Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Na transfiguração de Jesus a Bíblia diz que Pedro, Tiago e João desmaiaram com a gloria manifestada. Como é que eles sabiam que aparesceram Moisés e Elias se estavam desacordados e como podiam conhecê-los s eles nunca tinha visto esses dois personagens?

Pergunta de André de Oliveira Ripardo Garreth, São Mateus do Maranhão
Resposta de Luiz da Rosa, em 04/02/2008


Leia mais sobre Transfiguração Pedro

Apesar de sua pergunta conter algumas dúvidas infundadas sobre a narração bíblica, trata-se de uma questão inteligente.

A história da transfiguração é contada pelos 3 evangelhos sinóticos (Mateus 17, 1-8; Marcos 9,2-8 e Lucas 9,28-36). O história contado por Mateus diz assim:
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.

A história em Marcos é a mesma. Em Lucas, porém, há alguns elementos novos: enquanto Jesus conversa com Moisés e Elias, os discípulos dormiam. Todavia, depois vêem os dois homens. Além disso os dois personagens, na conversa com Jesus, falam de seu êxodo que se consumaria em Jerusalém. Parece, portanto, que em Lucas não importa tanto quem são as duas pessoas que conversam com Jesus. É como se o fundamental fosse a oração que Jesus faz e como nela lhe è revelada a sua sorte. Em Mateus o acento é colocado sobre a figura de Jesus como o novo Moisés, que dá a Nova Lei, sobre o Tabor, que é colocado em relação com o Sinai. Em Marcos, invés, a mensagem principal é a revelação de Jesus e a passagem serve para confirmar aquilo que o autor do Evangelho já tinha dito no episódio do batismo: de fato, também na transfiguração aparece uma voz que diz Este è o meu filho amado; ouvi-o, como no batismo.

Essa é a síntese teológica das 3 passagens que contam o evento da transfiguração. Não temos por que duvidar que o fato realmente tenha acontecido. Provavelmente os detalhes podem ser inventados e usados para reforçar a mensagem teológica que cada evangelho quer transmitir. E aqui falo do aspecto interessante que podemos tratar a partir da sua pergunta.
Os evangelhos são históricos, pois falam de um Jesus histórico, que viveu e cujas ações foram contadas até chegarem a ser escritas pelos evangelistas. Mas ao mesmo tempo os evangelhos não são apenas história. Mais que isso: são teologia, catequese. Cada evangelista tem uma mensagem precisa, é destinado a uma comunidade, e tem em mente um público determinado. Muitos detalhes históricos são menosprezados, pois, em si, os evangelhos não são historiografia, no sentido moderno da palavra.
Portanto, quando lemos os fatos contados nos evangelhos, não podemos absolutamente nos fixar somente nas questões históricas. É necessário transcender aos fatos e desvelar a mensagem escondida em cada narração.

Quanto às suas perplexidades, lendo com atenção a narração, os discípulos vêem os dois personagens. Apenas em Lucas os discípulos dormem, mas mesmo assim, em certo momento, acordam e podem ver os dois homens que estão com Jesus. O fato que eles tenham reconhecido Elias e Moisés, que viveram muito tempo antes de Cristo, pode ser justificado pela razão que existia uma imagem coletiva sobre essas duas figuras. Mas, sublinho, não devemos nos concentrar nestas questões, que, embora podendo ser matéria de estudo, não são determinantes para entender a mensagem que o autor sagrado quis transmitir.

4732 visitas

20 comentários

Postar um comentário

  • jakson (belem) - 22/06/2014

    enrolou enrolou não respondeu nada ..... eles não teriam como reconhecer moises ou elias, pode ter sido a seguinte interpretação: a vestimenta de séculos atrás era de uma maneira da época de elias ou moises, por esse fato associarão ser as duas figuras aos simbolos venerado judaico(moisés e elias) , mas, o que mais me parece são anjos que o pai eterno enviou para mostrar a diferença de grandeza entre os anjos e o filho do eterno ao seus discípulos; vejam que eles chegam a venerar os dois e igualam-se a jesus...

