    dia 23/06/2013, perdi minha filha amada Teka, meu coração ta sangrando,oro a Deus p/ ela estar bem, pois ela era minha maior companheira,amiga, meu maior amor.muitas saudades.

  • felipe dos santos (mauá sp) - 18/06/2013

    apesar de ter tudo que quero,queria um cachorro,por ser muito solitario.pedi,emplorei e ate fingi entar doente, para minha mae aceitar um cãozinho pois ela nao gosta de ter a casa suja; más enfim ela aceitou,e de primeira vista ela se apachonou pelo cachorro que minha visinha me ofereceu de presente. Era vira lata mas era muito linda,já ganhou o coração de todos,com seu jeito amoroso,brincalhona e priguiçosa ksksks...deis vacina tudo que tinha que fazer.más eu fiz tudo isso na casa de ração e não no veterinari...

  • lidiane neves (embu) - 15/06/2013

    Eu nao tinha um cachorro mas sim um gatinho. Meu gato morreu dia 13-06-2013. Eu estava do lado dele o tempo todo e vi o sofrimento dele. Parece que foi um pedaco de mim junto com ele. Acredito que animais tem alma sim. Eles sao mais puros que muitos humanos. Eles nao tem maldade, nem ambicao e nem uma serie de defeitos que humanos tem. Saudades eterna Simba.

  • Silvia (Campinas) - 14/06/2013

    Perdi meu cãozinho NICK dia 12-06-2013 poodle toy que completou 19 aninhos em 28-04-2013. O pior de tudo é que ele não morreu de velhinho, pois ele apesar de cego, tinha muita saúde, andava e comia muito bem, ahhh..e não me deixava dormir a noite, pois latia muito para ir para o meu quarto na madrugada... Ele com certeza chegaria aos 20 aninhos, mas infelizmente morreu de queda, caiu da escada na casa da minha mãe o qual o deixei no final de semana para ir viajar, me arrependi muito de tê-lo deixado lá, com certe...

  • cleidiana da silva correia (Parauapebas ) - 14/06/2013

    Hoje um dia muito triste... Meu pequeno amigo morreu depois de três dias lutando pra sobreviver, fiz ... fiz tudo levei dois dias pro veterinário e quando foi internar ele morreu na porta da clinica............. doi muito mais o que me foi mais forte foi o olhar dele de despedida quando eu sai de casa essa manha pra vim trabalhar a ultima vez que o vi com vida..... Saudade Dudu de Vc..

  • Danusa (Santana de Parnaíba) - 12/06/2013

    No dia 08/06/2013 perdi o meu melhor amigo... ele tinha acabado de completar 12 anos e eu com 24 anos, praticamente crescemos juntos. O que posso dizer é que ele foi o melhor cachorro que eu poderia ter e que Deus poderia ter me mandado. Demonstrava sentimentos difíceis de encontrar em seres humanos. Foi a alegria da nossa família. Tenho certeza que não acabou e um dia vamos nos encontrar. Olha Tuti nunca vou te esquecer, meu melhor amigo!!

  • Geizi (Duque De Caxias) - 08/06/2013

    Eu acredito sim que os cachoros tem alma...minha cachrrinha morreu vai fazer 1 semana,ela foi interrada nos fundos do quintal,!!! eu fiquei muito abalada, pois a amava como uma filha....Esta noite eu sonhei com ela! No sonho ela ainda estava muito fraquinha e tinha voltado pra ficar comigo!! foi tudo tão real, que mesmo depois que eu acordei pensei que era verdade!! Tenho muitas saudades dela

  • Clara (Rio) - 03/06/2013

    Talvez os animais entendam melhor a Bíblia: já que os humanos estão fazendo uma confusão danada: cada um tem uma opinião diferente e... todos estão certos!

  • ad (aracruz) - 03/06/2013

    animais deviam ler mais a bíblia já que tem alma..

  • Antonio (Vázea pta) - 02/06/2013

    Bom dia a todos! Diante desta pergunta gostaria de expor o que diz a bíblia a respeito dos animais. Os animais realmente tem alma na capacidade de sentir,a alma é a sede dos sentimentos, também conhecida como sede das emoções é o que torna os animais comunicaveis pela capacidade de aprender com os sentidos, e não na capacidade racional de conhecimento, inteligência algo que se manisfesta no espirito do homem que o diferencia dos animais, é o que o torna eterno. Os animais são corpo e alma,quando morrem cumprem a s...

  • Drigo (Santos) - 02/06/2013

    Alguém conhece alguma história de alma penada de cachorro?

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2013

    Amamos os animais, amamos as pessoas, amamos a DEUS.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2013

    Que alma?

  • Regina (Porto Alegre) - 17/05/2013

    Nunca acreditei que animais pudessem ter alma,até que perdi minha Baia no dia 09/4/13.No Dia das Mães,minhas filhas e meu esposo,me presentearam com uma linda filhotinha que,para minha surpresa e encantamento,havia nascido exatamente no dia 09/4/13.Tenho certeza que minha Baia não quis me abandonar e voltou para me fazer companhia!

  • Paulo (Brasília) - 21/04/2013

    Esses bichos daí eu não sei, agora a jumentinha do Números 22, essa sim, eu acho que tinha alma. Ela foi capaz de enganar um anjo e articular palavras dentro de normas linguísticas, salvou seu mestre Balaão da morte mostrando empatia, solidariedade e honra. Como imaginar que um ser com essas capacidades não possuiria "alma"?

  • davis holmes (são paulo) - 16/04/2013

    Se voces acham que cachorro tem alma, então jacaré também tem, rato e até sapo. Qual a diferença do cachorro? Animal tem espírito e não alma. Alma é o sopro divino da vida, da semelhança do Pai com seus filhos.

  • Bel (Brasília) - 16/04/2013

    Taí outro sonho reconfortante. Imagine se fosse o João que tivesse sonhado: dragões de sete cabeças e dez chifres perseguindo os pobres animaizinhos... Melhor o sonho da Munik!

  • munik (guarei) - 16/04/2013

    acredito que eles tem alma sim..... as vezes sonho com meus bebes que ja se forão em meus sonhos eles estão em um lugar lindo eles vem correndo ao meu encontro ....e me dão muito carinho no final do sonho eles vão indo olhando para traz até que somem do nada no sonho estou em um campo verde .....tive 3 vezes esse sonho saudade eterna pink negrinha airon mamãe amava muito vcs !!!

  • Bel (Brasilia) - 08/04/2013

    Realmente, você lembrou bem. Boa parte das seitas cristãs incutem em seus seguidores o "dever" de empurrar goela abaixo dos outros suas crenças, conceitos e pré conceitos. Isso feito em nome de uma suposta e auto declarada primazia na interpretação do texto bíblico! Então para esses, existe não apenas o direito de acreditar no que quiserem, mas existe, também para eles, o dever de pregar sua interpretação do sagrado a todos os outros, supostamente incapazes de interpretar corretamente a Bíblia. Bem lembrado, às vez...

  • ad (aracruz) - 08/04/2013

    Qual a sabedoria em procurar "direitos" esquecendo dos deveres?

  • Bel (Brasília) - 08/04/2013

    Então, se você acha que eu, Bel, posso até estar sendo um cachorro agora, mas em corpo humano, não problema meu! Agora não deixa de ser estranho: você dialogando com cachorros em corpos humanos... O que seus amigos vão achar disso, quando você lhes contar que anda dialogando com cachorros? Mas, como eu disse, cada uma acredita na doideira que quiser!

  • Bel (Brasília) - 08/04/2013

    O que eu acho? Acho que cada um tem o direito de acredita na bobagem que quiser!

  • ad (aracruz) - 08/04/2013

    Bel, estou começando a acreditar que cachorros tem alma sim...inclusive acho que vc pode ter sido um animal em outras vidas...ou pode até estar sendo um agora, mas em corpo humano. O que acha? Poder ser né, já que vc disse que o que importa é que isso nos deixa confortáveis...FIco pensando em como seria se tanto egocentrismo fosse verdade...o universo giraria em torno de bilhões de centros...difícil imaginar.

  • LUIZ CLAUDIO ROCHA (FRUTAL) - 07/04/2013

    NO DIA 02 DE ABRIL PERDI MINHA CACHORRINHA SAFIRA, FORAM 10 ANOS DE ALEGRIA, ELA DOOU TODA SUA VIDA PARA MIM E MINHA ESPOSA, MORREU DE CANCER FIZEMOS O IMPOSSIVEL, E TEMOS A CERTEZA QUE AMAMOS ELA ATE O ULTIMO SEGUNDO DE VIDA, COMO PODE NAO HAVER UMA ALMA? SE ELA SABE TAMBEM RETRIBUIR O AMOR, E O AMOR VEM DE DEUS E SE É DE DEUS NUNCA MORRE, PERMANECE ENTRE NOS, LOGICO QUE A ALMA OU ENERGIA QUE ELA TINHA NAO É IGUAL A HUMANA, MAS TEM UM RASTRO DO AMOR DE DEUS SOBRE NOS COM CERTEZA.

  • Bel (Brasilia) - 03/04/2013

    Liga pro Erivaldo não Irenilda! Se acreditar no que você acredita não está fazendo mal ao Erivaldo, então liga prá ele não! Acredite no que deixa você mais reconfortada. Opiniões de Erivaldo e de qualquer outro, valem tanto a tua!

  • Erivaldo (Salvador) - 03/04/2013

    Cachorros não tem alma.

  • irenilda (Jaru) - 03/04/2013

    Acredito que os animais tem alma sim, perdi minha princesinha dia 18/03/2013, fiquei com ela ate o ultimo suspiro, foi horrivel parecia que ela sabia que iria morrer, passou por quatro veterinarios, a ultima veterinaria que atendeu minha cachorra disse que ela estava envenenada (intoxicada) por uma dose muito forte de doxiciclina que uma outra veterinaria passou. É muito triste pois era eu que dava os comprimidos pra ela, agora eu entendo por que ela lutava tanto para nao engolir aquelas drogas e eu pensando que es...

  • Bel (Brasilia) - 02/04/2013

    Mas as crenças servem para isso! Se a Michelle acredita que a Mine está com o Pai, sem sofrimento, isso a deixa reconfortada. Se o ad acredita que, quando morrer, irá para Pai, isso o deixa reconfortado. Os deuses servem para isso, para nos dar esperanças; senão, para que precisaríamos deles? Talvez o deus no qual o ad acredita não seja o mesmo no qual a Michelle acredita. Mas e daí, que importância tem isso? Ambos, Michelle e ad, estão reconfortados nas esperanças nos seus deuses e isso é o que conta. O sagrado fu...

  • ad (aracruz) - 02/04/2013

    estou tão sensibilizado que acho que Jesus morreu na cruz para salvar os animais, o que acham?

  • Bel (Brasilia) - 02/04/2013

    Pois é, a Mine foi parar nos braços do Pai! É o que se diz: com a livre interpretação da Bíblia, tudo pode! Mas o sagrado serve para mitigar o sofrimento. Está certa a Michelle.

  • Michelle (Laguna) - 02/04/2013

    Mais uma coisa. A dor com a perda desses anjinhos de quatro patas é grande (eu digo anjos porque eles são anjos enviados por Deus q nos são dados poe ele com alguma intenção, pois ficam conosco tão pouco tempo e transformam nossa vida). Mas o amor de Deus por nós e por eles nossos anjinhos é maior ainda!

  • Michelle (Laguna) - 02/04/2013

    Perdi tbm minha bebezinha linda a Minie, ela me deixou em janeiro deste ano para ir para os braços do pai, ela iria completar 12 anos em março, mas como foi a vontade de Deus, a saudade é muito grande sinto um enorme vázio no peito e na vida tbm. Mas uma coisa eu tenho certeza absoluta que ela esta no céu e bem. No dia q ela faleceu fui me deitar muito triste e chorosa, ainda acordada eu tive digo eu uma visão ainda acordada da minha bb com uma moça a qual não vi o rosto só o corpo estavam em um corredor, ela estav...

  • Luis (Macapá) - 02/04/2013

    Sandro, o que se diz é que no céu não haverá sofrimento. Logo, seja com lembranças ou sem lembranças, seja com os entes queridos seja sem os entes queridos, não haverá sofrimento. Deus, incapaz de eliminar o sofrimento, conseguirá, ao menos, criar uma área específica para o sofrimento: o "inferno". Já no "céu" nada que traga sofrimento existirá, portanto se seus entes não estiverem lá, você não se lembrará deles e não sofrerá. É o que a maioria acredita. Mas você pode acreditar no que quiser, visto que na Bíblia nã...

