Quantos livros tem a Bíblia?

Pergunta de joao daflon, bom jardim
Resposta de Luiz da Rosa, em 17/08/2011


Leia mais sobre Estatísticas bíblicas

Há diferentes bíblias cristãs. O número de livros depende da tradição a qual uma versão se apoia. Para os católicos a Bíblia é composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. A Bíblia dos protestantes tem, invés, 66 livros: 39 do Antigo e 27 do Novo Testamento. O novo testamento, os livros que escritos a partir de Cristo, é igual em todas as bíblias. A diferença se encontra nos livros do Antigo Testamento, os textos escritos antes do nascimento de Cristo.

Do Antigo Testamento, a bíblia dos protestantes exclui 7 livros, os assim chamados “deuterocanônicos” (denominados "apócrifos" pelos protestantes): Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel. Esses livros originalmente foram escritos em grego e, baseados numa decisão tomada no período da igreja nascente (final do primeiro século), não foram incluídos na lista dos livros considerados inspirados pelos judeus. Os cristãos, todavia, usavam tais escritos. Provavelmente por isso a comunidade hebraica, que precisava criar uma identidade autônoma dos cristãos, decidiu excluí-los do seu cânon. Os cristãos durante 1500 anos usaram os 73 livros. Porém, por ocasião da Reforma promovida por Lutero, esses livros foram considerados pelos protestantes como não inspirados (Lutero não os retirou da edição de sua Bíblia, embora não equiparesse o seu valor ao dos outros livros). Mais tarde as edições protestantes da Bíblia excluíram definitivamente esses textos, enquanto que para a igreja católica eles continuam válidos e tem o valor de palavra inspirada.

Entre as igrejas cristãs ortodoxas há outras versões da Bíblia que além dos livros citados incluem outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca).

68595 visitas

73 comentários

Postar um comentário

  • wanrley monte (caucaia (ce)) - 24/10/2014

    Romanos 3:1 revela que Deus confiou a sua palavra aos Judeus...e os judeus,não aceitam os livros apócrifos. Portanto,a bíblia contém 66 livros verdadeiramente inspirados.

  • jilson malungo (russia) - 24/10/2014

    Apesar de existir 73 livros para os católicos, 66 para protestantes e diferentes livros do antigo testamento para ortodoxos ou ocidentais, devemos saber que só existe um DEUS, podemos falar de dogmas, trindade, santos, cruzes ou sacrifícios devemos nos lembrar que o JESUS é simplesmente um e ele é o caminho da salvação como diz no novo testamento que continua composto por 27 livros tanto para católicos, ortodoxos e protestantes. QUEAPAZDENOSSOSENHORJESUSCRISTOESTEJACONVOSCO.

  • jilson malungo (russia) - 24/10/2014

    Apesar de existir 73 livros para os católicos, 66 para protestantes e diferentes livros do antigo testamento para ortodoxos ou ocidentais, devemos saber que só existe um DEUS, podemos falar de dogmas, trindade, santos, cruzes ou sacrifícios devemos nos lembrar que o JESUS é simplesmente um e ele é o caminho da salvação como diz no novo testamento que continua composto por 27 livros tanto para católicos, ortodoxos e protestantes. QUEAPAZDENOSSOSENHORJESUSCRISTOESTEJACONVOSCO.

  • RAFAEL MARCOS GARCIA (RIO DE JANEIRO) - 15/09/2014

    Irmao a mãe de Jesus foi ser a nossa mae, porque ele se deu por inteiro e nos deu sua propria mãe. Nao seria justo ele fazer sua mae sofrer na cruz por isso ele num ato de compaixao nos deu aquela que pediu o primeiro milagre nas bodas quando transforma a agua em vinho. ela pede e o filho faz por sua grande misericordia.

  • Kleber Almeida (recife) - 12/08/2014

    É engraçado as pessoas independente de religião , quem não é de DEUS ou não esta em DEUS julga uns aos outros alguns sem religião, criticam pastores , os crentes protestantes criticam os católicos, os católicos criticam os protestantes, os que não dão nada na igreja acusam dirigentes de ladrões ( como acusar alguém de ladrão se ele não pegou nada seu ) é só acusar, a bíblia é o único livro que transforma as pessoas e mesmo vc que não acredita nela conhece alguém que foi transformado POSITIVAMENTE por ela e...

