Ademir, imagino que você escreveu �??Eclesiastes�?� (Coélet) pensando a �??Eclesiástico�?� (Siracide). Existe um problema em relação a Eclesiástico (Siracide), mas nenhuma contestação quanto ao Eclesiastes (Coélet).

Sendo esta premissa verdadeira, a sua pergunta nos conduz ao tema do cânon bíblico, ou seja, à lista dos livros que compõe o texto sagrado. A discussão prossegue porque entre os cristãos não existe um acordo. De fato a bíblia católica possui 72 livros, enquanto que aquela dos protestantes tem apenas 65. Na bíblia protestante não encontramos os livros de Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico (Siracide) e Baruc.

A igreja católica definiu a lista da sua bíblia somente no Concílio de Trento, em 1546. A partir de então, para os católicos, todos os livros incluídos nesta lista têm o mesmo valor, são palavras de Deus. Portanto, para a igreja católica o livro do Eclesiástico (Siracide) não é um apócrifo.

Em relação à igreja da reforma, existem algumas afirmações dos reformadores que convém lembrar:
1. Confessio Luterana Virtembergica (1552): �??Nós chamamos de Sagrada Escritura aqueles livros canônicos do Antigo e do Novo Testametno sobre os quais nunca houve dúvida a respeito do seu valor�?�
2. Confessio Galilicana (1559): �??Toda a Sagrada Escritura está nos livros canônicos do Antigo e do Novo Testamento�?�. Em seguida aparece a lista dos livros, sem os 7 livros mencionados acima. Depois afirma: �??Nós reconhecemos que estes livros são canônicos e constituem a regra segura da nossa fé. Nós cremos que a palavra presente nestes livros veio de Deus�?�. Em conseqüência, os livros que não estão nesta lista não são inspirados.

Portanto, para os evangélicos o livro do Eclesiástico é um apócrifo.

Quanto à Carta aos Hebreus, não existe dúvida, pois as igrejas, tanto católica quanto evangélica, aceitam o livro como canônico. Portanto esta carta não pode ser considerada �??apócrifo�?�. Você provavelmente põe essa dúvida porque esse livro entrou na lista dos livros bíblicos somente mais tarde. A carta era contestada, sobretudo no Ocidente. No Oriente, porém, foi logo aceitada, todavia até o século X estava, invés, em dúvida a canonicidade do Apocalipse de João. Em outros locais se questionava a canonicidade das assim chamadas �??Cartas Católicas Menores�?�, isto é: 2Pedro, 2 e 3 João e Judas. De qualquer forma, em 327, Atanásio de Alexandria já determina que o novo testamento é composto pelos 27 livros atuais.

Temos que prestar atenção também a um problema de termos. Os protestantes chamam de �??apócrifos�?� os 7 livros citados acima, que os católicos incluem no cânon do Antigo Testamento. Esses livros são chamados pelos católicos de �??deuterocanônicos�?�, significando que entraram no cânon numa etapa posterior. Os católicos, invés, chamam de �??apócrifos�?? aqueles livros que não entraram no cânon e que foram escritos em época bíblica, tais como os evangelhos apócrifos e outros livros. Esses escritos, pelos protestantes, são, invés, chamados de �??pseudoepográficos�?�.