  • Mauro (São Luis) - 13/09/2013

    Jesus - tudo indica que era um alienígena ... , o beijo de judas foi apenas para mostrar "ele" entre todos os que estavam ali ; a duas passagens na bíblia -as quais são ; E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e muito resplandecente. Lucas 9:28-29 E depois manifestou-se com outra aparência para os dois, que iam de caminho para o camp...

  • ad (aracruz) - 05/06/2013

    Lembrando que morto não aparece, portanto, Moisés ressuscitou.

  • Erivaldo (Salvador) - 05/06/2013

    Dentro dessa compreensão; Como e porque PEDRO diz; TÚ ÉS O CRISTO O FILHO DO DEUS VIVO? Pedro já tinha visto o FILHO DE DEUS? COMO Pedro saberia que JESUS É O FILHO DE DEUS? Amigos, é dessa forma que conheceremos CRISTO, sendo revelado POR DEUS.

  • Erivaldo (Salvador) - 05/06/2013

    Taí, gostei de tudo, dos comentários, da RESPOSTA. Tudo colocado dentro de uma compreensão muito boa, gostaria que todos os comentários fossem dessa forma. Parabens, pois concordo, principalmente porque FOI O ESPIRITO DE DEUS que realizou esse evento, é isso que alguns não entendem. Más um dia entenderão, se Deus assim o permitir.

  • Francisco Azevedo (Acari - RN) - 05/06/2013

    Na verdade o que o trecho quer nos ensinar é que: Moisés representa os que serão ressuscitados e Elias os que serão trasladados na 2° vinda de Jesus. Sobre como os discípulos conheceram quem eram os dois personagens, a Bíblia não precisaria ser tão detalhista. O próprio Jesus poderia ter dito a eles (descendo o monte) quem eles tinham visto. É a mesma coisa sobre a juventude de Jesus em que a Bíblia nada nos mostra; porque não influenciaria em nada na sua temática.

  • JOSUE RIBEIRO DA SILVA (TIMOM-MARANHAO) - 04/05/2013

    Nao tenho duvidas quanto ao que a BIBLIA diz, mas no texto de lucas, ao fazermos uma exegese do que está escrito, diz que Jesus tomou os tres e os levou a um monte, e "SUBIU". Se analizarmos gramaticalmente o que está escrito, Lucas diz literalmente que Jesus subiu ao monte. Na minha interpretaçao do texto creio que Jesus os levou ao monte e subiu a um plano mais alto e afastado, de onde os tres podiam ve-lo. Que eles tenham visto a apariçao nao tenho duvidas, mas dada a gloria que Ele Jesus refletia, os observador...

  • Henrique Andrade (Criciúma - SC) - 03/03/2013

    Deus queria mostrar aos discípulos a superioridade de Jesus quanto à Lei e os Profetas e permitiu que os mesmos tivessem a visão de Moisés e Elias conforme eles o tinham em suas mentes. É possível que cada um dos discípulos vissem Moisés e Elias com características diferentes, conforme estava em suas mentes.

  • taize ketyll czekalla de lima (sao rafael) - 27/02/2013

    eu acho,porque e um ressumo por isso nao e tao detalhado,quem sabe eles pode ate te comvesado.o texto e sinoticos

  • Marciel Soares Leite (BELO HORIZONTE) - 27/01/2013

    A lei e os profetas (Moisés e Elias) passaram agora estamos na graça(Jesus), este é o motivo de Deus falar (a ele ouvi)

  • Marciel Soares Leite (BELO HORIZONTE) - 27/01/2013

    Simbolicamente, o aparecimento de Moisés e Elias representava a Lei e os Profetas. Entretanto, a voz de Deus do céu - "Ouçam a Ele!" - mostrou claramente que a Lei e os Profetas deviam dar lugar a Jesus. Aquele que é o novo e vivo caminho está substituindo o antigo; Ele é o cumprimento da Lei e das inúmeras profecias no Antigo Testamento. Além disso, em Sua forma glorificada eles tiveram uma breve visualização da Sua glorificação e entronização vindoura como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

  • Adão Luiz (Porto Belo- SC.) - 07/11/2012

    Não há mistério nenhum. O texto começa dizendo: seis dias após. Seis dias após de que acontecimneto? No capítulo 16, v.13 de Mat. Jesus pergunta a seus discípulos: Que diz o povo ser o Filho do homem ? E Eles reponderam: Uns dizem: Jão Batista, outros: Elias e outros Jeremias ou algum dos profetas. Aí seis dias após: Porque o homem só acredita vendo.O filho de Deus numa visão divina mostra para alguns discípulos que Ele não era quem o povo dizia que Ele era. Simplemente só isso.