  • Ricardo (São Paulo) - 03/07/2014

    Conheço a história, mas e daí? A pergunta é quanto aos parâmetros utilizados para se definir pela presença ou ausência da inspiração divina nos textos. Com base em quê se chega a conclusões dessa natureza?

  • Adailton (São José) - 03/07/2014

    Ricardo (São Paulo), essa "discussão" começou quandos os judeus, nos concílios de Jamnia, excluiram alguns livros (não só os atualmente chamados "deuterocanônicos"), mas só chegou aos cristãos no século IV (Concílios de Roma,382 d.C, dando origem ao Cânon Damaseno, Hipona I, 393 d.C, Cartago III, 397 d.C, Cartago IV, 417 d.C e Trullo, 692). Um documento conhecido como Decreto Gelasiano (496 d.C) também opta pelo Cânon Alexandrino, que usa a Septuaginta para o Primeiro Testamento, onde estão estes livros rejeitados ...

  • Ricardo (São Paulo) - 02/07/2014

    Já é tempo dos cristãos discutirem o que entendem por livros divinamente inspirados. Quem, e com base em quais parâmetros, foram definidos o que seria e que não seria inspirado? Pessoalmente, não consigo enxergar nenhum parâmetro que possa ser utilizado para tal definição! Como se identifica algo divinamente inspirado? Alguém sabe responder?

  • CORNLEIO JISÉ WIEDEMANN (ESTÂNCIA VELHA RS) - 02/07/2014

    EU ACHO O FANATISMO RELIGIOSO UM GRANDE EQUÍVOCO DE AMBAS AS PARTES RELIGIOSAS, PORQUE ELAS NÃO SE DÃO POR CONTA DE QUE DEUS É UM SÓ. SERÁ QUE DEUS É DIFERENTE DE UM A PARA A OUTRA RELIGIÃO? EU ACHO QUE NÃO! POIS É ÚNICO E VERDADEIRO, E ALÉM DO MAIS, CRISTO NÃO VEIO AQUI NA TERRA PARA CRIAR RELIGIÕES E CRIAR DISPUTAS ENTRE AMBAS, MAS SIM ELE VEIO FUNDAR A SUA IGREJA, ÚNICA, UNIDA E VERDADEIRA, DEU DOUTRINA DA CARIDADE, ENQUANTO QUE HOJE AS RELIGIÕES PREGAM A EXPLORAÇÃO FINANCEIRA DOS POBRES E HUM...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2014

    Realmente você esta certo. O homem decide quais textos são divinamente inspirado pelo Criador e depois eles na sua saga desgraçada diz - estes sim são os livros CANONICOS? Daí e finalmente vem a palavra CANONIZAÇÃO? Cambadas de miseráveis. Mudaram toda a HISTORIA verdadeira do MESSIAS trocaram os NOMES dos PROFETAS, mudaram o NOME do MESSIAS. Mudaram o tempo pelas mudança do CALENDARIO. Enfim esses HEREGES do diabo, ate os dias de hoje ainda teem seguidores, seguindo textos e heresias, formulando doutrinas e enga...

  • jhon jhossep (curtibia) - 17/05/2014

    73 é o 21º número primo. O seu reverso, 37, é o 12º número primo e é o contrário de 21, que é o produto da multiplicação de "7" e "3". Em binário, 73 é uma capicua "um-zero-zero-um-zero-zero-um", sendo assim, de trás para frente é "um-zero-zero-um-zero-zero-um", exactamente a mesma coisa. Pode ser escrito de forma única como a soma de dois números primos: 73=2+71\,.

  • Dawy Keyson (João Pessoa, PB) - 04/04/2014

    Parabéns amado irmão Luiz Rosa. Conheci hoje este valiosíssimo site sobre a bíblia, fazendo buscas por um tema pouco recorrente na internet. Vc está de parabéns pela concisão e clareza das informações e coerência com as Escrituras. Virei fã. Receba o abraço deste seu irmão evangélico para vc meu irmão católico.