  • sandro (lisboa) - 02/04/2013

    eu perdi a minha cadelinha esta madrugada, estou tao triste e estou horrivel, ia fazer 18 anos ela, e estava a 17 com a gente, eu queria muito voltar a vela, e acredito que os animais tambem tem alma, li tambem que eles reencarnao logo ou por ajuda dum espirito humano , mas assim se ela reencarnar depois como voltarei a vela?? ela vai se lembrar de todos os donos e em todas as familias em que teve?? queria ter uma luz para ficar mais descansado , tenho consciencia que como isto é recente ainda tou confuso. meu mai...

  • Maikon (Mauá) - 01/04/2013

    Estou aqui para liberar um pouco da minha dor, perdi a Nany ontem, uma linda poodlle, obediente, doce, jamais vi cachorrinha tão amigável, infelizmente não consegui ajuda-la, pois, estava trabalhando e quando cheguei em casa ela já tinha partido, filha o papai te ama, DEUS bom e todo poderoso, cuida bem dessa perola que foi enviada pra você, pois, ela te dará muita alegria...

  • Gisele (São Paulo) - 29/03/2013

    Sim! O amor da minha vida inteira foi embora esse mês, nossa eu o amo demais estou sofrendo horrores, Deus que me perdoe mas parece que não faz mais sentido viver sem ele ao meu lado. Acredito que como há várias moradas no céu, criadas por Deus, uma dessas é para nossos anjinhos que não conheceram o pecado e a maldade... que foram limpos para a glória. Te amo Dydoo, obrigada por ter dado sentido à minha vida!!!

  • Mário (Salvador) - 29/03/2013

    Tem a passagem Mt 15: 21-28 "A fé da mulher de Canaã". Não responde a pergunta, mas dá uma visão mais cristã, pois Deus cuida de todas as suas criaturas, neste ponto penso como Francisco de Assis toda a Natureza é nossa irmã. Ah! os cachorros, que fidelidade, tão raro na humanidade de hoje. Eu acho que eles tem muito a me ensinar.

  • Fátima (Jundiaí) - 28/03/2013

    Dia 26/03/2013, meu grande amigo KENZO JR. foi embora para sempre, muito doente tive de deixar ele parar de sofrer. Me sinto culpada por tirá-lo do sofrimento, mas eu tinha de fazer alguma coisa. Me perdoe Kenzo,Choro muito mas sei que foi para aliviar seu sofrimento Te amarei e não esquecerei nunca de voce, sei que hoje voce está com S. Francisco e outros cachorrinhos correndo e feliz, apesar de seus 14 anos. Aqui voce não podia andar, mas lá eu sei de sua alegria. Que DEUS e S.Francisco esteja sempre com voce, u...

  • Marcia (São Paulo) - 23/03/2013

    Cachorro tem alma sim. Eles são capazes de amar, de proteger, de entender quando estamos tristes ou alegres....só quem já teve um entende isso. Perdi o meu bebe faz 8 meses e ainda parece que foi ontem. Às vezes ele me visita em sonhos, mas o nosso passeio já é sem guia e nunca me importo se outros cães farão mal a ele, pois no próprio sonho me é dada a consciência de que ele já se foi e ninguém poderá tocá-lo..... Que você esteja em paz meu amado Thotty! Você me fez muito feliz!

  • Reni (santa Rosa) - 22/03/2013

    Se eles tem alma não sei,mas sei que vieram para nos ensinar muita coisa,principalmente amar incondicionalmente,perdi minha Tina dia 18/03/2013 7anos vitima de cinomose, sinto-me muito mal, porque as vacinas dela não estavm em dia,talvez ela poderia viver mais tempo, ela era minha amiga de verdade,obediente,carinhosa,ai fico pensando,ela confiava tanto em mim,eu podia ter feito mais por ela. Só depois que ela se foi,percebi o quanto gostava dela,estou muito triste ja chorei bastante,até pedi desculpas pra ela.

  • Alice (Franca) - 19/03/2013

    NÓS NÃO TEMOS UMA ALMA, NÓS SOMOS UMA ALMA TER É DIFERENTE DE SER GÊNESIS 2:7 DEUS SOPROU NO HOMEM FÔLEGO DE VIDA E ELE VEIO A (SER) UMA ALMA VIVENTE, OU VOCÊ TEM UMA CADEIRA OU VOCÊ É UMA CADEIRA, A ALMA E A VIDA EM SI NA BÍBLIA AINDA FALA A ALMA QUE PECAR ELA É QUE MORRERÁ, A ALMA NÃO É UMA PARTE ESPIRITUAL IMORTAL, EZEQUIEL 18:4,20. E A BÍBLIA FALA EM ECLESIASTES 9:5 QUE OS VIVENTES ESTÃO CÔNSCIOS DE QUE MORRERÃO , OS MORTOS PORÉM NÃO ESTÃO CÔNSCIOS DE ABSOLUTAMENTE NADA. NÓS SOMOS ALMAS OS ANIMAIS SÃO ALMAS POR...

  • Maria Luiza (BH) - 19/03/2013

    Perdi hoje uma companheira chamada Cindy (mistura de vira-lata com yorkshire) ela era tão carinhosa toda vez que as pessoas sentavam no chão e ela estava por perto ela deitava sua cabeça no colo da pessoa pedindo carinho.Bom eu acredito que os cachorros tem sim uma alma.

  • Débora (Jundiaí) - 19/03/2013

    Perdi minha amiguinha Nina, em 18/03/2013, perdi uma companheira de 14 anos, foram tantos momentos bons que compartilhamos, tanto carinho e tanta alegria que vc nos trouxe. Um olhar meigo, cheio de amor e sinceridade. Eu espero sim, que um dia a gente volte a se encontrar... Creio que Deus, em sua infinita bondade tem reservado um lugar também para os animais (seres que tbém foram criados por ELE).

  • Adriely (Franca SP) - 18/03/2013

    Acabei de perde meu lindo Bethoven,um cachorro que tinha alma pura,que me tratava como rainha.Chorava de alegria ao me ver chegando em casa.Sinto muito por não ter despedido.Mas não estou aguentando mais de tanto choro e saudade de vc amorzinho da minha vida.Te amo

  • Caroline Pinheiro (Santo André) - 18/03/2013

    Hoje perdi uma fiel amiga que tinha alma sim!!!além de ser companheira, sincera, travessa ... July Nete Pinheiro dos Santos, vou sentir muita falta de vc...um dia nos encontraremos novamente...me perdoe por não ter sido uma amiga melhor p/ vc e por não ter conseguido te ver partir...te amo!!!

  • Cristiane (Campinas) - 18/03/2013

    No dia 14/03/2013 eu tive que tomar a decisão mais difícil da minha vida,tive que "libertar" minha cachorrinha uma rotwailler de tanto sofrimento,ela chegou para mim com 45 dias e partiu com 10 anos,tivemos uma vida juntas,mas só que perde e ama sabe a dor que é qndo temos que fazer essa decisão. Agora ela descansou e me deixará com muitas saudades...Kyara meu amor eterno...

  • Giulliana Vieira Rocha (Ouro Branco) - 18/03/2013

    Sinto muito pelos que perderam seus animais queridos... eu já perdi a minha Cotinha, mas tenho certeza que vou reencontra-la um dia!!! Ela tinha alma sim, assim como minha gatinha e minha cachorrinha.

  • marli de azevedo (Porto Alegre rs) - 17/03/2013

    Hoje perdi a nossa Laika,que a 15 anos nos brindava com sua alegria . Estou enlutada ,de coração lhes digo : A laika tem alma sim , inteligente ,faceira , e de sua forma arcaica de emitir sons , ela falava comigo .Como estou triste . Mas eu sei que um dia agente vai se encontrar ,no mundo espiritual .Eu espero

  • Caroline H. (Rio de Janeiro) - 17/03/2013

    Assim como com o André, minha cadelinha se foi às 9 horas da manhã de hoje. Laika era seu nome, foi um anjo na minha vida, colocou muitos sorrisos em meu rosto durante os 10 anos que ficou comigo e com minha família - e só tenho o que a agradecer quanto a isso. Acredito que ela tenha sim uma alma! Ela e outros animais. Mesmo que de uma forma singular acredito que todos os seres possuem almas. Essa é minha opinião imutável. O que temos de tão especial que nos diferencie de outros animais além de consciência e/ou...

  • André Lima (Rio de janeiro) - 16/03/2013

    Hj meu cão garu partiu,e isso me abalou muito,pois me fez pensar tanta coisa,e rever algumas atitudes na minha vida,eu quase não via ele,pois o mesmo ficavem uma área,e assumo que eu era até um pouco displicente não em relação a comida ou água,mas em carinho e cuidados,por isso me sinto bastante responsável pela sua morte,pois ele era jovem,apenas 4 anos,estou me sentindo péssimo e com uma remorsso horrivel,peço a Deus que me perdoe por não ter feito tudo o que podia pelo Garu,peço perdão também pela minha imaturid...

  • Divany (Cuiabá-MT) - 13/03/2013

    Bom Dia Povo de Deus!!! Eliane Topal! Que O Senhor acalme seu coração minha querida irmã. Que O Senhor Deus te console e Êle mesmo te dê a certeza que tudo, mesmo quando não entendemos.. mesmo algo doloroso, tem um motivo em nossas vidas. Que o seu conforto venha do Senhor... Um dia verás sua filhinha novamente.. pois a ela já está reservado o Reino dos Céus.. agora levante seu rosto ao céu e busque ao Senhor, para que também você esteja com ela naquele dia. Será um dia de alegria e ele está bem próximo.....

  • Ari Geraldo de Campos (Praia Grande - sp) - 12/03/2013

    Certamente que os cães têm alma, pois possuem o sopro de vida divino, como nós. No dia 21 de dezembro de 2012 perdí a mais doce e querida das criaturinhas,minha cadelinha Nina, com 12 anos, vítima de doença incurável. Minha esposa e meus filhos também a amavam, mas éra comigo que ela tinha uma relação especial, pois seus olhinhos transmitiam amor e carinho como só os cães sabem dar e quem tem ou já tve um animalzinho sabe do que estou falando. Restaram muita dor e muitas saudades, mas estou certo de que sua ...

  • Eliane Topal (São Paulo) - 07/03/2013

    Ontem perdi minha filhinha amada Suzy,ela tinha 12 anos e estava doente mas mesmo debilitada juntava forças pra ficar atrás de mim o tempo todo em casa. Minha Suzynha amada sei que está com Deus,vc era puro amor e meiguice,ainda não consegui parar de chorar,é muito vazio sem vc,sem o seu amor. Te amo e tenho certeza que um dia nós vamos nos encontrar,muita luz pra vc meu amor.

  • Elizangela (Porto Velho) - 07/03/2013

    Vc não respondeu a pergunta, somente enrolou e não disse nada. Por que simplesmente respondeu: Não Sei.

  • Alex (Manaus) - 04/03/2013

    Afinal, Valdir, de acordo com Lexicon in Veteris Testamenti Libros, o cachoro tem alma? E, as pessoas vão encontrar seus bichinhos no céu (as pessoas que forem para lá, claro)?

  • Valdir (sertãozinho) - 04/03/2013

    Os termos das línguas originais (hebr.: né·fesh [ׁנֶפֶש]; gr.: psy·khé [ψυκή]), segundo usados nas Escrituras, mostram que a “alma” é a pessoa, o animal ou a vida que a pessoa ou o animal usufrui.Né·fesh evidentemente provém duma raiz que significa “respirar”, e, num sentido literal, né·fesh poderia ser traduzido como “alguém que respira”. O Lexicon in Veteris Testamenti Libros (Léxico dos Livros do Velho Testamento; Leiden, 1958, p. 627), de Koehler e Baumgar...

  • Douglas (Iaptinga) - 28/02/2013

    Acredito sim que tem um lugar reservado pra todos nossos bichinhos queridos. Hj minha Colly se foi,15 anos de felicidade de passeios e de tudo de bom que um cão pode dar pra alguém. Ela já estava bem velhinha porém muito forte,ainda corria,brincava,latia,amava sair comigo pra andar,era companheira,o melhor cão que tive. Mas como tudo na vida tem um fim ela partiu devido a falência dos rins. Dormiu em paz nos braços e sei que agora ela t alouca esperando por mim. Vai com Deus minha melhor amiga,em breve nos ver...

