Olá Sônia. A Segunda Carta a Timóteo pertence aos escritos chamados de cartas ou epístolas pastorais. Seu conteúdo está voltado para as orientações pastorais a uma comunidade enviada diretamente a Timóteo. Podemos dizer que ela é o evangelho espiritual de Paulo ou o seu testamento espiritual, pois faz uma alusão ao encerramento de sua vida, veja 2 Tm 4,6-7: Quanto a mim já estou sendo oferecido por libação e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

 

Há uma insistência em que as pessoas cristãs e principalmente Timóteo não se envergonhem em testemunhar a favor de Jesus e de Paulo, porque Deus lhes dá um espírito de força de amor e de moderação. O que acontece no mundo não pode levar nenhuma pessoa que é realmente cristã a diminuir sua fé. Outro aspecto da carta é em relação a também permanecer firme na fé e na Escritura veja 2Tm 3, 10-17. Há uma lembrança a Timóteo a respeito de quem ele aprendeu as Escrituras, desde sua infância e do poder delas: tornar sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

 

A respeito das Escrituras ele está se referindo ao Primeiro Testamento, pois ainda não haviam sido escritos os evangelhos. A sabedoria que está sendo apontada é a da salvação de tudo o que é morte eterna, pois já fomos todos libertos dela pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. A sabedoria que leva a salvação só é conseguida pela fé em Cristo.

Esclarece-nos também a respeito da inspiração da Escritura, é da parte de Deus, e tem a utilidade: Para ensinar o ser humano a ser realmente como Deus o criou; para repreender qualquer desvio que o ele tenha em sua vida em relação à justiça, ao amor, à fraternidade e a paz; para corrigir todas essas atitudes e para educar o ser humano a ser realmente uma pessoa justa, porque a paz é fruto da justiça.

 

E conclui dizendo que assim todo ser humano estará preparado para toda boa obra (2 Tm 3,17). Para viver e lutar para que o mundo seja fraterno e justo em que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e diretos em viver.

 

Assim esta carta pastoral está preocupada em lembrar e exortar as pessoas cristãs, através de Timóteo, a se manterem firmes no ensinamento das Escrituras e na fé em Jesus Cristo. Não esqueça que Jesus para esclarecer sua missão, aos dois companheiros que estavam desanimados voltando para Emaús, após sua morte, aproxima-se deles e passa a lhes explicar tudo o que nas Escrituras falava-se a seu respeito, veja Lc 24,13-27.