  • Alex (Salvador) - 04/04/2014

    Alguém já ouviu o Satanás recitar a bíblia de cor? Se ele consegue isso, então ele é um abençoado!

  • Necy (Rio de janeiro) - 04/04/2014

    Não esqueçam que satanás sabe a bíblia de cor. Então ficar discutindo quem sabe mais dela, não os levará a lugar nenhum. E católicos não adoram imagens, se alguém diz que é católico e adora imagens não sabe nem qual é sua religião. E religião não salva. Segundo Efésios somos salvos por nossa fé em Jesus Cristo.

  • Caio (Belo horizonte) - 24/03/2014

    O fato é que em resumo todas essas religiões, judaica, cristã e islamica, são fruto do poderoso deus onipotente pelo qual abraão teve prometido a terra de canaã e estava disposto a sacrificar seu filho para provar seu filho para provar sua lealdade. Sem ele nenhuma dessas religioes existiriam.

  • Adailton (São José) - 17/03/2014

    Erivaldo (Salvador), "YAOHUSHUA" nem hebraico é, e você sabe disso!

  • Erivaldo (Salvador) - 17/03/2014

    LINDEILSON, amigo,todas essas BIBLIAS, PROTESTANTES OU NAO - VIERAM DA ONDE? VULGATA de GERONIMO- TODAS essas BIBLIAS tiveram a CORRUPÇAO da IGREJA CATOLICA ROMANA- ESQUEÇA ISSO DE PROTESTANTE. O IMPERIO ROMANO MUDOU OS NOMES DOS PROFETAS e MUDOU O NOME DO VERDADEIRO MESSIAS DE ISRAEL. TIRARAM O NOME DE YAOHUSHUA e colocaram o de JESUS. colocaram na BIBLIA um DEUS PAGAO.

  • lindeilson (GRAVATá) - 16/03/2014

    Na realidade acho que a Bíblia tem exatos 70 livros, primeiramente por que na economia divina o número 7 e seus multipolos representa algo consumado, completo, concluído, como são 7 os dias da semana, as notas musicais, as epístolas paulinas, as igrejas da asia, as trombetas do apocalipses, etc. O livro dos Salmos são compostos de 5 livros, sendo: livro I do capitulo 1 ao 41, livro II do 42 ao 72, livro III do 73 ao 89, livro IV do capitulo 90 ao 106 e livro V do cap. 107 ao 150. Considerando na Bíblia protestan...

  • Erivaldo (Salvador) - 07/03/2014

    CARLOS ALBERTO LAURINDO ( Rio de Janeiro ) Frei BETTO? quem? Meu amigo dessa PROSTITUTA MAE so vem desgraças,esqueça e nao fica seguindo essas HERESIAS - os HEREGES dessas IGREJAS, ( eles nao sao culpados ) apenas estao seguindo HOMENS, e nao ao VERDADEIRO SALVADOR, amado CARLOS ALBERTO LAURINDO, se voce observar s ESCRITURAS vai encontrar A verdade- CARLOS ALBERTO - SO EXISTE UMA VERDADE- A MINHA NAO E VERDADE, NEM A SUA, mas o YAOHUSHUA e a verdade, O mitra jesus e uma MENTIRA. JESUS e uma mentira inventada pelo...

  • CALOS ALBERT0 LAURINDO (RIO DE JANEIRO) - 07/03/2014

    RÉPLICA AO SR. ERIVALDO(SALVADOR)-forum /quem foi a mulher do fluxo de sangue? estranho, por limitação de post heim erivaldo(www.socio.ab)! Pois, bem, erivaldo o estado da Bahia é o mais religioso do Brasil, e de altíssimo sincretismo religioso que nós cariocas respeitamos, digo isto devida a sua fala preconceituosa e débil escrita ! deixo a seguir o referencial de convivência (discurssão) de um dos gurus da elite presidenciável brasileira: ARTE DA TOLERÂNCIA - Frei Betto Tolerância é a capacidade de aceitar o dife...