  • HC de Souza (Sorocaba) - 27/02/2013

    Independente de qualquer coisa dita acima por uns e por outros. Apesar do homem ter recebido o sopro de Deus e bla bla bla, pra mim, na minha visão o homem não é superior aos animais em nada pois os animais falo todos eles, jamais destroem o planeta como nós. Não são hipocritas e nem demagogos como todos nós aqui somos. Acredito que eles tenham não só uma alma, mas uma alma melhor do que a nossa pela pureza vista em seus olhos... Afinal não esta escrito que os olhos são as janelas das almas? Só vejo pureza nos olho...

  • Alex (Manaus) - 22/02/2013

    Mas eu nunca disse que a Bíblia faz referência a almas de cães, ou à alma de qualquer outro animal. Também nunca disse que eu acreditava que tem animais no paraiso!!! De onde você tirou essas ideias? Acho que você tem certa dificuldade em acompanhar o debate...

  • Erivaldo (Salvador) - 22/02/2013

    Pelo pouco que entendo, sei que o que se salva são as almas dos homens 1Ped.3;20 e almas dos homens são as que descansam Jer.6;16 - E as almas dos homens que JOAO viu - Apoc. 6;9 Pelo que entendo não vejo nenhuma referencia de almas de cães, se voce tem algum versiculo na biblia pra mostra que mostre.

  • Erivaldo (Salvador) - 22/02/2013

    Eu não admito é comentar dessa forma irônica, quando se trata da palavra PARAISO. Apoc.2;7 Arvore da vida que está no meio do PARAISO de DEUS - Luc.23;43 - E, disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no PARAISO. Como voce vê é uma palavra que devemos conhece-la para aplicá-la, não é ficar fazendo brincadeiras sem sentido, irônicamente, discordar é uma coisa bem diferente, discordo porque tenho outra opinião referente ao tema tratado, não concordar é diferente de ironizar.

  • Alex (Manaus) - 22/02/2013

    0K! Esclarecido então. Você concorda ou discorda do que quiser, isso é normal nos debates. E isso é diferente de admitir ou não não admitir! Creio que você entendeu a diferença. Vamos em frente.

  • Erivaldo (Salvador) - 22/02/2013

    O local qual sou membro não tem pulpito, não tem pastor, voce não conhece ainda, se puder acesse e entenderá o que estou dizendo, nós somos todos membros, desculpe se voce não me entendeu, hoje não cabe mais desconhecermos as escrituras dessa forma, a ironizar, por isso eu o tratei assim, espero que se colocarmos de forma sensata os comentários seria mais proveitoso para todos nós, aprendo muito com as colocaçoes que são feitas de modo coerente e instrutivo, debates são bons, inclusive o pregador e ministro da igre...

  • Erivaldo (Salvador) - 22/02/2013

    Se voce como servo do senhor acredita que cães estão no paraiso, acredite, é o seu direito de acreditar ou não, o que eu comentei é que voce fez o seu comentário de forma irônica, e isso eu não concordo, tenho animais e respeito as pessoas que nutrm sentimentos em relaçao a eles. Quanto a igreja, eu não tenho igreja nenhuma, não é minha igreja, eu citei apenas o local que congrego, para que no caso de alguem se interessar, que seja bem vindo. Creio que foi apenas uma forma de me identificar, falo as claras, não uso...

  • Alex (Manaus) - 22/02/2013

    Mais uma coisa, acho também que você não percebeu que não está no púlpito de tua igreja ("www.ocaminhoantigo.tv R. Carlos Gomes, Próximo ao QCG", como você costuma divulgar por aqui). Lá, talvez, as pessoas se interessem pelo que você admite ou o que você deixa de admitir. Aqui, as pessoas podem se defender por si mesmas; isso faz parte do debate.

  • Alex (Manaus) - 22/02/2013

    Erivaldo, acho que você não leu o título deste post que é "O cachorro tem alma?". Acho também que você não leu o comentário do José, que motivou minha participação no tópico, "Creio, como servo do SENHOR, que os animais á estão no paraíso..." Portanto meus comentários estão coerentes, com essas propostas. Se isso te incomoda, paciência; o problema é todo teu. Agora, se você não quer tratar do assunto proposto, é só não se meter. Há vários outros post que podem lhe interessar, inclusive para você postar o endere...

  • Erivaldo (Salvador) - 22/02/2013

    Alex, pelo que vejo, voce está fazendo gozações com as pessoas que comentarão sobre esse sentimento em relação aos cachorros que faleceram, voce indaga se há animais lá no ceu? Por que voce não toma vergonha e vai comentar algo que seja coerente. Vá fazer esses comentarios em outro local, tudo menos esse tipo de ironias, não admito que voce trate as pessoas dessa forma, homem que se garante não faz isso, respeite os sentimentos das pessoas. Não se esconda atras de um blog para se divertir.

  • Alex (Manaus) - 21/02/2013

    Sim, Erivaldo, mas o cara que Paulo diz ter visitado o terceiro CEU, ele falou alguma coisa sobre animais por lá? Se ele não falou, por que você citou essa estória de Paulo? Se o DBomfim não foi ao paraíso e o cara, que conforme Paulo, visitou o paraíso não contou se viu animais por lá, então nenhum deles pode ajudar nesse assunto, né? As opiniões deles valem tanto qualquer outra! Por exemplo, o José (a quem dirigi, inicialmente, a pergunta sobre o frango no paraíso), ele acredita que no paraíso tem animais. E...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/02/2013

    Alex, eu não disse que; "conheci um homem que foi ao terceiro" É Paulo que disse. Quanto a questão de Paulo ter se enganado a respeito de alguma coisa, isso não posso discutir, estamos falando de quem? Quem era Paulo? O que Ele conhecia das escrituras? é o que nós conhecemos? Temos melhor maior conhecimento do que Paulo? Se alguem se acha maior conhecedor do que Paulo, então eu proponho o seguinte; Alex e todos; agora eu estou falando; Conheço um homem que é um verdadeiro pregador do evangelho, ELE sim pode falar d...

  • Alex (Manaus) - 21/02/2013

    Erivaldo, esse cara que você conhece que foi arrebato para ao terceiro CEU, quando ele voltou ele falou sobre animais lá no Paraíso? Ele viu por lá almas de frangos, de bois (com ou sem perna amputada) e de cachorros, que é o tópico aqui? Se ele não falou nada sobre isso, então nem ele, nem a viagem dele tem utilidade para nossa discussão! Agora, quanto às interpretações da Bíblia, todas têm a mesma validade, seja de quem quer que seja. Não há, na terra, nenhuma autoridade com procuração, seja de Deus, seja do aut...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/02/2013

    Filp. 3;20,21- Conforme o seu CORPO GLORIOSO. - Alex- 1 Cor.15;50-54 É em um corpo transformado, corpo glorioso, é essa a esperança do verdadeiro CRISTÃO, não fazemos irônias com as palavras de Deus, de Cristo e dos Apostolos.

  • Erivaldo (Salvador) - 21/02/2013

    DBonfim ainda não, más em 2 Cor.12;2 -Conheço um homem que foi arrebatado ao terceiro CEU, (não o DBonfim), más 2 Cor.12;4 Foi arrebatado ao PARAISO. Não faça irônias com a palavra da Biblia, estamos aqui aprendendo, embora haja divergências entre o DBonfim e a minha pessoa, eu tenho aprendido dele tambem, estou aqui colocando comentários e como tambem posso aprender com com Ele. Ele tem conhecimento suficiente para; pelo menos para mim, servir de reflexão e pesquisa. Podemos sermos mais coerente nas nossas colocaç...

  • Alex (Manaus) - 21/02/2013

    Acho que o bicho tava bem mortinho, afinal tava assado, né! Mas a questão não era essa. A questão é: quem vai para o paraíso é a alma do bicho? E lá, no paraíso, minha alma, se for para lá, vai "conviver" com as almas dos animais? Lá, as almas retornaram às suas formas materiais, de animais humanos e animais não humanos?

  • josé (sao baerando do campo) - 21/02/2013

    o frango que vc comeu estava morto ou vivo?? será que vc. possui a capacidade de comer almas??, se amputar a perna de um boi, ele continuará vivo, mas da perna VC. pode fazer um chrrasco, ou não pode, VC sabe a diferença de materia e espitito?? P.H.D. de vidas???

  • Alex (Manaus) - 21/02/2013

    DBomfim já esteve lá, no Paraíso?!!!

  • Erivaldo (Salvador) - 21/02/2013

    Que paraiso? O que significa Paraiso? Isso envolve uma reflexão e analises que só DBonfim poderá nos dar uma explicação detalhada de modo a comprendermos a complexibilidade deste significado

  • Bosch (Belém) - 21/02/2013

    Então José, os animais já estão no paraíso? Ontem comi um frango assado, quer dizer que, se eu for para o paraíso, corro o risco de encontrar esse frango por lá?

  • josé (sao baerando do campo) - 21/02/2013

    Creio, como servo do SENHOR, que os animais já estão no paraiso, pois foram os primeiros a existirem por vontade e amor de DEUS, quanto ao homem, este precisa passar pela aprovação, pois foi o que DEUS criou com mais amor e foi quem traiu o SENHOR, no inferno não existirá animais, mas os humanos, e o paraíso será incompleto sem animais!!!

  • Lucas (Tramandai) - 21/02/2013

    Minha cadela deu a luz a 5 filhotinhos , 1 Nasceu morto :( no dia Seguinte Outro morreu e tem mais 3 Filhotinhos sobrando e eles não param de chorar dentro da casinha sem parar , eles só ficam quietos quando tão perto da mãe , mais a mãe fica longe deles , só fica andando pela casa , oque eu faço por favor , eu estou Desesperado , eles não param e desconfio que mais uma morte vai acontecer :((

  • miriam queiróz oliveira (são paulo) - 20/02/2013

    hoje, dia 19 de fev. 2013, perdi minha filha, de 12 anos. MEG. uma podle pretinha, meia cinza, linda, dócil, ensinada, que cuidei nesses 12 anos com todo o amor que tude dar. hoje ela se foi, e eu estou tão triste.....mas o Senhor nos deixou uma Palavra em Provérbios cap. 12 vers. 10 - O JUSTO ATENTA PARA A VIDA DOS SEUS ANIMAIS. Glórias a Deus, que conseguimos até o fim cuidar dela.

  • Rafael (Serrana-Sp) - 19/02/2013

    Hoje sinto como se tivesse perdido parte de min..minha Princesa NEGUINHA DE 5 ANOS teve infecçao ulterina e nao resistiu. descasnçou as 8:30 de hoje e no meu coroçao e da minha familia ficara guardado pra sempre os bons momentos q ela nos concedeu.e verdadero dono amigo , é akele q cuida até o fim do seu amigo seja ele qual for o animal . nao Aquele que o abandona no momentomais dificil..Assim é a Vida Deus nos Da e tirana no momento Que ele Querer. mas as boas lembraças sempre ficaram abraço a todos e força!!

  • Cátia (Rs) - 18/02/2013

    Hoje, a minha linda Lia se foi, tinha 5 anos, lutou contra a doença do carrapato e um coração crescido. Chorei muito. O que me conforta é saber que ela viveu feliz comigo, eu fiz ela feliz e ela me fez ainda mais feliz. Obrigada amigona, até.

  • eladia lopes (são paulo) - 17/02/2013

    dia 13/02/2013. perdi meu filho spike, o peguei na rua, ficou 4 anos e tres meses comigo,fiz dele um REI, mas apreceu cancer nasal , e subiu para o cerebro, fizi de tudo o que podia, exames,quinmioterapia, mas adoença avançou muito rápido,até a oncologista veterinaria, ficou espantada de ver como a doença avançou,estava muito mal, já, não nos conhecia, tinha convulsão, já quase não parava em pe´, e andava de um lado para o outro,tiveque eutanasia-lo, por amor a ele para que ele não sofresse mais, estou muito triste...

  • rogerio (rio grande) - 16/02/2013

    hoje fazem uma semana que meu amor se foi, sei que foi melhor assim..pois ela tinha sequelas da cinomose...peguei pequena, tratei e fiquei 2 anos com ela...mas acho que deus chamou ela e lá ela esta bem melhor..to sentindo uma dor imensa....mas sei que ela está no céu dos cachorros ...que pode ser ate mesmo o nosso...nao sou hipcocrita ao ponto de julgar onde ela esta...por que a verdadede pertence a deus...mas na minha opiniao ela esta com ele, pois os animais sem duvida nao pre...

