OLá Angelita,

O texto bíblico que fala da expulsão de Adão e Eva do paraíso está em  Gn 3, e eles ainda não tinham filhos. Segundo Gn 4, 1-2 foi somente depois da expulsão do paraíso que eles tiveram seus filhos. O texto tem uma intenção em continuar o tema do cap. 3 de Gênesis, pois apresenta o primeiro homicídio, em que Caim representante do grupo dos agricultores em luta contra os pastores, representado por Abel, elimina o seu oponente, Abel. É uma forma de apresentar as conseqüências da desobediência dos seres humanos a Deus, às suas orientações para que eles vivessem em harmonia entre eles mesmo e com Deus, sendo à ele fiel.

Há muita simbologia por trás do texto que quando lemos precisamos ter muita atenção para entender. Neste caso  a expulsão de um casal do paraíso, da convivência harmoniosa com Deus, da qual eles mesmos abriram mão só pode trazer conseqüências para todas as pessoas que eles poderiam gerar depois disso. Mas para nós pessoas cristãs, temos em Jesus Cristo, a revelação plena do amor de Deus à todas as pessoas que dele se afastam. Jesus mesmo em seu encontro com Zaqueu lembrou “ o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” ou seja vim para chamar pecadores ao arrependimento” (Lc 19,10).

Deus expulsou os desobedientes do paraíso e Jesus Cristo veio para chamá-los a voltar ao paraíso. Que Deus nos ajude para que saibamos ouvir o chamado de Jesus, fazer por ele nossa opção de fé e obedecê-lo plenamente e assim voltar ao paraíso.