  • Erivaldo (Salvador) - 07/03/2014

    PAULO LOCATTELLY, " a BIBLIA nos diz conhecereis a verdade e a verdade vos libertara " PAULO, primeiro voce precisa saber que a verdade esta em UMA PESSOA, e essa pessoa e o VERDADEIRO FILHO DO CRIADOR. Depois quem e o VERDADEIRO FILHO DO CRIADOR? JESUS nao e o NOME dessa PESSOA, o NOME VERDADEIRO dessa PESSOA e YAOHUSHUA e nao JESUS. Porque? Se voce for com essa de " conhecer a verdade" a verdade esta no VERDADEIRO e nao no NOME FALSO de JESUS, Paulo Locatelly, somente um NOME pode te SALVAR, e qual e esse NOME?...

  • Paulo Zocatelli (Tatui) - 07/03/2014

    Caros, a Biblia nos diz conhecereis a verdade e a verdade vos libertara. Acredito que isto ja se faz sufuciente parea nosso entendimento.

  • Erivaldo (Salvador) - 06/03/2014

    Seu REFORMA GERAL? o texto de JOAO? JESUS CRISTUS e um deus ROMANO, nunca foi a verdade, esse JESUS CRISTO e um mentiroso, um falso criado pela IGREJA ROMANA, ser REFORMA GERAL saiba que se voce ficar ADORANDO OUTRA PESSOAS QUE NAO SEJA O VERDADEIRO FILHO DO CRIADOR, VOCE VAI SE LASCAR. O NOME DO FILHO DO ETERNO VEM DE UMA GENEALOGIA E DE UMA LINHAGEM DE TRIBOS ISRAELITA, VEM DE JUDA, E DE LA NUNCA VEM ESSE JESUS CRISTO ( esse vem dos GREGOS ) esqueça isso Rapaz. o nome do filho do CRIADOR e YAOHUSHUS o MESSIAS, es...

  • Erivaldo (Salvador) - 06/03/2014

    Meus amados, a LETRA " J " nao existe no alfabeto HEBRAICO e nem no ALFABETO GREGO= entao me explica isso- ' NEM O JOTA E NEM O TIL Se OMITIRA DA LEI " isso e mentira porque na LEI A QUE SE REFERE ELA ESTA ESCRITA NO IDIOMA HEBRAICO, e nela nao existem nem " J " e nem " TIL " Entao que LEI? na LEI DOS PROFETAS, SALMOS, E MOISES, existem sim; o " YUD " e o " TRAÇO " O TEXTO CORRETO SERIA ESSE " NEM O YUD e nem o TRAÇO " mas os Senhores preferem seguir a um deus criado nun texto corrompido pelos GREGOS -ROMANOS? ca...

  • Reforma Geral (Vaidade) - 06/03/2014

    Tem um doido(Ronyel Bernardino (Paulistana-pi) - 28/09/2013) aí, que escreveu: Adoro imagens e não troco minha fé por nada. Galera: O diabo não brinca de ser diabo, mas eu vejo e conheço todos os dias, muitos cristãos brincarem/fingirem de ser cristãos. Acorda Brasil! \\\'\\\'conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.\\\'\\\' JESUS CRISTO (João 8: 32)

  • Reforma Geral (Vaidade) - 06/03/2014

    Tem um doido(Ronyel Bernardino (Paulistana-pi) - 28/09/2013) aí, que escreveu: Adoro imagens e não troco minha fé por nada. Galera: O diabo não brinca de ser diabo, mas eu vejo e conheço todos os dias, muitos cristãos brincarem/fingirem de ser cristãos. Acorda Brasil! \\\'\\\'conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.\\\'\\\' JESUS CRISTO (João 8: 32)

  • Reforma Geral (Vaidade) - 06/03/2014

    Tem um doido(Ronyel Bernardino (Paulistana-pi) - 28/09/2013) aí, que escreveu: Adoro imagens e não troco minha fé por nada. Galera: O diabo não brinca de ser diabo, mas eu vejo e conheço todos os dias, muitos cristãos brincarem/fingirem de ser cristãos. Acorda Brasil! \\\'\\\'conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.\\\'\\\' JESUS CRISTO (João 8: 32)

  • francisco luis direito raúl (luanda/Angola) - 05/02/2014

    porque que abibilia foi escrita em três lingua

  • matheus (fortaleza ) - 03/02/2014

    a Biblia fala q ai da quele que por uma virgula a mais da quilo q deus falou em tão o cara que fez isso vai paga muito caro.