  • WILKSON (NATAL-RN) - 15/02/2013

    amados DEUS sabe de tudo antes que tal coisa venha a acontecer no salmo 139 da biblia sagrada verso 16 diz Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139:16 pois todos os dias da minha vida oro a deus pedindo a proteção da minha familia principalmente dos meus dois filhos um de nove anos e outra de dois aninhos , a qual ganhou um cachorrinho de presente de apenas dois meses d...

  • Thamyllis (Bahia) - 14/02/2013

    Em junho do ano passado, eu perdi a minha cachorrinha, estava prestes à fazer 8 anos... Ela sempre foi tratada como uma filha, uma irmã dentro da minha casa, e dormia sempre comigo em minha cama. Era super amorosa, e também muito importante na minha vida. Muitas vezes eu chorava só de imaginar como seria a minha vida sem ela. E hoje em dia, eu vivo essa realidade. Ela teve uma doença muito triste, sofreu de um jeito que eu nunca a vi em toda a minha vida. Vi nela uma tristeza que nunca quis proporcioná-la. Fizemos ...

  • Lina (São Paulo) - 14/02/2013

    Hoje perdi a minha cachorrinha, ela se foi no momento da cirurgia. Estava tentando dar um pouco mais de vida para ela, mas não foi o suficiente. Minha filhinha já tinha 14 anos e foram os melhores anos da minha vida. Ela sem duvida foi um presente de Deus para mim. Onde vc estiver minha pequena esteja bem. Nós sempre iremos lembrar de você e do seu carinho. O Amor por um bichinho é algo que não se explica e o que eles retribuem é muito maior.

  • Rebeca (Natal-RN) - 11/02/2013

    demorei muito tempo amadurecendo a idéia de ter filho de quatro patas, foram muitas conversas divisões de tarefas e um dia que eu nao esperava abri meu coração, passeava no shoping tinha uma feira e me aproximei e pronto neste momento Pingo me conquistou me olhou e parecia que estava me esperando, foram 13 dias de convivência hoje ele faleceu fiz de tudo levei a dois hospitais, sai do primeiro por que o medico achava d+ e não me deu certeza de nada até que minha irmã ligou com um nome de uma santa que falou a situa...

  • Erlaine (BH) - 10/02/2013

    Quero agradecer a Deus por saber que sou compreendida e posso compartilhar minha dor. Ainda sinto muita falta do meu filhinho e sigo indgnada com a insensibilidade de alguns seres humanos. Meu blog: http://erlainegrace33.blogspot.com.br/

  • GILVANA LIMA PEREIRA (BRASILIA) - 07/02/2013

    Te amo minha linda Cadelinha BABY , foi muito intenso o tempo em que você conviveu com nossa família,Você só trouxe alegrias e é dessa alegria que quero guardar grandes recordações suas. Deus sabe o que faz tudo tem um porque uma razão. Só tenho a agradecer a Deus por ter me dado um presente tão especial como você. 05/08/2012 03/01/2013 A saudade é grande e dolorida, nunca esquecerei de você, dos seus carinhos,do seu cheirinho pela casa, da sua companhia. Fique com Deus.

  • Erivaldo (Salvador) - 05/02/2013

    Os animais as vezes são mais sensiveis que os homens, são bons amigos.

  • Erivaldo (Salvador) - 04/02/2013

    Nilcelia, eu entendo voce, tambem hoje fui ao enterro de meu pai, 85 anos, e sei que os sentimentos são individuais, e de varias formas, eu superei essas coisas porque procuro conhecer o evangelho pregado por Cristo e pelos apostolos, é isso que me dá a certeza das coisas, quanto a sua cadela eu tambem tenho 3 e realmente é duro perdemos o nosso amigo e companheiro, eu e minha esposa as tratamos de meninas e não como cadelas, temos carinho por elas.

  • Nilcelia Santana (SALVADOR/BA) - 04/02/2013

    EU PERDIR UMA AMIGA TB,MARIA MELL,MELZINHAAA,MINHA FILINHAA,ONTEM (3/2/2013) AS 11:45,POR UM ERRO DE UMA VETERINARIA QUE NAO DIAGNOSTICOU O PROBLEMA DELA INFLAMAÇÃO NO UTERO, ESTA SENDO MUITO DIFICIL ESSA PERDA,POIS CONVIVEMOS COM ELA DURANTE 9 ANOS,ERA A ALEGRIA DA CASA,DESCANSE EM PAZ MINHA LINDAAA.

  • Juliana (São João da Boa Vista) - 01/02/2013

    Eu acredito fielmente que os cães possuem alma. Perdi minha Laikinha dia 26/01/13 e a cada dia que passa sofro mais com a ausência desse anjinho. Parece que ela era parte de mim, foram 12 anos de convivência e ela sempre me alegrou nos momentos difícies. É impossível que ela tenha ido embora e tudo tenha se acabado, pois eu sinto sua presença. Laika faleceu porque teve um linfoma e essa terrível doença a consumiu em menos de um mês. Fizemos o possível mas, infelizmente, não houve solução. Desta forma, acredito que...

  • Roseli Oliveira (São Paulo) - 31/01/2013

    À todos que perderam seus amigos, meus sentimentos. Sei como estão se sentindo, pois também perdi meu amigo de 15 anos e deixei aqui uma mensagem em 29/11/2012, confesso que ainda está dificil, tenho mais 7 amigos e amo todos, mais o Odie eu ví nascer, ele era o único, depois fomos resgatando outros das ruas e ele aceitou todos. Tive que me dedicar aos outros também, mais ele era o único que dormia comigo, sinto muito a falta dele, todos os dias acordo e sinto um vazio, mesmo sabendo que foi a vontade de "Deus" e q...

  • Bianca (Boa Vista-RR) - 31/01/2013

    Eu ainda sinto um vazio tão grande, eu perdi minha cachorrinha que foi atropelada, eu peço pra Deus caso não haja um céu para os animais que ele crie um. Meus pais não entendem o apego de um animal por um humano,principalmente o meu pai,acho que ele pensa que isso é infantilidade minha. Ela era minha amiga,companheira fiel, meu baby e o pior de tudo que eu sinto muita falta de conversar com ela,eu achava ela muito mais racional e humana do que a nossa própria espécie. Às vezes,sinto falta de abraço amigo que enten...

  • Marcus Vinicius Baptistella (Osasco) - 28/01/2013

    Amigos, Me chamo Marcus Vinicius Baptistella, já postei um comentário aqui qd perdi meu Napoleão (cocker) prestes a completar 11 anos de idade devido a um cancer de pulmão em 08/12/12. Ainda sofro, porém, estou reagindo muito bem a tudo isso. Hj tenho outro cão, Romeu(Beagle), ele tem 3 meses de idade e só me da alegrias. Nunca vai subtituir meu Napoleão, até pq jamais devemos comparar um com o outro, afinal um dia ele tb se vai e não haverá comparações.Amigos caso necessitem de ajuda, uma palvra amiga, ou compa...

  • Selma Silva (Rio de Janeiro) - 27/01/2013

    Infelizmente dia 13/12/2012 perdi meu amado cachorro "YUKY", já se passaram 46 dias de sua morte, porém a saudade ainda é muito grande, pois ele era como um filho, e consequentemente a dor é da perda de um filho e não de um cão, ainda choro todos os dias de saudades, porém quero deixar registrado que louvo a "DEUS", por ter permitido que eu fosse sua cuidadora por quase 12 anos, pois ele só me trouxe alegrias. Eu pedi a DEUS que se no céu tiver animais, eu gostaria que o meu Yuky estivesse me esperando quando eu fo...

  • JOSIANE MACHADO (RIBEIRAO PRETO) - 26/01/2013

    Os cães tem alma! É na alma que está o sentimento, as emoções. eles não tem espirito, pq esse é o que volta prá Deus. Se vc me perguntar se vai ter animais no céu, não sei te dizer. Mas fica aí, alma é onde consiste os sentimentos e animais sentem e expressam, como nós! Nós perdemos a MEL dia 22/01/13, uma yorkshire que era única, preciosa e valente. Tinha 6 anos e meio, e uma doença ingrata levou nossa princesinha.Mas Deus é nosso consolo e se existe mesmo céu de cachorro, ela tá lá como uma estrela de um brilho ú...

  • LUANA (Ribeir�o Preto) - 24/01/2013

    eu perdi a minha nenem ontem.. ela ingoliu um plastico e nao sobreviveu a cirurgia, queria que tudo oq estou passando fosse apenas um pesadelo no qual eu pudesse acordar e ver ela no p� da minha cama....se h� tantos cachorros mal tratados pq a minha tinha q morrer? foram os dias mais agradaveis da minha vida! te amu nenem,desculpe se eu deixei algum plastico no chao!!!

  • MARIA ELISA MANTOVANI (Guarulhos) - 23/01/2013

    Minha gra nde companheira, Biba, partiu no dia 20/01/2013 e nunca duvidei que tivesse alma , basta olhar para o animal para ter essa certeza. Convivemos durante 13 anos e é imenso o vazio deixado pela sua partida . Também estava doente e é nosso unico consolo, saber que parou de sofrer. Até breve,companheira de jornada !

  • Jaqueline (Guarujá) - 23/01/2013

    No dia 19/01/2013 perdi minha companheirinha, durante 13 anos ela foi e sempre será a menininha querida da família que todos a amavam, ele se foi nos meus braços pois já estava muito doentinha, lutamos junto com ela até o fim, mas DEUS poupou seu sofrimento. Sou grata ao Meu Senhor Jesus Cristo, por ter me proporcionado um ser tão maravilhoso, de sentimento puro e amor verdadeiro. Sinto muito sua falta Cindy a casa ficou vazia, minha mãe chora sem parar, todos sentimos muito sua falta aqui em casa.

  • Mariel (Rio de janeiro) - 23/01/2013

    Perdi minha bebezinha ontem, depois de dez anos juntas! É uma dor que não alivia, que não cede! Nunca pensei que fosse tão difícil me separar dela...

  • sergio ribeiro de oliveira (belohorizonte) - 18/01/2013

    Em genesis capitulo:1 versiculo:24 produzaterraealmavivente conforme a suaespecie............ Eles tem alma ?

  • Marcus Vinicius Baptistella (Osasco) - 17/01/2013

    Perdi meu cachorro, Napoleão (cocker),11 anos, no dia 08/12/12 devido a um cancer de pulmão que se espalhou...tive que sacrificar... com ele tb me sacrifiquei..sofri muito muito, perdi peso, mal dormia, muita angustia. Mas temos que ser forte e pensar sempre o lado bom disso: no meu caso, acabou o sofrimento dele, hj ele descnsa em paz. Só lembro das coisas boas que ele me proporcionou...amei muito meu Napoleão assim como ele tb me amou muito. Pode ter certeza com o tempo a dor passara, hj me sinto melhor...Outra d...

  • SAMIRA EGAL (São Vicente) - 15/01/2013

    O meu grande amor partiu, a dor é imensa. Me fez feliz por quinze anos. Temos uma história de vida juntos, que ficará para sempre. Nessa vida terrena e na espiritual. Agradeço a Deus. E acredito no nosso reencontro. Beijos meu amor, vce agora faz parte do Jardim de Deus, e correrá com saude para brincar com sua bolinha azul. Te amo sempre.

  • Mario Dario Gomide (Bhte) - 15/01/2013

    Porque o destino dos filhos dos homens e o destino dos animais é o mesmo: um mesmo fim os espera. A morte de um é a morte do outro. A ambos foi dado o mesmo SOPRO e a vantagem do homem sobre o animal é nula, porque tudo é vaidade.Eclesiastes 3-19. Acho que eclesiastes diz tudo,pricipalmente quando relata que a ambos foi dado o mesmo sopro.

  • Mario Dario Gomide (Bhte) - 15/01/2013

    Cachorro não só tem alma,como é muito melhor que a do homem.São seres especiais,onde a sua essencia é boa,ao contrário da do homem que é bélica,cruel e sanguinária.O sonho de Deus para com os humanos em relação á bondade,fidelidade,sensibilidade e total falta de rancor,se concretizou plenamente nos cachorrinhos.

