O correto é "Muro Ocidental", pois assim o chamam os judeus. Nós normalmente chamamos de "Muro das Lamentações". Esse nome foi dado por pessoas que não são judeus. Acontece que essas pessoas, observando eles 'se lamentarem' próximas ao muro (lamentando a destruição do Templo de Jerusalém há 2 mil anos) deram a esse muro tal nome. Além dessa razão poderíamos citar outra hipótese. Ela está ligada ao modo de rezar dos judeus. Eles vão ao muro e diante dele rezam (não lamentam!). Todavia a sua oração supõe movimentos contínuos da cabeça e, observados de certa distância, parece que estão se lamentando.

 

Esse muro, dentro da cidade velha de Jerusalém, é o que resta da obra de Herodes o Grande, que construiu uma cinta muralha para proteger o Monte do Templo (Monte Moriah), sobre o qual foram contruído o primeiro e o segundo templos. Depois da destruíção do segundo templo, feita pelos romanos, ele não foi mais reconstruído. Em seu local hoje existem duas mesquitas.

 

Nas gretas do muro que ficou, os judeus costumam colocar bilhetes com suas orações por escrito. A maioria do espaço é reservada para os homens e somente um ângulo para as mulheres.