  • Erivaldo (Salvador) - 03/02/2014

    Aquele que CRER; "SEGUNDO AS ESCRITURAS" Ronyel o SALVADOR disse isso? Voce precisa conhecer mais um pouco para que seja o suficiente para postar seus COMENTARIOS a respeito do que o SALVADOR diz.

  • jose rosenildo (sorocaba ) - 01/02/2014

    boa terde não importa se a bíblia é católica ou evangélica vamos seguir a palavra porque todo aquele que segue a palavra de deus ele recebe a proteção divina do nosso pai eterno (jesus deus espirito são a luz o caminho da salvação

  • Alisson Pinto Ribeiro (Bayeux) - 01/02/2014

    Olá, o que o Ronyel, escreveu é uma falácia e um forte absurdo. "Dizer que é certo a idolatria a imagem?!". Com certeza, você é CATÓLICO, NO ENTANTO, VOCÊ NÃO É SEGUIDOR DA VERDADE!!! Quando você for ler seus versículos isolados, mencione, por favor, os contextos. E outra, Pedro tinha sogra, e se tinha sogra, era casado! Só tenho Jesus como Senhor e Deus como Criador, e acredito que só através dEle podemos alcançar milagres! Acredito que só JESUS é o caminho, o resto é atalho!

  • José Tavares (Belém do Pará) - 12/01/2014

    Meus queridos irmãos leiam uma pequena explicação sobre os apócrifos: No livro de II Macabeus 15:38 da Igreja Católica consta: "SE FICOU BOA E AGRADÁVEL, ERA O QUE EU QUERIA, MAS SE FICOU FRACA E MEDÍOCRE, É O QUE FUI CAPAZ DE FAZER", contradizendo o que diz em II TIMÓTEO 3:16 que diz: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" LIVROS APÓCRIFOS, DEUTEROCANÔNICOS OU SEGUNDO CANÔN, COMO QUEIRAM: Livros que o Concílio de Trent...

  • Ronaldo (Rio) - 11/01/2014

    Quantos livros tem a Bíblia? Depende do inventário que se quer adotar. Seja como for, há cristãos lendo textos não inspirados, enquanto outros cristãos estão deixando de ler textos inspirados... Discussão mais interessante seria: quem tem legitimidade para definir os cânones?

  • Elias (Foz do Iguaçu) - 10/01/2014

    Para eu encerrar a minha participação nesse assunto, quem morreu por mim? Maria? Quem foi assunto ao céu em um corpo glorificado? Pedro? Quem morreu por mim na cruz do calvário? João? Então, nem Maria, nem Pedro e nem João merecem adoração. A igreja não precisa de santo porque temos o nosso Santo: Jesus de Nazaré. Não precisamos de imagem porque refletimos e revelamos a imagem de CRISTO. Amem, a paz do SENHOR.

  • Elias (Foz do Iguaçu) - 10/01/2014

    Querido Ronyel, respeito sua opiniao, por mais que tenha ofendido a todos os protestantes, mas em questao de ler, a todo momento temos que ler, porque o senhor disse a Josué, não apartes da tua boca O LIVRO desta lei, antes, nela medita de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito: porque farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Josué 1.8). Então temos que ler quantas vezes necessárias e praticá-las. Em questao a imagem, Deus ordenou que colocasse dois qu...

  • Clara (Rio) - 14/10/2013

    Ronyel, você não percebe nenhuma diferença entre querubins de ouro, serpente de bronze, imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões e imagens de humanos mortos?

  • Ronyel Bernardino (Paulistana ) - 14/10/2013

    Olá Natalia capucho! (Belo Horizonte) eu de fato nunca li a bíblia inteira como muitos protestantes costumam dizer que já leram a bíblia de 3 a 5 vezes. Mais se vocês entendem tanto da palavra de Deus não teria a necessidade de ler tanto a bíblia de novo porque o próprio Jesus diz: Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24) ele nunca disse: ´´adorem em escritura e verdade´´ Se é tão óbvio para você que a Palavra de Deus é Jesus Cristo, então por quê esse apeg...