  • Cristiano (Rj) - 15/01/2013

    Acredito q eles tenham alma sim,algo mto ligado a nóis seres humanos,e qria reencontrar com um cachorro meu q se foi.Mas hj em dia eu tenho um que o amo demais,mto mesmo.E que me ensina a cada dia mais com uma coisa pura ,a cada festa q faz,qdo eu chego em ksa,a cada lambida q me da nos momentos :( .Ele e mto especial,e creio q tds sao,só muda a forma como sao criados,minha vontade era de mudar o mundo,ajudar tds os caezinhos do mundo,mas nao posso,entao faço o que posso. <3

  • Adriana Sousa (Sao Miguel Paulista SP) - 13/01/2013

    HOJE QUE SERIA ALEGRIA PARA MIM, FOI UMA TRISTEZA. PEGUEI UM CACHORRINHO ATROPELADO ERA MALHADINHO, LEVEI A VETERINARIA E FOI MEDICADO. ENTAO LEVEI-O PARA CASA, ACOLHI-O COM TODO CARINHO E AMOR. COLOQUEI ELE TODO ACASALHADO, PASSEI A NOITE COM ELE, ZELANDO POR ELE. ELE OLHAVA PARA MIM COMO SE A MINHA VOZ O ACALMASSE, MAS INFELIZMENTE ELE MORREU. OS ANIMAIS SAO COMO ANJOS EM NOSSA VIDA E QUE DEUS ACOLHA EM BOM LUGAR

  • Erivaldo (Salvador) - 11/01/2013

    Bom dia, é muito bom sabermos que pessoas sentem amor por animais. Acredito tambem que além disso devemos sentir Amor pelas pessoas, pelo menos é isso que a biblia nos ensina.

  • Josiane (telemaco borba) - 11/01/2013

    não sei como explicar tamanha dor ,dia 10/01/2013 meu menino o Bob faleceu ,tentamos salvar mais não deu tempo,se o veterinario tivesse vindo15 horas antes poderia ser que ele tivesse sobrevivido,mais ele não quis vir e deixou para o dia seguinte,e meu Bobinho morreu 1 hora após ir para clinica,me sinto culpada,pois não sei oque aconteceu foi muito rapido,meu anjinho Deus te levou de nós pra cuidar melhor de você minha paixão.foram os melhores 6 anos da minha vida meu bebezinho,vc estará sempre ...

  • Fabiana (Fortaleza) - 08/01/2013

    No dia 05/01/2013 perdi meu Fred um srd lindo preto e de porte médio,estamos sofrendo muito ele tinha 1 ano e 10 meses,foi abandonado pelos primeiros donosadotei com 3 meses mas já tinha indicios de cinomose o tratamento era caro mas eu não sacrifiquei pedi ajuda através do facebook,pessoas me ajudaram,hoje sinto saudades imensas,choro todo dia,penso que ele foi para um lugar bonito e está me esperando lá eles são tão inocentes,o face do Fred é Fred o Guerreiro.Saudades do meu amigo.

  • maria (s.s.da grama) - 05/01/2013

    nina, foi o nome que dei a ela quando peguei na rua, mas se foi no dia 27-12 _ 20112 COM 10 ANOS, estou arrasada, doi ate a alma de saudade.

  • Jorge Luiz (Rio de Janeiro ) - 03/01/2013

    Perdi no dia 31/12/2012 as 15:30 minha cadela xuxa ( wamarime ), amiga,companheira a 13 anos, sempre feliz, bricalhona,choro hoje por ti, saudades, sei que existe alma em animais, perante isto tenho a absoluta certeza que estarás ao pés de Deus o nosso criador, agradeço a voce minha xuxa, pelos 13 anos mais bem vividos de minha vida, hoje eu choro, choro, mais um dia vou lembrar de voçe sorrindo. Adeus e saudades

  • VIRGINIA COMIS (SÃO PAULO) - 31/12/2012

    Hoje as 11.20 hs , perdi meu filho de 4 patas , o Amarelo Comis que me fez a mãe mais feliz do Mundo. Para muitos, podem ver como apenas um cão, mas para a minha pessoa, ele é como um filho ( pois nunca tive nenhum ), que me deu carinho, companheirismo , amor sem pedir nada em troca, estava sempre alegre com a minha chegada e com a minha presença, me defendeu inumeras vezes de perigos proximos, eu só tenho a agradecer à DEUS, por ter dado este previlegio, de poder conviver com o Amarelo Co

  • vanessa grimaldi (marilia) - 29/12/2012

    minha vitorinha,a sua historia foi tao triste,te roubei pois vc estava sofrendo maus tratos,e logo q vc chegou a cidade nao deu nem tempo te vacinar, vc pegou a maldita cinomose foram noites, tantas lutas e vc nao conseguiu a sua vida e a sua historia foi sofrida nao cabe aqui.quero dizer que eu te amarei pra sempre e choro todas as noites sentindo sua falta,se um dia a gente ira se reencontrar espero que seja logo pq nada mais aki nessa terra nao faz sentido sem vc.vanessa.grimaldi@hotmail.com

  • rode gomes alves (campina grande) - 23/12/2012

    eu gosto muito de todososanimais,primo pelo bem estar de todos e até brigo quando vejo maltratos, perdí minha cachorrinha pitty ha 12 horas atrás, e foi puramente falta de sabedoria de não ter levado a mesma para o lugar certo para que fosse tratada da melhor forma possível, fiquei à merçê de um médico que não me orientou e eu ví a minha pitty desfalecer sem forças, magrinha , eu contava suas costelinhas, mas, eu a amei muito, neste momento choro esta perda,não me consolo.

  • Erlaine Grace (BH) - 19/12/2012

    Sei da sua dor, João Batista. A minha alegria tb se foi há quase um mês e a minha dor continua. Não dá para descrever, eles fazem muita falta e são insubstituíveis ... força pra vc. Quem sabe um dia Deus conceda um reencontro ?! Prefiro me apegar a essa crença para voltar a sorrir ...

  • João Batista (são paulo ) - 18/12/2012

    perdi minha cachorra tem dois dias , ela tambem sofreu um atropelamento , eu á peguei em meus braços logo após o acidente , ela suspirou e partiu , levou junto com ela meu coração um pedaço de mim morreu ao mesmo tempo . Sei Q Deus existe assim como eu sei q amor era reciproco, ela dizia isso com gestos e olhares , se eu pudesse resumi-la em frase seria ALEGRIA , por isso que estou triste minha ALEGRIA se foi , se cachorro tem alma ? eu respondo , logico q sim , uma alma pura verdadeira.

  • Luana (Jundiái) - 18/12/2012

    Schopenhauer disse que : "Quem nunca teve um cão não sabe o que é ser verdadeiramente amado". Cães, gatos (tenho uma amadíssima), criaturas, sim, de Deus. Seres cujo amor é leal, incondicional e inocente. Costumo conhecer o caráter de um ser humano também pela forma como trata os animais. Amores extremados e dependentes de nós... Quem dera existir um paraíso para o reencontro!Isso é amor!Viva a inocência desses eternos bebês!

  • Susana (Santos) - 15/12/2012

    Há uma semana perdi minha amiguinha Olga. Eu a amava muito, ela ficou comigo por quase doze anos. Viveu comigo momentos alegres, mas também esteve ao meu lado durante a perda das pessoas que eu mais amei: minha mãe, minha madrinha e outros entes queridos. Olga começou a desenvolver um câncer que a levou em pouco tempo. Fico imaginando onde ela está agora, se pode me ouvir, ver e sentir a minha falta. Gostaria de vê-la de novo só mais uma vez, levá-la para passear , Deus a guarde.

  • Magali (São Paulo) - 11/12/2012

    Vilmar (Curitiba), a Bíblia é clara? Já perdia conta das diferentes interpretações que fazem dela. Tem gente até que a interpreta da forma que mais lhe convém. Besterira mesmo é alguém que não compartilha de um sentimento, ficar zombando da dor alheia. Acredite no que quiser, mas respeite o direito dos outros de ter suas próprias crenças. Nós amamos os animais e para nós eles eles continuarão vivendo em algum lugar, quer você queira, quer não queira.

  • Sirlei de Fatima dos Santos Alves (Ponta Grossa Pr) - 10/12/2012

    Sandy, hoje fazem trinta e nove dias que você se foi mas a dor continua,sinto tanto sua falta,estou com muita saudades de você,sei que aqui não nos encontraremos mais e saber disso me faz sofrer mais ainda.Minha menina como eu te chamava,hoje estou com o Bob e o Marley são lindos e fofos mas não substituem você,você sempre será a minha menina,a minha auaua que eu tanto amei...Me ajuda cuidar deles e dar o amor que eles merecem...Pois acho que você já viu como são terriveís.Te amo Sandy.

  • Erlaine Grace (BH) - 08/12/2012

    Obrigada, Roseli. Andréia, eu compreendo, perdi o meu atropelado tb há 10 dias, ainda tá doendo demais. Me chamam de louca, não entendem, não sabem amar. Não ligue, é assim mesmo, e ninguém está dentro de nós para sentir essa dor. Eu me agarro na ilusão de que ele esteja descansando desse mundo frio e cruel. Eu sonho todas as noites com ele. E peço a Deus que esteja feliz. Ele era minha vida, e me deixou sozinha. Um dia quem sabe, ele volte em outro corpo, não sei ... é válido pensar em tudo para amansar essa dor...

  • Andrea (Florianopolis) - 06/12/2012

    Perdi o meu Bebê o Piloto , no dia 03/12/2012, ele foi atropelado na frente da minha casa, um menina chamou ele bem na hora que ele estava caminhando do outro lado da rua, e um carro veio muito rapido e tirou a vida dele e a minha também pois estou sofrendo demais!!! como doí, ele era a alegria da nossa casa o meu marido só chora. hoje tive que comprar um calmante pra ver se ele consegue dormir, o que mais me do[i é que tem pessoas que não compreendem esse amor que podemos sentir.

  • Roseli Oliveira (Sao Paulo) - 01/12/2012

    Erlaine Grace sei o que esta sentindo, e te entendo, muitos criticam, mais doi demais sufoca,perdi meu amigo a tres dias, foram 15 anos de uma amizade fiel, fizemos tudo que estava em nosso alcance, a veterinaria insistiu para que eu autorizasse a eutanasia, mais preferi pedir a DEUS que o levasse sem forçar, e DEUS o levou, ele estava sofrendo, agonizando, foi muito triste, me senti inutil, fraca, fracassada mais foi a vontade de DEUS, nao sei o que dizer pra te confortar, ainda estou sofrendo

  • Erlaine Grace (Belo Horizonte) - 30/11/2012

    Ontem, dia 28\11\2012, perdi meu filho, meu filhinho Éctor Santiago, 8 anos. Ele era a minha vida e foi atropelado, porque fui trabalhar e não souberam cuidar do meu bichinho ... meu Deus, eu confesso que estou sofrendo mais do que se fosse uma pessoa, e ninguém me entende, e me chamam de louca, então fui ao google buscar um auxílio, alguém que entende a minha dor, e fiquei mais confortada ao saber que não sou a única a sentir esse amor incondicional, essa dor, esse buraco e essa vontade de não fazer mais nada ...n...

  • Roseli Oliveira (Sao Paulo) - 29/11/2012

    Ontem dia 27/11/2012, perdi meu grande amigo fiel, Odie, aos 15 anos, estava com hernia de disco na coluna cervical, nao aguentava mais velo sofrendo de dor e pedi a DEUS que o levasse pois a veterinaria sugeriu que o sacrificasse, eu nunca iria me perdoar, então DEUS o levou logo que pedi, mais ta doendo muito essa perda, ele dormia ao meu lado era meu unico amigo, tem um buraco no meu coração, sinto uma angustia, um vazio parece que me falta o ar. Odie vou te amar para sempre, Adeus amigo.

