Olá Adriano,

O nome Coélet que aparece no início do livro de Eclesiastes (Palavras de Coélet, filho de Davi, rei de Jerusalém (Ecle 1,1)) não é um nome próprio e sim um título que significa: homem da assembléia, o Mestre ou Orador, ou seja aquele que coordena a comunidade e fala instruindo. Neste livro encontramos uma unidade de estilo e de vocabulário que indicam que o livro foi editado por um discípulo que fez um acréscimo nos últimos versículos (12,9-14). Uma informação que podemos também levar em consideração é a respeito da época mais provável em que este livro foi escrito por volta do ano 250 a.C., quando a Palestina estava sob o domínio dos reis gregos, os Ptolomeus, e que em Jerusalém não há mais nenhum rei de Israel governando. A citação, filho de Davi, rei de Jerusalém pode ser uma alusão a Salomão, que nesta época não mais vivia.

 

Quanto a Eclesiastes o importante é sua característica de ser uma crítica à Teologia da Retribuição como o livro de Jó, e a forma como o livro analisa a estrutura administrativa do império grego, a partir dos reis que governavam e que estavam no Egito. O tema do livro do princípio ao fim é a vaidade das coisas humanas. No hebraico a palavra significa: neblina, fumaça, ilusão, ou seja, as coisas em que os seres humanos se apegam, são como neblina, fumaça, ilusão; passam se dissipam e não permanecem.

 

Este livro tem seu lugar de honra e está entre os cinco livros festivos (meguilot) lido nas casas, e na Festa das Tendas, no final da colheita e da vindima.