  • Rita (Rio) - 13/10/2013

    Claro! Da mesma forma, devemos ler os apócrifos para também descobrirmos, por nós mesmos, o que é ou não inspirado.

  • Cátia (Rio de Janeiro) - 13/10/2013

    Acredito que lendo a bíblia descobriremos o que é inspirado ou não. É fácil dizer isso ou aquilo baseado em opiniões alheias e não procurar por si mesmo descobrir a verdade. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Querem conhecê-la leiam a bíblia e essa verdade será vista e compreendida não importando a religião que se segue ou se não há religião alguma. A bíblia não foi escrita para A ou B e sim para todos, os homens podem até ter reunido os livros com alguma má intenção ou como forma de estratégia, mas...

  • Tomaz (São Paulo) - 08/10/2013

    Trocando em miúdos: o Novo Testamento é uma mera invenção da Igreja, que escolheu dizer que aqueles livros eram os inspirados...

  • Manuel (Porto) - 07/10/2013

    A quantidade de livros da bíblia depende de qual bíblia se está a falar! Fossem esses livros inspirados por Deus, existiria apenas uma versão e apenas uma interpretação: afinal comportariam eles a Palavra de Deus a qual, a rigor, deveria ser unívoca.

  • Natalia Capucho (Belo Horizonte) - 07/10/2013

    Querido Ronyel Bernardino (Paulistana-pi), se vc leu a biblia pelo menos uma vez deve ter lido que Deus não suporta idolatrias a imagens isso é biblico o que esta escrito é lei e pronto.´Vcs ficam falando que os santos interferem por nos mais qual é o sentido de falar com o empregado quando vc pode ir direto ao patão?

  • Ronyel Bernardino (Paulistana-pi) - 28/09/2013

    A verdadeira biblia são para aqueles que tem curiosidade e compreendem a palavra de Deus! e não pra religiosos do tipo ´´protestantes´´que nada sabem de Deus ! acham oque estão escrito é válido e o que não esta escrito não deve ser cumprido. vcs protestantes não têm interpretação correta do santo livro. é muito fácil vcs falarem coisas vindo de suas próprias cabeças e confundindo os outros (Deus nunca proibiu imagens!) leiam a biblia direito e esqueçam da santa igreja ou voltem pra ela ´´vcs são manipulados pelos ...

  • DBonfim (Jaguarari) - 21/09/2013

    Boas ponderações as dos senhores Rubens e Gasparin. Sobretudo, porque a maioria de nós cristãos parece se comportar como se os livros tidos como inspirados, assim o são por haver algum atestado divino que assim o expresse. Na verdade, esquecem que o cânon é formulado por escolhas humanas, conforme o que o grupo que o determina tem por ortodoxo, ao excluir o que julga como heterodoxo. Assim, essa história de que “o protestante tem menos livros em sua Bíblia” ou de que “o católico tem mais”,...

  • Rubens (Recife) - 20/09/2013

    Acho razoável as pessoas quererem saber sobre a quantidade de livros que há nas diferentes versões da bíblia. Não pela quantidade em si, mas fato de existirem opiniões diferentes quanto ao cânone. No mínimo, questões como essa servem para lembrar (ou informar) que a bíblia não caiu pronta do céu: a seleção dos textos que compõem a bíblia, em qualquer versão, foi feita por homens.

  • Gasparin (SBC) - 20/09/2013

    “ENGRAÇADO” – ver pessoas que se dizem Cristãs, presos a coisas tão bobas e não compreendendo os ensinos do Mestre. “QUE DIFERENÇA FAZ EM NOSSAS VIDAS” Quantos livros são. Todos mais esclarecidos sabem que as ESCRITURAS verdadeiras foram desvirtuadas ao longo do tempo. Que muito se mudou nas traduções e no conteúdo. Ou ainda nos iludimos que isto não aconteceu? Devemos nos preocupar é com os ensinos do Mestre. Na Bíblia pede a CIRCUNCISÃO, O SACRIFÍCIO, o Afastamento da Mulher durante as Regras, isolamento após o ...