  • Luciana Dellezzott (Itaberaba/Bahia) - 26/11/2012

    Dizem que coração não dói, então queria saber o que é isso que sinto em meu peito?! Um dor insuportável, sufocante, uma coisa difícil de explicar. Dia 24/11/2012 perdi meu amor, meu bêbê, meu filhinho, era assim mesmo que eu me dirigia a ele. MIKE morreu aos 7 anos de uma doença horrível e implacável, a cimonose. Por favor, quem ainda tem cãozinho, não deixe de vacinar contra essa horrível doença. Aqui em minha casa, todos estão sofrendo muito, muito. Beijo

  • Katherine (São Paulo) - 24/11/2012

    No feriado do dia 20.11 (dia da Consciência Negra) perdi meu neguinho, Nick de 13 anos qse foi em meus braços! Eu choro muito, ainda nao consigo aceitar a sua dor e sofrimento antes de partir. Ele viveu para minha familia toda sua vida e nós os temos como um filho, cuidamos com muito amor! lutou ate o fim e agora esta com sua companheira Pitucha, que nos deixou há 6 meses no dia de Pascoa. Só Deus sabe de minha dor, a perda dos dois seres que uniu a minha familia e nos deu tanta felicidade.Paz

  • Sandra (Guarulhos) - 23/11/2012

    Hoje perdi minha bebezinha de 13 anos. Foi o exemplo de amizade sincera. Sempre vou te amar . Estou arrasada mas espero em Deus que vc esteja bem sem sofrimento. Te amo.

  • Jônatas (Rio de Janeiro ) - 23/11/2012

    Estou arrasado meu amigo Simba de 12 anos morreu no Dia 20/11/12 estou com ele desde que ele tinha 1 més e 12 dias, estou com o coração despedaçado estou péssimo e não consigo para de pensar nele nenhum segundo, ele me deu todas as alegrias que um cão pode dar ao seu dono,eu só queria que ele soubesse que eu o amo e ele é e sempre sera o melhor Cão pra mim ele é o cão da minha vida, so quero que vc saiba que eu te amo Simba e espero do fundo do meu coração que vc volte pra mim um dia.

  • Victoria (São Paulo) - 22/11/2012

    Minha bebe faleceu ontem ao meio dia nao sei expressar o qto estou sofrendo sinto muito sua falta Luna vc me trouxe muita alegria e paz, essa casa esta sem graça sem vc o Tobby seu companheiro esta sentindo muito a sua falta ele chorou a noite inteira chamando por vc sei que e por vc pois ele nunca fez isso te amarei para sempre minha pequena e eterna criança vc vai fazer muita falta para todos nos fique em paz e que a mulher q te atropelou tique com o peso nas costas eternamente te amo Luna

  • André Patrick Carlos (Santa Bárbara D'oeste) - 21/11/2012

    Boa noite... morreu um pedaço de mim hj, dia 20/11/2012... Morreu minha cachorrinha Chiquinha... cachorra muito saudavel.. com 15 aninhus de vida!! Super docil, inteligentissima... muito linda!! infelizmente nos deixou, amo de mais ela.. onde esteja ela.. ela sabe que essa familia q teve foi a melhor e a mais amavel do mundo!!! te amo chiquinha!!

  • ad (aracruz) - 20/11/2012

    continuem mandando mensagem que com certeza seus cãozinhos estão ouvindo...

  • Lucia maria (São Goncalo) - 20/11/2012

    Estou com o coração doendo e despedaçado, meu fiel e amado Cãozinho Bruce faleceu nos primeiros minutos do dia 19/11/2012 !! Ele se foi de uma forma leve e suave sem sofrimento !! Sempre foi uma cachorrinho muito saudavel, dono de uma energia sem fim, mas depois que contraiu a doença do carrapato, tudo mudou !! Fizemos todos os tratamentos recomendados pelo medico, demos total atenção e carinho a ele mas não foi possivel ..... Brucinho saiba que eu e seu pai te amaremos para sempre !!Saudades !!

  • JAC (POUSO ALEGRE MG) - 18/11/2012

    MINHA AMADA SUZY, A MELHOR COMPANHEIRA Q ALGUEM PODE TER... VC SE FOI E EU PENSEI Q VC NAO IA EMBORA MAIS FOI... EU NAO SEI O Q VC TEVE SE O VETERINARIO TINHA RAZÃO OU ELE ERROU EU SO SEI Q EU TE AMO E Q ESTOU SOFRENDO... 17-11-2012.. AINDA ME LEMBRO DE COMO BRINCAVAMOS QUANDO VC ERA NOVINHA E GOSTAVA DE BRINCAR ... O MINHA NEGUINHA Q TRISTEZA NO MEU CORAÇÃO... EU NÃO TENHO CERTEZA SE CACHORRO VAI PRO CÉU MAS QUERO PENSAR Q SIM.. Q UM DIA VOU TE VER DE NOVO E BRINCAR CONTIGO .. TE AMO PRA SEMPR

  • veta (sao paulo) - 12/11/2012

    O meu amado Black partiu em 06/08/12, ele foi meu fiel companheiro por 15anos, eu sempre dediquei um profunfo amor a ele, mas infelizmente um efema pulmonar o derrubou e nao conseguiu levantar mais, tentei varias coisas, internacao, acumputura, enfim... por fim o rim parou de funcionar e ele entrou em coma e os medicos sugetiram a euthanasia...ai como ainda doi...levei ele para a minha cidade e com o meu sobrinho que era veter. para ficar entre a familia, o meu amor...eu te amei muito...adeus.

  • myrna (belem) - 10/11/2012

    Compartilhando com todos que perderam seus queridos;acabei de perder o meu Billy um Poodle que tinha 14 anos,completaria 15 em janeiro e me faltam palavras para expressar tamanha dor pois ele era um companheiro inseparável,;foram mutos anos de convivência;em todos os momentos; de meu dia eu lembro dele;desde do despertar ;ao deitar .Conversando com meu filho que é espirita ;ele me falou para eu pedir para Deus me permitir sonhar com ele;eu orei com tanta fé e fui atendida .Obrigada Deus.

  • vilmar (curitiba) - 10/11/2012

    Ladyjane de Fortaleza, pelo amor de Deus, não diga tamanha besteira. A bíblia é clara: Deus criou o mar, o céu, a lua. o sol, todos os animais e criou o homem, feito a sua imagem e semelhança e lhe soprou o espírito de vida. Só o homem tem o espírito de Deus, que volta pra Deus, quando o Homem morre. Prezados, animais são bem bonitinhos, mas muita gente trata melhor um cachorro do que um ser humano. Enquanto tem mendigos nas ruas, tem cachorro comendo do bom e do melhor, indo pra academia, pense

  • Daniela Salfate (São Paulo) - 09/11/2012

    Comparto também com todos a dor que sinto. Dia 06/11 perdi minha cachorrinha, que tinha aproximadamente 14 anos... ela sofria do coração, mas teve complicações no figado, nao comia, enfim muito mal.. sinto muito falta dela.. eu tinha outro que era o companheiro dela, chamado chico.. que tambem faleceu a 1 ano atras... sinto muita falta deles... perdi uma parte do meu coração.. é um vazio que ninguém pode preencher.. só espero que Deus tenha um lugarzinho pra eles e que estejam juntos e também espero no dia eu que e...

  • André Luis Silva (Londrina) - 08/11/2012

    Compartilho da mesma dor que muitos deste forum. Recolhi uma Poodle da rua há 9 anos. Logo que chegou, ganhou o nome de Pitucha. Era inteligente, querida, carinhosa e ela pôde proporcionar-me momentos de grande alegria e acalanto. Meu pai partiu deste mundo há dois meses e nesta fase de luto, a Pitucha preencheu uma lacuna emocional que nos tornou ainda mais proximos. Porém, ela adoeceu e morreu em 08/11/2012, sem diagnostico. Tenho rezado e pedido a Deus que tire essa tristeza do meu coração.

  • MARCELA FERNANDES (BELO HORIZONTE) - 03/11/2012

    Ontem meu cachorrinho amanheceu morto, ele estava sofrendo a uma semana com problemas cardíacos, já tinha 10 anos... Foram os dez anos em que eu fui mais amada, ninguém nunca foi fiel a mim como ele... Mas eu tbm o amei, mto, de tal maneira q eu achava q isso nunca iria acontecer comigo, eu não conseguia imaginar tal situação. Minha dor é enorme e qdo estou só é ainda maior. Só peço a Deus q acalme meu coração e se houver um lugar onde ele possa estar agora, q continue cuidando dele por mim.

  • Sirlei de Fatima dos Santos Alves (Ponta Grossa Pr) - 02/11/2012

    Ontem perdi minha amiga e companheira,a dor que estou sentindo é muito grande.Sei que seria egoismo querer você comigo sabendo que estava sofrendo,mas não consigo entender porque essa doença te tirou der mim,você não fazia mal a ninguém,primeiro dia sem você a dor está terrível Senhor me ajuda por favor alivia meu coração.Sandy te amei em cada minuto de sua vida,jamais vou te esquecer,O câncer te tirou de mim mas não vai te tirar do meu coração tenho certeza que um dia nos reecontraremos.

  • ad (aracruz) - 29/10/2012

    kkkkkk sou obrigado a rir. Agora Jesus morreu por animais...

  • Cássia Araújo (Cuiabá) - 29/10/2012

    Meu Deus. Como é grande a minha dor. Perdi a minha companheira. Minha amiga. Minha filha. Minha Belinha me presenteou com a sua doce presença por cinco anos. Quando eu tinha pesadelo, ela dormia na minha cama. Em todos os lugares ela estava comigo. Eu tenho certeza de que existe não só um céu para cachorros, mas um céu para todos nós e que um dia vou reencontrar a minha pequena.

  • Marcia (sao Paulo) - 24/10/2012

    ontem a noite, dia 22/10/12 minha meggie faleceu, levou com ela a minha alegria, nao sei se vou conseguir superar tantador e tristeza. Minha poodle era linda, tinha 1,5 quilos, branca como a neve. Meggie mamãe te ama, nunca se esqueça, mamãe te ama muito, sinto sua falta, a dor está incontrolavel.

  • Ladyjane (Fortaleza) - 20/10/2012

    Foram concebidos no dia de Nossa Senhora de Assunção (15 de agosto). Outros no dia 16. Nasceram no dia 13 de outubro (Nossa Sra. de Fátima). Pareciam uns anjinhos.

  • Ladyjane (Fortaleza) - 20/10/2012

    Outro argumento que usarei para justificar que os cães têm espírito é que esses animais, assim como os gatos etc, têm o sistema neurológico bem mais desenvolvido do que outros seres, como plantas, baratas, moscas e outros insetos, pois eles também sentem, se escondem ou ficam com o rabinho entre as pernas se fazem algo errado, ficam alegres ou tristes, têm intuição, medo, às vezes salvam até a vida dos seus donos em situações de perigo etc. Meu cachorro Japi, por exemplo, sabe diferenciar o toque do telefone do to...

  • Ladyjane (Fortaleza) - 20/10/2012

    Obs.: eles não tinham três, mas dois dias de vida. E os animais são puros, por isso eles possuem o reino dos Céus.

  • Ladyjane (Fortaleza) - 20/10/2012

    O dia 15 de outubro de 2012 foi um dos dias mais tristes da mnha vida, pois morreram os cinco filhotinhos que a minha cadela Lara teve. Tinham apenas três dias de nascidos. Foi algo inesperado. De uma hora para outra, começaram a ficar ofegantes e com partes do corpo arroxeadas, morrendo em seguida um atrás do outro.Foram doze horas nesse sofrimento, sem adiantar. O último passou quase duas horas lutando bravamente, como um herói da resitência. Fiz de tudo, dei soro pedialite 45 por meio de seringa, pequenas doses ...

  • Cristina (Brasília) - 02/10/2012

    Todos os animais tem alma, pois eles possuem emoções. Eles não tem espírito, como o homem. O homem e a mulher foram a última criação de Deus, tudo o que Deus fez foi para o homem. O homem não é ruim, o problema é que o pecado entrou no mundo e o homem está distante de Deus. Dizer que prefere os bichos que os homens é um absurdo, pois somos sim superiores aos bichos. É claro que devemos amar e respeitar os animais, mas Jesus morreu pela humanidade.

  • glaucia (SÃO PAULO) - 02/10/2012

    "Temo pela minha espécie, quando penso que Deus é justo" Gostaria Eu de ir para o céu dos cachorros, mas não tenho tamanha dignidade para isso. Todos os Animais são maravilhosos, mas para mim o melhor deles é o cão e o pior é o homem! Se você tirar um cão da rua e o torná-lo próspero, ele não morderá você, essa é a principal diferença entre um cão e um homem! Eu olho os olhos da minha Panda e da minha Dara, e seria uma mentira se eu dissesse que não vejo suas almas.