  • eliane (ananindeua) - 28/08/2012

    meus amados há misterios de Deus que pra o homem não pode ser revelado,Deus escondeu o corpo de moises para que satanás não encontrasse e elias subiu ao ceu numa carruagem no meio de um redemoinho, por tanto se fossemos entender todos esses misterios o céu não seria mas pra nós que estaria revelado até o rosto de cristo, que a biblia não revela porque o maior desejo do crente em jesus é ve-lo e isso se dará no arrebatamento da igreja,não adianta o homem tentar descobrir iludindo o povo com pinturas de cristo no qua...

  • Isabela (Volta Redonda) - 23/06/2012

    eu quero lhes dizer que eu tinah dúvida mais não de Deus e sim de religião com essa passagem tirei todas as minah dúvidas,porque Elias e Móises ja havia morrido fazia mais de 4000anos e como voltaram "como espiritos" , e Jesus se transfirgura os dicipulos vêem elias e moises e sentem medo! Jesus lhes diz para não sentir medo pois veriam coisas maiores que aquelas O.O porque ? E logo após os dicipulo perguntam a Jesus que Elias viria 1ºque jesus e jesus lhes responde "na verdade Elias já veio e não o reconheceram ,...

  • ad (colatina) - 12/01/2012

    cara que comentário estranho do Antonio, fiquei até com medo...rs...queria ver alguém arriscar porque Moisés e Elias...Porque não Enoque e Elias? OU Enoque e Moisés? E ainda: Seria este trecho uma prova que Moisés foi ressuscitado?

  • isabela (bonança) - 06/02/2011

    o + importante eh q JESUS eh lindo e q Ele pode transfigurar e se "destranfigurar" quantas vzes kizer! MEU DEUS EH LINDO.... T AMOOO JESUS!!

  • ANTONIO (CURITIBA PR) - 07/09/2010

    QUERIDO AMIGO, IRMÃO: A TRANSFIGURAÇÃO "Bem cedo na manhã de segunda-feira, 15 de agosto, Jesus e os três apóstolos começaram a subida do monte Hermom, e isso aconteceu seis dias depois da memorável confissão de Pedro, feita ao meio-dia à margem da estrada, sob as amoreiras. Jesus havia sido convocado a subir a montanha separadamente e sozinho, pois iriam ser tratadas questões importantes que tinham a ver com o desenrolar da sua auto-outorga na carne, no que essa experiência estava relacionada a todo o universo q...

  • Aldemir Gomes (Itapemirim) - 28/08/2010

    Bem-Aventurado os que buscam respostas para suas dúvidas. Nada mais natural, cumprem os desígnios do abençoado progresso Divino.

  • sebastiao lopes do val (cabofrio) - 05/05/2008

    nao sei se voce e convertido porque se voce tivesse a presença do consolador em voce ,voce nao ficaria na duvida se voce ja tivesse sido curado de cancer como eu jafui e ressucitado apos ter morrido voce nao ficaria na duvida entrega o teu caminho ao senhor se converta ,ore 24 horas por dia que voce vai a açao de DEUS na tua vida amem

  • oldair santos da silva (manaus) - 06/02/2008

    A paz do Senhor, irmãos, com relação a pergunta do irmão, notamos que o mesmo tem duvidas sobre a supremacia, do Grande Criador. Irmão, não tente entender a mente de ser tão poderoso, como nosso Deus, pois nossa mente é mortal, apenas creia, não coloque em duvida a Santa Palavra. se o Senhor, tivesse dito que Jonas tivesse ficado três dias no ventre de uma sardinha, certamente, todos nós acrediatariamos, por que o Senhor tem poder pra tanto e mais se ele quiser, por isso meu irmãozinho em Cristo, ORE, ORE, ORE, b...