  • Jorge Evandro (Belém/PA) - 23/08/2013

    O Antigo Testamento, se cumpre no Novo Testamento, e tudo o que os profetas predisseram, já se cumpriram se cumprem e certamente se cumprirão, sem margem de erros. Cito como exemplo apenas o salmo 22, que se cumpriu, praticamente mil anos depois, leia-o, depois, me diga se é correto afirmar a Bíblia Sagrada foi feita sim pelas mãos do homem, mas, iluminada diretamente por DEUS, portanto, é a PALAVRA VIVA, "Antes era o VERBO, o VERBO estava com DEUS, e o VERBO era DEUS ("EU SOU", verbo ser), e o VERBO se fez CARNE e...

  • Everaldo (Minas Gerais) - 23/06/2013

    Irmãos antes de duto um abraço para todos; A Sagrada Escritura é o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, nos quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade. O Antigo Testamento (46) contém a revelação feita por Deus antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo. O Novo Testamento (27) contém a revelação feita diretamente por Jesus Cristo e transmitida pelos Apóstolos e outros autores sagrados.

  • Alex (São Paulo) - 21/06/2013

    Queridos, os livros apócrifos não são considerados, pois, estão dentro de um período chamado intertestamentário, eles foram escritos em uma época em que Deus se calou, isso durou 400 anos.

  • Fabricio (S Paulo) - 29/04/2013

    Sobre os apócrifos, melhor lê-los. Não justifica a posição leviana tipo: não li e não gostei e não recomendo!

  • Isaura (São Paulo) - 29/04/2013

    Importante é que cada um leia os apócrifos para saber quais são esses problemas. Hoje, com os textos apócrifos disponíveis na Internet, não há razão para aceitar o que um pequeno grupo de homens comuns decidiu ser inspirado ou não! Cada um lê os apócrifos e decide, por si mesmo, se tem valor ou não.

  • Adailton (São José) - 29/04/2013

    Como já explicado acima, pelo Luiz da Rosa, há vários livros que são aceitos por alguns mas rejeitados por outros. Assim, há desde 66 livros, nas Bíblias Evangélicas, até 80 livros, em algumas Igrejas Ortodoxas, passando pelos 73 da Igreja Católica. Também é bom lembrar que alguns ortodoxos não aceitam alguns livros do Novo Testamento, como o Apocalipse/Revelação.

    Quanto aos apócrifos, já muito discutidos em outro lugar, foram ''deixados de fora'' por apresentarem alguns problemas.

  • Leandro Ailton (Sao Paulo) - 29/04/2013

    Bom dia; em segundo Timoteo cap 3:16.17 esta escrito que toda a escritura e divinamente inspirada por DEUS. Devemos dar um salto no passado e analizar a origem dos apocrifos e qual o motivo de que os Judeus noa os considerou sacro,pois no periodo da reforma protestante, haviam muitas coisas a serem refeito nao que o cristiaismo tenha saido do catolicismo, claro que nao; mas na epoca em que surgiu a ireja catolica Romana ano 312 D.C dominava e quando ela s tornou oficial entao diminuiu a perseguiçao da igreja de...

  • Billy Zen (Barreiros - PE) - 09/02/2013

    Caríssima Débora (RECIFE), EM TODA A BÍBLIA, HÁ TRECHOS INTRIGANTES. Ex.: DANIEL MATA UM DRAGÃO EM LIVRO ATRIBUÍDO AO PRÓPRIO, Dn 14;23. obs.: Só há os capítulos 13 e 14 em algumas versões da (BÍBLIA SAGRADA).

  • Billy Zen (Barreiros - PE) - 09/02/2013

    Caríssimos irmãos, a Bíblia, de acordo com determinações pessoais de seus (copiadores), nos trazem conclusões diversas. Peçamos à Deus que nos guie em espírito da verdade!