  • Andréia Medina (São João da Boa Vista) - 01/10/2012

    O meu querido Billy partiu no dia 28/09, estou sentindo uma dor tremenda, foram 12 anos de convivência, de muitas alegrias e aprendizado, tenho certeza que está em paz e nos reencontraremos um dia. Te amaremos para sempre meu amor, e teremos sempre em nossas vidas as suas lembranças, de um cachorrinho guerreiro, que lutou até o último segundo para continuar vivendo... Um beijo meu querido...

  • Sue (Campinas) - 30/09/2012

    Evee, foi-se no dia 25/09/2012- entre 5:00 ou 6:00 hs da manha, encontrei no seu quarto, junto com o Dudu, chamei por ele so o Dudu veio, foi qdo vi que ele tinha partido, estava com os olhos aberto quentinho ainda, so as patinhas estavão duras, pensei que conseguira salva-lo, chamei ,tentei reanima-lo e nada, ele tinha partido. uma convulsão, como doi ,depois de 12 anos juntos.Na noite anterior tinha latido,olhando para a gente, como uma despedida , mas sei que sua alma esta bem, em paz

  • maria helena sevecenko de barros (SÃO PAULO) - 28/09/2012

    Beethoven se foi dia 25/09/12 -+ 22.40hs, parada cardíaca, era o meu amigo e companheiro quando não tinha ninguém para sequer estar comigo, ele entendia tudo que se passava comigo, ontem o primeiro dia sem ele sai perambulando pelas ruas o dia inteiro,só chorando e andando, hoje falei com ele não sei se me ouve ou não, mas estou bem melhor, meu coração acalmou já consegui almoçar. Fato interessante que quando encontro outros cães eles me olham e abaixam a cabeça, sabe,parece que sabem o que aconteceu e como estou,...

  • Rafael (RJ) - 26/09/2012

    Os animais tem alma sim...Meu cachorro "Palito", o meu Menino faleceu a umas 10hrs atrás. Estou muito triste, a dor que estou sentindo por dentro não desejo a ninguém...como pode eles não terem alma. Eles são amorosos, amigos, fiéis...me desculpem, não consigo continuar... eles tem alma sim, pois eles tem muito amor, ao contrario de muitos por ai!

  • Rick (Goiás) - 26/08/2012

    Uma. A humildade é o que eleva a criatura, portanto, se há passagens tornando o homem superior, tome cuidado, é interferência ou tradução infiel. Pois é por meio disso, que muitos caem se achando almas especiais e acreditando que é o único que tem o direito a vida. Orgulho é o que derruba anjos. Quem decide e quem criou foi Deus, o homem é apenas um animal que fala, entende (ou não) e pode criar coisas, mas não possui a Palavra Universal e não pode afirmar quem vai viver ou não, sendo que é o que está sendo avaliad...

  • Stela (Minas Gerais) - 26/08/2012

    Só uma coisa. Eu tenho dois cães aqui em casa, e uma vez que me machuquei e saiu sangue eles cheiraram, mas não lamberam. A minha cachorra, nunca mordeu ninguém d acasa, enquanto o outro já me mordeu e já mostrou ARREPENDIMENTO! Não foi medo, foi arrependimento, pois eu não fiquei brava com ele. Relato de quem convive com eles, e sempre quem convive é quem pode confirmar se eles sentem ou não.

  • Stela (Minas Gerais) - 26/08/2012

    Quem procurar na Bíblia, lá está bem claro, toda a vida é para glorificar a ele e toda a vida tem o sopro dele. Deve-se tomar o cuidado com certas passagens bíblicas, pois, existe muita interferência, tanto em tradução como passagem contraditórias (isso significa que, nem toda a Bíblia é luz, certo?). E cão se relaciona a xingamentos. Assim como vc xinga uma pessoa que vc não gosta de vaca, cachorro, mas isso não está ligado a essas espécies. Cuidado para coisas que podem confundir a sua cabeça, e preste mais ate...

  • ivandro (umuaram) - 14/08/2012

    Tem gente que esquece que tambem somos animais.... e talvez o pior deles. Todo animal tem amor... O misterio da vida apos a morte ninguem sabe... Entao nem tem o porque ficar querendo explicar o que é misterio. Vai sabe se temos almas! Ame qualquer ser; isso sera retribuido

  • Pamela (Blumenau SC) - 10/08/2012

    EU acho que a biblia ainda sendo gigantesca, limita o Deus em que eu acredito.. E realmente mesmo nao estando nitido que vao para o céu e ficarao conosco no "Paraiso". Nao consigo aceitar o contrario, quem ja teve um animal de estimação que esteve junto a ele toda sua vida, nao precisamente um cachorro, sabe que com a convivência de um HUMANO que lhe amor e tudo que merece, ele perde seus instintos naturais e passa a ter personalidade e sentimentos.. Eu sou testemunha disso pois estou com 20 anos e todos os animais...

  • Liliane (Rio de Janeiro) - 29/07/2012

    Os humanos pensam que são superiores aos animais quando na verdade as maiores provas de lealdade são dadas pelos animais. Eu tinha um passarinho que morreu hoje há 2horas. Ele esteve com a gente por 19 anos (foi \\\"herança\\\" de uma tia que faleceu em 1993; com ela ele ficou por uns 15 anos). Estou muito triste; não posso aceitar que esse bichinho não tenha uma alma, uma alminha de passarinho que hj está livre, coisa que ele nunca foi. Sempre quis soltá-lo ou entregá-lo a uma ONG para deixá-lo num viveiro onde el...

  • Ademar (aracruz) - 24/07/2012

    Gente, acorda. O cachorro não é diferente de qualquer outro animal. Apenas variam os níveis de comunicação e raciocínio em relação a outros. Só porque são mais bonitinhos não quer dizer que são melhores ou mais dignos que os outros animais. Só para refetir: "Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coi...

  • Glaucia (não informado) - 24/07/2012

    Boa noite meus amigos. Talvez meu comentário fuja ao assunto central do tópico, mas gostaria de dividir aqui o que é sem dúvida o maior milagre que já presenciei. Tinha um cachorro raça rotvailler, que faleceu recentemente. Em razão de um câncer (segundo parecer informal do veterinário) ele foi definhando, emagrecendo muito, até que em determinado ponto ele parou de se alimentar. Em razão da fraqueza e saúde debilitada em certo dia ele não mais conseguiu se levantar, ficando prostrado no quintal de casa. Suas perna...

  • Claudio Marcelo (Rio de Janeiro) - 14/07/2012

    Fico, as vezes, impressionado com o tamanho da falta de razão das pessoas. Como podemos pensar que Deus, um ser soberanamente justo, bom e misericordioso, iria mandar seus filhos para queimar eternamente no hades (inferno)? Qual seria a "nota" mínima para ir para o céu? Cinco? E quem tirasse 4,99, iria para o inferno? Deus não criou os animais apenas para o nosso divertimento. Alegar que os animais ao morrerem não vão para lugar algum é um absurdo. Alma é qualquer espírito encarnado. Todo animal é um espírito e por...

  • Márcia (Montes Claros) - 15/06/2012

    Nós humanos temos alma e espírito, os animais em geral têm somente o espírito, o sopro de vida de Deus, ao morrermos nossa alma volta para Deus e no dia do JUIZO teremos que prestar contas à Deus dos nossos atos e os animais ao morrerem acabam não tem alma para retornar ao Senhor e prestarem conta no dia do JUIZO. FcD!

  • Giceli (rio de janeiro) - 30/05/2012

    Todos nos somos uma alma. Quando Deus se refere a sua criacao se refere a almas todas tantos aos sere humanos como os animais leia e saiba interpretar a biblia Deus usa aexpressao alma para todos os sere viventes

  • Cristao (Sp) - 26/05/2012

    Quando falamos de alma, vale lembrar que a palavra alma na biblia tem vários significados, como exemplo pode se referir a sangue, vida, pessoas... Os animais possuem sim uma alma, porém essa alma dos animais refere se ao sangue. Acabou o sangue acabou a vida. Diferente do ser humano que é um ser tríplice. Corpo, alma e espirito. O homem tem uma alma e espirito que são imortais. Ec 12.7 O espirito vai para Deus que o deu. Ai você pode me perguntar. Então todos vão para Deus? Se todos vão para Deus onde fica então...

  • Cilmara (São Caetano) - 26/05/2012

    Também perdi minha cachorrinha na quarta-feira, companheira de doze anos que amei e ainda amo. Adoraria saber que agora ela está no céu dos cães.

  • carlos victor (são paulo) - 24/05/2012

    Eu também perdi meu cachorro ontem depois de 11 anos de amor e amizade sincera. Estou muito triste e com vazio no peito. Tenho certeza que os cães tem alma pois são seres especiais, muito especiais.

  • maria (sao paulo) - 23/05/2012

    Nao sei se cachorro tem alma ou nao,so sei que o meu morreu ontem e eu estou muito,mas muito mal mesmo.Convive com ele ,cuidei dele durante14 anos e hoje sinto um vazio enorme no peito.Como um ser que nos faz sentir tantas coisas pode nao ter alma??

  • regina (são paulo) - 20/05/2012

    Todos os seres que Deus criou são importantes e todos louvam ao Senhor, e é claro que irão apra o céu pois não tem pecado, são presentes de Deus para nós aqui na Terra e certamente estarão do nosso lado na vida eterna. Eu creio nisso e Deus já me mostrou quando meus bichinhos morreram.

  • wanessa (castanhal PA) - 20/05/2012

    Bom, já que tem varias historias vou contar a minha... hoje por volta das 8:00 meu cachorrinho bob de 2 anos morreu ,por horas me cupei por ter deixado a porta aberta ,que um simples ato poderia te salvado ele ,mais uma pessoa sabia me disse que deus tem planos para todos ate os animais tanto que elee o colocou na minha vida quando eu mais precisei ... ele ja foi muito doente mais nao morreu passou por perto varias vezes e hoje saudavel insplicavelmente aconteceu o acidente deus o levou de mim para que la em cima ...

  • Dan (Rondo) - 04/05/2012

    Ela vivia na rua, e num dia de chuva estava num cantinho para não se molhar, meu irmão (num dia de alegria, provavelmente) resolveu levá-la para sua casa. Sua mulher não gostava dela pois a achava feia. Gritava e xingava ela até que todo dia de manhã ela começou a ir para minha casa. Ninguém, exceto eu, parecia gostar dela. Só porque tinha os olhinhos um pouco \"saltados\". Então a adotei. Nesse tempo minha mãe estava viajando e quando voltou (semanas depois) queria abandoná-la: \"Solte ela, as pessoas nã...

  • JUVENAL (RIO/RJ) - 30/04/2012

    Limitando-se ao tema, pois tem gente que aproveita para falar de sua DESCRENÇA nas escrituras e propagar a sua religião, que certamente SE BASEIA NA BÍBLIA, mas, como a maioria das seitas, vem com aquela estória que a bíblia foi escrita por homens e que ninguém sabe que esta certa, etc, etc, acabando por revelar uma total descrença em toda a escritura, INCRÍVEL. Todos animais são ALMAS VIVENTES, assim como as plantas e tudo que vemos (a terra gemia antes de ser cultivada). A alma do animal esta no sangue, morreu,...

  • Vítor (Campina Verde) - 11/04/2012

    Cada um é livre para se manifestar e acreditar no que bem quiser, desde que exista o respeito entre a capacidade de entendimento de cada um e entre todos nós. Tenho certeza absoluta que todos os animais tem alma, ou espírito. Sempre fui uma pessoa que acreditou em Deus, numa força superior, porém sempre tive minhas dúvidas e passei toda minha vida em busca de respostas. Depois de ler, estudar, participar de várias doutrinas e religiões, finalmente me encontrei e a cada dia encontro as respostas. A Bíblia no meu ent...

  • Waleson (São Paulo) - 10/04/2012

    Mas e essa passagem: \"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.\" \"Répteis de alma vivente\" não quer dizer que os animais têm alma?

  • Helena (São Paulo) - 10/04/2012

    Perdí minha cachorrinha Rott de 4 meses neste domingo de Páscoa. Foi algo muito rapido e emmenos de 2 horas nossa Madalena se foi. Sinto uma dor muito grande e não estou aceitando esta perda. Morrer na data da Ressurreição de Cristo, sendo que ela gozava de plena saúde , brincou até as 13:00 hrs e as 15:00 já não estava mais conosco. Creio que os animais tem alma e quero acreditar nisso. Não sei se é pq a dor é muito forte e coincidiu com uma data especial. Alguém pode me orientar?

