Olá Márcio Batista. Para responder sua pergunta precisamos entender a intenção da segunda carta aos Coríntios. Não podemos olhar um texto isoladamente. A segunda carta aos coríntios é composta por outras cartas que foram anexadas a ela. Está dividida em três partes: a 1ª. cap.1,1-7,16 que fala das relações de Paulo com a comunidade; a 2ª. do cap. 8 – 9 que é composta de dois bilhetes da respeito da solidariedade aos pobres de Jerusalém e a 3ª. do cap. 10,1 – 13,10 que contém a apaixonada defesa que Paulo faz de si mesmo.

 

Como o cap. 9 está dentro do pedido de solidariedade aos pobres de Jerusalém, Paulo lembra que Tito é o encarregado da coleta e que esta será para os pobres cristãos que se encontram em Jerusalém em época de penúria e pobreza. Por este motivo já em 2 Cor 8,7-8  lembra que a comunidade tem fé, palavra, conhecimento e solicitude em amplitude e por isso agora surge a ocasião de o demonstrar na forma da caridade aos irmãos e irmãs que estão sofrendo.

 

Paulo vai usar de Pr 11,24-25 para lembrar que a riqueza que esta comunidade vive a partir do amor em Cristo precisa ser também partilhado, em obras de caridade para com quem necessita. Por isso quem é generoso e dá sem avareza a quem está necessitado, receberá sua recompensa porque não é apegado a bens materiais, mas aquele que é apegado aos bens materiais e não partilha com que está necessitado, não prospera no amor de Deus e vive no egoísmo e avareza. Que Deus nos ajude para que possamos sempre praticar a caridade com alegria de coração.