  • donizete (londrina) - 06/02/2013

    ola meus irmãos Deus e um só e ele esta em cada um de nós o dia que descobrir Deus vamos ter uma surpresa muito grande ele esta tão perto e não temos a capacidade de ver você pode ler a bíblia quantas vezes quiser sempre vai ver algo novo pra você ter uma vida tranquila basta seguir um mandamento amar o próximo como a ti mesmo só isso

  • Débora (Recife) - 11/12/2012

    Para nossa meditação em JOAO 11; completo a ressurreição de lazaro.. Amem MEDITEM...DEUS tem uma palavra pra vc.. ASSEMBLEIA DE DEUS PERNANBUCO

  • Débora (Recife) - 11/12/2012

    Para nossa meditação em JOAO 11; completo a ressurreição de lazaro.. Amem MEDITEM...DEUS tem uma palavra pra vc.. ASSEMBLEIA DE DEUS PERNANBUCO

  • Débora (Recife) - 11/12/2012

    A respeito de Daniel nada mais sabemos além do que nos diz este livro, pois não traz nenhuma novidade a única menção dele, feita no Antigo Testamento (1 Mac. 2:60) e a igualmente única do Novo Testamento (Mt. 24:15). Descendente de nobre família do reino de Judá, muito jovem ainda (13:45), teria sido deportado cerca do ano 605 a.C. para Babilônia e agregado aos pajens da corte do rei Nabucodonosor, com o nome de Baltasar (1:7). Desde os primeiros atos (cf. 13:45-62) revela-se senhor daquela sabedoria que constit...

  • Débora (Recife) - 11/12/2012

    Mas De acordo com religião não sou contra,mas todos sabe que Só o SENHOR é DEUS.Desejo que todos voçes abra suas biblias e veja em MATEUS 4:10 .E enfim não adoráras imagens de escritura.E la em SALMOs 115 aparti do vesiculo 4,5,6,7. Amem Leia a Biblia agora a Biblia verdadeira ...e conhecereis a verdade e a verdade vos libertara..joao 8:32

  • natalia (sp) - 07/09/2012

    e quais sao os nomes delas?

  • Priscilla Silveira (Salvador) - 10/08/2012

    Eu gostaria de saber qual foi a primeira Igreja: Catolica ou Protestante? Pq a Igreja Protestante acredita na Biblia se foi a Igreja Católica a primeira a tarduzi-la e difudi-la? "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (Mt 16,18). Expliquem-me isso.? Sem meias palavras ou interpretações equivocas, Jesus edificou a sua igreja sobre Pedro.

  • DBonfim (Jaguarari) - 27/06/2012

    Ale, pensa no que disseste: “foi a igreja romana que adicionou 7 livros e não a protestante que tirou”. Para que a “Igreja Romana” pudesse adicionar livros que não contam na Bíblia protestante seria necessário que primeiro houvesse um cânon protestante, isto é, anterior ao cânon católico. Mas como a Igreja Romana é ANTERIOR às igrejas protestantes, natural mesmo é que os protestantes, que vieram depois, retirassem de seu cânon esses sete livros que a Igreja Católica Romana reconhecia como inspirados. Assim, sua arg...

  • ale (criciúma) - 27/06/2012

    foi a igreja romana que adcionou 7 livros e não a protestante que tirou... não se engane

  • Zé (Zelandia) - 21/05/2012

    Só CTRL+S salva!

  • patrick emanuel lisboa dantas (natal rn) - 24/04/2012

    gente mim ajude quantos livros a biblia tem ???

  • Matheus (Paraipaba) - 20/02/2012

    Um dia os dissipulos de Jesus, os perguntaram a ele; Senhor qual a vedadeira religião,Jesus lhes respondeu, Eu sou a religião. Então procure a religião que seque a jesus verdadeiramete, que devulga o seu evangelho como ali esta escrito e o pratica e o divulga sem medo de perder pessoas da ingreja, Jesus disse, nega ate mesmo e carrega a tua cruz e segi me . Não podemos inginorar a verdade. Sou de cristo. Faço parte do ministerio de Madureira de Paraipaba/Bamboas

  • WALTER (ABREU E LIMA) - 09/02/2012

    Jesus é o caminho a verdade e a vida, ninguem vai ao Pai a não ser por ELE.

  • Julia (Tapiratiba) - 22/11/2011

    Isso me ajudou muito.. ObrigadaBjos S2

  • Julia (Tapiratiba) - 22/11/2011

    Isso me ajudou muito.. ObrigadaBjos S2

  • AD (COLATINA) - 18/08/2011

    pra vc ver como é a coisa...

  • mary (são paulo) - 18/08/2011

    De novo essa pergunta?