Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Qual o valor nos dias de hoje da dracma?

Pergunta de Cristiano Farias, Santo André
Resposta de Luiz da Rosa, em 21/08/2011


Leia mais sobre Medidas, pesos e moedas

Na história antiga uma mercadoria era pagada com metais preciosos, como ouro e a prata. A moeda apareceu somente no Século VII antes de Cristo. Os judeus, antes do exílio na Babilônia, usavam moedas da Pérsia e depois  a dracma, que era uma moeda grega. As primeiros dracmas dos judeus, cunhadas por volta de 400 anos antes cristo, traziam a escrita “Judéia”.

 

A dracma é mencionada diversas vezes na Bíblia. Citamos abaixo dois exemplos:

Mateus 17:14: E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas?

Lucas 15,8: Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?

E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas?

 

Para tentar estabelecer um valor, poderíamos compará-la com o Denário, que era uma moeda romana (Marcos 14,5 diz que o perfume custava 300 denários; Marcos 6,3 e João 6,7, na multiplicação dos pães, diz que precisaria de 200 denários pra matar a fome do povo). Na parábola dos trabalhadores da vinha, Jesus diz que o patrão concordou com os operários a paga de um Denaro por dia (veja Mateus 20). Sabemos que um denário correspondeva a uma dracma.

Portanto, se você quisesse fazer uma comparação deveria ver qual seria a paga diária de uma pessoa que colhe frutas. Esse valor corresponderia a uma dracma.

 

Outras moedas gregas eram a Mina e o Talento. Uma mina valia 100 dracmas.

O talento (veja parábola dos talentos) valia 600 minas. Portanto um talento valia 60 mil dracmas.

9976 visitas

14 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 22/03/2014

    BRUNA,minha amiga, VOCE ENTENDE QUE DENTRO DO TEMPLO NO LOCAL DE ADORAÇAO E ORAÇAO era o local onde se vendiam ANIMAIS? BOIS, CABRAS, POMBOS, OVELHAS, etcc..? BRUNA voce ja presto atençao no TEMPLO realmente? voce ja viu a PLENTA DE O TEMPLO DE HERODES? NAO? E O PATIO DOS GENTIOS? E O PATIU DOS JUDEUS? ONDE SOMENTE OS JUDEUS ENTRAVAM? PROCURA APRENDER ANTES DE SE COLOCAR EM COMENTARIOS, PATIO DOS GENTIOS era onde o YAOHUSHUA estava sempre pregando e quase sempre sendo AMEAÇADO porque? ELE O MESSIAS VERDADEIRO PREGA...

  • Bruna (Mira) - 22/03/2014

    Sabe aquelas viseiras que colocam em alguns animais para serem guiados? Assim o inimigo faz com alguns para não lerem as Sagradas Escrituras, escutam alguma baboseira por aí, leem somente o que concorda com aquilo e acham que são donos da verdade... Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava. João 7:14 E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam, Lucas 19:45 E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os. Mateus 21:14 E, quando Jesus ia saindo do...

  • antibiblia (Jericó) - 22/03/2014

    voce esqueceu de citar que esse livro falacioso chamado biblia cita que Davi juntou Dracmas para construir o templo em I Crônicas 29:7. Mais uma falha clamorosa da biblia. De onde ele tirou essas dracmas, se elas só forma cunhadas no Seculo VaC????

  • Erivaldo (Salvador) - 10/02/2014

    LUCIMAR, esse "JESUS" seria o mesmo que comia com PECADORES, e nunca esteve dentro do TEMPLO? se for esse ao qual voce se refere etao eu sigo ELE, e sera que esse "JESUS" que voce diz de quem as '" AS OVELHAS PERDIDAS" seria aquele de Luc.15;1-10? minha AMIGA observa onde ficam ao "NOVENTA E NOVE OVELHAS" no APRISCO? ou podemos dizer num "templo" ou podemos dizer numa "igreja"? entao este SALVADOR, nao o outro (jesus) eu sigo, ou sera que voce estara se referindo a aquele de Joao.10;1-21? ESTE eu sigo. OU TALVEZ VO...

  • Erivaldo (Salvador) - 10/02/2014

    LUCIMAR, quando voce fala buscar a sua "IGREJA" DA-SE IMPRESSAO que seria aquelas ou essas PESSOAS que FREQUENTAM essas DENOMINAÇOES RELIGIOSAS, pessoas que estao prestando CULTO A DEUS NESSES TEMPLOS TAIS COMO ASSEMBLEIAS DE DEUS, BATISTAS, UNIVE uma falarRSAL, CATOLICOS, LUCIMAR vou te falar uma coisa, verifique voce mesmo(a) se o SALVADOR determinou que se fizesse estas coisas? ADORAÇAO aonde? no TEMPLO? (JERUZALEM?) no MONTE? ONDE? depois veja se alguma vez o SALVADOR entrou em algum TEMPLO DE HERODES ou outro...

  • Marcos (Cambridge) - 09/02/2014

    Quantas dracmas de valor perdidas em discussoes entre catolicos e protestantes... leiam o texto e verao que perderam a dracma principal: amar a Deus acima de todas as coisas e amar AO SEU PROXIMO COMO A SI MESMO.

  • Judson (Brasilia) - 21/07/2013

    Quanta ignorância por causa de uma pergunta! Sou evangélico mas a ignorância dessa pessoa que se diz evangélico em torno de uma pergunta me faz pensar o quanto precisamos aprender. É só uma pergunta, deixem de se atacarem por nada. Ataquem as ideias e não as pessoas. Deus tenha misericórdia dos ignorantes...

  • lucimar (rj) - 19/04/2013

    Prezados, voces como na parabola ,estão perdidos em discussoes Jesus, quando vier buscar sua Igreja, não irá levar nomeclatura, ira chamar um povo , lavado e remido pelo seu sangue, quantos hoje perderam os valores do Senhor em suas vidas alguns perderam somente um, alguns perderam todas as dracmas,o valor que a dracma tinha realmente, não fará diferença, mas o preço que foi pago na cruz, este sim tem um imenso valor para mim, que estava perdida e o Senhor me achou, como a ovelha, que nao tinha noçao de valores e n...

  • Bel (Brasília) - 14/04/2013

    Mas católicos e protestantes não precisam brigar por dinheiro! Um historiador especializado em moedas antigas estará melhor preparado para responder a essa pergunta.

  • Roberto (Rio de Janeiro) - 14/04/2013

    Irmão, não se impressione. Os protestantes têm resposta para tudo porque estudam a Bíblia constantemente. O tema trata de moeda e padrão monetário, e você parece que não entendeu o contexto. Faça como eles: leia mais a Bíblia e estude para aprender como fazer uma exegese. Fique na Paz.

  • Adailton (Tomé-Açu) - 27/11/2012

    Irmão, acho incrivel como os protestantes tèm respostas para tudo, atropelando o ensinamento de Jesus com suas interpretações que cabem no bolso deles. Isso é que é lavagem cerebral.

  • Fernando Ribeiro (Florianópolis) - 22/01/2012

    Um talento na verdade valia 6.000 dracmas e não 60.000 como está dizendo o texto acima, ou seja nos dias de hj uma dracma valeria U$ 0.16 (dezesseis centavos de dolar). Convertendo este valor para o real seria de R$ 0.28 aproximadamente

  • rosyanny (Curitiba) - 22/08/2011

    E porque voce mesmo não responde?

  • AD (COLATINA) - 21/08/2011

    cara incrível como católicos conseguem escrever 100 páginas sem responder a pergunta e achar isso normal.