  • Andre (Porto Alegre) - 05/04/2012

    Acredito na possibilidade de terem alma,pois varias religiões como o Budismo acreditam nisto e varios teologos do cristianismo como São Francisco acreditavam. De qualquer forma sempre ficara os momentos felizes que tivemos com eles em vida e sinceramente isto que realmente importa. Perdi hoje um amigo que a 19 anos alegrou a minha vida estes momentos não tem preço, nunca se apagaram e no fundo é oque importa.Keninho.

  • francisco canutto (Fortaleza) - 01/04/2012

    á morte faz parte da vida,o que me revolta é ser roubado por veterinarios bandidos que só visam o dinheiro,meu amigo black foi vitima dessa corja, vindo á dezencarnar no dia 6 de marco de 2012.

  • mary (são paulo) - 15/02/2012

    Um cãozinho pode até não ter alma, mais é mil vz melhor do que qualquer ser humano.

  • alex (camponas) - 02/02/2012

    perdi um cachorro um dia atras e era umas das pessoas mais amadas por mim nessa vida deixou muita saudade as vezes me pergunto se existe um deus e porque nao o protegeu um ser tao bom sem maudade e fiel eternamente mas nao condigo ter respostas claras mas se existe eles merecem ate mais do que nos viver num paraiso pois nao conhece nada mais puro que eles

  • Alan (Vitória da Conquista - Bahia) - 06/01/2012

    Achei interessante a história e resolvi participar. Acreditar ou não, é uma opção democrática que devemos respeitar. O nosso prezado confrade Divaldo Pereira Franco contou-me, certa feita, que há alguns anos, esteve em determinada cidade brasileira, para uma conferência e, ao ser recebido na casa que iria hospedá-lo, assustou-se com um cachorro grande, que lhe pulou no peito. A anfitriã percebeu-lhe a reação: - O que foi, Divaldo? Foi o cachorro, mas está tudo bem! Que cachorro, Divaldo, aqui não tem c...

  • Joao Lira (Sao Joao da Boa Vista) - 22/12/2011

    Acho que todos concordam que Jesus veio à terra para pregar o "amor". O que nossos amiguinhos sentem por nós é "amor" e sendo assim o que importa não é saber se eles tem ou não alma e sim que viverão sempre dentro daquele que também o ama. Te amo "Tina"

  • Anonima (curitiba) - 14/12/2011

    Leiam em Eclesiastes, na Bíblia Sagrada aonde se diz, quem é você homem para saber se é vc ou o cão que vai para o alto, ambos vieram do pó e ao pó voltarão.Com certeza nosso cachorrinho tem alma, tem espírito, e ama tanto ou mais que nós seres humanos!

  • lemes (lorena ) - 12/10/2011

    os caes como qualquer outro ser vivo possui a excencia de vida, logicamente possui alma. Alma é a excencia da vida ,onde ha vida existe alma. A biblia em alguns parametros afirma nao existir alma nos animais coisa que nao fica bem claro, assim como na eopca da escravidao os negros eram proibidos de entrar na igreja porque os religiosos da eopca afirmava que eles nao possuiam almas . Agora cada um tire suas deduçoes.

  • verena (ibirité) - 08/10/2011

    Tivemos que praticar eutanásia no Obama hoje, ele era um cão que com certeza tem alma...sofrimento demaiss, aleshimaniose é uma doença q já tem vacina , o problema é que é mais fácil ao governo sacrificár a quem amamos.. verena maria saudades baminhaaaaaaaa

  • João Aprigio (Fortaleza CE) - 08/10/2011

    Eu tive a tristeza de perder uma amiguinha hj ela tinha uns 12 anos,estou muito triste ,e escrevendo p vcs em lagrimas,quero dizer ki não importa se eles tem ou não alma,o que importa é que eles fazem a vida mais bela e deixam sim muita saldade como uma pessoa mesmo,estou sofrendo mais p ela do que p pessoas ki já partiram,é uma dor horrivel de falta,más deus vai me acalmar e ela sera lembrada pra sempre. "Lessie te amo"

  • léia (guarulhos) - 05/10/2011

    Se tem ou não tem, para mim não importa porque os meus 02 me reconhecem, me respeitam, me amam e se necessário for, me protegem. Faço os mesmo por eles e sei que mesmo que ficasse sem vê-los por anos, ainda assim chorariam de alegria ao me reverem. Meu cãozinho mais velho, depois de ficar mais de 03 anos sem ver a antiga dona dele, chorou e se contorceu de muita alegria quando a viu novamente e aquele dia, ele ficou muito feliz. Se não tivesse importância Deus não teria dado a eles inteligência nem sentimentos. ...

  • Sidneia Silva (Campinas sp.) - 28/08/2011

    Eu li na biblia sagrada uma passagem que Deus nos relata...que o homem não melhor do que o animal,Deus nos deixa claro que!a unica diferença do homem é ter alma,e o animal tem o folego de vida.sendo assim Deus nos ama a todos o criatura sendo filho através de Jesus e...o animal criatura por ter só o folego de vida. Se vocês poderem me ajudar me escrevendo em que livro tá escrito eu agradeceria.

  • ad (colatina) - 03/08/2011

    o cachorro nao tem o folego de vida, que é a alma.Ele é fruto da palavra de Deus. Não tem alma.Nem peca.NEm se arrepende.

  • ANTONIO (CURITIBA) - 23/04/2011

    QUERIDO AMIGO, IRMÃO: O L. U. DIZ O SEGUINTE: " “O cão tem uma mente que pode conhecer o homem material, o seu mestre, mas não pode conhecer a Deus, que é espírito; por isso o cão não possui uma natureza espiritual e não pode desfrutar de uma experiência espiritual. O cão pode ter uma vontade derivada da natureza e aumentada pelo aperfeiçoamento, contudo tal poder de mente não é uma força espiritual, nem pode ser comparada à vontade humana, porque não é reflexiva – não é resultado do discernimento entre os signific...

  • ana (rgt) - 23/01/2011

    Se os animais tiver alma,as plantas tb tem.pq as plantas tb tem vida.

  • franklin araujo (fortaleza) - 18/10/2010

    Bem vou expressar minha opinião acho que tudo que tem vida tem alma e que os animais têm seu lugar no paraíso, pois se tomarmos como parâmetro a bíblia verá que havia animais no paraíso e eles falavam. O homem que foi criado à imagem e semelhança de Deus sem sombra de duvida foi a criação mas especial, pois a ele ficou a responsabilidade deste planeta por isso ele é da criação divina o que tem mais raciocínio e lógica,não devemos esquecer que ele comeu o fruto da arvore em que ele passou a conhecer o bem e o mal,d...

  • Willian (Penápolis) - 14/10/2010

    Creio que cachorro e animais em geral tem sim uma alma, na real é o seguinte ouvi e li muitos argumentos tolos no qual no momento em que eles os falam já se contradizem. Muitos dizem que cachorros são irracionais, portanto agem por instinto então ñ tem uma alma. Outros falam que os animais ñ podem ser julgados por seus atos, q ñ possuem raciocínio lógico nem identidade. Alguns usaram argumentos sábios da bíblia, interpretando da forma mais clara possível, e excluindo outras partes d...

  • Antonio (Londrina) - 13/08/2010

    Uma coisa em comum em todas as respostas é: "tem alma". Quero fazer uma pergunta: Nós temos uma alma? A resposta é: Não. Pois, Nós SOMOS uma alma. Porque a expressão correta é "SOMOS" uma alma e não, "TEMOS" uma alma? Veja em Genesis 2: 7. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou uma alma vivente. O pó mais o folego, que é o espirito, tornou uma alma. Alma á a junção do pó mais o fôlego. Então pó + fôlego = Alma. esta equação ao contrário forma uma ...

  • Nayara Marques' (Volta grande) - 13/07/2010

    Eu tinha um cachorro alias eu o amava muito e o amo até hoje, e dava pra ver em seus q ele gostava muito de mim, quando brincava com ele ele ficava todo alegre, e quando sangava dava pra tbm ver em seus olhos a tristeza, acrediito que ele tenha alama e tbm ESPIRITO pq ele tiinha suas proprias vontades, amava QUEM ele queria, e sabia seus limites, mts falam q é INSTINTO eu naum acrediito, pq se não ele amaria td mundo em vés de amar sóo pessoas ele ama' e agora me diz? como ele pode morrer e sumiir? e as coois q ele...

  • jean (florianopolis) - 20/06/2010

    quem devini, se os caes tem alma, se nao sabe definir, nem o que e alma..., nao quero questinoar, mais pensem...quando uma planta morre, ? ela nao tem cerebro, nem coraçao, como podemos dizer se ela nao esta mais viva, ou morta... e um bacteria, como saber, se ela tem vida, ou alma, .... EU CREIO EM UMA ENERGIA, ALGO QUE FLUI, NO UNIVERSO...POIS .... TEM PESSOAS, QUE DIZEM QUE SO EXISTE UM CÉU, PARA AS PESSOAS, E QUE SO NOS TEMOS DIREITO A TER ALMA, ENTAO ME DIZ, EXISTE UM CEUS DAS BARATAS? BALEIAS, GOLFINHOS, .....

  • Mark (Rio de Janeiro) - 18/04/2010

    (Continuação) Os animais tem alma, são seres animados (= possuidores de alma), amam, leem nossos pensamentos, podem se bilocar e raciocinam. No momento em que o cachorro planeja entrar numa casa por um porta em detrimento de outra, ele está raciocinando, senão ele se atiraria contra a porta até conseguir atravessá-la. O planejamento da ação é raciocínio. Cientistas israelenses já provaram que esse paradigma de que cachorros agem por instinto, muito comentado na década de 80, já virou balela há muito tempo. Os golf...

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 24/03/2010

    Olá, Todos os animais são seres viventes.A dúvida entretanto,parece inerente, ao que cientificamente denomina-se, por COGNITIVIDADE.Creio que alguns desconheçam essa característica somente peculiar a raça humana.A cognitividade é, a disponibilidade de raciocínio lógico. quando expressamos nossas vontades os nossos conceitos os nossos pontos de vistas as nossas atitudes,nós o, fazemos ao disponibilizarmos a nossa capacidade por meio de nosso (falar)cognitivo ié; entendimento e inteligibilidade. O Papagaio fala. M...

  • lithuza (itu) - 28/02/2010

    Cachorros tem alma sim... E tem tbm sentimentos Como eles fikam tristes? Eeles chorram?Então... cachoros tem alma sim eles só não tem espirito...

  • Fernando (exterior) - 28/01/2010

    Definitivamente os animais somente possuem corpo e espirito, não possuem alma pois não podem ser julgados pelos seus atos, os animais não possuem sentimentos nem vontade, não possuem raciocinio logico, não tem paixões e nem desejos, não possuem identidade. Os animais não se casam.Mas Deus deu a eles o que chamamos de instinto animal.

  • Adré Santos (Salvador) - 09/10/2009

    cachorro não tem alma como dizem muitos,em vez disso é uma alma.Geneses.1:20,21,24,25: nos diz Deus prosseguiu,dizendo:produzam as águas um enxame de almas viventes... E Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda alma vivente que se move,. até air ta bom,aquí deus não disse que o animal tem uma alma,mais sim,é uma alma.lev.24:17,18 nos diz que se um homem,golpeasse fatalmente qualquer alma do genero humano,sem falta deve ser morto.E quem golpear fatalmente a alma dum animal doméstico deve dar compensaç...

  • Enzo Costa Alexandre (cubatão) - 25/06/2009

    oi eu sou o enzo costa a.tenho 10 anos olha eu acho que tem alma sim , senão porque Deus iria criar algo vivo para ser sem alma.

  • Elisângela (São Gonçalo RJ) - 15/06/2009

    Fico com a frase de Victor Hugo!!

  • Rafa (RJ) - 28/04/2009

    Falaram e não chegaram a um mínimo enominador comum, citaram mais filosofia do que bíblia! Cachorros não tem alma!

  • lenilson (Maracanau) - 09/01/2009

    cachorro não tem alma e sim é uma alma vivente : como todas as criaturas leia os textos Gênesis 1:20-21 ;1:24 ; 1:30 ; 2:19 ; 9:10,12,15 e 16 Levitico 4:2 entre outros

  • amanda moco (botucatu) - 28/09/2008

    ta bom eu li mais i dai cahorro tem ou nao tem alma?